Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 21 Jan 2013 14:14

Boa tarde pessoal,

Hoje iniciei com a ajuda de um amigo a aplicação do primer para encontrar TODOS os defeitos da asa e etc. Não pretendo dar o melhor acabamento do mundo pois como é um protótipo teste, não acho necessário perder tempo e paciência com este modelo.
Encontrei na China um clone do ardupilot pelo mesmo preço e frete GRATIS para o Brasil, e pelos comentários em geral funciona muito bem também.
Em breve comprarei ele para me divertir um pouco:
[url]http://www.aliexpress.com/item/2-Pieces-Per-Lot-APM-2-0-PURPLE-FULL-KIT-ASSEMBLED-APM-2-0-And-MTK/593222213.html[/url]

Segue a asa com primer:
[img:5a151d1179]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-21_15-02-37_358-577x1024.jpg[/img:5a151d1179]

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 24 Jan 2013 11:07

Bom dia Pessoal,

Cheguei a conclusão de algo que já sabia, mas eu sou muito teimoso. Massa plastica ou poliéster não combinam com isopor. Haviam alguns furos na fibra que envolvia a asa devido ao acabamento. Inventei de preenche-los com massa plastica e a cada camada que passava novas rachaduras apareciam. Não teve jeito, olhem o tamanho do problemão que surgiu. Então resolvi atacar o problema com massa acrílica mesmo e depois irei dar o acabamento novamente. Espero que de certo.

[img:de7b13caab]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-24_10-32-21_967-1024x577.jpg[/img:de7b13caab]

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 24 Jan 2013 11:25

Realmente chato isso Diego, mas deves corrigir sem grandes problemas.

Outra dica é engrossar o epoóxi com talco ou microesferas e passar aí. Depois de lixado fica o acabamento perfeito, sem falar que não solta mais.

To acompanhando a evolução do trabalho, que está ficando muito bom.

Quero aproveitar e aprender um pouco da eletrônica da coisa.

Abraço!

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 28 Jan 2013 20:01

Putz, cheguei atrasado !!!
Pô Diego, me chamou para quê, tá tudo decidido, e inclusive já feito !?!?
...
Olha eu aqui na área das coisa que roda no nariz, Marco Antoniooooooo !!
.....

Entao Diego, agradeço o convite para o post, porém sinto informar que talvez eu não diga coisas muito amenas.

Conceito plank :

Plank não tem rabo, nem precisa de muito nariz, ela acelera muito rapido, pois tem menor "área molhada".

BENEFÍCIOS : Compacto, pequeno, rápido, simples de construir.
PONTOS FRACOS : Ela não tem uma boa estabilidade horizontal, não tem precisão neste eixo, e também tem menor razão de planeio que um planador convencional.

Portanto, olhando o seu projeto, me pergunto : Já que tem aquele rabão, porque não colocar um profundor alí ? Vc só tem a ganhar !

O que eu não encontrei no seu post :
- Qual é afinal o perfil que escolheu ?

Está correto em utilizar um com Cm>0, só e somente só este (não pode ser outro.)

Último comentário : Uma plank para fotografia, FPV e autopilot (isto é um piloto automático ?) deveria ser uma plank LARGONA, com muita área de asa (alongamento da ordem de 4:1, ou seja se a asa tem 1 metro, corda de 250mm), aí vc fica com um tanque de guerra, grande área, baixa carga, estável e indestrutível (esqueci deste ponto forte da plank).

Se você nunca trimou nem voou uma plank larga, o negócio fica exponencialmente mais chato (não é complicado, só é chato) numa asa de alto alongamento como esta sua. Começe com CG em 20% da corda média, e profundor com 30% de comando, para sua sanidade mental.

Sobre a carga alar, lembre-se que uma parte da asa de uma plank é usada de estabilizador, portanto ao calcular a área da asa, tire uns 20% do resultado que obteve ( a área útíl é uns 20% menor que a área calculada).

Espero ter colaborado.

Abraço,

PS : me convide para primeiro vôo que vou com prazer, ajudo a trimar, e ponho esse treco no ar (isto se vc escolheu e construiu um perfil com Cm>0).
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 29 Jan 2013 09:40

[quote:d9121f3ef2="Marcos Quito"]Putz, cheguei atrasado !!!
Pô Diego, me chamou para quê, tá tudo decidido, e inclusive já feito !?!?
...
Olha eu aqui na área das coisa que roda no nariz, Marco Antoniooooooo !!
.....

Entao Diego, agradeço o convite para o post, porém sinto informar que talvez eu não diga coisas muito amenas.

