Reforma T-6
Enviado: Sex Set 27, 2013 1:56 am
Boa noite caros amigos e amantes, bem, este é meu primeiro post referente a reforma/construção, e é também, a primeira vez que faço algo desta natureza.
Inicialmente, vou contar uma breve história de como esse avião veio parar em minhas mãos.
A mais ou menos 1 ano, talvez um pouco mais, o pai de um amigo recebeu uma proposta do antigo dono deste avião, trocá-lo, quase que "pau-a-pau" por um pastinha com motor Evolution 46. O pastinha havia sido o próprio pai deste meu amigo que havia feito, o que levou o custo a praticamente zero, de forma que no frigir dos ovos, este T-6 deve ter saído por algo próximo a 500 reais.
Como meu amigo não tinha confiança para fazer um voo teste no avião, fui questionado se eu topava fazer um voo para fecharem negócio (sim, o antigo dono do avião não o voava também, o motivo?, aquele tinha sido o primeiro avião dele, também não entendi a cabeça de quem o vendeu, criou um aeromodelista frustrado), e eu topei.
A fama do avião era bem ruim, os últimos 3 donos do avião o tinham lenhado, nada muito grave, mas... Ao ver o avião, já comecei a imaginar o motivo das lenhas, o que vocês poderão verificar adiante nas fotos.
Um avião completamente cheio de gambiarras, cola, enfim, nada agradável, aí eu disse, eu faço, mas quero dar uma revisão na linkagem e afins.
Tudo checado, chegou a hora, fomos para o aeroporto de uma cidade vizinha, o qual se encontra desativado e lá fui eu.
Antes de tudo, fiz novas checagens, e, meu maior erro, ao funcionar o motor, pois não havia funcionado antes, notei que o OS 91 4 Tempos estava bem frouxo... Torrei meio tanque de combustível tentando regulá-lo, pensando que fosse isso, mas não tinha jeito, o motor não limpava giro.
Conversei com ambos, o dono e o pretendente a comprá-lo e expliquei a situação, foi quando o dono me garantiu e afirmou que o dono anterior fez 2 voos de demonstração com o avião exatamente daquele jeito, e disse, que daí adiante, lavava minhas mãos, se quisessem que voasse o avião, eu não assumiria os riscos, pois seria um voo bem crítico, no que ambos se dispuseram a aceitar as condições e me pediram pra fazer um teste de corrida, e lá fui eu, algumas taxiadas, 2 ou 3 corridas bem longas, senti que o avião voaria sim, comeria um pouco mais de pista do que deveria, mas isso não era problema, tinhamos 1km de pista.
No exato instante em que o avião saiu do chão, me arrependi amargamente por te-lo feito, um voo tenso e completamente "desprazeroso", com avião o tempo todo parecendo que ia estolar.
Fiz uns 5 minutos de voo e decidi pousar. Esta foi a última vez que este avião voou.
Calma, sem lenhas... rsrsrsrsrsrs... Fecharam negócio e chegando em casa, decidimos desmontar o motor, eis que achei o motivo do motor frouxo, as molas das válvulas, SIM, AS DUAS, estavam quebradas, de forma que elas perderam 1 volta. Desde então estamos a procura das tais molas pra comprá-las.
Ontem, conversando com meu amigo, decidimos dar início à reforma do danado.
E a partir de hoje, entro de cabeça nesta odisseia.
As 10 primeiras fotos são de como o avião estava exatamente.
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/01.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/02.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/03.JPG[/img:aa45e65a53]
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[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/10.JPG[/img:aa45e65a53]
Agora vocês devem ter visto o porque das lenhas. SIM, ele possuia 180 gramas de chumbo para "BURRAMENTE" tentar acertar o CG.
Pessoal, agora, que me perdoem os moderadores mas, MALDITO SEJA O INFELIZ QUE INVENTOU O MONOKOTE. Que troço nojento de remover... Pelo amor de Deus, existe algum macete pra remover essa parada? Meu Deus...
Depois de 1 hora e 40 minutos de sofrimento, vi que a situação do T-6 era pior do que eu imaginava.
Havia muita coisa quebrada e sustentada apenas pelo MONOKOTE, foi um verdadeiro milagre ele não ter lenhado comigo também.
Agora a fuselagem se encontra assim...
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/11.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/12.JPG[/img:aa45e65a53]
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[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/16.JPG[/img:aa45e65a53]
Bem pessoal, por hoje é só. Amanhã quero ver se limpo a asa e faço um levantamento geral do que vou precisar para refazer a criança.
