Página 1 de 7

Tucano cnc Mauri

Enviado: Seg Jul 02, 2012 2:36 pm
por Mauri
Olá Pessoal,

Vou postar aqui a montagem de mais um kit, dessa vez do Tucano T27/A29 com 1200 mm de asa.


WhatsApp: (11) 966604012 com Mauri.
WhatsApp: (11) 966604012 com Mauri.
WhatsApp: (11) 966604012 com Mauri.
WhatsApp: (11) 966604012 com Mauri.


SITE: http://www.proaero.com.br



O Embraer EMB-312 Tucano é um avião turbo hélice de treinamento e ataque leve, desenvolvido e fabricado pela empresa brasileira Embraer. Seu primeiro voo ocorreu em 1980, com as primeiras unidades entregues em 1983.

Designado na Força Aérea Brasileira (FAB) como T-27, foi destinado ao treinamento avançado no 1º EIA (Esquadrão de Instrução Aérea, o Esquadrão Cometa) de cadetes aviadores do 4o ano da Academia da Força Aérea Brasileira, localizada em Pirassununga, município do Estado de São Paulo.

Também foi utilizada como aeronave leve de ataque sendo designada de AT-27. A FAB encomendou 133 aeronaves.

Avião moderno com assentos em tandem (assento de trás mais alto que o da frente) foi um dos maiores sucessos da Embraer, com produção superior a 600 unidades.

É a aeronave utilizada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a (Esquadrilha da fumaça).

Fonte: Wikipédia




Sugestões ou criticas construtiva que levem ao melhoramento deste kit serão como sempre muito bem vindas.
Duvidas na montagem do kit poderão ser postadas neste mesmo tópico.

Características deste modelo:

Material:

Isopor T4 e Depron 5 mm cortados em CNC
Partes em compensado 3mm

Dimensões:

Envergadura: 1200 mm
Fuselagem: 100 mm

Eletrônica recomendada:

Motor- 2836 de 1100 A 1250 kv Brushless Outrunner ou Motor 3530 de mesmo kv
Hélice de acordo com tabela do motor (Geralmente 9x5\ 9x6\ 10x5\ 10x6)
Spinner 45 a 51 mm
ESC de acordo com tabela do motor. (Geralmente 40A)
4 servos 9grs a 12grs de boa qualidade - Metal gear
Bateria- 3S 1500~2200mAh máximo
Peso pronto para voo entre 750 a 950 grs.

O CG deste aeromodelo encontra-se localizado a 1,5 cm ou 15mm a FRENTE da vareta de reforço de sua asa, no sentido do Bordo
de Ataque.


Possíveis interessados no kit, por favor, entrem em contato por esses meios.

WhatsApp: (11) 966604012 com Mauri.

WhatsApp: (11) 966604012 com Mauri.


Vídeo deste aeromodelo em voo:

https://www.youtube.com/watch?v=rEYgBAKUHPY

Trem de pouso retrátil indicado para esse modelo (caso queira adaptar).
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... 8423%21rec

Enviado: Seg Jul 02, 2012 2:39 pm
por Mauri
IMPORTANTE:

Para uma boa montagem é essencial que se use as colas certas para cada situação, no caso esses 4 tipos de colas são necessárias:

Cola de isopor: Para colar as peças de isopor (USAR COMO COLA DE CONTATO) ou seja, passar nas duas partes a serem coladas, esperar uns 2 ou 3 minutos e depois unir as partes (TAMBÉM SERVE PARA COLAR ISOPOR COM MADEIRA).
Cola branca tipo Cascorez: Para colar as varetas de reforço da fuselagem, da asa e das partes de depron.
Cola Epóxi: Para colar as partes de madeira no isopor e/ou outros partes que necessitem de maior reforço Exemplo: Parede de fogo.
Cola C.A. Tipo Super Bonder: Para colar madeira com madeira, NÃO USE DE FORMA ALGUMA NO ISOPOR.




