Novíssima asa trocentos de kevlar

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Pedro Prado
membro

Novíssima asa trocentos de kevlar

Mensagempor Pedro Prado » 22 Ago 2013 11:14

Novos tempos.... nova asa!

Desta vez vamos de Kevlar, já começamos! Vamos fazer uma asa radicalmente leve, sem nenhum excesso para adicionar peso, serão menos camadas de tecido e reforçada com isopor P3. Haverá uma diferença no duto, farei sem o "cone Temaki" desta vez, por isso o duto poderá ser extremamente fino, o antigo pesou 360 gramas (com o cone), esse agora espero que não passe de 100 gramas, será de kevlar também.

O Kevlar é bem legal, bom de laminar porque é um pouco transparente, não tanto como o vidro mas não é aquela loucura de preto do carbono. Mas é terrível para cortar, o único jeito é cortar com tesoura especial serrilhada de cortar metal, aí vai bem... até segar a tesoura!...... rsrsrsrsrs

O Kevlar é muito usado no aeromodelismo para fazer tanques de combustível de jatos porque ele não racha, ou quebra como o carbono. O carbono é o mais resistente mas quando quebra os rachos vão embora, como vimos na asa, o vidro já se "esbagalha" todo e o Kevlar que é mais para pano, quando bate fica o pano, quebra a resina mas fica o pano, não deixando no caso de um tanque de combustível partir e voar todo querosene longe.

O tecido de Kevlar é de 200 g/m2, igual ao carbono, só que desta vez vou usar uma camada só em vez de duas e em vez do poliuretano que pesou muito também, vou usar isopor P3 colado com um mínimo de cola.

Pensei em fazer flaps, "flaperons", mas achei que ia complicar muito, mais servos, comandos... e não sei se iriam funcionar bem na asa e fora que ia demorar muito para fazer. Então como estamos com pressa, vai sem mesmo, talvez numa próxima.

Pretendo fazer essa bem espartana, para voar logo! A queda da Asa Trocentas de Carbono, nos deixou um gostinho meio amargo na boca.... que vai ter que sair logo!

Abraço a todos, mais uma vez obrigado pelo apoio na finada Asa Carvãozinho!

Agora é KEVLAR!!!!!!

[URL=http://imageshack.com/i/2os1qsj/][img:c38daafd73]http://imageshack.com/scaled/large/96/s1qs.jpg[/img:c38daafd73][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]

[URL=http://imageshack.com/i/nqn3b2j/][img:c38daafd73]http://imageshack.com/scaled/large/854/n3b2.jpg[/img:c38daafd73][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]

oswaldo pires
membro

Mensagempor oswaldo pires » 22 Ago 2013 11:18

muito legal nem sabia que o kevlar podia ser usado para isso, Vai ser muito interessante sucesso

TeddyGordoBR
membro

Mensagempor TeddyGordoBR » 22 Ago 2013 11:38

Pedro onde comprou o Kevlar, quero mandar em uma costureira pra fazer um terno a prova de balas!!!!
huahuahuahuahuahuhuahuahu
brincadeiras a parte, mas só te desejo o maior sucesso possível
acompanhei dês de o começo a construção da assa de carbono
assim como acompanho suas outras construções

quero lhe parabenizar por não só construir a assa de carbono, mas por cair se se levantar, mais rápido do que qualquer um imaginaria

é muito bom ver que não se abateu pela queda da assa, e sim obteve mais ambição em terminar oq deu inicio...
mais uma vez parabéns, e o voo dessa não deixarei de prestigiar
levarei uma champagne e um charuto para depois do 1º voo

por enquanto o placar esta Assa 1x0 Pedro

dmartins
membro

Mensagempor dmartins » 22 Ago 2013 12:24

Pedro,

Tenho acompanhado a saga da asa trocentos acho que deste a primeira, alias na primeira estive até uma vez no Pacaembu acompanhando a exibição da mesma, enfim, vou acompanhar a construção desta asa também.

PS: Eu também não sabia da aplicação do Kevlar na aviação.

Abraço

Douglas

marcos gonçalez
membro

Mensagempor marcos gonçalez » 22 Ago 2013 12:32

Beleza, mais uma super construção! :D

Agora surge uma dúvida, qual seria o tempo necessário para construir outra ASA sabendo que todos os moldes já estão prontos? ( ansiedade total!!! ) :evil:

Nunca fiz nada com fibra ou similares então não faço a menor ideia.

