Construindo um vant - drone

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa tarde pessoal.
Encomendei de um amigo o serviço de usinagem para as peças do trem de pouso.
Ainda existem muitos detalhes a serem traçados mas a ansiedade mata.
Ai pra ele tirar minha curiosidade me enviou a foto a seguir.
Em breve ele me envia pelo correio.
Caso alguém tenha interesse nos serviços do Douglas, me contacte por MP
abraço a todos e bons vôos

[img:57235d317f]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/579987_521388841209952_1259151516_n.jpg[/img:57235d317f]
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:52371765ee="Ademilson antunes"]Caros amigos tenho acompanhado até aqui esse tema e fiquei muito curioso nunca nem sabia que tinha empresas no brasil capaz de fazer tal feito fiquei realmente muito contente !! o trabalho do diego realmente é uma aula de VANT e não um projeto por isso começo com as duvidas:

Sempre vejo nos vôos em fpv dados na tela junto a imagen tais como corrente da bateria,altura,tensão,direção etc. como chama aquilo para se pesquisar melhor ??

e outra apenas como "palpite"pro diego ou alguem que saiba tambem o controlador de voo" ZeroUAV YS-X6 Autopilot GPS Flight Control System " (eu vi na hobbyking) não seria uma boa ? pra esse projeto ??[/quote:52371765ee]


Ademilson, não conheço esse sistema, mas a minha ideia é desevolver o algoritmo do Zero mesmo, codigo nacional. Primeiro vou comprar um Ardupilot, apenas para ensaios de vôo e qualificar meus modelos matemáticos de projeto.
Em seguida irei adquirir os Hardwares e sensores para desenvolver os aviônicos. Ainda não defini o que irei usar, mas em breve conforme for concluindo etapas irei postando o desenvolvimento. No momento estou em conjunto com um amigo com um Arduino da Diydrones. Mas em Breve poderemos partir para algo mais completo.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:c381f0a095="marcoskoller"]Diego

Tá ficando show, é muito massa ver alguém ultilizando tecnologia de ponta em algo que é fabricado de muitas formas, inclusive do "g"eito que o outro ali em "s"ima faz.

Vamos falar pro alex incrementar um corretor de te"s"to pro site, já que a nossa lingua é muito complexa e coisa de engenheiro rsrsrsrs

Me tira uma dúvida. Você irá utilizar as impressões 3d em resina como plug? já decidiu qual o material irá usar cada qual? vai de fibra mesmo na fuselagem?

Nao tenho o conhecimento e muito menos acesso a tecnologia que você tem. Porém tenho acesso a informação, que é a alma do negocio, e fico muito grato se você der mais dicas de leituras como citou no começo do tópico.

Conheço 2 modelos VANT da AGX, e o que eu tive mais acesso foi o Tiriba, que até faz um pouco que promete, não sei se ele teve o desenvolvimento que o seu está tendo, mas o que me parece é que escolheram um modelo disponivel no mercado que atende um pouco as necessidades, um modelo que é meio bom em quase tudo mas não é muito bom em nada. Sua decolagem e pouso é muito crítico e sua carga alar é muito alta, levando o eqto a lenha muito fácil. Fora isso sua aviônica tem uma precisão para o que faz até boa, porém seu sistema de pilotagem deixa muito a desejar em condições adversas. É facil criticar um eqto, falar dos seus defeitos, não estou menospresando a tecnologia deles, só acho que pra quem desenvolveu toda a aviônica poderia ter caprichado um pouco mais, pois o foco do aparelho é justamente voar em fazenda em meio a plantações em qualquer condição de vento, o que ele não faz direito.

Eu me interesso muito pelo assunto, já cheguei a montar alguns sistemas (comprados prontos) de co-piloto, mas nunca um vant, que agora é minha meta.
Sempre pensei muito em relação a eficiência, pois acredito eu que um grande foco para um vant é sua autonomia e raio de ação. Porque então não usar uma asa voadora para o sistema? quais seriam os prós e contras?

Tava pensando em fazer uma asa, pusher, sem cockpit, completamente lisa, com sistema parecidos do b-2, com aviônica UAV da feiyutech que já conheço e sei que é programavel, inclusive o cf do firmware vem junto. O q vc acha? Poderia me dar alguma dica?[/quote:c381f0a095]

Fala Marcos,

seguinte, o sistema do B-2 funciona com o uso de Drag Rudders para estabilização direcional, que é o pior problema de configuração que ele tem. Nada que um Gyro não resolve, pois por não possuir estabilizador vertical, ele tem uma estabilidade direcional baixissima!!! Porem o desempenho deste modelo é muito bom. Eu pensaria em algo estilo Scan Eagle, que é uma asa voadora com alto alongamento de asa, aumentando e muito seu desempenho e autonomia. Este sistema que vc citou ainda não pesquisei sobre ele. Existem muitos sistemas e nem todos entraram na minha lista de pesquisa. Vou dar uma olhada e te digo se é bom ou não.
O que pera para VANTS é a robustez do sistema. Não pode voar e dar tela azul no meio do voo dizendo que o software precisa ser encerrado né? hahaha abração e bons voos
fzanoto
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Ago 10, 2012 10:55 pm
Localização: ribeirao preto, sp
Contato:

