Piper Cub J-3 Semi-Escala - Adaptações e Construção
- Rho
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Vista por baixo a mesda da bateria. Notem que haverá um afilamento pequeno até a parede de fogo. Furos para aliviar peso e "rasgo" para a cinta de velcro que segura a bateria no lugar.
[img:6a91672463]http://img845.imageshack.us/img845/6135/20130312162040.jpg[/img:6a91672463]
O trem de pouso ficará a frente da 1a. caverna. Pedaço de caixeta de 3 x 1,5 cm, na largura interna da fuselagem. Reparem que a caixeta fica colada com um pequeno rebaixo, pois ainda haverá um compensado por sobre aquele local.
[img:6a91672463]http://img521.imageshack.us/img521/4950/20130312162730.jpg[/img:6a91672463]
Colado no local com epoxi lenta.
[img:6a91672463]http://img339.imageshack.us/img339/5029/20130312163940.jpg[/img:6a91672463]
Preparando umas travas, para garantir uma boa "pega" para o suporte do trem de pouso.
[img:6a91672463]http://img28.imageshack.us/img28/158/20130312180252.jpg[/img:6a91672463]
Esta foto mostra como as travas acima funcionam, agora já coladas no local.
[img:6a91672463]http://img404.imageshack.us/img404/3304/20130316101456.jpg[/img:6a91672463]
Detalhes da parede de fogo e das "[i:6a91672463]blind nuts[/i:6a91672463]" que vão segurar o motor. O "[i:6a91672463]downthrust[/i:6a91672463]" já está gabaritado no corte das chapas laterais da fuselagem, detalhe para o "[i:6a91672463]right thrust[/i:6a91672463]".
[img:6a91672463]http://img22.imageshack.us/img22/5779/20130316101422.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img17.imageshack.us/img17/9461/20130316101352.jpg[/img:6a91672463]
Vista inferior. É por aqui que será feito o "abastecimento"!
[img:6a91672463]http://img834.imageshack.us/img834/4639/20130316101508.jpg[/img:6a91672463]
Confecção da tampa do compartimento da bateria.
[img:6a91672463]http://img823.imageshack.us/img823/7499/20130316101532.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img202.imageshack.us/img202/4756/20130316101608.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img692.imageshack.us/img692/562/20130316101621e.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img33.imageshack.us/img33/5989/20130316101634.jpg[/img:6a91672463]
Tampa pronta, baita alivio de peso, e travinha (HK) no local.
[img:6a91672463]http://img689.imageshack.us/img689/4594/20130317075207.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img715.imageshack.us/img715/9322/20130317075323.jpg[/img:6a91672463]
Fechando o nariz do modelo, com pequenas tiras de balsa, pois minha madeira estava velha e não confiei que fosse fazer a curvatura de boa. Depois de lixado o resultado é bom.
[img:6a91672463]http://img213.imageshack.us/img213/6145/20130316111210.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img607.imageshack.us/img607/3904/20130316114008.jpg[/img:6a91672463]
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Espero que gostem.
Obrigado aos amigos que tem acompanhado e dado aquela força!!!!
Ao final deste modelo, pretendo trabalhar no detalhamento da planta, pois vou disponibilizá-la gratuitamente caso voe como o esperado!!!!
[img:6a91672463]http://img845.imageshack.us/img845/6135/20130312162040.jpg[/img:6a91672463]
O trem de pouso ficará a frente da 1a. caverna. Pedaço de caixeta de 3 x 1,5 cm, na largura interna da fuselagem. Reparem que a caixeta fica colada com um pequeno rebaixo, pois ainda haverá um compensado por sobre aquele local.
[img:6a91672463]http://img521.imageshack.us/img521/4950/20130312162730.jpg[/img:6a91672463]
Colado no local com epoxi lenta.
[img:6a91672463]http://img339.imageshack.us/img339/5029/20130312163940.jpg[/img:6a91672463]
Preparando umas travas, para garantir uma boa "pega" para o suporte do trem de pouso.
[img:6a91672463]http://img28.imageshack.us/img28/158/20130312180252.jpg[/img:6a91672463]
Esta foto mostra como as travas acima funcionam, agora já coladas no local.
[img:6a91672463]http://img404.imageshack.us/img404/3304/20130316101456.jpg[/img:6a91672463]
Detalhes da parede de fogo e das "[i:6a91672463]blind nuts[/i:6a91672463]" que vão segurar o motor. O "[i:6a91672463]downthrust[/i:6a91672463]" já está gabaritado no corte das chapas laterais da fuselagem, detalhe para o "[i:6a91672463]right thrust[/i:6a91672463]".
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Vista inferior. É por aqui que será feito o "abastecimento"!
[img:6a91672463]http://img834.imageshack.us/img834/4639/20130316101508.jpg[/img:6a91672463]
Confecção da tampa do compartimento da bateria.
