Piper Cub J-3 Semi-Escala - Adaptações e Construção
- Rho
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Grande [b:41188603af]LaercioLMB[/b:41188603af],
Asas retangulares ou predominantemente retangulares tem um risco bem menor de "estol de ponta de asa", senão vejamos o parágrafo em: http://www.engbrasil.eng.br/revista/v212010/artigos/artigo8v212010.pdf
[b:41188603af][i:41188603af]"... Na asa com forma geométrica retangular, a região do primeiro estol ocorre bem próximo à raiz da asa, e, dessa forma, a região mais próxima da ponta continua em uma situação livre do estol, permitindo a recuperação do vôo da aeronave fazendo-se uso dos ailerons que se encontram em uma situação de operação normal. ..."[/b:41188603af][/i:41188603af]
O "diedro efetivo" de uma aeronave do tipo asa alta é de aprox. 5°, mesmo na ausência de diedro geométrico, em ensaios feitos pela NACA. Como vocês podem ler no tópico a seguir, pelas respostas dadas pelo nosso saudoso Ricardão.
Em: http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=61592
[b:41188603af][i:41188603af]" A função do diedro não é só aumentar estabilidade estática do modelo, mas também aumentar a segurança quanto à estabilidade espiral.
O ângulo formado entre cada semi-asa e a horizontal. que a gente chama de diedro serve apenas como ponto de partida, o que importa mesmo é o "diedro efetivo" da asa e esse depende além do diedro geométrico, de alguns outros fatores:
- da posição da asa na fuselagem - uma asa sem diedro apoiada no topo da fuselagem acrescenta 5º no diedro efetivo; a mesma asa com a fuselagem apoiada em cima dela reduz o diedro efetivo em 4º, conforme ensaios efetuados pela NACA.
- do ângulo de ataque da asa ou o mesmo que dizer da velocidade do modelo - ensaios também efetuados pela NACA mostram que variando o ângulo de ataque da asa de zero até o ângulo de máxima sustentação, o acréscimo de diedro efetivo varia de 2º até 10º.
- da forma da ponta de asa - uma asa com a ponta retangular acrescenta 4º ao diedro efetivo; a mesma asa com a ponta semi circular, mantendo a superfície superior alinhada e inclinando a superfície inferior da ponta para cima acrescenta 2º e se mantiver a superfície inferior alinhada e der o acabamento inclinando a superfície superior para baixo, não acrescenta nada no diedro efetivo.
No caso do seu modelo, a asa baixa gerou um diedro de 4º negativos, a forma da ponta de asa 4º positivos e o pequeno diedro geométrico acrescentado só deve estar sendo aplicado como uma segurança adicional, para evitar que o modelo entre em espiral quando é picado em alta velocidade e em curva ou tenha tendência a voar invertido. Como o modelo tem ailerons, o diedro é desnecessário, porém um diedro efetivo negativo seria mais desfavorável para a estabilidade neutra à rolagem que você quer, que um pequeno diedro positivo.
A posição do CG também é importante para a estabilidade neutra à rolagem, quanto mais para frente o CG, menor vai ser o ângulo de ataque da asa, maior a velocidade e menor o diedro efetivo.
_________________
Sempre dá para melhorar alguma coisa... "[/b:41188603af][/i:41188603af]
Posto isso, ao meu ver, [b:41188603af]o conhecido "estol de ponta de asa" do Piper J3[/b:41188603af] deve estar mais relacionado ao arrasto gerado pelos montantes, pela grande envergadura e pelas baixas velocidades de voo que pratica-se com esse tipo de modelo. Digo "conhecido", pois o que o LaercioLMB está dizendo é a mais pura verdade, os modelos de Piper J3 são famosos caírem de asa ao final de uma curva, entrarem e parafuso e muitas vezes não saírem!!!!!!
Tenho comigo, e acho que vocês vão concordar, que a ocorrência do estol deva estar relacionada ao mau hábito de curvas acentuadas, sem aplicação de leme e não respeitando-se um aumento de velocidade necessário para este tipo de curva "radical". Talvez essa ocorrência possa diminuir utilizando-se comando diferencial para os ailerons.... Quem sabe?!