Conceito plank :

Plank não tem rabo, nem precisa de muito nariz, ela acelera muito rapido, pois tem menor "área molhada".

PONTOS FRACOS : Ela não tem uma boa estabilidade horizontal, não tem precisão neste eixo, e também tem menor razão de planeio que um planador convencional.

Portanto, olhando o seu projeto, me pergunto : Já que tem aquele rabão, porque não colocar um profundor alí ? Vc só tem a ganhar !

O que eu não encontrei no seu post :
- Qual é afinal o perfil que escolheu ?

Está correto em utilizar um com Cm>0, só e somente só este (não pode ser outro.)

Último comentário : Uma plank para fotografia, FPV e autopilot (isto é um piloto automático ?) deveria ser uma plank LARGONA, com muita área de asa (alongamento da ordem de 4:1, ou seja se a asa tem 1 metro, corda de 250mm), aí vc fica com um tanque de guerra, grande área, baixa carga, estável e indestrutível (esqueci deste ponto forte da plank).

Se você nunca trimou nem voou uma plank larga, o negócio fica exponencialmente mais chato (não é complicado, só é chato) numa asa de alto alongamento como esta sua. Começe com CG em 20% da corda média, e profundor com 30% de comando, para sua sanidade mental.

Sobre a carga alar, lembre-se que uma parte da asa de uma plank é usada de estabilizador, portanto ao calcular a área da asa, tire uns 20% do resultado que obteve ( a área útíl é uns 20% menor que a área calculada).

Espero ter colaborado.

Abraço,

PS : me convide para primeiro vôo que vou com prazer, ajudo a trimar, e ponho esse treco no ar (isto se vc escolheu e construiu um perfil com Cm>0).[/quote:d9121f3ef2]

Boa noite Mestre Marcos.

Eu nunca gostei de entregar muito o jogo, rs, mas vou entregar.

Eu estou usando um perfil alemão novo, um JWL-065, que tive que usar os pontos para compor um perfil para analise no software de analise aerodinâmica.

Eu pensei realmente em colocar uma cauda horizontal, porém eu queria um modelo que fosse fácil de montar em campo e a peça que mais atrapalha esse montagem é a porcaria do profundor.

Por isso busquei o conceito PLANK. Ja projetei cauda convencional, cauda em T, cauda em V, consequentemente por estes motivos acima, resolvi partir para um novo conceito. No meu caso esse nariz que "ëstraga" a PLANK foi necessário para colocar a uma bateria de 5800Mha, pois um dia pensei na tal da fotometria aérea ou até mesmo aplicações de cunho comercial e militar. Como toda área vertical e envergadura que vc coloca no plane influencia na tal da estabilidade direcional, fui obrigado a colocar esse estabilizador vertical. Parece um planadorzão. Até tenho um projeto maior que este, tipo um tanque de guerra, mas primeiro pensei em ir pelo mais barato. Se o pequeno voar, ai me segura, hehehe....

Um conceito que é o que pega é justamente o de estabilidade horizontal onde a sensibilidade do CG é relativo a porcentagem da corda média. Neste caso quanto menor minha corda média, tenho a consciência que 1 mm é coisa pra caramba. Pensei no primeiro vôo, criar um dispositivo (um carrinho) que segura a bateria por exemplo, com um servo linkado nele. Conforme se trima o plane, aciona-se este servo para que ele coloque esta bateria na posição de CG mais confortável de vôo.
Fiquei triste em saber que o desempenho dele é inferior ao de um planador convencional. Mas num custa testar esse cara aqui né?
Obrigado pelas dicas.

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 04 Fev 2013 11:35

[quote:40313857dc="Marcos Quito"]

Conceito plank :

PONTOS FRACOS : Ela não tem uma boa estabilidade horizontal, não tem precisão neste eixo, e também tem menor razão de planeio que um planador convencional.[/quote:40313857dc]

Marcos Quito,

Atendendo seu conselho, fiz uma pequena modificação.
Reduzi a cauda pela metade, de 60cm passou a ter 30cm desde o bordo de ataque da asa. Fiz analises prévias de estabilidade lateral e está tudo ok. O unico problema que tenho mesmo é com o espaço da parafernália que vai dentro, pois vou fazer um FPV mesclado com um piloto automático. Ainda tenho muitas dúvidas sobre a transmissão da imagem, a turma do FPV podia dar um Help.
Então segue uma imagem que mostra a diferença dos desenhos:

[img:40313857dc]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/02/Compara%C3%A7%C3%A3o-1024x898.jpg[/img:40313857dc]

sgt.meirelles
membro

Mensagempor sgt.meirelles » 04 Fev 2013 16:19

[quote:36ecb9671d="Diego Monteiro"]
Em breve comprarei ele para me divertir um pouco:
[url]http://www.aliexpress.com/item/2-Pieces-Per-Lot-APM-2-0-PURPLE-FULL-KIT-ASSEMBLED-APM-2-0-And-MTK/593222213.html[/url]
[/quote:36ecb9671d]

Diego, desculpe a pergunta, mas essa placa aqui http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=765 também roda o APM?
Achei ela mais barata... sei que vem sem o GPS, mas compensa o preço na sua opinião?

