Mais um Piper j3 Cub 1,18m balsa, glow - VIDEO

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mais um Piper j3 Cub 1,18m balsa, glow - VIDEO

Mensagem por marcoskoller »

Bom galera, lá vai a construçao de mais um Piper J3

é um kit da HK, eis o link

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22527__J_3_Laser_Cut_Kit_1180mm_inc_glazing_cowl_KIT_.html

A diferença é que pra variar vou mudar um pouco e colocar um motor .15 ao invés de elétrico.

Após o termino da construção e o teste de vôo vou botar pra vender, ou leiloar, ou doar... sei lá. E porque? simplesmente porque eu num guento mais ver avião empilhado na minha casa de 50m², e mesmo assim num consigo parar de fazer. Acho que minha esposa vai acabar me largando kkkkkkk, Mas eu num consigo, é mais forte, eu adoro construir, montar, reformar, e as vezes gosto de pilotar também rsrsrsrs

As especificações:

-Envergadura: 1118mm
-comprimento: 780mm
-peso de vôo: no site fala 600g e no manual fala 870g mas como vou montar glow acho que de 1k num passa (meta 900g)
-Entelagem: Monokote amarelo translucido (aceito sugestões)
-servos: 4x htx9g e 1 hk282a 2g para o acelerador
-Ubec de 2a
-lipo 2s 150mha (2h de autonomia, jah usei num pequeno planador)
-motor marca "AP" .15 (pesa 120g, o mesmo que uma lipo de 3s 1300mha). Esse motor eu comprei por acaso e eh uma bala, pouca vibração, alta rotação, já montei shockflyer de depron com um motor desses rsrsrsrs
-helice 8x4 madeira (dá uns 450g de empucho, não medi direito, pode ser mais, menos não)
Anexos
22527-4.jpg
22527-4.jpg (38.35 KiB) Exibido 12395 vezes
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Antes de começar a postar as fotos vou falar um pouco sobre esse kit.

Quem tiver interessado em comprar este mesmo kit pense bem. O kit como tudo que é chines é razoavelmente bom, porém requer muuuuita construção e adaptação, pois o manual é uma merla (rsrsrs) e vem muita coisa errada.

Pra começo de conversa o corte a laser é uma bos... muito mal cortado e na maioria das peças não atravessa, o que não é muito problema com a balsa, soh dá um pouco mais de trabalho, mas nas peças em plywood é um pesadelo.

O corte em si, hora é mais grosso, hora mais fino, resultado, o esquadro das peças é outra desgraça.

Sem dizer que o suporte aos servos dos ailerons nem existe e pior, o clow que aparece não vem, pois um outro amigo meu tbém comprou e o dele tbém num veio (chinezaiada... sem comentarios)

Outra coisa que descobri, é que simplesmente não existe um lugar para colocar o estabilizador horizontal... é isso mesmo, a ultima caverna pegaria bem no começo dele, ainda não resolvi como vou fazer, mas depois posto a solução.

E antes que alguém me critique por isso já falo de antemão. Comprei um kit para montar e não pra ter que ficar adaptando e ajustando. se eu quisesse isso eu mesmo teria desenhado ele, e acho ainda que teria ficado melhor rsrsrsrs. E não adianta falar que é barato que não é, mesmo comprando a balsa e mandado cortar a laser, teria ficado mais barato.

Mas vamu ae, sou teimoso e burro, por isso vou dedicar o triplo de horas de trabalho pra ficar um bom aero, do que desenhar e mandar cortar um novo.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Comecei pelas asas, mas parei elas no meio por desconfiar de um problema
Anexos
o rebaixo na borda de ataque no começo da asa é maior que a metade da largura da fuselagem....  ou seja, as duas asas juntas vai ficar com um vão dos dois lados da fuseca. Vou ter que fazer uma sirurgia pra corrigir a que jah está feita e a outra que não
o rebaixo na borda de ataque no começo da asa é maior que a metade da largura da fuselagem.... ou seja, as duas asas juntas vai ficar com um vão dos dois lados da fuseca. Vou ter que fazer uma sirurgia pra corrigir a que jah está feita e a outra que não
IMG189.jpg (29.73 KiB) Exibido 12357 vezes
IMG176.jpg
IMG176.jpg (37.14 KiB) Exibido 12357 vezes
IMG175.jpg
IMG175.jpg (37.89 KiB) Exibido 12357 vezes
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Oi Marco!

