Construção Motoplanador

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
cristianofoscarini
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 2:30 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por cristianofoscarini »

[quote:6e48751de8="Fndmota"][quote:6e48751de8="cristianofoscarini"][quote:6e48751de8="Fndmota"]Só por curiosidade, abri o esc yellow 30a que havia "esfumaçado" quando liguei na bateria, tem alguns pontos de soldas que estão fundidos.
Alguém sabe se isso faz parte das ligações? não estou encontrando o esquema dele.[/quote:6e48751de8][yt]
Olá Boa tarde, para que eu possa lhe ajudar, teria como enviar o código do CI para baixar o datasheet.[/yt][/quote:6e48751de8]


Boa tarde, o conjunto c/ 6 ci são os ( TPC8107-) os superiores da esquerda que estão com curto são respectivamente (D33AY-FDS-7764A),(D43DZ-FDS-7764A),(D39AH-FDS-7764A),
Obrigado pela força.[/quote:6e48751de8]

Analisando o datasheet dos CIs, vejo que é comum o fechamento de "curto" entre estas pernas para aumentar a potência do MOSFET como pode ver no link das imagens abaixo, a perna de nº4 é a unica que não está em curto interno, usada para ativar a função do MOSFET.

http://www.foscarinise.com.br/image/FDS7764A.bmp
http://www.foscarinise.com.br/image/TPC8107.bmp

Espero ter ajudado.

Coloquei o link pois não sei adicionar imagem ao fórum se puder me dar uma mão agradeço, utilizei o [/img][img], mais não funcionou[/img]
"Aprender é ter paciência, praticar é ganhar conhecimento"
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

[quote:9afc31e0e2="Fndmota"][quote:9afc31e0e2="Felipe Thurler"][quote:9afc31e0e2="Fndmota"]Depois de muitos contratempos finalmente acabei de construir a versão 2 do Motoplanador:
Motor Emax 2822, Bateria lightmax 2200mah , helice 9x5, esc hk 15 a 18A( substituindo o esc yellow 30A que queimou).
O peso ficou em torno de 380 g e 1,30 de envergadura

Vou testar o voo no final de semana.[/quote:9afc31e0e2]

Agora sim!!!
Mas só uma observação: esse ESC aí eu acho que não vai aguentar não! Seria melhor se colocasse um ESC de 20A para cima, pois esse HK está escrito 15 a 18, mas a corrente normal dele é 15A e só pico que é de 18A (só por alguns segundos) e o 2822 se não me engano com essa hélice puxa 16A! Só uma dica, pois quase aconteceu comigo, só que o meu ESC entrou em modo de proteção (o de 25A!!), desativou o motor, o vento parou e o modelo estolou e caiu de ponta de asa.

Editado:
Esqueci do ESC!
Ele esfumaçou logo depois de ligar ou foi quando você acionou o motor? Respeitou o padrão das cores? (vermelho com vermelho e preto com preto). Esses pontos
(não sei o sei ESC), mas o meu, quando abri (aquele de 25A) tinha esses pontos nos MOSFETS.[/quote:9afc31e0e2]


Olá Felipe , liguei o esc corretamente, quando conectei a bateria antes de conectar totalmente já senti um "estalo" no conector e logo em seguida ele esfumaçou, nem acionei o motor. o acelerador estava no minimo depois medi a entrada do esc e estava em curto.

Sobre a helice, tenho uma EP8x4, que deve consumir menos corrente, vou começar com ela, se o empuxo for insuficiente vou pra 9x5. Obrigado pelas dicas.[/quote:9afc31e0e2]

Olá.
Quando você ligou ESC ele estava conectado no motor? Se estava, o motor chegou a fazer algum barulho? Testou o motor em outro ESC? Algum componente do ESC tem alguma avaria? (Marca esbranquiçada).
Avatar do usuário
Fndmota
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 6:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Fndmota »