Mas respondendo a pergunta do LaercioLMB, fiz sem washout por facilidade de construção (entenda-se preguiça). Acrescentar washout deve triplicar o trabalho de desenhar a asa no AutoCAD e quintuplicar a chance de má execução da construção da mesma (nervuras diferentes, ajustes milimétricos escalonados, entre outros). Agora a estética fala a favor da ausência de diedro geométrico. O Piper que eu sonho vai ter a asa tão plana que depois de montada e com os montantes dará aquele charme de parecer até ter diedro negativo!!!! E eu quero isso no meu :) :) :) :)
Finalizando, a motorização de um "Piper ful" é bem menos potente que a motorização que utilizamos (relação peso/ potência e relação peso/ empuxo). Da forma como construí não será de modo algum um trainer, mas nada que um piloto "pré-intermediário" como eu não dê conta de domar!!!!! Sinceramente espero estar certo..... E vamos ao cavalo bravo!!!!!
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Caro [b:41188603af]danx[/b:41188603af],
Obrigado pelo elogio, e são sim dobradiças de CA!!!!!!
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Amanhã devo postar fotos dos dois modelos só na madeira!!!!!! Aguardem :0 :) :) :) :)
Asas retangulares ou predominantemente retangulares tem um risco bem menor de "estol de ponta de asa", senão vejamos o parágrafo em: http://www.engbrasil.eng.br/revista/v212010/artigos/artigo8v212010.pdf
[b:41188603af][i:41188603af]"... Na asa com forma geométrica retangular, a região do primeiro estol ocorre bem próximo à raiz da asa, e, dessa forma, a região mais próxima da ponta continua em uma situação livre do estol, permitindo a recuperação do vôo da aeronave fazendo-se uso dos ailerons que se encontram em uma situação de operação normal. ..."[/b:41188603af][/i:41188603af]
O "diedro efetivo" de uma aeronave do tipo asa alta é de aprox. 5°, mesmo na ausência de diedro geométrico, em ensaios feitos pela NACA. Como vocês podem ler no tópico a seguir, pelas respostas dadas pelo nosso saudoso Ricardão.
Em: http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=61592
[b:41188603af][i:41188603af]" A função do diedro não é só aumentar estabilidade estática do modelo, mas também aumentar a segurança quanto à estabilidade espiral.
O ângulo formado entre cada semi-asa e a horizontal. que a gente chama de diedro serve apenas como ponto de partida, o que importa mesmo é o "diedro efetivo" da asa e esse depende além do diedro geométrico, de alguns outros fatores:
- da posição da asa na fuselagem - uma asa sem diedro apoiada no topo da fuselagem acrescenta 5º no diedro efetivo; a mesma asa com a fuselagem apoiada em cima dela reduz o diedro efetivo em 4º, conforme ensaios efetuados pela NACA.
- do ângulo de ataque da asa ou o mesmo que dizer da velocidade do modelo - ensaios também efetuados pela NACA mostram que variando o ângulo de ataque da asa de zero até o ângulo de máxima sustentação, o acréscimo de diedro efetivo varia de 2º até 10º.
- da forma da ponta de asa - uma asa com a ponta retangular acrescenta 4º ao diedro efetivo; a mesma asa com a ponta semi circular, mantendo a superfície superior alinhada e inclinando a superfície inferior da ponta para cima acrescenta 2º e se mantiver a superfície inferior alinhada e der o acabamento inclinando a superfície superior para baixo, não acrescenta nada no diedro efetivo.
No caso do seu modelo, a asa baixa gerou um diedro de 4º negativos, a forma da ponta de asa 4º positivos e o pequeno diedro geométrico acrescentado só deve estar sendo aplicado como uma segurança adicional, para evitar que o modelo entre em espiral quando é picado em alta velocidade e em curva ou tenha tendência a voar invertido. Como o modelo tem ailerons, o diedro é desnecessário, porém um diedro efetivo negativo seria mais desfavorável para a estabilidade neutra à rolagem que você quer, que um pequeno diedro positivo.
A posição do CG também é importante para a estabilidade neutra à rolagem, quanto mais para frente o CG, menor vai ser o ângulo de ataque da asa, maior a velocidade e menor o diedro efetivo.
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Sempre dá para melhorar alguma coisa... "[/b:41188603af][/i:41188603af]
Posto isso, ao meu ver, [b:41188603af]o conhecido "estol de ponta de asa" do Piper J3[/b:41188603af] deve estar mais relacionado ao arrasto gerado pelos montantes, pela grande envergadura e pelas baixas velocidades de voo que pratica-se com esse tipo de modelo. Digo "conhecido", pois o que o LaercioLMB está dizendo é a mais pura verdade, os modelos de Piper J3 são famosos caírem de asa ao final de uma curva, entrarem e parafuso e muitas vezes não saírem!!!!!!