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 04 Fev 2013 18:24

diego, sobre o equipamento de fpv, é bom ele ficar separado de tudo que for possível. eu aconselho ele em uma ponta de asa e a bateria dele na outra, ou isso tudo embutido no leme, com a antena (uma cloverleaf) pra cima do leme mesmo.

a fuselagem também deveria ser mais gorda, ou você vai precisar de um pod externo pra carregar as câmeras. e lembre-se que você vai precisar de algum mecanismo de proteção pra câmera/lente!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 04 Fev 2013 19:01

[quote:73e6898bbf="ze_mayer"]diego, sobre o equipamento de fpv, é bom ele ficar separado de tudo que for possível. eu aconselho ele em uma ponta de asa e a bateria dele na outra, ou isso tudo embutido no leme, com a antena (uma cloverleaf) pra cima do leme mesmo.

a fuselagem também deveria ser mais gorda, ou você vai precisar de um pod externo pra carregar as câmeras. e lembre-se que você vai precisar de algum mecanismo de proteção pra câmera/lente![/quote:73e6898bbf]

Fala Zé,

estou pensando nisso, acho que rolava usar um NACA0009 no leme pra ter espaço para toda a tralha, o que acha?
Dentro da fuselagem tenho espaço de sobra pra uma bateria de 5800Mah 4S hehehehe....
Agora tenho uma duvida, a antena do Ardupilot é a mesma antena do Transmissor da imagem? Conversando com um amigo, ele disse que a antena do ardupilot é diferente da antena do transmissor mesmo usando o OSD!!!

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 04 Fev 2013 19:30

não é necessário, mas é aconselhável ter a telemetria (3dradio / xbee) + video com osd. com o 3dradio ou xbee você tem a comunicação 2-way. a antena original do 3dradio é igual a uma de roteador/radio 2.4, e o alcance é bom.

para o vídeo eu aconselho a cloverleaf, é um pouco trambolhosa, mas muito boa. em 1.2ghz é meio grande, se for em 5.8ghz fica bem pequena.

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 05 Fev 2013 23:43

diego, já procura o airspeed expander, data radio e minimOSD. são add-ons relativamente baratos e muito interessantes!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 05 Fev 2013 23:46

[quote:fe09b51884="ze_mayer"]diego, já procura o airspeed expander, data radio e minimOSD. são add-ons relativamente baratos e muito interessantes![/quote:fe09b51884]

Claro Zé, já estou listando produtos alternativos, porque pela DIY ----- sai muito caro. Achei algumas cameras e OSD xinglings que talvez funcionem. O airspeed tbm estou indo atras... abs

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 08 Fev 2013 11:00

Finamente finalizei a asa. Deu uma trabalheira, mas ela ficou muito boa. Podia estar melhor, mas acho que é o suficiente para um primeiro protótipo.
Vou deixar a pintura no primer mesmo e entelar alguma faixa assimétrica só para visualizar o modelo direito.
Passei lixa 1000 nele para dar um acabamento bom, acho que pretendo aplicar um verniz, não sei ainda. Ela está pesando 950 gr. Achei pesadinha devido a quantidade de consertos que tive que fazer nela durante a construção. Várias lições aprendidas com esta construção.

[img:e93c831fdc]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/02/2013-02-06_17-15-49_885-577x1024.jpg[/img:e93c831fdc]

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 08 Fev 2013 11:12

caramba! 950g só na asa?? qual a envergadura mesmo?

sem querer te desanimar, mas já procura um motor maior!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 08 Fev 2013 11:19

[quote:88221c5018="ze_mayer"]caramba! 950g só na asa?? qual a envergadura mesmo?

sem querer te desanimar, mas já procura um motor maior![/quote:88221c5018]

2M de env zé, é um planador praticamente... Acho que o motor suporta sim...