Tudo Bem?

Cara esse kit eu acho (achismo) pelo que você comentou de defeito deve ser o kit que é rejeitado para montagem do aviões chineses (imagina um kit que foi rejeitado pelo padrão de qualidade chines?).

Como você comentou o kit deve ser bem ruim (mais vai ficar bonito parece) .Eu não compraria um kit de J3 simplesmente pelo fato de ser um avião de fácil construção (com poucas curvas minha opinião.) como você mesmo comentou talvez teria sido mais prático e barato projetar.

De qualquer maneira se caprichar vai ficar um bom Aero e não desanima não que aparentemente ele vai ficar legal.

Grande Abraço.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

A ultima foto tirei depois, soh postei no começo pra entender o problema que eu desconfiei na asa



mal comecei a fazer a fuselage e jah descobri outro problema
Anexos
IMG183.jpg
IMG183.jpg (32.84 KiB) Exibido 12353 vezes
IMG182.jpg
IMG182.jpg (32.17 KiB) Exibido 12353 vezes
IMG181.jpg
IMG181.jpg (36.32 KiB) Exibido 12353 vezes
IMG179.jpg
IMG179.jpg (36.92 KiB) Exibido 12353 vezes
IMG178.jpg
IMG178.jpg (33.81 KiB) Exibido 12353 vezes
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:a65a647a77="AndersonSP"]Oi Marco!

Tudo Bem?

Cara esse kit eu acho (achismo) pelo que você comentou de defeito deve ser o kit que é rejeitado para montagem do aviões chineses (imagina um kit que foi rejeitado pelo padrão de qualidade chines?).

Como você comentou o kit deve ser bem ruim (mais vai ficar bonito parece) .Eu não compraria um kit de J3 simplesmente pelo fato de ser um avião de fácil construção (com poucas curvas minha opinião.) como você mesmo comentou talvez teria sido mais prático e barato projetar.

De qualquer maneira se caprichar vai ficar um bom Aero e não desanima não que aparentemente ele vai ficar legal.

Grande Abraço.[/quote:a65a647a77]

Valeu meu amigo, a vontade que dá inicialmente é de botar fogo, mas depois que passa a raiva é só levar pro lado do desafio. to indo devagar e ele já está tendo um bom progresso. levei 12h marcadas de trabalho só para terminar de cortar todas as peças.


Mais fotos da fuseca. Observe que a última caverna fica bem na linha do bordo de ataque do estabilizador horizontal, e como ele é uma peça única de balsa, ou eu corto ele e arrisco enfraquecer e ter que colocar suporte depois da entelagem ou eu simplesmente elimino a parte de sima da ultima caverna e arrisco a matar um pouco o acabamento. fora isso Ainda tenho que decidir depois como vou fixar o estabilizador vertical, que já coloquei no lugar mas vou ter que tirar.
Anexos
IMG187.jpg
IMG187.jpg (32.74 KiB) Exibido 12347 vezes
IMG186.jpg
IMG186.jpg (31.62 KiB) Exibido 12347 vezes
IMG185.jpg
IMG185.jpg (31.61 KiB) Exibido 12347 vezes
IMG184.jpg
IMG184.jpg (35.53 KiB) Exibido 12347 vezes
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Sábado ou segunda posto mais progresso. o Motor e tanque só vai chegar 10/09, por isso não vou com muita pressa, preciso deles pra decidir algumas mudanças nas longarinas a título de reforço.

Acredito que pouco terei que alterar, pois até achei a fuselagem um pouco bem reforçada para um elétrico. O que me preocupa apenas é a forma de prender as asas e que ela não tem baioneta.


Abraço
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Olá Marcos Koller,

Também comprei este kit e minha opinião não é diferente da sua. Tenho projetado, cortado e vendido alguns kits em balsa cortados a laser e a qualidade do corte que tenho utilizado é muito, mas muito melhor que a deste kit. Também achei que tem madeira demais para um modelo deste tamanho.

