E. P. Sportster - balsa - passo-a-passo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Acho que não vou comprar o modelo na Gaba e, se esse voar bem, posso pensar em montar esse... sabe, Evoo... meu 1o aero depois de todo esse tempo... etc etc :roll:
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Muito bom Rho, ótimo materializar o projeto que estava tão teórico, será uma boa oportunidade de descobrir eventuais melhorias no plano.
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

Roh, seria legal se você já liberasse a planta que uma galera ia construir junto e com isso cada um iria achar uma solução para o mesmo problema..

abração. acompanhando
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

[quote:f66f87ab88="Rogerio Lima"]Acompanhando .... sigo entusiasmado com esse projeto .... estou com 5 construções em adamento ... mas esse já esta na fila de espera .... muito boa a idéia ..... se precisar de algum tipo de grafismo ( especial ) para o modelo ...... estou a disposição para ajudar na criação .... um abraço ...[/quote:f66f87ab88]

Já somos 2 na parte de Grafismo então hehe,


Abraço.
"Decolar é uma opção, lenhar, ops, pousar é obrigação"
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

1. Asa (post 1) - "O Sistema de Taquinhos de MDF"

Antes de tudo, é necessário que as nervuras sejam preparadas. Para isso eu recorto dois gabaritos de compensado comum, perfeitamente pareados. O perímetro destes gabaritos é "envidrado" com CA, de modo que quando as nervuras forem ser lixadas, a lixa grossa não "coma" os moldes, mas sim a balsa. Para lixar eu utilizo guias de 3 mm (eixos de CD-ROM queimados - custo zero), fazendo um sanduíche de balsa (nervuras), com os moldes por fora. No caso deste modelo serão 8 nervuras de cada lado, de 1,5 mm (ou 1/16).

Vejam as figuras 1, 2, e 3:







Eu construo sobre uma moldura de compensado feita por um marceneiro. Ela é toda travada e tenho a certeza de se tratar de uma superfície plana. Isto é fundamental para que a asa voe sem tendências.

O primeiro passo é colocar "Durex" largo para não permitir que o painel se cole a base. Em seguida prego com alfinetes a longarina inferior. Reparem na figura 4 que utilizo duas réguas para garantir que a longarina fique fixa em linha reta.


Aqui entram os taquinhos. Tenho um set com vários quadrados de MDF de 1,5 cm de espessura cortados em esquadro, que servem para dar o espaçamento entre as nervuras, garantir que elas fiquem em pé em ângulo reto e que fiquem também perfeitamente perpendiculares às longarinas - desejado para asas retangulares e sem enflexamento. No caso em questão o espaçamento é de 9,5 cm.

A figura 5 mostra a colagem da nervura da ponta da asa. Detalhes para o "pé" da nervura que é colado ao "Durex" para que fique perfeitamente assentada (1), e para a régua que fica demarcando o alinhamento correto do bordo de fuga (2).


A figura 6 agora mostra a colagem da segunda nervura, neste caso do painel direito. Atenção para o paquímetro demarcando o local correto, a 48 mm do centro (1). Desta forma essa nervura "cairá" exatamente sobre o local de contato da asa com a fuselagem. Do centro para a ponta da asa, note-se que a nervura central não é colada neste momento, pois será colada já com a inclinação pertinente com o diedro. Ainda temos novamente o "pé" da nervura fixo a base de montagem (2) e o travamento da régua que garante o alinhamento do bordo de fuga (3).


A figura 7 mostra todas as nervuras já em seus lugares, com exceção da central, devidamente espaçadas. Todas as nervuras foram coladas pelo "pe" à base de montagem (1). Pode-se ter uma visão completa da régua que garante o alinhamento perfeito das nervuras também no bordo de fuga (2). Percebram que com o sistema de taquinhos não é necessário montar sobre a planta impressa?


-------------------------------------------------------------------------------------------

Aos amigos que se manifestaram apoiando meu tópico, muito obrigado a todos.

A questão do trem de pouso "para trás" é para passar a impressão de velocidade. Trata-se de um charme estético do design, eu diria. O Ultimate de Great Planes é assim, pelo que me recordo. Como vou fazer para conseguir um trem de pouso assim fica para mais pra frente. De quaquer modo já adianto que a roda ficará pouco a frente do bordo de ataque, o que é muito bom para pousar um aeromodelo convencional.

Quanto ao grafismo, vamos manter a discussão lá no tópico original do Mac2, e lembrem-se de pensar na praticidade para aqueles que estão iniciando em construções.

Quanto a planta esta disponibilizada em nosso diretório virtual: Projeto Aeromodelo Evoo => Plantas => NoName 120 Rho => Perfil - asa. DWG.

Para disponibilizar aqui será necessária permissão especial pois tem mais de 40k.

