Fairchild PT 19 - balsa
Fairchild PT 19 - balsa
Caros amigos do e-voo, boa noite.
Inicio hoje as postagens referentes à construção de um Fairchild PT 19 (semi escala) em balsa, prestando antes os seguintes esclarecimentos:
1 – A planta que me serviu de base encontrei-a no tópico “Fairchild PT 19 – Depron” do rce001
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=156358&highlight=
2 – Digo que “me serviu” porque a balsa utilizada não foi comprada para o projeto, utilizei material que já possuia e outro tanto que ganhei;
3 – Fiz, por isso, adaptações para adequar o material aos desenhos;
4 – As principais alterações ocorrerão quando da construção da fuselagem, em que substituirei a estrutura principal em compensado por outra varetada em balsa (fiz um desenho simplificado dessa parte para maior segurança quando da construção);
5 – Também varetados ficarão deriva/leme e profundor (na planta são maciços, menos o estabilizador);
6 – A planta é para motorização glow, mas o meu utilizará motor elétrico a ser definido;
7 – As especificações originais do modelo são:
Comprimento da fuselagem: 995mm
Envergadura : 1330mm
Motor: 19 – 25
8 – Com relação ao peso, farei o que puder ser feito para reduzi-lo, sem perda da qualidade do trabalho e riscos para a segurança;
9 – Falando do acabamento, pretendo que ele seja nas cores e com as inscrições utilizados pelos aparelhos da antiga Escola de Aeronáutica do Campos do Afonsos (RJ) ;
10 - Críticas e sugestões são bem vindas
Inicio hoje as postagens referentes à construção de um Fairchild PT 19 (semi escala) em balsa, prestando antes os seguintes esclarecimentos:
1 – A planta que me serviu de base encontrei-a no tópico “Fairchild PT 19 – Depron” do rce001
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=156358&highlight=
2 – Digo que “me serviu” porque a balsa utilizada não foi comprada para o projeto, utilizei material que já possuia e outro tanto que ganhei;
3 – Fiz, por isso, adaptações para adequar o material aos desenhos;
4 – As principais alterações ocorrerão quando da construção da fuselagem, em que substituirei a estrutura principal em compensado por outra varetada em balsa (fiz um desenho simplificado dessa parte para maior segurança quando da construção);
5 – Também varetados ficarão deriva/leme e profundor (na planta são maciços, menos o estabilizador);
6 – A planta é para motorização glow, mas o meu utilizará motor elétrico a ser definido;
7 – As especificações originais do modelo são:
Comprimento da fuselagem: 995mm
Envergadura : 1330mm
Motor: 19 – 25
8 – Com relação ao peso, farei o que puder ser feito para reduzi-lo, sem perda da qualidade do trabalho e riscos para a segurança;
9 – Falando do acabamento, pretendo que ele seja nas cores e com as inscrições utilizados pelos aparelhos da antiga Escola de Aeronáutica do Campos do Afonsos (RJ) ;
10 - Críticas e sugestões são bem vindas
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
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- membro
- Mensagens: 90
- Registrado em: Sex Fev 03, 2012 9:00 pm
- Localização: Porto Alegre- RS
tentando as fotos.
- Anexos
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- Os perfis "L" usados na nervura 1 (raiz) foram "mexidos" para ficar com o ângulo do diedro.
- 100_1985.JPG (35.19 KiB) Exibido 12471 vezes
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- Para manter as nervuras no esquadro usei o método dos perfis "L" de alumínio.
- 100_1981.JPG (37.4 KiB) Exibido 12471 vezes
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- Comecei, como normalmente se faz, pela asa.
- 100_1978.JPG (37.31 KiB) Exibido 12471 vezes
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
1 - Talvez alguns estranhem a ausência da planta nas fotos anteriores;
2 - Eu marquei as linhas principais na tábua de compensado e cobri com papel manteiga e ele impede que a minha marcação seja vista na foto;
3 - Em tempo: eu estava errando no envio das fotos (tamanho), tendo razão o bravolider, a quem peço desculpas;
4 - A seguir, uma demonstração do uso do perfil "L" para fazer o diedro. Creio que pode ser útil a alguém.
2 - Eu marquei as linhas principais na tábua de compensado e cobri com papel manteiga e ele impede que a minha marcação seja vista na foto;
3 - Em tempo: eu estava errando no envio das fotos (tamanho), tendo razão o bravolider, a quem peço desculpas;
4 - A seguir, uma demonstração do uso do perfil "L" para fazer o diedro. Creio que pode ser útil a alguém.
- Anexos
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- 100_2091.JPG (23.77 KiB) Exibido 12462 vezes
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- 100_2089.JPG (26.11 KiB) Exibido 12462 vezes
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- 100_2088.JPG (20.61 KiB) Exibido 12462 vezes
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
Continuando:
- Anexos
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- Erro: o reforço do trem de pouso na nervura 3 ficou curto, não chegando ao bordo de ataque. Só percebi depois de colado. Coloquei um "bacalhau" e ficou bom. Errei ao usar na 3 o gabarito que fiz para a 4.
- 100_1989.JPG (36.17 KiB) Exibido 12351 vezes
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- Outra vista.
- 100_1988.JPG (37.53 KiB) Exibido 12351 vezes
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- Fiz um apoio de depron para "forçar" o washout de 6 mm.
- 100_1986.JPG (35.92 KiB) Exibido 12351 vezes
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
Na sequencia:
- Anexos
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- Detalhe dos triângulos. Outros serão colocados no lado oposto de cada nervura.
- 100_1998.JPG (37.2 KiB) Exibido 12342 vezes
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- Como não fiz encaixes no bordo de fuga para as nervuras, reforcei com triângulos de balsa, solução bastante usual.
- 100_1997.JPG (34.53 KiB) Exibido 12342 vezes
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- Bordo de ataque colado. A nervura 3 ainda não está com o "bacalhau".
- 100_1992.JPG (34.57 KiB) Exibido 12342 vezes
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- Bordo de fuga colado.
- 100_1990.JPG (36.63 KiB) Exibido 12342 vezes
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.