Ugly Stick, primeira construção

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
azelouco
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 5:02 pm
Localização: bagé,rs

Mensagem por azelouco »

Cara no mustang que estou fazendo fiz as cavernas maciças, não acredito que dê muita diferença fazendo vazado, e fica bem mais forte também!
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Terminei a fuselagem agora a noite, passei massa RENNER, amanhã devo lixar e instalar eletrônica.. Não acredito que vá ficar mais voavel somente por ser maciço, mas ficará mais resistente nas quedas...
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Pessoal,

Consegui. Fiz o Ugly voar hoje, foram uns 3 ou 4 minutos :). Fiquei contente.

Medi o CG e coloquei 1 chumbo de pesca no nariz, e o CG ficou 100% correto.

Decolei, e o que me pareceu e que realmente estava bom, porém quando tirava o motor ele afundava parecendo que estava com muito peso de nariz.

Um amigo experiente disse pra tirar um pouco o motor e realmente, com menos motor ele ficou muito mais controlável.

Porém, me perdi na orientação do modelo e ele desceu, cabrei e devido a falta de resistência da asa, a mesma "bateu palmas", vindo na sequencia a queda do aero e PT.

Como o aileron não estava atuando bem, não usei o mesmo, utilizando leme no comando do aileron, consegui voar bem durante os 3 ou 4 minutos.

Sobrou motor, mas sobrou MUITO MOTOR, dá pra voar tranquilamente com 50% de motor. Agora vou refazer, colar novamente a asa, reforçar e domingo pretendo voar novamente.

Fiquei bem contente que o Ugly conseguiu seus primeiros minutos no ar.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Pessoal, dando seguimento ao tópico...

Como comentei, a asa não aguentou, quebrou e o aero caiu, deu PT.

Um amigo de pista me indicou usar a "casca" de compensado para fazer reforço na asa e me deu uns pedaços...

Hoje colei a asa e coloquei os reforços, ficou MUITO FIRME, porém, agregou um peso significativo. Descartei as varetas de fibra 2mm, pois não são nem de perto tão resistente quanto o material que coloquei agora, embora as varetas sejam mais leves.

Passei um pouco de massa RENNER, amanha vou lixar, aumentar os ailerons e começar a cortar a nova fuselagem.
Anexos
Asa
Asa
DSC_0858.JPG (32.71 KiB) Exibido 6310 vezes
Asa
Asa
DSC_0857.JPG (33.04 KiB) Exibido 6310 vezes
Asa
Asa
DSC_0851.JPG (15.82 KiB) Exibido 6310 vezes
As duas metades, quebrou em somente um dos lados.
As duas metades, quebrou em somente um dos lados.
DSC_0848.JPG (33.46 KiB) Exibido 6310 vezes
jaburu
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 12:10 pm
Localização: Araçatuba

Mensagem por jaburu »

fqp,

Parabéns pela persistência... daqui a pouco estará voando sem problema algum!

Saudações
marcos lopes
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jul 25, 2013 11:13 pm
Localização: campinas, saopaulo

Mensagem por marcos lopes »

dica , nao use um reforço de madeira na asa ,use varetas de fibra de vidro , eu usei 8 varetas de 1[size=9:d4bc0253af]mm[/size:d4bc0253af] de diâmetro pois nao achei de 2[size=9:d4bc0253af]mm[/size:d4bc0253af] , voce pode usar assim com esta mas quanto mais pesado estar menos vai voar
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

[quote:73c69da036="marcos lopes"]dica , nao use um reforço de madeira na asa ,use varetas de fibra de vidro , eu usei 8 varetas de 1[size=9:73c69da036]mm[/size:73c69da036] de diâmetro pois nao achei de 2[size=9:73c69da036]mm[/size:73c69da036] , voce pode usar assim com esta mas quanto mais pesado estar menos vai voar[/quote:73c69da036]

Conforme falei, o reforço que havia feito com a fibra de 2mm, ficou bem abaixo do que eu esperava, talvez por ter usado somente 1 vareta em cada metade da asa...

Agora a asa ficou muito firme, hoje vou lixar e e começar a fuselagem.

Uma pergunta, tem teoria, o Ugly está com carga alar de 31g/dm², é muito? Sei que somente com o motor o avião não voa, mas o Ugly voou com 1/2 motor tranquilamente.

Outra pergunta, a atitude do avião, de baixar o nariz fortemente quando profundor neutro, pode ser pelo angulo do motor? Está para baixo e para esquerda, vou dar um talento no profundor pra ver se melhora... Quero acertar bem o CG e deixar o Ugly alinhado, pra poder planar da melhor forma possível quando sem motor.
Avatar do usuário
Cassiotk
membro
Mensagens: 231
Registrado em: Dom Mai 19, 2013 2:07 pm

Mensagem por Cassiotk »

[quote:e406706d80="_fgp_"][quote:e406706d80="marcos lopes"]dica , nao use um reforço de madeira na asa ,use varetas de fibra de vidro , eu usei 8 varetas de 1[size=9:e406706d80]mm[/size:e406706d80] de diâmetro pois nao achei de 2[size=9:e406706d80]mm[/size:e406706d80] , voce pode usar assim com esta mas quanto mais pesado estar menos vai voar[/quote:e406706d80]

Conforme falei, o reforço que havia feito com a fibra de 2mm, ficou bem abaixo do que eu esperava, talvez por ter usado somente 1 vareta em cada metade da asa...

