Piper Cub J-3 Semi-Escala - Adaptações e Construção

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Boa tarde Rho,

me tira uma dúvida, essa é aquela dobradiça para CA?
eu estava usando as de nylon mas não gostei muito...

Primorosa sua construção,
Abraço.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Grande [b:41188603af]LaercioLMB[/b:41188603af],

Asas retangulares ou predominantemente retangulares tem um risco bem menor de "estol de ponta de asa", senão vejamos o parágrafo em: http://www.engbrasil.eng.br/revista/v212010/artigos/artigo8v212010.pdf

[b:41188603af][i:41188603af]"... Na asa com forma geométrica retangular, a região do primeiro estol ocorre bem próximo à raiz da asa, e, dessa forma, a região mais próxima da ponta continua em uma situação livre do estol, permitindo a recuperação do vôo da aeronave fazendo-se uso dos ailerons que se encontram em uma situação de operação normal. ..."[/b:41188603af][/i:41188603af]

O "diedro efetivo" de uma aeronave do tipo asa alta é de aprox. 5°, mesmo na ausência de diedro geométrico, em ensaios feitos pela NACA. Como vocês podem ler no tópico a seguir, pelas respostas dadas pelo nosso saudoso Ricardão.

Em: http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=61592

[b:41188603af][i:41188603af]" A função do diedro não é só aumentar estabilidade estática do modelo, mas também aumentar a segurança quanto à estabilidade espiral.

O ângulo formado entre cada semi-asa e a horizontal. que a gente chama de diedro serve apenas como ponto de partida, o que importa mesmo é o "diedro efetivo" da asa e esse depende além do diedro geométrico, de alguns outros fatores:

- da posição da asa na fuselagem - uma asa sem diedro apoiada no topo da fuselagem acrescenta 5º no diedro efetivo; a mesma asa com a fuselagem apoiada em cima dela reduz o diedro efetivo em 4º, conforme ensaios efetuados pela NACA.

- do ângulo de ataque da asa ou o mesmo que dizer da velocidade do modelo - ensaios também efetuados pela NACA mostram que variando o ângulo de ataque da asa de zero até o ângulo de máxima sustentação, o acréscimo de diedro efetivo varia de 2º até 10º.

- da forma da ponta de asa - uma asa com a ponta retangular acrescenta 4º ao diedro efetivo; a mesma asa com a ponta semi circular, mantendo a superfície superior alinhada e inclinando a superfície inferior da ponta para cima acrescenta 2º e se mantiver a superfície inferior alinhada e der o acabamento inclinando a superfície superior para baixo, não acrescenta nada no diedro efetivo.

No caso do seu modelo, a asa baixa gerou um diedro de 4º negativos, a forma da ponta de asa 4º positivos e o pequeno diedro geométrico acrescentado só deve estar sendo aplicado como uma segurança adicional, para evitar que o modelo entre em espiral quando é picado em alta velocidade e em curva ou tenha tendência a voar invertido. Como o modelo tem ailerons, o diedro é desnecessário, porém um diedro efetivo negativo seria mais desfavorável para a estabilidade neutra à rolagem que você quer, que um pequeno diedro positivo.

A posição do CG também é importante para a estabilidade neutra à rolagem, quanto mais para frente o CG, menor vai ser o ângulo de ataque da asa, maior a velocidade e menor o diedro efetivo.
_________________
Sempre dá para melhorar alguma coisa... "[/b:41188603af][/i:41188603af]

Posto isso, ao meu ver, [b:41188603af]o conhecido "estol de ponta de asa" do Piper J3[/b:41188603af] deve estar mais relacionado ao arrasto gerado pelos montantes, pela grande envergadura e pelas baixas velocidades de voo que pratica-se com esse tipo de modelo. Digo "conhecido", pois o que o LaercioLMB está dizendo é a mais pura verdade, os modelos de Piper J3 são famosos caírem de asa ao final de uma curva, entrarem e parafuso e muitas vezes não saírem!!!!!!

Tenho comigo, e acho que vocês vão concordar, que a ocorrência do estol deva estar relacionada ao mau hábito de curvas acentuadas, sem aplicação de leme e não respeitando-se um aumento de velocidade necessário para este tipo de curva "radical". Talvez essa ocorrência possa diminuir utilizando-se comando diferencial para os ailerons.... Quem sabe?!

Mas respondendo a pergunta do LaercioLMB, fiz sem washout por facilidade de construção (entenda-se preguiça). Acrescentar washout deve triplicar o trabalho de desenhar a asa no AutoCAD e quintuplicar a chance de má execução da construção da mesma (nervuras diferentes, ajustes milimétricos escalonados, entre outros). Agora a estética fala a favor da ausência de diedro geométrico. O Piper que eu sonho vai ter a asa tão plana que depois de montada e com os montantes dará aquele charme de parecer até ter diedro negativo!!!! E eu quero isso no meu :) :) :) :)

Finalizando, a motorização de um "Piper ful" é bem menos potente que a motorização que utilizamos (relação peso/ potência e relação peso/ empuxo). Da forma como construí não será de modo algum um trainer, mas nada que um piloto "pré-intermediário" como eu não dê conta de domar!!!!! Sinceramente espero estar certo..... E vamos ao cavalo bravo!!!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Caro [b:41188603af]danx[/b:41188603af],