Abraço à todos.

Gabrielghas
membro

Mensagempor Gabrielghas » 22 Ago 2013 13:27

Imagino que será em tempo record, imagino pq os materiais já estão em mãos .. Vou acompanhar este novo projeto.. E já sabendo que vem coisa com boa qualidade..rs
Senti muito na queda da de Carbono.
Abraços..

Pedroni
membro

Mensagempor Pedroni » 22 Ago 2013 13:40

Cuidado como o "olho gordo"!!!! Amarra "fita" vermelha desde o inicio....

Brincadeiras a parte, irei acompanhar!

@braço
Voar, voar, subir, subir...

Fabricio Vidigal
membro

Mensagempor Fabricio Vidigal » 22 Ago 2013 14:31

o teste de resistencia será fácil,manda um 38 nela!

Gilberto
membro
Contato:

Mensagempor Gilberto » 22 Ago 2013 14:40

Pedro, asa voadora com flap? Quando acionar vai funcionar como profundor e picar a asa.
Qual seria a ideia?

Quanto a nova construção, é isso aí, aproveita os moldes porque a aerodinâmica está aprovada e já vai ganhar um tempão.
Simplificar é a palavra certa para esta hora.
Boa escolha de material! Já antevejo um grande sucesso.

Parabéns por ser um grande construtor!!!

Cesar-SP
membro

Mensagempor Cesar-SP » 22 Ago 2013 17:52

É isso Pedro bola pra frente , na proxima terça vou la no Paca dar uns palpites .

abs

Cesar-SP

Rondoni
membro

Mensagempor Rondoni » 22 Ago 2013 18:47

Boa sorte nessa nova construção.

Estou acompanhando.

Abraços,

Rondoni

Krizar
membro
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagempor Krizar » 22 Ago 2013 18:51

[quote:af9fb90982="Gilberto"]Pedro, asa voadora com flap? Quando acionar vai funcionar como profundor e picar a asa.
Qual seria a ideia?

Quanto a nova construção, é isso aí, aproveita os moldes porque a aerodinâmica está aprovada e já vai ganhar um tempão.

Parabéns por ser um grande construtor!!![/quote:af9fb90982]

Também penso nisso, uma solução seria uma mixagem Butterfly(acho que é esse o nome mesmo) utilizada em planadores, pra isso teriam que ter duas superfícies de comando em cada lado. Com isso subiria as superfícies da ponta e abaixaria as do meio ou vice e versa. Não sei se funcionaria, mas é uma ideia.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!

Dougluh
membro

Mensagempor Dougluh » 22 Ago 2013 23:32

Grande Pedro,

Espero que esse projeto da nova asa seja espetacular, assim como o primeiro, apesar de ficar triste de ter visto o primeiro projeto caindo, fico super feliz de poder acompanhar esse trabalho magnifico que você faz!

Parabéns!

Great times are coming!

Pedro Prado
membro

Mensagempor Pedro Prado » 23 Ago 2013 10:59

Estive fora ontem o dia todo e a noite também, então não pude responder, mas valeu ler agora todos posts encorajadores, legal, obrigado. Hoje de noite vamos desformar a primeira peça de Kevlar, que é a tampa, vou ver se faço um pequeno vídeo na hora.

O tecido do Kevlar é meio tinhoso, não sei se é o mesmo que é usado para fazer coletes a prova de balas e carros blindados, ele tem a mesma trama do de vidro e do de carbono, só é muito difícil de cortar, só achei uma tesoura que por acaso corta ele, é mesmo muito enjoado.

O caso dos flaps eu ainda acho que devem funcionar bem, mas são mesmo complicados por que eu quero fazer também os comando embutidos e isso complica mais ainda. Mas seria assim, a asa seria dividida em dois, talvez bem no meio, tudo estaria mixado junto, teria que ter um rádio bem poderoso em matéria de mixagens. Os quatro comandos funcionariam como Ailevon/flaperon/leme.... eu nem sei explicar escrevendo..... rsrsrsrs... quando você abaixar os dois centrais levantariam os da ponta proporcionalmente, de leve... em 3 posições para fazer o papel de flap, mas eles continuariam mexendo todos no sentido de aileron e elevador. E por fim teria o papel de leme onde eles abririam cada asa em separado para fazer o movimento "yaw" rotação sobre o eixo vertical.

