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Asa baixa esporte projetado pelo Motta - com filme

Enviado: Seg Jul 01, 2013 9:52 pm
por Gilberto
Agora chegou a hora de cumprir a minha promessa de montar e fazer o registro da construção do modelo que ganhei no sorteio do E-voo.
Esse modelo projetado e cortado pelo Motta tem características de voo esporte, grande área das superfícies de comando, perfil biconvexo assimétrico (semi-simétrico) e momento de cauda adequado para o que se propõe.
Eis o que recebi;

Enviado: Sex Ago 09, 2013 4:30 pm
por Gilberto
Em pouco mais de um mês, eis aqui o avião;

Vocês sabem que sou nacionalista, mas desta vez exagerei um pouquinho. Como esse avião deve ter características mais radicais pensei em dar um pouco mais de visibilidade e contraste de cores, portanto eis o que saiu.

Os detalhes comentarei nas fotos:

Enviado: Sex Ago 09, 2013 4:35 pm
por verme
Ficou bonito, Esse trem de pouso tenho em um dos meus modelos, achei ele muito bom. Qual é o peso final do modelo Gilberto ?
Abs
Julierme

Enviado: Sex Ago 09, 2013 4:41 pm
por Gilberto
Mais algumas fotos:

Motta, precisa colocar mais uma ou duas cavernas na fuselagem para ajudar no alinhamento da parte traseira, pois como é fino está um pouco difícil de manter alinhada a empenagem.

Enviado: Sáb Ago 10, 2013 12:55 am
por jaburu
Muito bonito o aero, um dia chego lá!

Saudaçōes!

Enviado: Sáb Ago 10, 2013 7:25 am
por danx
Bom dia Gilberto,

Excelente trabalho, o kit é show.

Só merecia um Seninha dentro do cockpit hehe!

Um grande abraço!

Enviado: Sáb Ago 10, 2013 2:58 pm
por Gilberto
[b:7b3d8fedae]Julierme[/b:7b3d8fedae], creio que ficou leve demais, 630g, assim o vento leva fácil, mas, vamos ver como ele se comporta, afinal o perfil é fino.

[b:7b3d8fedae]Jaburu[/b:7b3d8fedae], se eu cheguei neste ponto (e ainda falta muito a aprender) você também chega fácil.

É [b:7b3d8fedae]Danx[/b:7b3d8fedae], preciso colecionar umas cabeças, hohohohahahahohoho.

Enviado: Sáb Ago 10, 2013 5:47 pm
por motta
[quote:9428d84d5a="Gilberto"][b:9428d84d5a]Julierme[/b:9428d84d5a], creio que ficou leve demais, 630g, assim o vento leva fácil, mas, vamos ver como ele se comporta, afinal o perfil é fino.

[b:9428d84d5a]Jaburu[/b:9428d84d5a], se eu cheguei neste ponto (e ainda falta muito a aprender) você também chega fácil.

É [b:9428d84d5a]Danx[/b:9428d84d5a], preciso colecionar umas cabeças, hohohohahahahohoho.[/quote:9428d84d5a]


Buenas, cavernas anotado, assim que for cortar mais destes modelos acrescento uma caverna a mais.

Gilberto, para os meus parâmetros, esta pesado, nos meus uso motor 2730, bateria de 500,850 e 1000mah, poucos adesivos, peso não chega a 400 gramas e voa com vento forte, sem problema, isto de modelo leve ter problema com o vento é lenda, Newton já explicou, é como um veleiro avançar no vento, só manter o cp adiantado que voa até com o motor parado contra o vento.

No fator cauda curta como muitos falam que deixa o modelo arisco, eu nem gosto de discutir, deixo passar, como vou discutir com quem não leu as lições corretamente, na asa temos o CG fixo, o CP móvel e tem mais o centro aerodinâmico, este sim responsável pelo momento de arfagem, os modelos parkflyer, são diferentes dos modelos glow e de glows eletrificados, é o que mais acontece, montam um modelo com planta de glow e usam como parkfkyer, é por isto que vemos estes foguetes voadores, super motorizados, alta velocidade alto consumo e nada de eficiência. Já lí aqui, "uso uma bateria de 2.200 no meu stick e voo 10 minutos" zero de eficiência, pois voo 40 minutos com 800mah isto é eficiência, isto é um modelo elétrico parkflayer.

Este pessoal tem muito o que aprender ainda sobre elétricos.

O pessoal na europa, voa nos dias sem vento com um modelo leve, o mesmo modelo serve para dias com vento forte, porque? hehehehe modelo leve podemos lastrear, modelos pesados em dia sem vento só passando uma lixadeira, não tem como, um modelo leve serve para todos os dias, os meus são leves e voo assim com qualquer tempo, com vento as vezes fico só bordejando sem usar o motor, um voo muito bom.

Colocar um pino no cg e lastrear com arruelas de chumbo ou outro material, até o modelo ficar o peso ideal para o tipo de vento, sem vento, sem arruelas simples assim.

No nosso caso, podemos trocar as baterias, sem vento 500 a 850mha, voo mais ou menos 40 minutos, vento médio de 1000 a 1300 1 hora +/-, com vento forte de m1600 a 2200, nunca usei assim, uso a de 500 ou 850 com ou sem vento.

Um modelinho parkflyer a relação da RFA é totalmente diferente dos aplicados na aviação, as grandezas implicadas tornam as formulas diferentes, onde é 3/1 pode ser 1/3, são duas variáveis com o mesmo peso com grandezas diferentes, isto aparece no empírico, falta o científico para sabermos a correta relação, para calcularmos as diferenças nas grandezas.



[], motta

Enviado: Sáb Ago 10, 2013 8:11 pm
por NORTON
Mestre Motta, tudo bem?

Tem este modelo para venda?

Caso sim, por gentileza me envie uma MP que conversamos fora do post, para não desvirtuar.

Abraços,

Norton

PS: Perdõe minha invasão amigo Gilberto, mas gostei demais de sua montagem e do modelo.

Enviado: Sáb Ago 10, 2013 10:59 pm
por Gilberto
Tudo bem Motta? Bom vê-lo participando do E-voo e animado, espero que esteja completamente recuperado.
Concordo com os seus comentários, são pertinentes.
Vamos ver se os nossos parâmetros sobre este modelo coincidem; eu aproveitei o tamanho total da asa que você cortou, e assim ficou com 1,20mt, optei por não cortá-la para 1mt, por isso deverá ficar com mais recurso de planeio (também aumenta um pouco o peso), também cortei os ailerons com uma área maior que o necessário. Eu o entelei com vinil por questão estética, se fosse fita colorida ficaria algumas gramas mais leve. De fato não economizei no peso e acrescentei reforços que originalmente não seriam necessários, mas eu até esperava que ficasse com umas 700g. Comentei sobre o vento principalmente por causa da asa maior.
Optei também por um motor mais forte, mesmo sabendo que um 2822 levaria com tranquilidade, mas neste caso o motor será subutilizado nos voos normais e isso dará um bom rendimento, o 2215-20 consome pouco, mas é mais pesado. É que eu quero um desempenho mais acrobático dele mas sem pretensões de alta performance, mesmo porque eu não sou um piloto de ponta (e nem de meio). Não espero um comportamento de F3A, mas pelo menos quero tentar aprender algumas manobras da FAI, posso estar um tanto pretensioso, mas vamos tentar.
Além disso, pretendo usá-lo em uma gincana em que provavelmente levarei uma carga extra.

Gostei do perfil que você colocou, parece bom para voo esporte.