Fokker DVII e SE5a....

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Fokker DVII e SE5a....

Mensagem por wagnerbarro »

Depois de uma tentativa fracassada em montar o SE5a (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=131719) , eis-me aqui novamente, pois "vaso ruim não quebra".E eu só vou desistir quando ficar pronto e aprender de fato.
Gostaria de fazer algumas consideraçoes que, TALVEZ, possa ajudar alguém:

Destrui o SE5a porque não consegui deixar o alinhamento da fuselagem da forma que queria. De um lado eu me arrependo pois isso impossibilitou enfrentar outras dificuldades que encontro agora e que postarei no decorrer da construçao. Também encontrei outras construções, como a de Celso Santos (http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=675708), que, além de utilizar a mesma planta, faz em depron, diferente da obra do mestre Antonio Carlos, feita em isopor (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=67320&postdays=&postorder=asc&start=125)
A presente construção não visa um aero "perfeito", mas se trata de um exercício de construção. O Warme aconselhou a treinar com papelão. Achei interessant, mas quero compreender o depron, ver como se dobra, enverga, entorta, etc. Deste modo, embora gaste sim material, quero unir o útil ao agradável: ter a experiencia de se montar um SE5a e também lidar com esse material há pouco tempo conhecido por mim.

Além do SE5a, vou montar o Fokker DVII, mas com planta ampliada de http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5794. Até agora, o Fokker parece um tanto que mais tranquilo, pois já tem o cg indicado na planta e todos os detalhes que, por ignorancia ou incapacidade, nao encontrei no SE5a. Desta vez eu vou até o fim. Se der errado, vira presente, enfeite, ou sei lá... vamos para a construção...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se tivesse pego a planta certa.....

http://www.e-voo.com/plantas/escala/
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

No mundo do aeromodelismo jamais se fracassa, se aprende com os erros e é isso que faz um grande aeromodelista.
Me diga quem ao menos uma vez ao construir um aeromodelo não errou!!!!
São os erros que nos mostram o que é certo e nos levam ao caminho correto das grandes construções.
Só fracassa quem joga a toalha, pois errar não significa fracassar, significa aprender mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Mensagem por wagnerbarro »

O inicio do SE5a
Anexos
Inicio das colagens... utilizei cola de isopor, demora mais, mas adorei: consigo controlar a mania de construçao...
Inicio das colagens... utilizei cola de isopor, demora mais, mas adorei: consigo controlar a mania de construçao...
colando1.jpg (39.52 KiB) Exibido 8945 vezes
colando2.jpg
colando2.jpg (39.65 KiB) Exibido 8945 vezes
Aqui, fiz uma linha na folha como referencia e no meio e cada caverna havia um ponto ou traçado. Assim, segui a linha da folha e fui alinhando as cavernas. Além disso,fiz o que o Laércio havia indicado: começar do meio para as extremidades, sempre com aux
Aqui, fiz uma linha na folha como referencia e no meio e cada caverna havia um ponto ou traçado. Assim, segui a linha da folha e fui alinhando as cavernas. Além disso,fiz o que o Laércio havia indicado: começar do meio para as extremidades, sempre com aux
DSC04642.JPG (30.84 KiB) Exibido 8945 vezes
DSC04649.JPG
DSC04649.JPG (30.03 KiB) Exibido 8945 vezes
DSC04650.JPG
DSC04650.JPG (39.36 KiB) Exibido 8945 vezes
DSC04652.JPG
DSC04652.JPG (38.83 KiB) Exibido 8945 vezes
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

O inicio do Fokker VII

Mensagem por wagnerbarro »

