Aproveitando material

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Aproveitando material

Mensagem por mike500 »

Pessoal, sou novo no modelismo elétrico e estou tentando montar uma asinha elétrica aproveitando o que já tenho de equipamento que é um receptor Futaba do Attack 4, 1 motor DC desses de brinquedo que originalmente funciona c/ 3Vdc, 5 baterias recarregáveis AAA NIMH 1250mA, 2 microservos SG50, 1 mixer, 1 helive GWS 4025.

A dúvida é, será que o receptor do meu attack 4 ficará muito pesado ?
E as baterias AAA NIMH são muito pesadas ?

Qual seri a sugestão dos experts do forum de modo a fazer algo que saia do chão sem gastar muito ?
Luís
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Re: Aproveitando material

Mensagem por ATARI »

mike500 escreveu:Pessoal, sou novo no modelismo elétrico e estou tentando montar uma asinha elétrica aproveitando o que já tenho de equipamento que é um receptor Futaba do Attack 4, 1 motor DC desses de brinquedo que originalmente funciona c/ 3Vdc, 5 baterias recarregáveis AAA NIMH 1250mA, 2 microservos SG50, 1 mixer, 1 helive GWS 4025.

A dúvida é, será que o receptor do meu attack 4 ficará muito pesado ?
E as baterias AAA NIMH são muito pesadas ?

Qual seri a sugestão dos experts do forum de modo a fazer algo que saia do chão sem gastar muito ?


o receptor e o de menos ( 17grs sem a caixa plastica ou 27 com a caixa ) e ainda ele funciona em FM e AM e so por o cristal de acordo ( so este receptor faz iso )

mas o problema e este seu motor de brinquedo ...

e com 6v desas sus baterias nada vai voar...( relação peso potencia )
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

Atari, obrigado pelo retorno.

Então qual seria o motor indicado. Vi num outro assunto do forum falarem do motor PM101TR no link http://actionmotors.com.br/prod_lista.htm. Será que com esse motor + 6 baterias AAA (total 7,2V) a coisa sai do chão :roll: ?

Outra coisa, a asinha teria uma envergadura de 70Cm +- feita em isopor.

Valeu...
Luís
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se as pilhas forem de boa qualidade e aguentarem o consumo do motor (de uns 8 amperes no caso) vai uns 200g de empuxo, o suficiente para levar sua asinha bem rápido.

Use uma hélice 5x3.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

Olá Alex. Aproveitando que você falou em empuxo, e até saindo um pouco fora do assunto, existe algum metodo de medi-lo ? Outra coisa, existe algum cálculo, a grosso modo mesmo, para se saber quanto de empucho preciso para levantar uma asa ou avião etc, com X gramas de peso ? Acredito que o ideal seria empuxo >= peso do conjunto, certo ?

Brigadão !!
Luís
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

mike500 escreveu:Olá Alex. Aproveitando que você falou em empuxo, e até saindo um pouco fora do assunto, existe algum metodo de medi-lo ? Outra coisa, existe algum cálculo, a grosso modo mesmo, para se saber quanto de empucho preciso para levantar uma asa ou avião etc, com X gramas de peso ? Acredito que o ideal seria empuxo >= peso do conjunto, certo ?

Brigadão !!


Eu monto o motor com a hélice para trás, prendo ele em um bloco de madeira com fita crepe, prendo o bloco de madeira em uma balança de cozinha com fita crepe, ligo tudo e vejo quanto muda a indicação do peso.

O quanto precisa para voar bem depende muito do avião.

Meu Aerosonde sai do chão com 600g de peso e um empuxo de menos de 200g. O Arrowsonde voa muito rápido com 280g de peso e empuxo de 200g, poderia ser bem menos.

Modelos com mais arrasto precisam de mais empuxo. O importante é usar o bom senso.

Modelos lentos precisam de redução, alguns rápidos a dispensam.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

Muito bom Alex. Assim fica mais fácil iniciar um projeto e estimar se o modelo tem condições de voar ou não. Outra coisa. Falando agora de perfil de asa. Qual seria o perfil ideal para uma asinha. Simetrico ou assimetrico. Estou pensando em fazer a minha fazendo um gabarito do perfil e cortando o isopor com fio quente.

Prometo que esta é a última pergunta :)
Luís
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

mike500 escreveu:Muito bom Alex. Assim fica mais fácil iniciar um projeto e estimar se o modelo tem condições de voar ou não. Outra coisa. Falando agora de perfil de asa. Qual seria o perfil ideal para uma asinha. Simetrico ou assimetrico. Estou pensando em fazer a minha fazendo um gabarito do perfil e cortando o isopor com fio quente.

Prometo que esta é a última pergunta :)


Para asa enflechada qualquer perfil voa, mas pode não dar bons resultados.

Dá uma lida no site do martin hepperle www.mh-aerotools.de se não me engano, ele fala bastante sobre perfil e ainda sugere alguns.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

Muito bom o site.. Obrigaduuu!
Luís
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

alexcmag escreveu:
mike500 escreveu:Olá Alex. Aproveitando que você falou em empuxo, e até saindo um pouco fora do assunto, existe algum metodo de medi-lo ? Outra coisa, existe algum cálculo, a grosso modo mesmo, para se saber quanto de empucho preciso para levantar uma asa ou avião etc, com X gramas de peso ? Acredito que o ideal seria empuxo >= peso do conjunto, certo ?

Brigadão !!


Eu monto o motor com a hélice para trás, prendo ele em um bloco de madeira com fita crepe, prendo o bloco de madeira em uma balança de cozinha com fita crepe, ligo tudo e vejo quanto muda a indicação do peso.

O quanto precisa para voar bem depende muito do avião.

Meu Aerosonde sai do chão com 600g de peso e um empuxo de menos de 200g. O Arrowsonde voa muito rápido com 280g de peso e empuxo de 200g, poderia ser bem menos.

Modelos com mais arrasto precisam de mais empuxo. O importante é usar o bom senso.

Modelos lentos precisam de redução, alguns rápidos a dispensam.



Ontem criei vergonha na cara e comprei uma balança de cozinha e aí consegui fazer algumas medidas. A asa está mais leve do que eu pensava, porém o conjunto motor/hélice acho que está um pouco fraco. A asa completa com tudo montado está pesando 160g, já o empuxo do mortor ficou em 40g. Para medir o empuxo conectei 5 bat. AAA, hélice 4025 (GWS).



E aí, o que vocês acham, o motor tá muito fraco ?
Luís
Responder