O ponto favorável deste kit é a qualidade da madeira. Achei bem superior à balsa nacional, em algumas peças comparável a balsa da MasterWings (Equatoriana).

O manual é sofrível. Além de não explicar nada, vem em uma letra minúscula o que para mim foi um desafio maior ler as instruções do que montar o modelo.

Note que aqueles "rasgos" que tem na cauda do modelo não são para a fixação do estabilizador e sim para a passagem da lincagem. Gastei uns dois dias estudando como fazer a fixação da cauda dele. Para encaixar a deriva, ta;vez você tenha que retirar material da vareta superior. Somente assim eu consegui fixar a empenagem.

No meu kit veio o Cowl transparente, mas veio todo torto e talvez faça um novo para colocar no local.

Na junção das asas, tome cuidado com o diedro. Apesar de não informar isso, notei que existe um pequeno diedro pelas hastes de reforço em compensado que servem para unir as asas.

A deriva é muito fraca, acredito que não aguente a força que o leme irá fazer quando acionado. Coloquei varetas cortando o veio da madeira e um reforço em fibra de vidro para tentar aumentar um pouco a resistência da peça.

[img:d6c82a8814]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/552604_3144506710517_969187265_n.jpg[/img:d6c82a8814]

Segue abaixo uma foto de como está o meu modelo até o momento

[img:d6c82a8814]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/561843_3184898320282_1899483909_n.jpg[/img:d6c82a8814]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:fb1e289c66="Mac2"]Olá Marcos Koller,

Também comprei este kit e minha opinião não é diferente da sua. Tenho projetado, cortado e vendido alguns kits em balsa cortados a laser e a qualidade do corte que tenho utilizado é muito, mas muito melhor que a deste kit. Também achei que tem madeira demais para um modelo deste tamanho...

.
.
.

Abs

Marco Aurelio[/quote:fb1e289c66]

Olá Marco

Cara, como é bom trocar informações. eu já estava bolando como fazer a junção das asas e depois q li o q vc escreveu percebi isso também, vc foi mais minuncioso do que eu, valeu pela dica, não tinha visto o diedro e gostei da sugestão da deriva também.

os rasgos eu já tinha visto, tenho o costume de ultilizar o mesmo siltema. normalmente ultilizo arame de pesca do mais fino e um tubo guia, mas deixo a ponta dele sem apoio para o tubo trabalhar junto da lincagem perto das fixações, e na saida da fuselagem o rasgo é essencial, assim diminui e muito o atrito.

Quanto a balsa, ela tem a densidade maior que a brasileira dependendo da chapa, por isso achamos a qualidade melhor. O negocio que a balsa vendida aqui no brasil tem uma gramatura menor, que até é vantagem em algumas coisas, em outras não. Isso eu sinto falta, porque sei que por exemplo na alemanha, o pessoal compra balsa não só pela medida, mas pela gramatura também. E aqui é meio imposto, tipo "tem isso aqui pronto e acabou", pouca variedade. as varetas que vem com o kit não são de balsa, são de cedrinho ou cacheta, por isso é um pouco mais forte, porem mais rigida também. e o que é o melhor é o plywood que não acha aki no brasil, soh importado, isso q eh f**a!

Hoje descobri algumas coisas fora de esquadro, denovo! rsrsrs, vou ter que refazer algumas partes da fuseca, nada grave.

Queria saber, vc vai montar elétrico mesmo? qual é o peso final?

O parabrisa e as janelas laterais que veio são muito pesados, 52g os 3 juntos sendo que uma asa tem apenas 44g. Estou tendo dificuldades pra achar um subistituto, pois mudei pra uma cidade bem do interior e aqui é uma fartura danada.

Estou estimando o peso da fuselagem completa em 400g já entelado, por enquanto todas as peças juntas sem entelagem está dando 256g. to achando que o peso final ficará abaixo do previsto (q maravilha)



abraço
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Marco Aurelio, voce poderia postar mais algumas fotos da ponta da asa? estou pensando em mudar o sistema e to querendo umas ideias..


obrigado

marcos koller
Responder