P.S.: Eu desejaria boa noite, mas como já são quase 2 da manhã e provavelmente 90% dos usuários estão dormindo, vou desejar a todos um BOM DIA.
Inicialmente, vou contar uma breve história de como esse avião veio parar em minhas mãos.
A mais ou menos 1 ano, talvez um pouco mais, o pai de um amigo recebeu uma proposta do antigo dono deste avião, trocá-lo, quase que "pau-a-pau" por um pastinha com motor Evolution 46. O pastinha havia sido o próprio pai deste meu amigo que havia feito, o que levou o custo a praticamente zero, de forma que no frigir dos ovos, este T-6 deve ter saído por algo próximo a 500 reais.
Como meu amigo não tinha confiança para fazer um voo teste no avião, fui questionado se eu topava fazer um voo para fecharem negócio (sim, o antigo dono do avião não o voava também, o motivo?, aquele tinha sido o primeiro avião dele, também não entendi a cabeça de quem o vendeu, criou um aeromodelista frustrado), e eu topei.
A fama do avião era bem ruim, os últimos 3 donos do avião o tinham lenhado, nada muito grave, mas... Ao ver o avião, já comecei a imaginar o motivo das lenhas, o que vocês poderão verificar adiante nas fotos.
Um avião completamente cheio de gambiarras, cola, enfim, nada agradável, aí eu disse, eu faço, mas quero dar uma revisão na linkagem e afins.
Tudo checado, chegou a hora, fomos para o aeroporto de uma cidade vizinha, o qual se encontra desativado e lá fui eu.
Antes de tudo, fiz novas checagens, e, meu maior erro, ao funcionar o motor, pois não havia funcionado antes, notei que o OS 91 4 Tempos estava bem frouxo... Torrei meio tanque de combustível tentando regulá-lo, pensando que fosse isso, mas não tinha jeito, o motor não limpava giro.
Conversei com ambos, o dono e o pretendente a comprá-lo e expliquei a situação, foi quando o dono me garantiu e afirmou que o dono anterior fez 2 voos de demonstração com o avião exatamente daquele jeito, e disse, que daí adiante, lavava minhas mãos, se quisessem que voasse o avião, eu não assumiria os riscos, pois seria um voo bem crítico, no que ambos se dispuseram a aceitar as condições e me pediram pra fazer um teste de corrida, e lá fui eu, algumas taxiadas, 2 ou 3 corridas bem longas, senti que o avião voaria sim, comeria um pouco mais de pista do que deveria, mas isso não era problema, tinhamos 1km de pista.
No exato instante em que o avião saiu do chão, me arrependi amargamente por te-lo feito, um voo tenso e completamente "desprazeroso", com avião o tempo todo parecendo que ia estolar.
Fiz uns 5 minutos de voo e decidi pousar. Esta foi a última vez que este avião voou.
Calma, sem lenhas... rsrsrsrsrsrs... Fecharam negócio e chegando em casa, decidimos desmontar o motor, eis que achei o motivo do motor frouxo, as molas das válvulas, SIM, AS DUAS, estavam quebradas, de forma que elas perderam 1 volta. Desde então estamos a procura das tais molas pra comprá-las.
Ontem, conversando com meu amigo, decidimos dar início à reforma do danado.
E a partir de hoje, entro de cabeça nesta odisseia.
As 10 primeiras fotos são de como o avião estava exatamente.
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Agora vocês devem ter visto o porque das lenhas. SIM, ele possuia 180 gramas de chumbo para "BURRAMENTE" tentar acertar o CG.
Pessoal, agora, que me perdoem os moderadores mas, MALDITO SEJA O INFELIZ QUE INVENTOU O MONOKOTE. Que troço nojento de remover... Pelo amor de Deus, existe algum macete pra remover essa parada? Meu Deus...
Depois de 1 hora e 40 minutos de sofrimento, vi que a situação do T-6 era pior do que eu imaginava.
Havia muita coisa quebrada e sustentada apenas pelo MONOKOTE, foi um verdadeiro milagre ele não ter lenhado comigo também.
Agora a fuselagem se encontra assim...
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Bem pessoal, por hoje é só. Amanhã quero ver se limpo a asa e faço um levantamento geral do que vou precisar para refazer a criança.
P.S.: Eu desejaria boa noite, mas como já são quase 2 da manhã e provavelmente 90% dos usuários estão dormindo, vou desejar a todos um BOM DIA.