Construção Piper PA-38 Tomahawk

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Construção Piper PA-38 Tomahawk

Mensagem por jarbassilva02 »

Boas galera do evoo, sou novo no site e também no aeromodelismo, porém sou seguidor nato dos tópicos do site, mais precisamente na área de construção. Bem vendo muitas pessoas construindo seus aeros, resolvi também tentar construir um, sendo que já de cara escolhi um aeromodelo que na minha opinião é show de bola, se tratando do Piper PA-38 Tomahawk, que terá aproximadamente 1,60 de fuselagem e 1,70 de envergadura, e será feito em compensado de 3mm e usará um motor a gasolina de 20cc a 30cc dependendo do peso final. O que me chamou atenção neste aero foi a cauda em "T". Adianto a todos vocês que nunca construí um aero antes, a unica coisa que eu costumava fazer que voava era papagaio, então conto com a ajuda de todos vocês para que juntos possamos faze-lo o mais escala possível. Criticas, sujestões e reclamações serão muito bem vindas e aceitas. Já aviso a quem for seguir este post, que será um post bem longo, visto que o farei bem devagar e nas minhas folgas. Quem tiver mais fotos deste aero por favor, vamos compartilhar para que eu tenha o máximo de detalhes possível. Obrigado.
Anexos
Este é o cara da vez, tentarei construi-lo o mais fiel do real possivél.
Este é o cara da vez, tentarei construi-lo o mais fiel do real possivél.
Piper Tomahawk PA-38.jpg (25.76 KiB) Exibido 9564 vezes
Quando chegar o momento da entelagem eu escolherei uma cor parecida com esta das fotos.
Quando chegar o momento da entelagem eu escolherei uma cor parecida com esta das fotos.
PiperPA-38-112TomahawkC-FBRL04.jpg (35 KiB) Exibido 9564 vezes
Piper Tomahawk PA-38 II.jpg
Piper Tomahawk PA-38 II.jpg (15.72 KiB) Exibido 9564 vezes
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

[quote:15ca3b0a9e] sou novo no site e também no aeromodelismo, porém sou seguidor nato dos tópicos do site, mais precisamente na área de construção.[/quote:15ca3b0a9e]

Jarbas, se você realmente tem lido as postagens deste fórum então já deveria ter percebido que você está querendo começar a construir uma casa pelo telhado.
Quantas vezes você já deve ter lido que quem nunca pilotou um aeromodelo deve começar com um treinador.
Esqueça os modelos em escala por enquanto, você não conseguirá pilotá-lo de cara e ainda mais que não tem as manhas de construção.

Se quer começar certo, use a verba que você tem disponível, compre um motor glow na faixa de .40 a .55, compre um kit de aeromodelo treinador para esse motor, adquira um bom rádio e procure um clube próximo de sua casa e ache um instrutor, assim você não corre o risco de se decepcionar ou desanimar com os desastres, que certamente virão, se não der ouvidos aos conselhos.

Se insistir nesse projeto agora, com o seu nível de conhecimento em aeromodelismo, pode ter certeza de que os mais experientes não irão acompanhar, e os novatos não poderão ajudar muito.

O propósito das minhas sugestões não é jogar água fria no seu entusiasmo, mas simplesmente poupá-lo de desilusões e evitar que mais um aeromodelista desista do hobby.


Agora!!! Se a realidade não é exatamente esta, se você já pilota a algum tempo, então a dica vale mais para a parte de construção. Esse projeto não é simples e você deveria antes construir um projeto menor para pegar as "manhas".
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Boas cmt, agradeço pelas suas informações, minha mensagem ficou um pouco vaga, eu esqueci de mencionar na minha mensagem, que sou novo no aeromodelismo porque tenho apenas 1 ano e 7 meses de voo. Comecei pelo treinador Sky Raider asa alta com motor bioetanol, já voei aviões elétricos, gasolina, escala, os únicos que ainda não voei foi os 3D. A minha citação é no quesito de construção, visto que será o primeiro aero que vou construir, e que com certeza surgirá muitas duvidas. Obrigado.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Agora!!! Se a realidade não é exatamente esta, se você já pilota a algum tempo, então a dica vale mais para a parte de construção. Esse projeto não é simples e você deveria antes construir um projeto menor para pegar as "manhas".
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Olha ai a planta já impressa em tamanho 1:1, deu um pouquinho de trabalho na hora da impressão porque a planta no inicio apareceu com 3 metro de fuselagem, dai o rapaz da gráfica teve que tirar umas partes brancas que contém na planta.
Anexos
eu tenho 1,83 de altura, olha o tamanho da asa em relação a mim.
eu tenho 1,83 de altura, olha o tamanho da asa em relação a mim.
004.JPG (27.11 KiB) Exibido 9506 vezes
fuselagem
fuselagem
005.JPG (29.54 KiB) Exibido 9506 vezes
001.JPG
001.JPG (33.61 KiB) Exibido 9506 vezes
fuselagem contendo 1,60 do cowl até o final do leme.
fuselagem contendo 1,60 do cowl até o final do leme.
002.JPG (35.12 KiB) Exibido 9506 vezes
asa, contendo 1,70 de envergadura.
asa, contendo 1,70 de envergadura.
003.JPG (27.1 KiB) Exibido 9506 vezes
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Parece um bom projeto, faça com calma que ele vai ficar bom.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

[quote:e1bd71aed5="Gilberto"]Parece um bom projeto, faça com calma que ele vai ficar bom.[/quote:e1bd71aed5]

É verdade foi escolhido a dedo, será feito com muita calme e muita paciência.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Amanha postarei mais fotos da chapa de compensado, hoje fui na serralheria e a mesma estava fechada. Iniciarei o molde dos recortes.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Resolvi dar mais uma adiantada no aero.
Anexos
ai esta os desenhos das nervuras da asa, estou fazendo do metodo tradicional, desenhando as nervuras na chapa de compensado
ai esta os desenhos das nervuras da asa, estou fazendo do metodo tradicional, desenhando as nervuras na chapa de compensado
006.JPG (32.72 KiB) Exibido 9132 vezes
007.JPG
007.JPG (31.48 KiB) Exibido 9132 vezes
009.JPG
009.JPG (36.6 KiB) Exibido 9132 vezes
Recortando a planta da fuselagem para posteriormente passa-las para o compensado.
Recortando a planta da fuselagem para posteriormente passa-las para o compensado.
008.JPG (36.88 KiB) Exibido 9132 vezes
002.JPG
002.JPG (32.96 KiB) Exibido 9132 vezes
001.JPG
001.JPG (32.87 KiB) Exibido 9132 vezes
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Continuando...
Anexos
Essa é a planta da asa por cima da chapa de compensado que tem 1.60x2.50.
Essa é a planta da asa por cima da chapa de compensado que tem 1.60x2.50.
004.JPG (26.1 KiB) Exibido 9129 vezes
005.JPG
005.JPG (25.8 KiB) Exibido 9129 vezes
Responder