[quote:e565944f03="cristianofoscarini"][quote:e565944f03="Fndmota"][quote:e565944f03="cristianofoscarini"][quote:e565944f03="Fndmota"]Só por curiosidade, abri o esc yellow 30a que havia "esfumaçado" quando liguei na bateria, tem alguns pontos de soldas que estão fundidos.
Alguém sabe se isso faz parte das ligações? não estou encontrando o esquema dele.[/quote:e565944f03][yt]
Olá Boa tarde, para que eu possa lhe ajudar, teria como enviar o código do CI para baixar o datasheet.[/yt][/quote:e565944f03]


Boa tarde, o conjunto c/ 6 ci são os ( TPC8107-) os superiores da esquerda que estão com curto são respectivamente (D33AY-FDS-7764A),(D43DZ-FDS-7764A),(D39AH-FDS-7764A),
Obrigado pela força.[/quote:e565944f03]

Analisando o datasheet dos CIs, vejo que é comum o fechamento de "curto" entre estas pernas para aumentar a potência do MOSFET como pode ver no link das imagens abaixo, a perna de nº4 é a unica que não está em curto interno, usada para ativar a função do MOSFET.

http://www.foscarinise.com.br/image/FDS7764A.bmp
http://www.foscarinise.com.br/image/TPC8107.bmp

Espero ter ajudado.

Coloquei o link pois não sei adicionar imagem ao fórum se puder me dar uma mão agradeço, utilizei o [/img][img], mais não funcionou[/img][/quote:e565944f03]


Olá, ajudou sim, muito obrigado, agora vou tentar consertá-lo.
Para colocar imagens é facil, vá em Add an Attachment\ escolher arquivo\selecione a imagem\clique em Add Attachment.
se não aparecer o arquivo abaixo, tente reduzir o tamanho Kb ou a resolução da imagem.
Avatar do usuário
Fndmota
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 6:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Fndmota »

[quote:e271724223="Felipe Thurler"][quote:e271724223="Fndmota"][quote:e271724223="Felipe Thurler"][quote:e271724223="Fndmota"]Depois de muitos contratempos finalmente acabei de construir a versão 2 do Motoplanador:
Motor Emax 2822, Bateria lightmax 2200mah , helice 9x5, esc hk 15 a 18A( substituindo o esc yellow 30A que queimou).
O peso ficou em torno de 380 g e 1,30 de envergadura

Vou testar o voo no final de semana.[/quote:e271724223]

Agora sim!!!
Mas só uma observação: esse ESC aí eu acho que não vai aguentar não! Seria melhor se colocasse um ESC de 20A para cima, pois esse HK está escrito 15 a 18, mas a corrente normal dele é 15A e só pico que é de 18A (só por alguns segundos) e o 2822 se não me engano com essa hélice puxa 16A! Só uma dica, pois quase aconteceu comigo, só que o meu ESC entrou em modo de proteção (o de 25A!!), desativou o motor, o vento parou e o modelo estolou e caiu de ponta de asa.

Editado:
Esqueci do ESC!
Ele esfumaçou logo depois de ligar ou foi quando você acionou o motor? Respeitou o padrão das cores? (vermelho com vermelho e preto com preto). Esses pontos
(não sei o sei ESC), mas o meu, quando abri (aquele de 25A) tinha esses pontos nos MOSFETS.[/quote:e271724223]


Olá Felipe , liguei o esc corretamente, quando conectei a bateria antes de conectar totalmente já senti um "estalo" no conector e logo em seguida ele esfumaçou, nem acionei o motor. o acelerador estava no minimo depois medi a entrada do esc e estava em curto.

Sobre a helice, tenho uma EP8x4, que deve consumir menos corrente, vou começar com ela, se o empuxo for insuficiente vou pra 9x5. Obrigado pelas dicas.[/quote:e271724223]

Olá.
Quando você ligou ESC ele estava conectado no motor? Se estava, o motor chegou a fazer algum barulho? Testou o motor em outro ESC? Algum componente do ESC tem alguma avaria? (Marca esbranquiçada).[/quote:e271724223]