Mensagem por fzanoto »

Ae pessoar,
eu também estou neste tipo de empreitata aki:
http://www.optotech.net.br/fzanoto/uav.htm
http://www.optotech.net.br/fzanoto/uav_4.htm
também estou fazendo um tutorial e postando resultados..
inté..
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

um salve pra galera, eu sou um construtor de meia tigela, como diria minha avó rss, mas sou fascinado por engenharia, acho lindo demais o projeto e quem na verade nunca sonhou com algo assim ne, inclusive em meus sonhos , imagino esses vant, servindo nao so ao poderio militar mas salvando vidas, imaginem alguem que precisa de um coraçao e mora a uma certa distancia numa cidade onde é dificil se chegar pra retirar um orgao ou ate mesmo pra levar um soro antiofidico ou alguma emergencia, um modelo como este levaria sem duvida nenhuma de uma forma mais barata, mais rapida e pq nao ate dizer mais segura, claro que temos helicopteros do exercito e uti s moveis, mas qual o custo da hora de voo ne? agora imaginem ate a conjugaçao logistica de um modelo como este que pode ser muito rapido com um multirotor uqe pode descer ate em cima da laje de uma casa ou ate entrar pela janela de um hospital pra tornar ainda mais agil , ou seja vc chega a qlqr lugar pra salvar uma vida , eu sei que eu ainda vou ver isso acontecer e que nem seja tao ultizado pelas forças armadas ou por algum terrorista, pq as possibilidades sao praticamente ilimitadas.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Dando um tempo com este projeto

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa tarde Galera,

É com dor no peito que afirmo agora que vou dar um tempo com este projeto, por falta de verba mesmo. Estou em uma fase de mudanças e a grana do estágio não ajuda muito, pois irei me mudar e não tenho certeza se ano que vem terei um emprego. Irei para Bauru concluir as disciplinas que me restam. Portanto estou juntando minhas economias para sobreviver um tempo sem salário.
Mas isso não impede de eu continuar a desenhar e rabiscar as ideias que irei postar aqui futuramente. Talvez eu continue desenvolvendo paralelamente com outros projetos. Talvez eu desenvolva as estruturas e vou postando por aqui. Mas a construção no momento vou ficar devendo.
Na ultima semana iniciei um novo projeto mais barato e mais ousado ainda, que irei postar em outro tópico. É um mini-VANT de alta performance, para outro propósito e será confeccionado em materiais extremamente leves. Irei usar um ardupilot nele. Mas ai conto no outro tópico.
Quando tiver dinheiro novamente voltarei a postar aqui. Esse projeto nem que leve muitos anos, o farei voar sim.
abraço a todos e bons vôos
Lorenzo1998
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Out 04, 2012 7:51 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por Lorenzo1998 »

legal o projeto parece que vai voar bem
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

poxa diego, que pena que não vai continuar nesse projeto tão cedo, tá com cara que, quando pronto, vai voar muito bem.

se precisar de ajuda com o ardupilot, é só dar um toque.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

A partir desse projeto o E-voo entra em um outro nível em suas construções, se comparando a grandes fóruns de modelismo mundiais! Pena que não vai ser concluido agora.

Parabens Diego!
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Re: Dando um tempo com este projeto

Mensagem por job_veloso »

[quote:666dd0139a="Diego Monteiro"]Boa tarde Galera,

É com dor no peito que afirmo agora que vou dar um tempo com este projeto, por falta de verba mesmo. Estou em uma fase de mudanças e a grana do estágio não ajuda muito, pois irei me mudar e não tenho certeza se ano que vem terei um emprego. Irei para Bauru concluir as disciplinas que me restam. Portanto estou juntando minhas economias para sobreviver um tempo sem salário.
Mas isso não impede de eu continuar a desenhar e rabiscar as ideias que irei postar aqui futuramente. Talvez eu continue desenvolvendo paralelamente com outros projetos. Talvez eu desenvolva as estruturas e vou postando por aqui. Mas a construção no momento vou ficar devendo.
Na ultima semana iniciei um novo projeto mais barato e mais ousado ainda, que irei postar em outro tópico. É um mini-VANT de alta performance, para outro propósito e será confeccionado em materiais extremamente leves. Irei usar um ardupilot nele. Mas ai conto no outro tópico.
Quando tiver dinheiro novamente voltarei a postar aqui. Esse projeto nem que leve muitos anos, o farei voar sim.
abraço a todos e bons vôos[/quote:666dd0139a]

Diego, acho que vc precisa repensar e achar alternativas! Este é um projeto de encher os olhos!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Responder