Piper Cub J-3 Semi-Escala - Adaptações e Construção

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Rho
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Piper Cub J-3 Semi-Escala - Adaptações e Construção

Mensagem por Rho »

Estou voltando, [b:8d83adb816]muito de leve[/b:8d83adb816], ao E-voo.

Continuo ligado em construções, mas num ritmo muito menor que antes...

Este projeto foi iniciado mas para uma envergadura de 160 cm, e estou construíndo concomitantemenete dois modelos, um meu e outro para o amigo Marcelo Carleto de Taquaritinga.

Quem quiser acompanhar estarei postando mais fotos.
Espero que esteja a altura do forum.

[quote:8d83adb816="Na citação inicial Rho"]Nem acabei o E.P. Sportster e já vou entrar em outro...

Ocorre que um amigo do campo quer que eu construa para ele um modelo semi-escala de um Piper Cub J-3, em balsa.

A idéia é construir um modelo para utilizar baterias LIPO 3S de 1800 a 2200 mA, são as que ele pretende utilizar no modelo. Sei que é meio tosco começar pela bateria, mas também não acho que seja complicado. Para estas baterias estamos acostumados com os Telemaster's de 110 a 120 cm de envergadura. Por se tratar de um Piper J3, que sempre me parece mais "asudo" que a média dos similares, pensei que 130 cm para a envergadura será um bom ponto de partida.

Olhando por aqui em meus arquivos achei uma planta de Piper para uma envergadura de aprox. 70 polegadas, que está bem detalhada, para motorização glow (quem quiser me peça a planta por MP, não esqueça de mandar o e-mail, que envio o arquivo em formato DXF). Vou me basear nesta planta e nos desenhos do aeromodelista italiano Paolo Severin ([url]www.paoloseverin.it[/url]).

Para que se tenha uma padronização, e como não sei dizer qual o perfil adotado na planta que estou adaptando devo ir de Clark-Y, para o meu modelo.

Como já faço a parede de fogo no local exato para receber o motor, gastaria de saber de quem conhece, se um motor EMAX 1050KV 378W Outrunner Brushless Motor Type BL2220/8 - http://www.himodel.com/electric/EMAX_1050KV_378W_Outrunner_Brushless_Motor_Type_BL2220_8.html - seria adequado. Esta me parecendo na medida, uma vez que o modelo deva ficar no final com 1100 a 1200 g peso pronto para voo.

Área alar: 24,40 dm²
Envergadura: 130 cm
Corda máx: 19,6 cm
Corda média: 18,77 cm
Peso estimado: 1100 g
Carga alar: 53,3g/ dm²
Carga alar cúbica: 9,13 - o que mais alta que o desejado para um modelo trainer, mas adequado para um modelo escala :(

Ficam as perguntas:
1. Fecho com envergadura de 130 cm?
2. Perfil Clark-Y vai bem em um Piper?
3. Um motor 378 Watts está muito? Pouco? Adequdo?

Valeu e até as próximas conjecturas.

PS.: Alguns links de inspiração:

http://www.ehhvphotobook.com/PH-OEI/index.html

http://www.modelairplanenews.com/blog/2011/06/29/vintage-sig-14-scale-piper-cub-build-along/

http://www.hobbylink.com.br/piper_pa11.php

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=68962

http://www.paoloseverin.it/[/quote:8d83adb816]
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o0_jair_0o
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Mensagem por o0_jair_0o »

Boa sorte na sua construção, vou ficar de olho, suas construções são sempre um exemplo a ser seguido, comprei aquele [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=22527]kit da HK do J-3[/url], aqui no interior do interior do Brasil, fica difícil comprar balsa e construir da planta.

Abraço
Jair
Albatroz 40 OS 46LA Futaba 6EX - Quest 50 OS 55 AX - Extra 300 68" RCG 20cc - Aurora 9
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Jonathan M.
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Mensagem por Jonathan M. »

Fala Rho, beleza?
Essa eu vou ter que acompanhar de pertinho, sou apaixonado pelo Piper, e ainda mais a construção vindo de você, será uma aula!