PARA QUEM DESEJA TER UM ÓTIMO ACABAMENTO AO SEU AEROMODELO DE ISOPOR É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL A COMPRA DESSA MASSA TIPO "MASSA LEVE", APESAR DE INDICADA PARA COBRIR RACHADURAS EM PAREDES E LAGES ELA MAIS PARECE QUE FOI PROJETADA PARA SER USADA EM AEROMODELOS DE ISOPOR POIS, ALEM DE EXTREMAMENTE LEVE, PROPORCIONA UM ÓTIMO ACABAMENTO NAS IRREGULARIDADES E BURACOS COMUNS AO ISOPOR, SEGUE FOTO DE UMA MARCA DELA E LINK PARA COMPRA NO ML.

OBS: TEM POTE COM 340 GRS E 90 GRS (O DE 90GRS, SE NÃO DESPERDIÇAR, PARA FAZER UM AEROMODELO INTEIRO)



https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 015b191012

TUTORIAL DE MONTAGEM KIT TUCANO A29 / T27

Dando inicio a montagem:

ATENÇÃO: ESTE É UM TUTORIAL ORIGINAL FEITO EM 2012, COM O PASSAR DOS ANOS FORAM INCLUÍDOS VARIAS MELHORIAS NO KIT COMO PODERÃO NOTAR, EXEMPLO, MOTORIZAÇÃO QUE AGORA USAMOS O 2836 E POR ISSO NÃO É NECESSÁRIO COLOCAR PARAFUSOS DISTANCIADORES NO MOTOR, PEÇAS INTERNAS EM COMPENSADO 3 MM CORTADAS A LASER EN SUBSTITUIÇÃO AS ANTIGAS QUE ERAM DE DEPRON, COMO PRENDER A ASA NA ALTURA DO BORDO DE FUGA QUE ANTIGAMENTE ERA FEIRA COM TRAVAS QUE DAVAM DEFEITO LOGO E AGORA SÃO PRESAS POR PARAFUSOS, ESTAMOS PREPARANDO UM NOVO MANUAL E LOGO MAIS ESTARÁ DISPONIVEL QUALQUER DUVIDA FAVOR ME CHAMAR NO WHATSAPP, TEREI PRAZER EM TENTAR AJUDAR (11) 966604012 Mauri.

Para tentar deixar o Cowl do aero mais parecido com a escala do modelo Real, utilizei o material abaixo:

Comecei por juntar PROVISORIAMENTE com fita crepe as duas partes 1 da fuselagem.



Risquei com uma caneta a continuação dos contornos das entradas, para poder me basear melhor nos cortes.











Com uma lixa fina, fui acertando e arredondando as partes.



Cowl depois de lixado.


Enviado: Seg Jul 02, 2012 2:42 pm
por Mauri
IMPORTANTE:

Para quem não sabe ainda, uma maneira muito fácil de se montar esse e outros modelos é fazer uso da cola de isopor como cola de contato, ou seja, vc passa um pouco nas partes a serem unidas, espalha com o dedo e espera de 3 a 5 min. em média (faça testes antes), depois disso una as partes, a colagem é quase que instantânea, saiba que se juntar as partes de imediato, levará horas para secar.

Com isso você deixa o aero muito leve e resistente.

A maioria das fotos dessa montagem foram feitas em 2013, porem com o passar dos anos foram tendo algumas atualizações e novas fotos foram colocadas, atente para isso.

Aqui temos uma atualização do kit em 13/08/2019, peças em compensado que substituem algumas das antigas peças internas que eram em depron.



Separe as 3 partes que compõem a mesa dos servos e as cole com cola Epóxi



Os servos serão encaixados nos vãos das pontas com os bracinhos virados para dentro.






Juntei PROVISORIAMENTE com fita crepe as duas (partes 3) para poder cortar a parte inferior da fuselagem que irá ser colada na parte inferior da asa, depois disso separe novamente as partes para dar inicio a colagem dos lados esquerdo e direito da fuselagem.