Agora a asa ficou muito firme, hoje vou lixar e e começar a fuselagem.

Uma pergunta, tem teoria, o Ugly está com carga alar de 31g/dm², é muito? Sei que somente com o motor o avião não voa, mas o Ugly voou com 1/2 motor tranquilamente.

Outra pergunta, a atitude do avião, de baixar o nariz fortemente quando profundor neutro, pode ser pelo angulo do motor? Está para baixo e para esquerda, vou dar um talento no profundor pra ver se melhora... Quero acertar bem o CG e deixar o Ugly alinhado, pra poder planar da melhor forma possível quando sem motor.[/quote:e406706d80]


Opa... Vale lembrar que o ajuste do motor é para baixo e para a direita. E se esta baixando o nariz com o comando em neutro, experimenta tirar um pouco do peso extra que colocou no nariz.... Mas tire aos poucos, cg para frente é melhor que cg muito para traz... Ou talvez seu motor esta muito inclinado para baixo.... Como que esta o equilíbrio dele em vôo planado?
Avatar do usuário
Cmte Gueirova
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 6:01 am
Localização: Tres Lagoas, Mato Grosso do Sul

Mensagem por Cmte Gueirova »

E ai fgp, olha meu velho essa atitude de baixar o nariz de uma vez sem motor pode ser por conta do seu peso extra, antes de adicionar chumbo no nariz do aero, procure colocar a bateria mais a frente, outra dica antes de decolar para voo com tudo montado segure o aero pelas bordas das asas com um dedo de cada lado a 1/3 do bordo de fuga e olhe-o de frente isso será de grande ajuda pra que ele não quebre com tanta frequência, atualmente meu aero esta com o motor inclinado para cima e tem sido um pequeno problema para mim, amanhã terei tempo de reparar isso, não sei a opinião dos mais experientes, mas um amigo de pista me disse que para aeros pequenos elétricos o motor estando em zero grau para cima/baixo, direita/esquerda, já será um ótimo voador, o meu mesmo montei com esta técnica e não tenho do que reclamar.
Na asa uso um micro servo para cada lado com extensão em Y, caso vc tenha disponibilidade no rádio para usar 2 micro servos em dois canais do rádio, sempre que for decolar fique atento com a posição de cada um para não inverte-los e acabar derrubando o aero.
Para restaurações como esta que vc teve que fazer é importante colocar um pedaço de depron por dentro do aero para ajudar a imenda assim em caso de queda a força do impacto não atue diretamente na imenda e sim nas duas partes por inteiro.

Boa sorte e bons voos
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

[quote:7cb8b5d652="Cmte Gueirova"]E ai fgp, olha meu velho essa atitude de baixar o nariz de uma vez sem motor pode ser por conta do seu peso extra, antes de adicionar chumbo no nariz do aero, procure colocar a bateria mais a frente, outra dica antes de decolar para voo com tudo montado segure o aero pelas bordas das asas com um dedo de cada lado a 1/3 do bordo de fuga e olhe-o de frente isso será de grande ajuda pra que ele não quebre com tanta frequência, atualmente meu aero esta com o motor inclinado para cima e tem sido um pequeno problema para mim, amanhã terei tempo de reparar isso, não sei a opinião dos mais experientes, mas um amigo de pista me disse que para aeros pequenos elétricos o motor estando em zero grau para cima/baixo, direita/esquerda, já será um ótimo voador, o meu mesmo montei com esta técnica e não tenho do que reclamar.
Na asa uso um micro servo para cada lado com extensão em Y, caso vc tenha disponibilidade no rádio para usar 2 micro servos em dois canais do rádio, sempre que for decolar fique atento com a posição de cada um para não inverte-los e acabar derrubando o aero.
Para restaurações como esta que vc teve que fazer é importante colocar um pedaço de depron por dentro do aero para ajudar a imenda assim em caso de queda a força do impacto não atue diretamente na imenda e sim nas duas partes por inteiro.

Boa sorte e bons voos[/quote:7cb8b5d652]

Obrigado pelo comentário Cmte.

Estou por refazer a fuselagem em isopor P3 maciço, e não mais em depron (bandeijinhas).

Não consegui ver a atitude do aero em voo planado, uma vez que estava sempre brigando pra tentar mante-lo voando "razoavelmente"

Vejo se o CG está legal, 1/3 do bordo de ATAQUE, e não de FUGA como você citou, pois sempre vi fazerem assim e dar certo de modo geral, pode ser que o Ugly seja do BF mesmo...
Vou fazer o acesso a bateria mais pra frente, neste que deu PT deixei abaixo da asa um pouco pra trás, minima coisa.
Sobre o motor, um experiente aeromodelista da minha cidade disse que em um planador, teve que colocar o motor pra cima também, então é "duvidoso" sobre o tal angulo do motor...Vou deixar ele menos inclinado e ver o que acontece, por não ter grande experiência, não sei a atitude de um avião com X ou Y grau de angulo no motor...Digamos que tirando o fato de ele ficar abaixando o nariz, o voo foi legal...Vou ver se consigo postar mais fotos hoje a noite.

Pretendo fazer a fuselagem 1cm maior para cima e para baixo, para poder deixar a bateria mais no meio, visto que no que deu PT, ficou fazendo uma "barriga" na parte de baixo devido a bateria.
Responder