Até mais pessoal.
Editado pela última vez por Rho em Qua Abr 24, 2019 9:54 pm, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

Vivendo e aprendendo, to vendo que sera uma construcao muito proveitosa.
Avatar do usuário
Celso Santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 6:19 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Celso Santos »

Parabéns pela iniciativa aos construtores.

Rho, achei ótimo o processo de alinhamento da asa, com certeza essa não corre
o risco de ficar torta.

Valeu as dicas e continuo acompanhando.

Abs,

Celso Santos
Iniciante, feio, pobre e ruim de briga!
Avatar do usuário
karlusandre
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm

Mensagem por karlusandre »

A algum tempo atrás, eu coloquei esta sugestão aqui no fórum e algumas pessoas (inclusive alguns moderadores) jogaram água fria na ideia... mas me sinto feliz que desta vez teremos um avião "customizado" com a cara do fórum... já está na minha lista de construções e inclusive a eletrônica já está encomendada...
(Aos iniciantes: O correto é primeiramente finalizar o modelo e em seguida definir a motorização.)
Rho, aguardarei com entusiasmo a conclusão do seu projeto para seguir as suas recomendações...
Sucesso e abraço...
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:f77e671507="Celso Santos"]Parabéns pela iniciativa aos construtores.

Rho, achei ótimo o processo de alinhamento da asa, com certeza essa não corre
o risco de ficar torta.

Valeu as dicas e continuo acompanhando.

Abs,

Celso Santos[/quote:f77e671507]
Concordo Celso!!!
Essa é uma marca registrada do Rho.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

[size=18:e317ac3002][b:e317ac3002]1. Asa (post 2)[/b:e317ac3002][/size:e317ac3002]

As[b:e317ac3002] Figuras 1 e 2[/b:e317ac3002] representam nitidamente a colocação das nervuras da ponta para o centro, respeitando-se apenas a colocação da segunda nervura a 48 mm do centro. Reparem que já estão colados bordo de ataque[color=red:e317ac3002] (1)[/color:e317ac3002], longarina superior[color=red:e317ac3002] (2) [/color:e317ac3002]e bordo de fuga [color=red:e317ac3002][(3)[/color:e317ac3002].
[img:e317ac3002]http://imageshack.com/a/img443/1213/asa08a.jpg[/img:e317ac3002]

[img:e317ac3002]http://img7.imageshack.us/img7/3632/asa09.jpg[/img:e317ac3002]

A [b:e317ac3002]Figura 3[/b:e317ac3002] mostra o chapeado do bordo de fuga, reparando-se que naquela posição ele deve apenas sobrepor meia espessura da nervura, para que quando se for chapear a área central da asa, depois de unidos os painéis direito e esquerdo, haja um espaço para que a cola pegue [color=red:e317ac3002](1)[/color:e317ac3002].
[img:e317ac3002]http://img401.imageshack.us/img401/7069/asa010.jpg[/img:e317ac3002]

A [b:e317ac3002]Figura 4[/b:e317ac3002] mostra a mesma coisa para o chapeado do bordo de ataque [color=red:e317ac3002](1)[/color:e317ac3002].
[img:e317ac3002]http://img812.imageshack.us/img812/955/asa011.jpg[/img:e317ac3002]

A [b:e317ac3002]Figura 5[/b:e317ac3002] ilustra como faço para chapear a porção frontal do painél. A chapa, pré cortada, neste modelo com 70 mm, e colda ao bordo de ataque com fina película de CA. Somente depois de bem seca é que faço ela se curvar e colar as nervuras e a longarina cental.
[img:e317ac3002]http://img196.imageshack.us/img196/1474/asa012.jpg[/img:e317ac3002]

Na [b:e317ac3002]Figura 6[/b:e317ac3002] o painel já encontra-se destacado da base de montagem, e mostra a colagem do chapeado feita por dentra a cada nervura [color=red:e317ac3002](1)[/color:e317ac3002].
[img:e317ac3002]http://img62.imageshack.us/img62/2803/asa013.jpg[/img:e317ac3002]

[b:e317ac3002]Figura 7[/b:e317ac3002] - Para se colar a nervura central, já com a inclinação correta do diedro, calça-se com esquadro de MDF [color=red:e317ac3002](1)[/color:e317ac3002] a nervura [color=red:e317ac3002](2)[/color:e317ac3002], para que a mesma fique reta. Ao mesmo tempo eleva-se a ponta do painel, para a altura correspondente ao ângulo de diedro desejado[color=red:e317ac3002] (4)[/color:e317ac3002], em perfeito alinhamento, e somente então a cervura central é colada às longarinas e bordos de ataque e fuga. Detalhe para o sistema de treliças entre as longarinas, que substitui os [i:e317ac3002]shear webs[/i:e317ac3002] e evita torções na asa [color=red:e317ac3002](3)[/color:e317ac3002].
[img:e317ac3002]http://imageshack.com/a/img201/4827/asa014.jpg[/img:e317ac3002]
Voltando aos poucos.....
Responder