Olá, sim ele estava conectado no motor porém não houve reação do motor e nem deu tempo pois já esfumaçou e eu desconectei a bateria que ficou um pouco quente. Depois disto eu testei o motor no esc que me restou que é o hk 15 a 18A e funcionou perfeitamente. O que achei estranho no esc foi as soldas em curto, mas o cristiano me mandou os datasheets e parece que não há problema nas soldas, agora existe uma marca branca nos capacitores eletroliticos.
Avatar do usuário
Fndmota
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 6:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Fndmota »

Hoje fiz o teste de vôo, mais lenha, kkkk. Mas deu pra sentir por alguns segundos a maravilha que é esse hobby e que não é nada fácil pilotar um aeromodelo.
Ele ficou muito arisco e com muito comando. Fiquei admirando ele subir e esqueci de reduzir o acelerador, kkkk. O primeiro lançamento foi com uma helice 8x4, pena que eu estolei ele com muito comando pra virar, ai quebrou a hélice, os demais foram com a helice 9x5.
Mas já estou animado e vou corrigir os problemas e tentar no próximo final de semana.
Obrigado pela força galera. segue o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Nf-ZGXzYNjU&feature=youtu.be
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

1. Verifica essas asas, estão quase fechando em voo.
2. Pega leve no dedo, ou diminui o comando ou seta dual rate no rádio.
3. Ah, da uma praticada em simulador também, irá ajudar um pouco.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Dessolde os eletrolíticos e meça-os. Eles estão estufados? Sobre o voo, treine um pouco no simulador e antes de voar de novo, coloque um ângulo de +- 2 graus negativos nas pontas das asas (washout) para diminuir o estol de ponta de asa e reforce bem as asas com fibra de vidro e se ainda ficar muito molenga pode colocar stays de nylon como nesse ultra leve que fiz (ainda precisa de modificações). Ah, só uma dica de pilotagem: faça movimentos diagonais no stick, sempre virando e corrigindo com o profundor. Sempre que terminar de fazer a curva, acerte o máximo possível a asa horizontalmente.
Anexos
P1030125.JPG
P1030125.JPG (34.57 KiB) Exibido 5448 vezes
Avatar do usuário
Fndmota
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 6:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Fndmota »

[quote:9951b823dd="Felipe Thurler"]Dessolde os eletrolíticos e meça-os. Eles estão estufados? Sobre o voo, treine um pouco no simulador e antes de voar de novo, coloque um ângulo de +- 2 graus negativos nas pontas das asas (washout) para diminuir o estol de ponta de asa e reforce bem as asas com fibra de vidro e se ainda ficar muito molenga pode colocar stays de nylon como nesse ultra leve que fiz (ainda precisa de modificações). Ah, só uma dica de pilotagem: faça movimentos diagonais no stick, sempre virando e corrigindo com o profundor. Sempre que terminar de fazer a curva, acerte o máximo possível a asa horizontalmente.[/quote:9951b823dd]

Olá, dessoldei os capacitores e medi, eles estão legais, agora o regulador de tensão parece que é o que danificou e está causando o curto : http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet2/0/00ciacs9p08x8trdlw1u0ap1z9yy.pdf
observei o circuito e me parece que veio com os fios soldado errados, o fio vermelho está soldado no mesmo ponto do negativo do capacitor e no terra do regulador como mostra a imagem , isto não pode. O meu parece estar com os fios soldados invertidos.
olhe este por exemplo é o mesmo que o meu e está ao contrario :
http://www.aliexpress.com/item-img/Mystery-Sea-king-30A-Boat-Speed-Controller-ESC-W-reverse-Ship-Forward-Backward/1425583329.html
talvez seja este o problema.
Anexos
placa esc.jpg
placa esc.jpg (23.75 KiB) Exibido 5405 vezes
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

A sua asa está deformando em voo, assim não terá voo correto mesmo.
Você colocou as varetas exatamente em cima das de baixo como sugerido acima?

Deve ficar assim:

[img:fc73d0c1de]http://www.e-voo.com/forum/files/varetas_e_asa_isopor_editado_538.jpg[/img:fc73d0c1de]
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Isso explica a fumaceira, mas nunca vi um ESC vir invertido de fábrica. Vou começar a abrir os próximos que eu comprar :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Mas e aí já reforçou a asa? Esse exemplo do Gilberto está ótimo :)
Responder