Faça um corte paralelo a borda direita da peça com uma medida de 33mm



Peças ja separadas



Cole da duas partes destadas com cola de isopor



Cole a peça de madeira em sua posição (Nesse caso tbm pode ser colado com cola de isopor)



Colei com cola de isopor as partes 5, 4, 3 e 2 de um dos lados da fuselagem.







Colei com cola branca PVA, a vareta de reforço interno.



Para que a vareta não ficasse saindo do veio, coloquei fita crepe até obter uma melhor secagem. (MELHOR USAR PALITOS DE DENTE NA TRANSVERSAL DA VARETA ESPETADA NO ISOPOR TRAVANDO A MESMA ATÉ ELA SECAR), DEPOIS RETIRE OS PALITOS.


Enviado: Seg Jul 02, 2012 2:59 pm
por Mauri
Aqui fiz as marcações para os furos que serviram para a passagem dos tubos que, essas mesmas marcações servem para os dois lados.







Fiz o furo esquentando um pouco uma chave Philips de 3mm de diametro e inserido, quase que paralelamente a lateral da fuselagem, conforme mostra a foto. (Faça testes antes em um pedaço de isopor para não correr o risco de estragar a peça).



Este foi o posicionamento das cavernas internas nas partes 4 e 5 da fuselagem.





Peguei 4 CANUDOS DE REFRIGERANTES e encaixei um dentro do outro uns 10 mm, depois colei os dois com um pedaço pequeno de durex para que não se soltassem, passei-os pelos furos das cavernas e os colei com cola Epóxi para não correr o risco de deslocarem quando encaixar as varetas de linkagem.





Deixei o tubo superior pronto para ser encaixado e colado na outra parte quando for unir as duas metades.



Montei a outra parte da fuselagem, assim com fiz com primeiro lado, verifiquei atentamente onde eram todos os pontos de contato das duas partes, passei cola e juntei as mesmas quase que de imediato.

ATENÇÃO**** UNICAMENTE NESTA COLAGEM, NÃO ESPEREI ALGUNS MINUTOS PARA A COLA SECAR ANTES DE UNIR AS PARTES, POIS, FOI O MOMENTO QUE TIVE PARA ALINHAR A FUSELAGEM, PARA QUE NÃO FICASSE TORTA, DEPOIS DE TER CERTEZA QUE ESTAVA ALINHADA, PRENDI AS DUAS PARTES COM VARIAS FITAS CREPE E DEIXEI SECAR EM UMA SUPERFÍCIE PLANA POR ALGUMAS HORAS.








Acertei com massa os excessos dos furos nas duas laterais, para compra dessa massa procure por MASSA TAPA TUDO.





Para poder manusear, lixar a fuselagem, protegi as pontas trazeiras com fita crepe para não correr o risco de quebra-las.



Para tampar o corte inferior na trazeira da fuselagem, cortei um pedaço de depron de aprox. 163mm x 4m e o colei no vão, deixando um espaço na ponta de aprox. 25mm para o encaixe da parte inferior do leme.







Aqui a sequencia de montagem das partes novas que compõem o kit e deverão ser coladas com cola C.A. tipo Super Bonder (CUIDADO EXTREMO PARA NÃO DEIXAR IR COLA NA ROSCA DA PORCA).







Reforce bem com cola C.A. tipo Super Bonder essas partes para não correr o risco de solta-las futuramente.



Depois, com o uso de cola Epóxi, (NÃO ECONOMIZE COLA NESTA PARTE) fixe o conjunto no seu devido lugar na fuselagem.



ESCLARECENDO DUVIDAS NA MONTAGEM DA FUSELAGEM:


https://youtu.be/YEs8xlL9tQk



Separei umas lixas finas entre 180 a 220 para poder dar um melhor acabamento a fuselagem.