Obrigado pelo elogio, e são sim dobradiças de CA!!!!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------

Amanhã devo postar fotos dos dois modelos só na madeira!!!!!! Aguardem :0 :) :) :) :)
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Recebi a seguinte pergunta po MP:

[quote:02f3b53f5e="jonathanbio"]AMIGO QUAL ESPESSURA DO PERFIL DA ASA DO SEU PIPER 1,60., A PARTE MAIS ALTA TEM QTS CENTIMETROS OBRIGADO[/quote:02f3b53f5e]

Caro [b:02f3b53f5e]jonathanbio[/b:02f3b53f5e],

A espessura da asa é de 12% da corda, pois trata-se de um perfil NACA 4412 (lá no começo do tópico discutimos isso brevemente). Como a corda é de 241 mm, tem aprox. 29 mm.

Modelos elétricos trabalham muito bem com espessura de 12% para protótipos de asa retangular. Já para os glow esse valor é de 12 a 15%, mas depende muito do resultado que se queira obter, como tipo de voo, por exemplo.

Preferi responder sua MP aqui pois com certeza sua dúvida é pertinente, nada pessoal e pode auxiliar a muitos.

Valeu e obrigado por acompanhar!!!!
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Caro Rho, gostei de tudo o que escreveste e inclusive do link postado.
Está correto sobre o arrasto gerado pelos stays das asas e a grande envergadura de um Piper J3 em relação a modelos semelhantes a ele, como o Taylorcraft por exemplo e de fato, a maior parte dos estol de ponta de asa ocorridos nos Piper J3 no aeromodelismo, é devido as curvas fechadas em baixas velocidade sem o uso do leme, sendo somente os ailerons e profundor os maiores causadores de estol de ponta de asa em um Piper J3.
É bom trocar ideias com quem tem o que discutir, não discriminando os demais, mas mostrando a diferença de trocar ideias de quem tem argumento a apresentar e não somente discordar por discordar sem ao menos saber o que está falando.
Um exemplo de estol de ponta de asa em um Piper J3 está no vídeo abaixo, em que eu usei o simulador de voo, já que não tenho um Piper J3 para mostrar o voo na realidade e se pode ver que faço as curvas usando somente o leme em um voo bem lento, corrigindo o nivelamento das asas com os ailerons e o nivelamento da fuselagem com o profundor.
Nota-se perfeitamente que nas duas tentativas de fazer curvas com os ailerons, o aeromodelo estolou e logo após a segunda estolagem por assim dizer, fiz uma curva com o leme em baixa velocidade e ele fez a curva perfeitamente bem.
Mas esse modelo do simulador, tem o diedro de 2° nas asas e o washout de -2° e o perfil é o NACA 2412.



[yt]xONVO88thcg[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Valeu[b:2103c32494] LaercioLMB[/b:2103c32494],

Ilustrou muito bem o assunto, agora é só lerem e meditarem a respeito. Sempre a gente vai aprendendo algo diferente e nos aprimorando....

Seguem as imagens antes da entelagem e instalações definitivas:

[img:2103c32494]http://img339.imageshack.us/img339/3284/20130412101939.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img809.imageshack.us/img809/204/20130412101925.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img838.imageshack.us/img838/4056/20130412100740.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img842.imageshack.us/img842/421/20130412100728.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img829.imageshack.us/img829/3846/20130412100706.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img812.imageshack.us/img812/7910/20130412100658.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img209.imageshack.us/img209/4414/20130412100610.jpg[/img:2103c32494]
Voltando aos poucos.....
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!


Incrível muito lindo (eu não sabia que eram dois!!!!!)

Grande Abraço.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Obrigado AndersonSP, são DOIS!!!

E acho que eles vão ficar prontos quase juntos. Estou dando um turbo na entelagem de um deles para levar lá na 28ª FESBRAER....

Continue acompanhando que logo ele aparece entelado!!!!!
Avatar do usuário
Marcio_rj
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Set 22, 2009 8:49 pm

Mensagem por Marcio_rj »

Olá!

Acompanhei toda construção que está show, e o melhor se voce conseguir levar mesmo o aero para FESBRAER verei este lindo aero de perto e voando porque estarei lá também.
Parabéns.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

[img:f002eba31b]http://img856.imageshack.us/img856/8259/20130414142538.jpg[/img:f002eba31b]

[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img593/1708/20130415224741.jpg[/img:f002eba31b]

[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img545/629/20130415224817.jpg[/img:f002eba31b]

[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img547/3598/20130415224803.jpg[/img:f002eba31b]

[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img827/1361/20130419065356.jpg[/img:f002eba31b]

[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img713/3549/20130419065410.jpg[/img:f002eba31b]

[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img832/8171/20130419065947.jpg[/img:f002eba31b]

Estas fotos falam mais que 7000 palavras - espero que voe bem.....

------------------------------------------------------------------------------------------------

[b:f002eba31b]Caro Marcio_rj[/b:f002eba31b],

Espero conhece-lo pessoalmente!!! Será um grande prazer!!!!
Voltando aos poucos.....
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Oi Rho!!!

Não canso de repetir tá lindo o "Filhão".

Sei que pretende montar escala mas com filme transparente fica mais bonito da para observar a obra de arte da construção (minha opinião claro).

Grande Abraço.
Responder