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 12 Fev 2013 20:54

Good news, o plane voou!!! vou editar o video e depois posto mais detalhes!!!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 12 Fev 2013 21:15

Boa noite galera,
Fotos do modelo finalizado e dos amigos que ajudaram a concluir o modelo.
O Plane ficou pesando 1,5kg total. Ficou pesadinho, mas o motor 2926 deu conta, voava 10 min tranquilamente. Não tinha o planeio que eu desejava, voava como um trainer, devido ao peso. Se eu realmente quiser colocar um piloto automático e um FPV nele vou precisar tirar um bom peso e aumentar um pouco a área alar. Neste quesito peço ajuda aos amigos dos planadores. Tudo isso será possível modificando a construção que será feita por infusão a vácuo. Não reparem no tempinho feio ao fundo da foto, rs... Seguem as fotos:

[img:bfa121b1da]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/02/2013-02-11-17.12.15-1024x768.jpg[/img:bfa121b1da]

[img:bfa121b1da]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/02/2013-02-11-17.55.22-1024x768.jpg[/img:bfa121b1da]

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 14 Fev 2013 14:54

Segue o vídeo dos primeiros testes, sucesso total...
Em breve inicio a otimização da coisa toda.

[yt]rbaVdyCka6w[/yt]

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 21 Fev 2013 22:28

Segue mais um vídeo em HD.
O plane ficou show de bola:

[yt]qsffxD2grTU[/yt]

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 22 Fev 2013 00:17

tá voando bem tranquilo mesmo! parece que não tem aquelas oscilações que de vez em quando vejo nos vídeos das zagis. se der, põe uma camera nele (nem que seja celular) e faz um vídeo onboard!

é só impressão minha, ou ele tem alguma tendência meio estranha de afundar pra dentro das curvas mais fechadas?

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 22 Fev 2013 10:05

[quote:ee5fbd2833="ze_mayer"]tá voando bem tranquilo mesmo! parece que não tem aquelas oscilações que de vez em quando vejo nos vídeos das zagis. se der, põe uma camera nele (nem que seja celular) e faz um vídeo onboard!

é só impressão minha, ou ele tem alguma tendência meio estranha de afundar pra dentro das curvas mais fechadas?[/quote:ee5fbd2833]

Fala Zé,

Ta voando bem sim, pelo que medi ta com 3% de margem estática.
Essa tendencia de afundar dentro das curvas é a instabilidade no modo espiral e a ausência de um comando de leme. As vezes uma simples mixagem no elevon resolve, pois nem mexi em nada no radio praticamente.

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 22 Fev 2013 10:46

bom, tenta fazer a mixagem de diferencial mecanicamente (braços deslocados do centro no servo), a APM vai brigar com isso aí e o resultado pode não ser bom!

um aero meu voava perfeitamente, mas a velocidade de stall era muito próxima à de cruzeiro. com a apm, ele tinha uma tendencia a entrar em parafuso nas curvas fechadas, e só saía assumindo em modo manual e deixando estabilizar sozinho. os gyros tentavam manter voo nivelado, e só pioravam o parafuso.

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 22 Fev 2013 10:52

[quote:90175f226a="ze_mayer"]bom, tenta fazer a mixagem de diferencial mecanicamente (braços deslocados do centro no servo), a APM vai brigar com isso aí e o resultado pode não ser bom!

um aero meu voava perfeitamente, mas a velocidade de stall era muito próxima à de cruzeiro. com a apm, ele tinha uma tendencia a entrar em parafuso nas curvas fechadas, e só saía assumindo em modo manual e deixando estabilizar sozinho. os gyros tentavam manter voo nivelado, e só pioravam o parafuso.[/quote:90175f226a]

Ai tem que tomar cuidado com o envelope de voo. Esse meu projeto vai sofrer algumas modificações que vou postar em Breve. A Ideia é abaixar a velocidade de stol e tbm tentar aumentar a velocidade de cruzeiro. Usando o mesmo motor e diminuindo o diametro da Helice, aumentando um S na bateria e aumentando a area de asa. hehehe, me aguarde!!!

agressiva
membro

Mensagempor agressiva » 22 Abr 2013 02:33

Ola Diego,
estou trabalhando em projetos parecidos com os seus a 2 anos.

Muito legal e bem feitos os seus airframes.
É o primeiro projeto com esse nivel de detalhe que vejo.

Atualmente estou trabalhando em um aviao de 2.6m e uso algumas asas zagi de 1.4m, 2.2m e 2.6m para os meus trabalhos.

Atualmente minha asa de 2.6m voa 1.20h usando 15amp de bateria e chega a praticamente 2h com 20amp de bateria.

Isso carregando uma camera nex7 e um gimbal.

Consegui esse resultado depois de 1 ano de testes.
Minha asa é um tento pesada pois ela é muito resistente a pancadas.
Prefiro perder um pouco de autonomia e ganhar na resistencia e seguranca.