Bem, eu jamais saberia mixar isso num rádio.... rsrsrsrsr, mas sempre aparece um entendido no assunto.......

Talvez no futuro poderíamos fazer uma outra asa mais maneira para poder testar e regular bem tranquilo este sistema, mas eu acho que deve funcionar bem sim.

Bem, vou agora atrás do isopor e da balsa para fazer ainda este fim de semana a parte de baixo da asa.

[URL=http://imageshack.com/i/0r1s0rj/][img:f15030e1d0]http://imageshack.com/scaled/large/27/1s0r.jpg[/img:f15030e1d0][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL][/img]

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 23 Ago 2013 11:10

Pedro,

Boa sorte nesta nova asa, foi uma pena o ocorrido na versão carbono, mas faz parte do eterno aprendizado.

No quesito aerodinâmica não tem nem o que falar, decolou firme, só faltou a "célula" POD central de kevlar para não bloquear o sinal.

Abraço.

[quote:5d8e355a60="Krizar"][quote:5d8e355a60="Gilberto"]Pedro, asa voadora com flap? Quando acionar vai funcionar como profundor e picar a asa.
Qual seria a ideia?

Parabéns por ser um grande construtor!!![/quote:5d8e355a60]

Também penso nisso, uma solução seria uma mixagem Butterfly(acho que é esse o nome mesmo) utilizada em planadores, pra isso teriam que ter duas superfícies de comando em cada lado. Com isso subiria as superfícies da ponta e abaixaria as do meio ou vice e versa. Não sei se funcionaria, mas é uma ideia.[/quote:5d8e355a60]

O funcionamento é exatamente este. Área dos flaps menores que dos elevons + mixagem dos 4 servos, quando é acionada a chave de flap só fica os dois servos dos elevons controlando a asa.

Quando pesquisei no ano passado este recurso para instalar em uma asa de fpv que construí, só achei vídeos com as superfícies de flaps flexionados no talo (90 graus).

Deve ser muito complicado encontrar em voo a mixagem perfeita de compensação elevon + flap, para tirar o efeito de picar com a superfície de flap pouco flexionada.

Link de uma asa com flaps para não poluir o tópico, com incorporação de vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=PMhQ8TyYFOM
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.

lowagite
membro

Mensagempor lowagite » 23 Ago 2013 11:27

Parabéns Pedro, ainda vou aprender a ser assim, não desistir das coisas, eu desanimo muito fácil!!Boa Sorte!!

fhkawasaki
membro

Mensagempor fhkawasaki » 23 Ago 2013 13:37

[quote:0537b97993="oswaldo pires"]muito legal nem sabia que o kevlar podia ser usado para isso, Vai ser muito interessante sucesso[/quote:0537b97993]

Fala Oswaldo...

O Kevlar é muito usado em planadores, eu mesmo tenho um DLG F3K que a asa é toda coberta em Kevlar com reforços em carbono.

Outro uso comum nos DLG´s é para confeccionar o Canopy...como o próprio pedro citou no outro tópico...resistente, moldável e não interfere no sinal...

Pedro, desculpe me intrometer no seu tópico hehehe parabéns mais uma vez pela iniciativa e insistência no projeto...exemplo este que admiro muito!!

abs!
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"

biribico
membro

Mensagempor biribico » 23 Ago 2013 13:50

Pedro,

Por favor, dessa vez poste mais fotos do processo de laminação. Acho muito interessante esse tipo de trabalho e gostaria de aprender os detalhes.
Se tiver a paciência de fazer algo próximo de um tutorial acho que a grande maioria desse fórum iria ficar muito feliz!
Sorte na nova empreitada!
Abraço

Pedro Prado
membro

Mensagempor Pedro Prado » 23 Ago 2013 16:29

Vou ver se filmo alguma coisa da laminação.

Mas o que eu queria é que os flaps uma vez baixados eles continuassem funcionando como aileron, ou melhor, como flaperon. E fossem acionados por uma chave com posição 1, 2 e 3.

Então teríamos tudo interligado, ailevons, flaperons e leme, o leme seria cada asa abrindo os flaperons, quando abre uma a outra não abre.

Se alguém garantir que consegue mixar isso eu até faço uma asa de uns 1.40 m de isopor só para ver tudo funcionando. Mas tem que garantir que vai funcionar!!!! Rsrsrsrsrrs...... Um motorzinho médio, hélice comum, servinhos...... até que dá para encarar. Já até tenho o isopor.....