Inicio do Fokker DVII
Anexos
demora para cortar estas peças...
demora para cortar estas peças...
DSC04668.JPG (38.56 KiB) Exibido 8932 vezes
a asa... tipo casquinha, segundo a planta...
a asa... tipo casquinha, segundo a planta...
DSC04667.JPG (39.96 KiB) Exibido 8932 vezes
diferente do SE5a, a planta traz esta estrutura na qual as cavernas deverão ser coladas, tanto acima como abaixo. A estrutura garante o alinhamento, portanto, algo novo para mim
diferente do SE5a, a planta traz esta estrutura na qual as cavernas deverão ser coladas, tanto acima como abaixo. A estrutura garante o alinhamento, portanto, algo novo para mim
DSC04671.JPG (38.58 KiB) Exibido 8932 vezes
O "capo"
O "capo"
DSC04672.JPG (38.54 KiB) Exibido 8932 vezes
o "motor". Ainda nao colei. Gostaria de saber se deverei pintar de preto a base. Pelas fotos que tenho, nao dá para saber...
o "motor". Ainda nao colei. Gostaria de saber se deverei pintar de preto a base. Pelas fotos que tenho, nao dá para saber...
DSC04673.JPG (40 KiB) Exibido 8932 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Cola de isopor é cola de contato e como toda a cola de contato, temos que esperar um pouco antes de unir as peças, se não, demora muito para curar (secar) a cola.
O correto é limpar bem as partes que serão coladas, podemos lixar que já é ótimo, aplicar a cola em ambas as partes que serão coladas, aguardar uns 5 minutos antes de unir as partes e somente depois desse tempo é que iremos unir as partes a serem coladas.
Podemos fixar essas partes até a cura final da cola, com alfinetes ou fita crepe, que nos permite ir avançando mais na construção enquanto seca a cola.
Sempre é bom aguardar pelo menos uma hora até poder mexer na peça, para garantir que a peça estará mais firme até a secagem, que leva 24 horas para a cura (secar).
Eu uso alfinetes enquanto a cola seca para poder ir adiante em minhas construções enquanto a cola seca.
Anexos
P1210127.JPG
P1210127.JPG (38.03 KiB) Exibido 8930 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Mensagem por wagnerbarro »

Olá Marco Antonio:

Eu havia encontrado esta planta. Contudo, como ainda estou no processo de adaptaçao deste novo hobby, não tinha conseguido compreender nada, pois o contato que tinha era plantas nas quais você ia para a gráfica e mandava imprimir. Nao sabia que se pode ampliar, diminuir, etc, desde que se mantenha as proporçoes, como parece ser o caso da planta indicada. Contudo, fosse ela ou outra, estou interessado no processo de construção, ou melhor, no aprendizado. Por exemplo, conversei com um rapaz da minha cidade e falei que pretendo fazer os suportes das asas com balsa. Ele disse que fica frágil, que pode quebrar. Seria isso mesmo? Vi várias construçoes onde se constata diversos materiais, desde arame de aço 2mm, tubo de pvc em forma de chapa, filetes de madeira utilizada por médicos para verificar garganta, etc. Fiquei na dúvida quanto a minha balsa... Agora, creio que farei como a primeira idéia do Antonio Carlos: arame de aço 2mm, mas recobrirei com balsa 1mm devido ao acabamento. Se assim o fizer, surge um novo problema: fazer a cabine de forma regular, nehuma parte mas alta que a outra para deixar as asas paralelas, e tudo dependerá da estrutura das astes. Estes problemas que me interessam, pois vou encontrá-los talvez não na planta do evoo, mas na construçao de outro biplano qualquer... de qualquer modo, obrigado pela atençao.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Mensagem por wagnerbarro »

Olá Laércio:

Eu já tinha lido sobre isso, e fiz como e aconselhado: colei em ambas as partes, esperei, depoi uni tudo. Neste exato momento, as peças estao "alfinetadas" e deixarei elas lá, sem pressa. Não sei nem se vou trabalhar com elas amanhã, pois quero pensar em soluçoes para a cabana e as hastes do SE5a, além de outros detalhes. Quero ir sem nenhuma pressa nisso tudo, até esqueci a epoxi 5min em algum lugar.
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Mensagem por nery »

Olá wagnerbarro!
Eu como iniciante também, procurei por plantas dos modelos que desejo construir, encontrei algumas do SE5A e do Fokker, se desejar que lhe envio,para você analisar, me passe o seu e.mail.

boa sorte nas construções.
Avatar do usuário
Celso Santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 6:19 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Celso Santos »

[quote:89586270f6="LaercioLMB"]No mundo do aeromodelismo jamais se fracassa, se aprende com os erros e é isso que faz um grande aeromodelista.
Me diga quem ao menos uma vez ao construir um aeromodelo não errou!!!!
São os erros que nos mostram o que é certo e nos levam ao caminho correto das grandes construções.
Só fracassa quem joga a toalha, pois errar não significa fracassar, significa aprender mais.[/quote:89586270f6]

Concordo com tudo isso Laercio. Aprendi bastante com erros e acertos, meus
e os dos outros. Ainda continuo errando e aprendendo rsrsr.

Wagner, que bom que retomou a construção que não veio sozinha hehehe.
Continuo acompanhando e ajudarei no que for do meu conhecimento.

Abs e boa sorte.

Celso Santos
Iniciante, feio, pobre e ruim de briga!
Responder