Tucano cnc Mauri
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Benites, Gilberto e Bruno,
Vou procurar fazer valer o presentão que recebi e deixar o aero o mais bonito que conseguir, o problema de caprichar tanto assim depois vai ser o medo de colocar o bixo pro alto..
Abrs.
Mauri
Vou procurar fazer valer o presentão que recebi e deixar o aero o mais bonito que conseguir, o problema de caprichar tanto assim depois vai ser o medo de colocar o bixo pro alto..
Abrs.
Mauri
Editado pela última vez por Mauri em Qua Fev 28, 2018 2:12 pm, em um total de 1 vez.
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Continuando...
Depois de colado, reforcei com mais uma camada de Epóxi as partes indicadas em azul, de modo a poder fixar mais ainda a caverna de compensado as varetas de reforço laterais.
Fiz um veio no centro para o encaixe do pino central e depois uni as 4 partes com cola Epóxi.
Para garantir que o pino central não rasgue e arranque da asa durante uma queda mais brusca ou mesmo em uma manobra daquelas.. Costumo colocar um pedaço de pelo menos uns 200mm de vareta de fibra de vidro embutida na frente e rente ao BA. (Neste caso, coloquei em todo o BA).
Cortei um veio com o estilete e o alarguei com a própria vareta, depois colei com cola branca PVA.
No centro, passei a vareta por baixo e rente ao pino, depois costurei com linha dez.
Parte inferior.
Superior.
ATENÇÃO: Não destaque os ailerons da asa pois eles ja vem pré cortados e portanto posicionados no seu devido lugar bastando para isso apenas entelar a asa começando pela parte superior, depois é só dobrar ele para cima e fazer a entelagem da parte inferior, dessa forma o proprio vinil faz a funçao da dobradiça.
Resolvi não usar flaps nesse modelo, então, para fechar o corte que ja vem pronto no kit, recortei dois triângulos de isopor de 275mm de comprimento e colei no vão central de cada lado da asa.
Se optar por usar flaps, divida o comprimento do aileron no meio (descontando antes a parte coberta pela fuselagem).
Colei as duas varetas de refoço superior e inferior da asa em seu veio com cola branca PVA deixando aprox. 15mm de espaço nas pontas das asas para poder trabalhar melhor ou somente arredondar as mesmas, esperei secar por completo para manusear a asa novamente (Geralmente colo a noite e deixo secando até o dia segunte sem mexer).
(NÃO É OBRIGATÓRIO FAZER) Para dar um melhor acabamento, firmeza e deixar mais próximo da escala, retirei 15mm de comprimento de cada lado da asa (para manter o tamanho original da asa). (BALSA NÃO ACOMPANHA O KIT).
Colei com epóxi duas nervuras feitas de balsa média com 15mm de largura cada.
Esculpi e arredondei as mesmas com uma lixa.
Para Separar o aileron, coloquei a asa virada para baixo, fiz a marcação a 90° do BF e cortei.
IMPORTANTE: Aileron dividido mas NÃO destacado da asa.
Corte do canopy deve seguir a linha amarela, com aprox. 6mm abaixo e para fora do contorno para que se tenha um bom encaixe na fuselagem.
Local aproximado fixação da mesa dos servos.
Depois de colado, reforcei com mais uma camada de Epóxi as partes indicadas em azul, de modo a poder fixar mais ainda a caverna de compensado as varetas de reforço laterais.
Fiz um veio no centro para o encaixe do pino central e depois uni as 4 partes com cola Epóxi.
Para garantir que o pino central não rasgue e arranque da asa durante uma queda mais brusca ou mesmo em uma manobra daquelas.. Costumo colocar um pedaço de pelo menos uns 200mm de vareta de fibra de vidro embutida na frente e rente ao BA. (Neste caso, coloquei em todo o BA).
Cortei um veio com o estilete e o alarguei com a própria vareta, depois colei com cola branca PVA.
No centro, passei a vareta por baixo e rente ao pino, depois costurei com linha dez.
Parte inferior.
Superior.
ATENÇÃO: Não destaque os ailerons da asa pois eles ja vem pré cortados e portanto posicionados no seu devido lugar bastando para isso apenas entelar a asa começando pela parte superior, depois é só dobrar ele para cima e fazer a entelagem da parte inferior, dessa forma o proprio vinil faz a funçao da dobradiça.
Resolvi não usar flaps nesse modelo, então, para fechar o corte que ja vem pronto no kit, recortei dois triângulos de isopor de 275mm de comprimento e colei no vão central de cada lado da asa.
Se optar por usar flaps, divida o comprimento do aileron no meio (descontando antes a parte coberta pela fuselagem).
Colei as duas varetas de refoço superior e inferior da asa em seu veio com cola branca PVA deixando aprox. 15mm de espaço nas pontas das asas para poder trabalhar melhor ou somente arredondar as mesmas, esperei secar por completo para manusear a asa novamente (Geralmente colo a noite e deixo secando até o dia segunte sem mexer).
(NÃO É OBRIGATÓRIO FAZER) Para dar um melhor acabamento, firmeza e deixar mais próximo da escala, retirei 15mm de comprimento de cada lado da asa (para manter o tamanho original da asa). (BALSA NÃO ACOMPANHA O KIT).
Colei com epóxi duas nervuras feitas de balsa média com 15mm de largura cada.
Esculpi e arredondei as mesmas com uma lixa.
Para Separar o aileron, coloquei a asa virada para baixo, fiz a marcação a 90° do BF e cortei.
IMPORTANTE: Aileron dividido mas NÃO destacado da asa.
Corte do canopy deve seguir a linha amarela, com aprox. 6mm abaixo e para fora do contorno para que se tenha um bom encaixe na fuselagem.
Local aproximado fixação da mesa dos servos.
Editado pela última vez por Mauri em Sex Out 22, 2021 9:03 pm, em um total de 17 vezes.
- Zoil Junior
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Bem legal este esquema de fixação. Com ele pode-se dispensar mais uma chave da caixa de campo...
Quando fizer o acabamento arredondado da asa, para seguir com a linha da fuselagem, os pinos das travas devem ficar bem discretos.
No meu usei um sistema diferente, fixei os parafusos de nylon na asa e a fixação é feita por dentro da fuselagem, com porcas borboleta.
Abs
Marco Aurelio
Quando fizer o acabamento arredondado da asa, para seguir com a linha da fuselagem, os pinos das travas devem ficar bem discretos.
No meu usei um sistema diferente, fixei os parafusos de nylon na asa e a fixação é feita por dentro da fuselagem, com porcas borboleta.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Bruno Kurt
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- Cristiano Goulart
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