Meus vant sao para uso próprio e faço eles para trabalharem de acordo com o local onde faço os serviços.

Tenho meu proprio piloto automatico funcionando a um bom tempo.
Comecei a 3 anos desenvolvendo multirotores e acabei migrando para asa fixa.

Vou acompanhar seus projetos e se precisar de algo de um grito.
Antes que eu esqueça, usar um ardupilot num projeto como o seu é uma blasfêmia.

Ele funciona mais eu nao gosto nada dele Acho ele um projeto para quem ai brincar de fpv e quer algo mais.

tenho a primeira versao do ardupilotmega jogada num canto a mais de 1 ano.
Voei com ele só uma vez e nao gostei de como ele faz as manobras.

Abração e bom progresso.
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 17 Mai 2013 14:59

[quote:3a55e31187="agressiva"]Ola Diego,
estou trabalhando em projetos parecidos com os seus a 2 anos.

Muito legal e bem feitos os seus airframes.
É o primeiro projeto com esse nivel de detalhe que vejo.

Atualmente estou trabalhando em um aviao de 2.6m e uso algumas asas zagi de 1.4m, 2.2m e 2.6m para os meus trabalhos.

Atualmente minha asa de 2.6m voa 1.20h usando 15amp de bateria e chega a praticamente 2h com 20amp de bateria.

Isso carregando uma camera nex7 e um gimbal.

Consegui esse resultado depois de 1 ano de testes.
Minha asa é um tento pesada pois ela é muito resistente a pancadas.
Prefiro perder um pouco de autonomia e ganhar na resistencia e seguranca.

Meus vant sao para uso próprio e faço eles para trabalharem de acordo com o local onde faço os serviços.

Tenho meu proprio piloto automatico funcionando a um bom tempo.
Comecei a 3 anos desenvolvendo multirotores e acabei migrando para asa fixa.

Vou acompanhar seus projetos e se precisar de algo de um grito.
Antes que eu esqueça, usar um ardupilot num projeto como o seu é uma blasfêmia.

Ele funciona mais eu nao gosto nada dele Acho ele um projeto para quem ai brincar de fpv e quer algo mais.

tenho a primeira versao do ardupilotmega jogada num canto a mais de 1 ano.
Voei com ele só uma vez e nao gostei de como ele faz as manobras.

Abração e bom progresso.[/quote:3a55e31187]

Fala ai Agressiva,

Bom eu agora estou começando a dar os primeiros passos com os meu moldes. A principio este plane só vai ter a camera FPV. Mais para frente, pretendo colocar uma camera e um sonar no intradorso e um tubo de pitot na asa para maior aferição de dados do projeto.
Eu pretendo tentar chegar em 40min de vôo com uma bateria de 5800Mah. Eu simplesmente apelei para a aerodinâmica da coisa. Usei tudo que tinha de melhor neste projeto para diminuir o arrasto aerodinâmico. Meu motor no estático pode consumir até 21A e para o protótipo do vídeo estava consumindo em torno de 16A no estático. Em vôo talvez caia pela metade. Com o Ardupilot poderei ter acesso a esses dados e saberei se preciso de alguma otimização.
Tudo já chegou em casa segue a lista do que comprei:

-Ardupilot 2.5
-GPS Ublox LEA-6 (Está me dando dores de cabeça)
-MiniOSD
-Motor 2826
-ESC turnigy 25A
-Servos corona Digital
-RX optma 6
-Bateria motor Compact Zippy 5800Mah
-Bateria Camera FPV Zipyy 250Mah
-Antenas 5.8Ghz
-Antenas de Telemetria
-Sistema FPV FatShark Predator 2.0 com Camera (ANIMAL)

Ainda não trabalhei de verdade no ardupilot mas já testei alguns sensores.
A única coisa que está me dando dor de cabeça é o GPS que não está fixando os satélites. Deixei uma hora dentro do meu carro no estacionamento aberto do meu apartamento e nenhum satélite foi encontrado. Agora está a caminho a minha FTDI que vou usar para atualizar tanto meu OSD quanto o meu GPS, fazer uma verificação via computador mesmo.
Agora estou fazendo os plugs da asa e da fuselagem. Depois farei os moldes. Aos amigos que tiverem interesse posso fabricar o modelo para uso de aeromodelismo. mesmo. Esta Plank pode voar sem motor e se bobear voa bem até para vôos termais. Em breve atualizo mais coisas.

Segue uma foto do protótipo como vai ficar:

[img:3a55e31187]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/05/PLANK1-1024x724.jpg[/img:3a55e31187]

Voltar para “Construções”