Como a CNC faz muito, mas não faz tudo, ao colar as partes, neste caso, algumas delas costumam ficar meio que quadradas (conforme marcações abaixo) então, o que fiz foi, com o auxilio de uma pracha de madeira, lixei com um pouco mais de intensidade essas partes deixando-as assim ainda mais arredondadas.









Com uma lixa 180 ou 220 passei no restante da fuselagem para poder afinar mais o isopor para deixar com um melhor acabamento.


Enviado: Seg Jul 02, 2012 3:19 pm
por Van
Mauri, com certeza será mais um excelente projeto, estarei acompanhando...
Será necessário também reforçar o profundor e o leme com uma camada de depron de 2mm, assim como no kit do Cessna?

abs

Waltemir (Van)

Enviado: Seg Jul 02, 2012 4:48 pm
por RODRIGOCP15
Muito legal Mauri...acompanhando....!!!

Enviado: Seg Jul 02, 2012 6:32 pm
por Mauri
Van escreveu:Mauri, com certeza será mais um excelente projeto, estarei acompanhando...
Será necessário também reforçar o profundor e o leme com uma camada de depron de 2mm, assim como no kit do Cessna?

abs

Waltemir (Van)


Olá Van,

Penso que se pretender usar um Setup leve, talvez venha a ter problema em acertar o CG, pois, como sabermos, a cada grama a mais que é colocado na cauda do aero, precisará de 3grs na frente para poder compensar.

Se for usar um Setup mais pesado, penso que Depron de até 2 mm de espessura e com a cola bem espalhada na terá maiores problemas.

No caso do protótipo que já foi construído e esta voando a quase um mês, meu amigo não duplicou leme e profundor, apenas reforçou com varetas de fibra de vidro que acompanha o kit, entelou com vinil e até então, não teve nenhum problema.

Valeu mesmo por acompanhar o tópico.

Abrs.

Mauri

RODRIGOCP15 escreveu:Muito legal Mauri...acompanhando....!!!


Valeu mesmo Rodrigo por acompanhar ao tópico.

Abrs.

Mauri

Enviado: Seg Jul 02, 2012 8:30 pm
por Mauri
Continuando...

Colei a parede de fogo a fuselagem com cola Epóxi (Não economize cola nesta parte).



Posicionei o motor no centro, com o eixo (na linha das varetas de reforço) e fiz a furação.



Coloquei PROVISÓRIAMENTE o cowl para ajustar a altura do adaptador no eixo.



Adaptador encaixado.



Base do Spinner colocada.



Porca fixadora.



Adaptador para fixar o cone do Spinner



Spinner encaixado.



Fixado PROVISÓRIAMENTE com o parafuso allen.


Enviado: Seg Jul 02, 2012 9:08 pm
por Mac2
Mauri,

Seus kits são sem comentários. Já tenho acompanhando a montagem pelo Benites e só vem comprovar o que todos já estavam carecas (eu mais que os outros) de saber.

Cada vez que vejo a montagem de um kit seu, fico com comichão para fazer um também...

Uma pergunta: Esse suporte da bequilha é para arames de 4mm? Pergunto pois já procurei em diversos lugares e não achei este montante para pernas de 3mm. No caso dos meus modelos, tenho feito o embuchamento da peça com fibra de carbono e tem ficado a contento. O carbono funciona como lubrificante do mecanismo também. Pode ser uma sugestão caso use arames de 3mm. O braço para 3 mm encontrei no mercado.

[img:228f667002]https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/182831_2949975287353_2111375697_n.jpg[/img:228f667002]

Abs

Marco Aurelio

Enviado: Seg Jul 02, 2012 9:41 pm
por Bruno Kurt
Mauri,

Realmente sem comentários, esse kit é lindo d+.

Logo mais irei adquirir o meu, mas antes tenho um jato "bobcat" pela frente.....kkkkk

Estarei acompanhando de perto.

Forte abs meu amigo.