Abração e tamos ai.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Se te ajuda, o perfil do Piper J3 é o USA 35B que é bem semelhante ao Clark Y, podendo ser usado o Clark Y.
Eu consegui as coordenadas do perfil para o AutoCAD e se você tiver paciência, eu passo as coordenadas para o CAD e te envio o perfil USA 35B.
Se as coordenadas estivessem em arquivo .dat, dava para usar o software que o Marco Aurélio usa para desenhar perfis, mas como está em .doc, terei que passar para o CAD manualmente mesmo.
Se te ajudar, tenho uma foto do painel do Piper J3.
Anexos
2129559.jpg
2129559.jpg (37.91 KiB) Exibido 18819 vezes
USA 35B.JPG
USA 35B.JPG (22.48 KiB) Exibido 18819 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Rho
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Mensagem por Rho »

Caro [b:58918af9c4]LaercioLMB[/b:58918af9c4], vou quere sim o perfil original, agradeço desde já!!!!

Seguinte, se você pegar as cordenadas do arquivo .doc, recortar e colar no bloco de notas e salvar, basta depois renomear o arquivo .txt para .dat.

Veja se funciona essa gambiarra digital....

Linda foto do painel.

[b:58918af9c4]JhowVoo[/b:58918af9c4], você e o [b:58918af9c4]Daniel Chagas[/b:58918af9c4] é que são inspiração pra quem se propoe a construir Piper Cub em balsa. Espero não passar vergonha :roll: :roll: :roll:
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Seriam estes:

[code:1:2e8c3530d3]USA-35B AIRFOIL
17.0 17.0

0.0000000 0.0000000
0.0125000 0.0239000
0.0250000 0.0335000
0.0500000 0.0476000
0.0750000 0.0589000
0.1000000 0.0669000
0.1500000 0.0780000
0.2000000 0.0852000
0.3000000 0.0900000
0.4000000 0.0866000
0.5000000 0.0757000
0.6000000 0.0605000
0.7000000 0.0432000
0.8000000 0.0226000
0.9000000 -.0004000
0.9500000 -.0126000
1.0000000 -.0251000

0.0000000 0.0000000
0.0125000 -.0173000
0.0250000 -.0213000
0.0500000 -.0248000
0.0750000 -.0262000
0.1000000 -.0269000
0.1500000 -.0276000
0.2000000 -.0270000
0.3000000 -.0261000
0.4000000 -.0250000
0.5000000 -.0237000
0.6000000 -.0231000
0.7000000 -.0234000
0.8000000 -.0241000
0.9000000 -.0256000
0.9500000 -.0264000
1.0000000 -.0276000[/code:1:2e8c3530d3]

Se quiser posso vetorizar o perfil com base nestas coordenadas

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:5c98005b89="Mac2"]Seriam estes:

[code:1:5c98005b89]USA-35B AIRFOIL
17.0 17.0

0.0000000 0.0000000
0.0125000 0.0239000
0.0250000 0.0335000
0.0500000 0.0476000
0.0750000 0.0589000
0.1000000 0.0669000
0.1500000 0.0780000
0.2000000 0.0852000
0.3000000 0.0900000
0.4000000 0.0866000
0.5000000 0.0757000
0.6000000 0.0605000
0.7000000 0.0432000
0.8000000 0.0226000
0.9000000 -.0004000
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1.0000000 -.0251000

0.0000000 0.0000000
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0.0500000 -.0248000
0.0750000 -.0262000
0.1000000 -.0269000
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0.2000000 -.0270000
0.3000000 -.0261000
0.4000000 -.0250000
0.5000000 -.0237000
0.6000000 -.0231000
0.7000000 -.0234000
0.8000000 -.0241000
0.9000000 -.0256000
0.9500000 -.0264000
1.0000000 -.0276000[/code:1:5c98005b89]

