Nova asa trocentos carbono, caiu!!!
Enviado: Ter Jul 31, 2012 12:07 pm
Então... resolvi fazer o molde de fibra de vidro da Asa Trocentos, como aprendi a trabalhar com fibra de carbono e Kevlar achei então que seria legal fazer um molde para poder produzir a Asa Trocentos já que ela voou tão bem.
Com o molde eu poderei fazer ela em fibra de carbono, kevlar ou até mesmo fibra de vidro, que é a mais barata sem dúvida. Para isso estou fazendo um novo modelo em madeira sólida, estou usando o mesmo design geral, perfil, tamanho e etc que a outra. Só que eu modifiquei a fuselagem dela para caber qualquer tipo de motorização, EDF, Jato querosene ou até mesmo hélice pusher. O perfil continua radical, como já falei, o mesmo perfil Pylon da Trocentas anterior que foi o Cesar que escolheu, radical para velocidade.
A ideia será, primeiro na nossa,(Douglas e eu), montar o conjunto de propulsão a querosene do Falcon dele, que ele cedeu gentilmente.
Vou fazer a primeira asa em fibra de carbono, é o material mais resistente que tem para essa aplicação, depois vem o Kevlar e depois a fibra de vidro, mas o preço também não é mole, enquanto a fibra de vidro custa RS$ 7,00/m2, o Kevlar custa RS$50,00/m2 e a fibra de carbono custa RS$150,00, mas acho que vale a pena, não deve ir mais do que uns 3 ou 4 metros quadrados. Para ficar forte mesmo e atingir velocidades astronômicas tem que ser carbono mesmo, rsrsrsr.
Fiz uma "cowl", para o Stol CH-701 que estou muito devagarzinho construindo, de fibra de carbono e o resultado foi surpreendente. A parte de cima, que tem aproximadamente um metro quadrado, pesou 700 gramas, e ficou muito forte. Usei uma resina super boa epoxi e o tecido de 200gr/m2.
Gostei bastante da brincadeira de fazer os moldes e as peças de carbono, já trabalhei muito no passado com fibra de vidro, tive por 15 anos indústria de barcos em fibra de vidro, mas tive que fechar na época do Collor, e agora... voltei a me coçar com o pó da fibra e com a novidade do pó preto da fibra de carbono, que alem de coçar também... suja muito.
O centro da asa, ou fuselagem, eu fiz bem aerodinâmico, tipo um projétil de fuzil, acho que vai ter o mínimo de resistência ao vento, vou embutir os servos do aileron no corpo da asa assim posso usar servos dos mais fortes que tiverem, tipo 15 quilos cada. Os ailerons vão ser do próprio material da asa, bem resistentes também.
O Douglas me pediu que desenvolvesse uma peça na saída dos gases tipo "Trust" de avião a jato, para que ele pudesse controlar o fluxo do jato como leme.... vamos tentar fazer alguma coisa....rssrsrs... ele diz que quers passar rasante a toda velecidade... na faca!
Bom.... aos poucos vamos fazendo, descobrindo as coisas e vamos colocando aqui.
Como sempre estou aguardando as dicas e ideias de todos que quiserem colaborar e participar... abraços... Pedro
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Com o molde eu poderei fazer ela em fibra de carbono, kevlar ou até mesmo fibra de vidro, que é a mais barata sem dúvida. Para isso estou fazendo um novo modelo em madeira sólida, estou usando o mesmo design geral, perfil, tamanho e etc que a outra. Só que eu modifiquei a fuselagem dela para caber qualquer tipo de motorização, EDF, Jato querosene ou até mesmo hélice pusher. O perfil continua radical, como já falei, o mesmo perfil Pylon da Trocentas anterior que foi o Cesar que escolheu, radical para velocidade.
A ideia será, primeiro na nossa,(Douglas e eu), montar o conjunto de propulsão a querosene do Falcon dele, que ele cedeu gentilmente.
Vou fazer a primeira asa em fibra de carbono, é o material mais resistente que tem para essa aplicação, depois vem o Kevlar e depois a fibra de vidro, mas o preço também não é mole, enquanto a fibra de vidro custa RS$ 7,00/m2, o Kevlar custa RS$50,00/m2 e a fibra de carbono custa RS$150,00, mas acho que vale a pena, não deve ir mais do que uns 3 ou 4 metros quadrados. Para ficar forte mesmo e atingir velocidades astronômicas tem que ser carbono mesmo, rsrsrsr.
Fiz uma "cowl", para o Stol CH-701 que estou muito devagarzinho construindo, de fibra de carbono e o resultado foi surpreendente. A parte de cima, que tem aproximadamente um metro quadrado, pesou 700 gramas, e ficou muito forte. Usei uma resina super boa epoxi e o tecido de 200gr/m2.
Gostei bastante da brincadeira de fazer os moldes e as peças de carbono, já trabalhei muito no passado com fibra de vidro, tive por 15 anos indústria de barcos em fibra de vidro, mas tive que fechar na época do Collor, e agora... voltei a me coçar com o pó da fibra e com a novidade do pó preto da fibra de carbono, que alem de coçar também... suja muito.
O centro da asa, ou fuselagem, eu fiz bem aerodinâmico, tipo um projétil de fuzil, acho que vai ter o mínimo de resistência ao vento, vou embutir os servos do aileron no corpo da asa assim posso usar servos dos mais fortes que tiverem, tipo 15 quilos cada. Os ailerons vão ser do próprio material da asa, bem resistentes também.
O Douglas me pediu que desenvolvesse uma peça na saída dos gases tipo "Trust" de avião a jato, para que ele pudesse controlar o fluxo do jato como leme.... vamos tentar fazer alguma coisa....rssrsrs... ele diz que quers passar rasante a toda velecidade... na faca!
Bom.... aos poucos vamos fazendo, descobrindo as coisas e vamos colocando aqui.
Como sempre estou aguardando as dicas e ideias de todos que quiserem colaborar e participar... abraços... Pedro
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