Tenho comigo, e acho que vocês vão concordar, que a ocorrência do estol deva estar relacionada ao mau hábito de curvas acentuadas, sem aplicação de leme e não respeitando-se um aumento de velocidade necessário para este tipo de curva "radical". Talvez essa ocorrência possa diminuir utilizando-se comando diferencial para os ailerons.... Quem sabe?!
Mas respondendo a pergunta do LaercioLMB, fiz sem washout por facilidade de construção (entenda-se preguiça). Acrescentar washout deve triplicar o trabalho de desenhar a asa no AutoCAD e quintuplicar a chance de má execução da construção da mesma (nervuras diferentes, ajustes milimétricos escalonados, entre outros). Agora a estética fala a favor da ausência de diedro geométrico. O Piper que eu sonho vai ter a asa tão plana que depois de montada e com os montantes dará aquele charme de parecer até ter diedro negativo!!!! E eu quero isso no meu :) :) :) :)
Finalizando, a motorização de um "Piper ful" é bem menos potente que a motorização que utilizamos (relação peso/ potência e relação peso/ empuxo). Da forma como construí não será de modo algum um trainer, mas nada que um piloto "pré-intermediário" como eu não dê conta de domar!!!!! Sinceramente espero estar certo..... E vamos ao cavalo bravo!!!!!
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Caro [b:41188603af]danx[/b:41188603af],
Obrigado pelo elogio, e são sim dobradiças de CA!!!!!!
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Amanhã devo postar fotos dos dois modelos só na madeira!!!!!! Aguardem :0 :) :) :) :)
Voltando aos poucos.....
- Rho
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Recebi a seguinte pergunta po MP:
[quote:02f3b53f5e="jonathanbio"]AMIGO QUAL ESPESSURA DO PERFIL DA ASA DO SEU PIPER 1,60., A PARTE MAIS ALTA TEM QTS CENTIMETROS OBRIGADO[/quote:02f3b53f5e]
Caro [b:02f3b53f5e]jonathanbio[/b:02f3b53f5e],
A espessura da asa é de 12% da corda, pois trata-se de um perfil NACA 4412 (lá no começo do tópico discutimos isso brevemente). Como a corda é de 241 mm, tem aprox. 29 mm.
Modelos elétricos trabalham muito bem com espessura de 12% para protótipos de asa retangular. Já para os glow esse valor é de 12 a 15%, mas depende muito do resultado que se queira obter, como tipo de voo, por exemplo.
Preferi responder sua MP aqui pois com certeza sua dúvida é pertinente, nada pessoal e pode auxiliar a muitos.
Valeu e obrigado por acompanhar!!!!
[quote:02f3b53f5e="jonathanbio"]AMIGO QUAL ESPESSURA DO PERFIL DA ASA DO SEU PIPER 1,60., A PARTE MAIS ALTA TEM QTS CENTIMETROS OBRIGADO[/quote:02f3b53f5e]
Caro [b:02f3b53f5e]jonathanbio[/b:02f3b53f5e],
A espessura da asa é de 12% da corda, pois trata-se de um perfil NACA 4412 (lá no começo do tópico discutimos isso brevemente). Como a corda é de 241 mm, tem aprox. 29 mm.
Modelos elétricos trabalham muito bem com espessura de 12% para protótipos de asa retangular. Já para os glow esse valor é de 12 a 15%, mas depende muito do resultado que se queira obter, como tipo de voo, por exemplo.
Preferi responder sua MP aqui pois com certeza sua dúvida é pertinente, nada pessoal e pode auxiliar a muitos.
Valeu e obrigado por acompanhar!!!!
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- LaercioLMB
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Caro Rho, gostei de tudo o que escreveste e inclusive do link postado.
Está correto sobre o arrasto gerado pelos stays das asas e a grande envergadura de um Piper J3 em relação a modelos semelhantes a ele, como o Taylorcraft por exemplo e de fato, a maior parte dos estol de ponta de asa ocorridos nos Piper J3 no aeromodelismo, é devido as curvas fechadas em baixas velocidade sem o uso do leme, sendo somente os ailerons e profundor os maiores causadores de estol de ponta de asa em um Piper J3.
É bom trocar ideias com quem tem o que discutir, não discriminando os demais, mas mostrando a diferença de trocar ideias de quem tem argumento a apresentar e não somente discordar por discordar sem ao menos saber o que está falando.