[img:6a91672463]http://img823.imageshack.us/img823/7499/20130316101532.jpg[/img:6a91672463]
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Tampa pronta, baita alivio de peso, e travinha (HK) no local.
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Fechando o nariz do modelo, com pequenas tiras de balsa, pois minha madeira estava velha e não confiei que fosse fazer a curvatura de boa. Depois de lixado o resultado é bom.
[img:6a91672463]http://img213.imageshack.us/img213/6145/20130316111210.jpg[/img:6a91672463]
[img:6a91672463]http://img607.imageshack.us/img607/3904/20130316114008.jpg[/img:6a91672463]
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Espero que gostem.
Obrigado aos amigos que tem acompanhado e dado aquela força!!!!
Ao final deste modelo, pretendo trabalhar no detalhamento da planta, pois vou disponibilizá-la gratuitamente caso voe como o esperado!!!!
Voltando aos poucos.....
- Rho
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- Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
- Localização: Monte Alto , São Paulo
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Estou correndo com as construções, por isso a documentação e as publicações tem ficado para trás, desculpem-me.
[size=24:f236d878a6]Seguinte: devo estreiar este aero, pelo menos o meu, lá em[b:f236d878a6] Gaspar-SC[/b:f236d878a6], na [b:f236d878a6]28a. FESBRAER[/b:f236d878a6]!!!!!!!!![/size:f236d878a6]
Já estou com minha inscrição feita e quero que então o modelo esteja pronto para o evento, quem sabe não passo muita vergonha lá....
Chega de papo e vamos a algumas fotos e explicações:
Alinhamento e fechamento da cauda, ainda faltam treliças para evitar movimentos laterais:
[img:f236d878a6]http://img594.imageshack.us/img594/2934/20130328111651.jpg[/img:f236d878a6]
Parte horizontal das empenagens já bem adiantadas:
[img:f236d878a6]http://img706.imageshack.us/img706/2227/20130328111508.jpg[/img:f236d878a6]
Preparo do "suporte para os montntes" na fuselagem:
[img:f236d878a6]http://img708.imageshack.us/img708/2085/20130317100628.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img16.imageshack.us/img16/3286/20130317100704.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img443.imageshack.us/img443/4306/20130317100711.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img209.imageshack.us/img209/6225/20130317100858.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img705.imageshack.us/img705/8522/20130403180148.jpg[/img:f236d878a6]
Fazendo os montantes, com longarinas de balsa 6 x 10 mm:
[img:f236d878a6]http://img189.imageshack.us/img189/5458/20130403180107.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img819.imageshack.us/img819/7150/20130403180121.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img203.imageshack.us/img203/305/20130403180135.jpg[/img:f236d878a6]
Sem essa pinagem de palito de dente eu não fico tranquilo. Não acredito que cola funcione entre alumínio e madeira....
[img:f236d878a6]http://img443.imageshack.us/img443/3360/20130403180529.jpg[/img:f236d878a6]
[img:f236d878a6]http://img248.imageshack.us/img248/3784/20130403180224.jpg[/img:f236d878a6]
[size=24:f236d878a6]Seguinte: devo estreiar este aero, pelo menos o meu, lá em[b:f236d878a6] Gaspar-SC[/b:f236d878a6], na [b:f236d878a6]28a. FESBRAER[/b:f236d878a6]!!!!!!!!![/size:f236d878a6]
Já estou com minha inscrição feita e quero que então o modelo esteja pronto para o evento, quem sabe não passo muita vergonha lá....
Chega de papo e vamos a algumas fotos e explicações:
Alinhamento e fechamento da cauda, ainda faltam treliças para evitar movimentos laterais:
[img:f236d878a6]http://img594.imageshack.us/img594/2934/20130328111651.jpg[/img:f236d878a6]
Parte horizontal das empenagens já bem adiantadas:
[img:f236d878a6]http://img706.imageshack.us/img706/2227/20130328111508.jpg[/img:f236d878a6]
Preparo do "suporte para os montntes" na fuselagem:
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Fazendo os montantes, com longarinas de balsa 6 x 10 mm:
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Sem essa pinagem de palito de dente eu não fico tranquilo. Não acredito que cola funcione entre alumínio e madeira....
[img:f236d878a6]http://img443.imageshack.us/img443/3360/20130403180529.jpg[/img:f236d878a6]
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Voltando aos poucos.....
- MarcaoIvinhema
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- LaercioLMB
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A construção está ótima como sempre, mas ainda acho que está faltando os 2° de diedro e os -2° de washout que o original tem. Por motivos como esses é que é muito comum os Piper J3 terem instabilidade em voos lentos e apresentam estol de ponta de asa mais facilmente.
Se o original necessita desses detalhes, o que faz com que o aeromodelo seja melhor a ponto de não precisar?
Se o original necessita desses detalhes, o que faz com que o aeromodelo seja melhor a ponto de não precisar?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.