Asa baixa esporte projetado pelo Motta - com filme

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Asa baixa esporte projetado pelo Motta - com filme

Mensagempor Gilberto » 01 Jul 2013 21:52

Agora chegou a hora de cumprir a minha promessa de montar e fazer o registro da construção do modelo que ganhei no sorteio do E-voo.
Esse modelo projetado e cortado pelo Motta tem características de voo esporte, grande área das superfícies de comando, perfil biconvexo assimétrico (semi-simétrico) e momento de cauda adequado para o que se propõe.
Eis o que recebi;
Anexos
GEDC0277.JPG
Vista geral do kit.
GEDC0277.JPG (36.25 KiB) Exibido 3925 vezes
GEDC0279.JPG
Já colando a mesa se servos.
GEDC0279.JPG (28.71 KiB) Exibido 3925 vezes
GEDC0281.JPG
Estabilizador vertical e leme. Deve dar para fazer voo em "faca".
GEDC0281.JPG (36.96 KiB) Exibido 3925 vezes
GEDC0282.JPG
Estabilizador e profundor, note a área dos mesmos.
GEDC0282.JPG (36.16 KiB) Exibido 3925 vezes
GEDC0284.JPG
Eis o perfil da asa. É interessante, vamos ver como se comporta.
GEDC0284.JPG (31.58 KiB) Exibido 3925 vezes
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 09 Ago 2013 16:30

Em pouco mais de um mês, eis aqui o avião;

Vocês sabem que sou nacionalista, mas desta vez exagerei um pouquinho. Como esse avião deve ter características mais radicais pensei em dar um pouco mais de visibilidade e contraste de cores, portanto eis o que saiu.

Os detalhes comentarei nas fotos:
Anexos
DSC04436.JPG
Grafismo "bandeiral", se voar bem colocarei uma estrelinhas.
DSC04436.JPG (35.53 KiB) Exibido 3572 vezes
DSC04435.JPG
'SFG' "side force generator", ou seja, gerador de força lateral. Serve para facilitar as manobras como o voo em "faca". (consulte o Google)
É uma experiência, vou ver se funciona neste modelo. Fiz de uma bandejinha reforçada com palito
DSC04435.JPG (30.52 KiB) Exibido 3572 vezes
DSC04437.JPG
Outro ângulo.
DSC04437.JPG (33.6 KiB) Exibido 3572 vezes
DSC04438.JPG
Forma de ovo de páscoa, deu um visual legal.
DSC04438.JPG (29.98 KiB) Exibido 3572 vezes
DSC04439.JPG
Visual inferior, creio que dará um bom contraste.
DSC04439.JPG (28.45 KiB) Exibido 3572 vezes
DSC04440A.jpg
Detalhe do trem de pouso, coloquei uma placa de compensado para reforçar a fuselagem e ajudar no balanceamento.
DSC04440A.jpg (27.35 KiB) Exibido 3572 vezes
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.

Avatar do usuário
verme
membro
Mensagens: 501
Registrado em: 24 Jul 2011 13:08
Localização: Ponte Nova, Minas Gerais (15)
Contato:

Mensagempor verme » 09 Ago 2013 16:35

Ficou bonito, Esse trem de pouso tenho em um dos meus modelos, achei ele muito bom. Qual é o peso final do modelo Gilberto ?
Abs
Julierme

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 09 Ago 2013 16:41

Mais algumas fotos:

Motta, precisa colocar mais uma ou duas cavernas na fuselagem para ajudar no alinhamento da parte traseira, pois como é fino está um pouco difícil de manter alinhada a empenagem.
Anexos
DSC04440B.jpg
No intradorso da asa coloquei uma chapa de "casquinha de madeira" para reforçar a área do elástico.
DSC04440B.jpg (28.57 KiB) Exibido 3555 vezes
DSC04441.JPG
Para quem quer saber sobre a motorização, é um E-max 2215-20. Estou esculpindo uma pequena carenagem para ele. Depois do primeiro voo instalarei.
DSC04441.JPG (34.31 KiB) Exibido 3555 vezes
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.

jaburu
membro
Mensagens: 57
Registrado em: 21 Abr 2013 12:10
Localização: Araçatuba

Mensagempor jaburu » 10 Ago 2013 00:55

Muito bonito o aero, um dia chego lá!

Saudaçōes!

Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Nov 2012 11:02
Localização: Joinville - SC

Mensagempor danx » 10 Ago 2013 07:25

Bom dia Gilberto,

Excelente trabalho, o kit é show.

Só merecia um Seninha dentro do cockpit hehe!

Um grande abraço!
Anexos
index.jpg
Seninha
index.jpg (9.51 KiB) Exibido 3412 vezes

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 10 Ago 2013 14:58

[b:7b3d8fedae]Julierme[/b:7b3d8fedae], creio que ficou leve demais, 630g, assim o vento leva fácil, mas, vamos ver como ele se comporta, afinal o perfil é fino.

[b:7b3d8fedae]Jaburu[/b:7b3d8fedae], se eu cheguei neste ponto (e ainda falta muito a aprender) você também chega fácil.

É [b:7b3d8fedae]Danx[/b:7b3d8fedae], preciso colecionar umas cabeças, hohohohahahahohoho.

Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: 27 Jun 2005 21:00
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagempor motta » 10 Ago 2013 17:47

[quote:9428d84d5a="Gilberto"][b:9428d84d5a]Julierme[/b:9428d84d5a], creio que ficou leve demais, 630g, assim o vento leva fácil, mas, vamos ver como ele se comporta, afinal o perfil é fino.