Um exemplo de estol de ponta de asa em um Piper J3 está no vídeo abaixo, em que eu usei o simulador de voo, já que não tenho um Piper J3 para mostrar o voo na realidade e se pode ver que faço as curvas usando somente o leme em um voo bem lento, corrigindo o nivelamento das asas com os ailerons e o nivelamento da fuselagem com o profundor.
Nota-se perfeitamente que nas duas tentativas de fazer curvas com os ailerons, o aeromodelo estolou e logo após a segunda estolagem por assim dizer, fiz uma curva com o leme em baixa velocidade e ele fez a curva perfeitamente bem.
Mas esse modelo do simulador, tem o diedro de 2° nas asas e o washout de -2° e o perfil é o NACA 2412.
[yt]xONVO88thcg[/yt]
Está correto sobre o arrasto gerado pelos stays das asas e a grande envergadura de um Piper J3 em relação a modelos semelhantes a ele, como o Taylorcraft por exemplo e de fato, a maior parte dos estol de ponta de asa ocorridos nos Piper J3 no aeromodelismo, é devido as curvas fechadas em baixas velocidade sem o uso do leme, sendo somente os ailerons e profundor os maiores causadores de estol de ponta de asa em um Piper J3.
É bom trocar ideias com quem tem o que discutir, não discriminando os demais, mas mostrando a diferença de trocar ideias de quem tem argumento a apresentar e não somente discordar por discordar sem ao menos saber o que está falando.
Um exemplo de estol de ponta de asa em um Piper J3 está no vídeo abaixo, em que eu usei o simulador de voo, já que não tenho um Piper J3 para mostrar o voo na realidade e se pode ver que faço as curvas usando somente o leme em um voo bem lento, corrigindo o nivelamento das asas com os ailerons e o nivelamento da fuselagem com o profundor.
Nota-se perfeitamente que nas duas tentativas de fazer curvas com os ailerons, o aeromodelo estolou e logo após a segunda estolagem por assim dizer, fiz uma curva com o leme em baixa velocidade e ele fez a curva perfeitamente bem.
Mas esse modelo do simulador, tem o diedro de 2° nas asas e o washout de -2° e o perfil é o NACA 2412.
[yt]xONVO88thcg[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Rho
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Valeu[b:2103c32494] LaercioLMB[/b:2103c32494],
Ilustrou muito bem o assunto, agora é só lerem e meditarem a respeito. Sempre a gente vai aprendendo algo diferente e nos aprimorando....
Seguem as imagens antes da entelagem e instalações definitivas:
[img:2103c32494]http://img339.imageshack.us/img339/3284/20130412101939.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img809.imageshack.us/img809/204/20130412101925.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img838.imageshack.us/img838/4056/20130412100740.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img842.imageshack.us/img842/421/20130412100728.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img829.imageshack.us/img829/3846/20130412100706.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img812.imageshack.us/img812/7910/20130412100658.jpg[/img:2103c32494]
[img:2103c32494]http://img209.imageshack.us/img209/4414/20130412100610.jpg[/img:2103c32494]
Ilustrou muito bem o assunto, agora é só lerem e meditarem a respeito. Sempre a gente vai aprendendo algo diferente e nos aprimorando....
Seguem as imagens antes da entelagem e instalações definitivas:
[img:2103c32494]http://img339.imageshack.us/img339/3284/20130412101939.jpg[/img:2103c32494]
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[img:2103c32494]http://img209.imageshack.us/img209/4414/20130412100610.jpg[/img:2103c32494]
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[img:f002eba31b]http://img856.imageshack.us/img856/8259/20130414142538.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img593/1708/20130415224741.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img545/629/20130415224817.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img547/3598/20130415224803.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img827/1361/20130419065356.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img713/3549/20130419065410.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img832/8171/20130419065947.jpg[/img:f002eba31b]
Estas fotos falam mais que 7000 palavras - espero que voe bem.....
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[b:f002eba31b]Caro Marcio_rj[/b:f002eba31b],
Espero conhece-lo pessoalmente!!! Será um grande prazer!!!!
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img593/1708/20130415224741.jpg[/img:f002eba31b]
[img:f002eba31b]http://imageshack.us/a/img545/629/20130415224817.jpg[/img:f002eba31b]
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Estas fotos falam mais que 7000 palavras - espero que voe bem.....
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[b:f002eba31b]Caro Marcio_rj[/b:f002eba31b],
Espero conhece-lo pessoalmente!!! Será um grande prazer!!!!
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