Pedro Prado
membro

Mensagempor Pedro Prado » 23 Ago 2013 16:36

[color=blue:d63772fc73]só faltou a "célula" POD central de kevlar para não bloquear o sinal. [/color:d63772fc73]

Não ia adiantar!!! O sinal falhou porque ficou na sombra da própria asa, as antenas estavam para fora!!!!

TeddyGordoBR
membro

Mensagempor TeddyGordoBR » 23 Ago 2013 17:17

Pedro arruma um rádio com o software ER9X ou Open9X
mais facil de encontrar é um turnigy9x
com o software ER9X vc consegue fazer qualquer mixagem que imaginar

vai chover de nego falando que o radio nao presta, eu uso a quase 2 anos e nao tive problemas, mas antes de sair usando o radinho xingling eu fiz uma revisao nele todo
e o modulo tx que uso é o FrSky

meu radio atual
[img:9678ace51e]http://imageshack.us/a/img20/3624/2k85.jpg[/img:9678ace51e]
e o tx que estou usando é esse
[img:9678ace51e]http://www.e-voo.com/forum/files/14355_200.jpg[/img:9678ace51e]

Lt_Nelson
membro

Mensagempor Lt_Nelson » 23 Ago 2013 18:13

[quote:45ce8e65e9="Pedro Prado"]Vou ver se filmo alguma coisa da laminação.

Mas o que eu queria é que os flaps uma vez baixados eles continuassem funcionando como aileron, ou melhor, como flaperon. E fossem acionados por uma chave com posição 1, 2 e 3.

Então teríamos tudo interligado, ailevons, flaperons e leme, o leme seria cada asa abrindo os flaperons, quando abre uma a outra não abre.

Se alguém garantir que consegue mixar isso eu até faço uma asa de uns 1.40 m de isopor só para ver tudo funcionando. Mas tem que garantir que vai funcionar!!!! Rsrsrsrsrrs...... Um motorzinho médio, hélice comum, servinhos...... até que dá para encarar. Já até tenho o isopor.....[/quote:45ce8e65e9]

Se eu entendi, seriam 4 superfícies de comando. Isto dá para fazer com butterfly, num rádio que tenha programação para planador. No Cularis que tenho, ao acionar o butterfly, os flaps abaixam e os ailerons sobem e continuam atuando normalmente.
Fazer leme acho que até dá para acrescentar uma mixagem a mais para isto. Mas teria que ter gyro e um mixer à bordo, se o objetivo for eliminar os winglets.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W

TeddyGordoBR
membro

Mensagempor TeddyGordoBR » 23 Ago 2013 19:54

não estou sugerindo usar um Turnigy para voar a asa, quero deixar claro
mas para teste de comando e mixagem, vc pode pegar de qualquer no campo de voo que esteja com um dos softwares que falei e testar as mixagens
mais fácil que comprar componentes apenas pra testar
e também é bem fácil encontrar alguém que tenha um turnigy
o turnigy novo o 9XR já vem com o software ER9X

Doca-SP
membro

Mensagempor Doca-SP » 24 Ago 2013 09:45

Só vi agora que já tem o Topico da nova asa Kevlar !!!

O Pedro.... agora voce tem que encontrar uma loirinha bonitinha para trabalhar com voce... já to cansado de ver foto de homem barbado... hehehehehe...

Se ja tiver tirado alguma peça... leva no Pacaembu na terça ok ?

Ahhh quanto a balsa... se já comprou.. tudo bem... se não comprou quero ir esta semana em um distribuidor e vou te ligar para ver se vai comigo já que eu não entendo nada de balsa...

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 24 Ago 2013 12:29

[quote:5809b4a9d3="Pedro Prado"]

Então teríamos tudo interligado, ailevons, flaperons e leme, o leme seria cada asa abrindo os flaperons, quando abre uma a outra não abre.[/quote:5809b4a9d3]

Até daria para fazer 3 modos de voo para a função flap, só vai perder algumas horas para acertar a compensação de mixagem.

Quanto ao leme (split elevons / duckerons) para uma asa de velocidade seria mais interessante vetorizar a edf. Dessa forma não teria que se preocupar com flutter de superfície.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.

Voltar para “Construções”