Se quiser posso vetorizar o perfil com base nestas coordenadas

Abs

Marco Aurelio[/quote:5c98005b89]

Estes mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:602c70a4e0="LaercioLMB"][quote:602c70a4e0="Mac2"]Seriam estes:

[code:1:602c70a4e0]USA-35B AIRFOIL
17.0 17.0

0.0000000 0.0000000
0.0125000 0.0239000
0.0250000 0.0335000
0.0500000 0.0476000
0.0750000 0.0589000
0.1000000 0.0669000
0.1500000 0.0780000
0.2000000 0.0852000
0.3000000 0.0900000
0.4000000 0.0866000
0.5000000 0.0757000
0.6000000 0.0605000
0.7000000 0.0432000
0.8000000 0.0226000
0.9000000 -.0004000
0.9500000 -.0126000
1.0000000 -.0251000

0.0000000 0.0000000
0.0125000 -.0173000
0.0250000 -.0213000
0.0500000 -.0248000
0.0750000 -.0262000
0.1000000 -.0269000
0.1500000 -.0276000
0.2000000 -.0270000
0.3000000 -.0261000
0.4000000 -.0250000
0.5000000 -.0237000
0.6000000 -.0231000
0.7000000 -.0234000
0.8000000 -.0241000
0.9000000 -.0256000
0.9500000 -.0264000
1.0000000 -.0276000[/code:1:602c70a4e0]

Se quiser posso vetorizar o perfil com base nestas coordenadas

Abs

Marco Aurelio[/quote:602c70a4e0]

Estes mesmo.
.[/quote:602c70a4e0]
Obrigado Laercio. Vou manter os arquivos em .DAT. Quando for necessário eu gero o perfil pela macro do Corel.

Abs

Marco Aurelio
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Rho
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Mensagem por Rho »

Obrigado LaercioLMB e Mac2!

Vem Mac2, embarca neste também !?!? Mac2, você que é fã dos Emax, o que me diz do BL2220/08 de 1050 KV? Conhece?

Quanto ao perfil me pareceu mais espeço, olhando agora no CAD percebe-se que tem arox. 11,8%. Vai ser este mesmo o perfil que vou utilizar.

Pequenas adaptações: o perfil original tem uma pequena concavidade no ventre, que será passada para uma reta, tornando-se então o bem conhecido plano-convexo. Ninguém precisa ficar com coceira, preocupado, estressado - o nome do tópico traz a palavra ADAPTAÇÕES porque eu me conheço!!! Os motivos são simples: uma concavidade tão amena como essa não seria prática para se reproduzir com as nervuras e entelagem, ne na montagem da asa uma superfície plana deixa a coisa molezinha.

Logo devo plotar e cortar os gabaritos em compensado, mas só semana que vem pois este final de semana será dedicado ao E.P. Sportster!!!

Valeu
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Rho, tem tanto aeromodelo que necessitaria de um perfil simétrico ou undercamber e o pessoal usa o Clark Y e voa, não será um pequeno detalhe de um côncavo de um perfil que irá atrapalhar o voo.
Realmente o thickness do Perfil USA-35B é superior ao do Clark Y, por isso ele é mais espesso mesmo.
O camber do USA-35B também é ligeiramente maior do que o do Clark Y, por isso aquela leve curvatura no intradorso do perfil.
Deixar o perfil USA-35B reto em baixo, é o mesmo que diminuir pouco o camber dele e aumentar mínima coisa o thickness, o que também não vejo ser ruim.
Sendo assim, o que você pretende fazer, acredito que não irá atrapalhar o voo dele, mas se estolar de ponta de asa, convêm fazer um washout negativo nas pontas das asas.

Esse link abaixo mostra algumas fórmulas para calcular um perfil, acredito que seja útil para muitos entenderem o que é um perfil, não que precisem calcular sempre, pois já temos muitos prontos, mas ajudará a entender o que é cada parte de um perfil.

http://en.wikipedia.org/wiki/NACA_airfoil
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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