[b:9428d84d5a]Jaburu[/b:9428d84d5a], se eu cheguei neste ponto (e ainda falta muito a aprender) você também chega fácil.

É [b:9428d84d5a]Danx[/b:9428d84d5a], preciso colecionar umas cabeças, hohohohahahahohoho.[/quote:9428d84d5a]


Buenas, cavernas anotado, assim que for cortar mais destes modelos acrescento uma caverna a mais.

Gilberto, para os meus parâmetros, esta pesado, nos meus uso motor 2730, bateria de 500,850 e 1000mah, poucos adesivos, peso não chega a 400 gramas e voa com vento forte, sem problema, isto de modelo leve ter problema com o vento é lenda, Newton já explicou, é como um veleiro avançar no vento, só manter o cp adiantado que voa até com o motor parado contra o vento.

No fator cauda curta como muitos falam que deixa o modelo arisco, eu nem gosto de discutir, deixo passar, como vou discutir com quem não leu as lições corretamente, na asa temos o CG fixo, o CP móvel e tem mais o centro aerodinâmico, este sim responsável pelo momento de arfagem, os modelos parkflyer, são diferentes dos modelos glow e de glows eletrificados, é o que mais acontece, montam um modelo com planta de glow e usam como parkfkyer, é por isto que vemos estes foguetes voadores, super motorizados, alta velocidade alto consumo e nada de eficiência. Já lí aqui, "uso uma bateria de 2.200 no meu stick e voo 10 minutos" zero de eficiência, pois voo 40 minutos com 800mah isto é eficiência, isto é um modelo elétrico parkflayer.

Este pessoal tem muito o que aprender ainda sobre elétricos.

O pessoal na europa, voa nos dias sem vento com um modelo leve, o mesmo modelo serve para dias com vento forte, porque? hehehehe modelo leve podemos lastrear, modelos pesados em dia sem vento só passando uma lixadeira, não tem como, um modelo leve serve para todos os dias, os meus são leves e voo assim com qualquer tempo, com vento as vezes fico só bordejando sem usar o motor, um voo muito bom.

Colocar um pino no cg e lastrear com arruelas de chumbo ou outro material, até o modelo ficar o peso ideal para o tipo de vento, sem vento, sem arruelas simples assim.

No nosso caso, podemos trocar as baterias, sem vento 500 a 850mha, voo mais ou menos 40 minutos, vento médio de 1000 a 1300 1 hora +/-, com vento forte de m1600 a 2200, nunca usei assim, uso a de 500 ou 850 com ou sem vento.

Um modelinho parkflyer a relação da RFA é totalmente diferente dos aplicados na aviação, as grandezas implicadas tornam as formulas diferentes, onde é 3/1 pode ser 1/3, são duas variáveis com o mesmo peso com grandezas diferentes, isto aparece no empírico, falta o científico para sabermos a correta relação, para calcularmos as diferenças nas grandezas.



[], motta
[], motta

Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: 18 Jun 2006 20:33
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagempor NORTON » 10 Ago 2013 20:11

Mestre Motta, tudo bem?

Tem este modelo para venda?

Caso sim, por gentileza me envie uma MP que conversamos fora do post, para não desvirtuar.

Abraços,

Norton

PS: Perdõe minha invasão amigo Gilberto, mas gostei demais de sua montagem e do modelo.

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 10 Ago 2013 22:59

Tudo bem Motta? Bom vê-lo participando do E-voo e animado, espero que esteja completamente recuperado.
Concordo com os seus comentários, são pertinentes.
Vamos ver se os nossos parâmetros sobre este modelo coincidem; eu aproveitei o tamanho total da asa que você cortou, e assim ficou com 1,20mt, optei por não cortá-la para 1mt, por isso deverá ficar com mais recurso de planeio (também aumenta um pouco o peso), também cortei os ailerons com uma área maior que o necessário. Eu o entelei com vinil por questão estética, se fosse fita colorida ficaria algumas gramas mais leve. De fato não economizei no peso e acrescentei reforços que originalmente não seriam necessários, mas eu até esperava que ficasse com umas 700g. Comentei sobre o vento principalmente por causa da asa maior.
Optei também por um motor mais forte, mesmo sabendo que um 2822 levaria com tranquilidade, mas neste caso o motor será subutilizado nos voos normais e isso dará um bom rendimento, o 2215-20 consome pouco, mas é mais pesado. É que eu quero um desempenho mais acrobático dele mas sem pretensões de alta performance, mesmo porque eu não sou um piloto de ponta (e nem de meio). Não espero um comportamento de F3A, mas pelo menos quero tentar aprender algumas manobras da FAI, posso estar um tanto pretensioso, mas vamos tentar.
Além disso, pretendo usá-lo em uma gincana em que provavelmente levarei uma carga extra.

Gostei do perfil que você colocou, parece bom para voo esporte.

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 10 Ago 2013 23:03

Norton, que bom que se interessou pelo modelo do Motta.
Grato pelo comentário.

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3050
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 67 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 26 Ago 2013 21:56

Agora o vídeo do voo realizado no último domingo;


[yt]3n25nsMiF5k[/yt]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.

Avatar do usuário
nelinhoborges
membro
Mensagens: 541
Registrado em: 02 Dez 2010 23:48
Localização: BH - MG ( nelinhoborges@yahoo.com.br)
Contato:

Mensagempor nelinhoborges » 26 Ago 2013 22:37

Lindo vôo gilberto nesta arte somos todos um pouco "Macgyver"kkkk!
Nelinhoborges -'' A arte maior é o feito de cada um''


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes