Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Não tem nada haver a foto ser de um ano atras, este motor 120 é vendido normalmente na China e tem de Kvs e voltagens diferentes. Tem um de 500 Amps!
Avatar do usuário
Sanderval
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 12:34 am
Localização: S.B.O.

Mensagem por Sanderval »

Eiiitaaaa!!!

Dois motorZINHO desse ai é mais forte do que muito carro por ai!!

Esse de 500A que você comentou então deve fazer o serviço de um motor 1.0L sozinho!

Pena que as baterias não estão evoluidas o bastante para "empurrar" um motor deses por bastante tempo.

Por falar nisso... Você já tem idéia do tempo de voo que essa asa vai ter Pedro?

abraço... acompanhando!!
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

[quote:e9443f030a="Saи"]Eiiitaaaa!!!

Dois motorZINHO desse ai é mais forte do que muito carro por ai!!

Esse de 500A que você comentou então deve fazer o serviço de um motor 1.0L sozinho!

Pena que as baterias não estão evoluidas o bastante para "empurrar" um motor deses por bastante tempo.

Por falar nisso... Você já tem idéia do tempo de voo que essa asa vai ter Pedro?

abraço... acompanhando!![/quote:e9443f030a]

REALMENTE ! Estamos ainda um passo atras em matéria de baterias, mas com certeza é uma questão de tempo, elas já existem... mas não são de custo acessível. Temos que aguardar mais um pouco... rsrsrsr
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Terminei o duto e ficou bem legal, sem problemas, fiz uma verificação do alinhamento, espaço para os links dos servos e etc. e parece que está tudo bem. Isso é raro nos meus projetos, é que eu vou fazendo sempre com uma dose extra de otimismo e chega no fim as coisas não cabem ou não se ajustam. Mas desta vez parece que está tudo dando certo, os controles dos servos foi por questão de dois milímetros, rsrsrsr.

O alinhamento da EDF também ficou na posição que eu imaginava, agora.... sempre tem o grande problema das baterias... não sei não.... rsrsrsr talvez tenhamos que esperar a nova geração de baterias que acabamos de falar... rsrsrsr... é que tenho bastante serviço ainda por aqui, até chegar a EDF e tudo mais.....

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/43/20130510160006.jpg/][img:0fda985fd5]https://imageshack.us/scaled/large/43/20130510160006.jpg[/img:0fda985fd5][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/580/img9853d.jpg/][img:467a7f0f7c]https://imageshack.us/a/img580/4879/img9853d.jpg[/img:467a7f0f7c][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:8e82da79a1="Pedro Prado"][URL=http://imageshack.us/photos/my-images/580/img9853d.jpg/][img:8e82da79a1]https://imageshack.us/a/img580/4879/img9853d.jpg[/img:8e82da79a1][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL][/quote:8e82da79a1]

Espetacular !!!!
Realmente sem comentários.
Só posso falar, meus parabéns...
Vou acompanhar até o final do projeto..
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Valeu Gabriel!

Vou tentar explicar essa entrada NACA.

Duto NACA, sempre achei muito interessante esse duto, então fui pesquisar um pouco a respeito.

A NACA ou "National Advisory Committee for Aeronautics" hoje em dia é a NASA, ela foi criada em 1915 logo no início dos primeiros aviões, foi criada para criar regulamentações técnicas, tipo perfis de asas e mais um milhão de especificações para o uso em aeronáutica.

Em 1945 eles especificaram essa entrada de ar, ela foi inventada para captar o ar sem oferecer resistência ao ar criada por alguma concha externa. Quando você tem uma concha na superfície ela conduz o ar para dentro mas ao mesmo tempo ela gera um arrasto a mais.

Bom, não sou professor nem tão pouco estou habilitado a dar aulas. Mas aí vai... Pelo que pude entender, o ar que vai passando por cima, por causa das duas formas, a rampa que desse e a curva lateral dupla, fazem que em cada lado se crie vórtices que giram pra dentro, formando um ralo ao longo da linha curva.

Puts, é difícil explicar o que agente não entendeu muito bem... rsrsrs

Vou tentar desenhar:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/37/20130511191613.jpg/][img:8cdf3a6a28]http://img37.imageshack.us/img37/3495/20130511191613.jpg[/img:8cdf3a6a28][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Na borda em cima, ou seria um bordo de ataque, tem esse perfil de asa invertido para acelerar também a entrada do ar, ainda falta fazer esse aerofólio na asa também, é necessário se fazer para funcionar melhor. É uma combinação de coisas, uma combinação de detalhes que faz deste desenho uma coisa tão consagrada. Afinal foi inventada nos anos 40 e se usa até hoje nos Boeings, Airbuss e tudo mais.

Eles inventaram primeiramente para captar o ar das turbinas a jato e depois acabou sendo utilizadas para as mais variadas entradas de ar. Não só na aviação mas também em corridas de automóveis e na industria automobilística esportiva também.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/707/capturebsk.jpg/][img:8cdf3a6a28]http://img707.imageshack.us/img707/7126/capturebsk.jpg[/img:8cdf3a6a28][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Outra coisa que aprendi pesquisando é que o arrasto ou "drag" aumenta mais que a velocidade, se você dobrar a velocidade... você quadruplica o arrasto. Então dá para entender porque não querem uma concha para fora.

Bom, os físicos e professores que me perdoem minha... minha aventura nesta área, foi só uma curiosidade que achei que podia passar adiante.

Vejam esta que está em cima de uma bolha elíptica, estranha...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/46/nacasubmergedinlets.jpg/][img:8cdf3a6a28]http://img46.imageshack.us/img46/287/nacasubmergedinlets.jpg[/img:8cdf3a6a28][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Alguns carros clássicos que usaram dutos NACA.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/827/carroscomnaca.jpg/][img:8cdf3a6a28]http://img827.imageshack.us/img827/9158/carroscomnaca.jpg[/img:8cdf3a6a28][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
lowagite
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 10:35 pm
Localização: Campos Novos-SC

Mensagem por lowagite »

Acompanhando, confesso que não achava graça em asas voadoras, meu interesse começou na fesbraer desse ano foi que vi combate de asas, e na fesbraer um amigo comprou uma, hoje inalguramos ela, me apaixonei, agora só fico atras de informações, e to bem "loco" pra comprar uma!!!
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Simples...

Mensagem por rogeriomodao »

Simplesmente fantástico esse projeto. Estou acompanhando desde o primeiro post.
E olhando pra minha asinha de isopor, e pensando...
Málhepregunte, quanto já gastou nesse projeto?
Sei que não tem haver com valor financeiro, mas com o prazer de concluir um projeto. Mas me bateu a curiosidade.
Caso não tenha essa informação, ou prefira não revelar, será plenamente compreensível.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Iowagite, é não tem jeito... quando o cara é fisgado por uma asa.... nunca mais... é asa pro resto da vida!!!....

Rogério, não tenho porque esconder nada, todo dinheiro que ganho e gasto é honesto e não tenho porque não divulgar.

Mas não tenho números exatos, infelizmente... na próxima asa vou calcular na ponta do lápis. No entanto posso chutar alguma coisa, de matéria prima na asa de carbono deve ter ido tranquilamente uns R$ 1000,00 de material, carbono por R$ 180,00 o metro, resina epóxi da boa e várias despesas com miudezas. Essas miudezas no aeromodelismo que são fogo, é pinceis, massas, colas, solventes e etc., você compra e não usa tudo e sobra e fica difícil calcular.

Nos moldes, deve ter ido mais uns R$ 1000,00 ou R$ 1500,00, o material de fibra de vidro é muitas vezes mais barato, mas em compensação o molde tem que ser muito grosso, mas MUITO grosso mesmo, então vai um monte de fibra e resina e no fim sai caro. E tem que ser grosso mesmo, senão empena... e aí perde tudo.

No modelo também foi bastante material, madeira, massa, fibra e resina... acho que uns R$ 500,00.

Mão de obra... essa é a questão, foram HORAS e mais HORAS de trabalho duro e pesado do Hernane e muito trabalho meu também.... MUITO TRABALHO MESMO, nem imagino quanto.

Juro que na próxima asa vamos fazer uma planilha de horas trabalhadas e materiais envolvidos, aliás essa é uma prática muito pouco usada aqui por nós brasileiros, já nos E. U. A. eles consideram muito o trabalho manual por isso sempre contam as horas trabalhadas, sei bem disso porque já morei lá e tive negócios lá também, então sei bem como são as coisas por lá.

\ :D /
Responder