Montagem do novo treinador para inciantes da Proaeromodelos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Mauri
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Montagem do novo treinador para inciantes da Proaeromodelos

Mensagem por Mauri »

Olá pessoal,


Vou postar aqui a montagem de mais um kit, dessa vez um novo Treinador para iniciantes denominado “Star trainer”.

Idealizado para quem esta iniciando no hobby, com pouca ou nenhuma experiência em montagens, sendo esta classificada como fácil, pois, devido os cortes serem feitos em maquina CNC, tem se uma boa precisão e todos os encaixes foram feitos de forma a não permitir erros.


Características:


Treinador asa alta de 1 metro de envergadura e fuselagem com 75 cm.

Material: Depron 4mm e Isopor P3 cortados em CNC.

Comandos para 4 canais, Acelerador, Aileron, Estabilizador horizontal e vertical.

Peso estimado pronto para vôo entre 500 a 580 grs.

Ideal para ser usado com o motor E-max 2822 de 1200kv, hélice 9x5 GWS, Esc 20/30A, Bateria 3s 1000 a 1500mAh, 3 ou 4 servos de 9 gramas, ou seja, a eletrônica que a grande maioria tem ou pode-se facilmente adquirir a um baixo custo.

Os ângulos de inclinação do motor já estão pré determinados na fixação da parede e fogo, evitando assim eventuais erros na montagem do mesmo.

Como em todos os nossos outros kits, neste também se tem o aileron embutido no próprio perfil da asa, o que proporciona um melhor desempenho em voo.

Com um adequado momento de cauda (que é a distancia entre o Bordo de fuga da asa e o início do estabilizador horizontal) que resulta em comandos mais suaves ao modelo.

Asa com diedro, que proporciona uma maior estabilidade ao aeromodelo.

Este kit acompanha parede de fogo, suporte do trem de pouso em madeira, 2- arames de aço (2.5 mm) para confecção do trem de pouso, 1- arame de aço (1.3 mm) para a bequilha trazeira e 1- arame de aço (2 mm) para a união do estabilizador horizontal.

Poderá ser usado neste aeromodelo Spinners de 45 a 51mm de diâmetro.


[color=blue:0d6675218b]O CG deste aeromodelo encontra-se localizado exatamente sobre a vareta de reforço de sua asa. [/color:0d6675218b]


Possíveis interessados no kit, por favor entrem em contato por esses meios.


E-mail/Skipe:
mauri_virtua@hotmail.com
mauri underline virtua @ hotmail.com

(11) 49660775 Fixo

Ou diretamente pelo site com preço em promoção até o final do estoque:

http://www.proaeromodelos.com.br/index.php?cPath=21


Sugestões ou criticas construtivas que levem ao melhoramento deste kit serão, como sempre muito bem vindas.


Duvidas na montagem do kit poderão ser postadas neste mesmo tópico.

Video:




Aqui fotos do protótipo já montado e testado:

https://lh4.googleusercontent.com/-xocE ... C08543.JPG




[img:0d6675218b]https://lh4.googleusercontent.com/-k4x3riTwQXE/UqUKUJRYmDI/AAAAAAAAE3g/fRh1ppxouEI/w703-h319-no/Star+voando.jpg[/img:0d6675218b]


Colas a serem utilizadas:

COLA DE ISOPOR (Usada como cola de contato, de 2 a 3 minutos em média para a união das partes.)

COLA PVA BRANCA CASCOREZ, para colagem das varetas de reforço.

COLA EPÓXI para colagem da parede de fogo, suporte do trem de pouso, horns, etc..

COLA CA Super Bonder ou similar, para colar partes da lincagem.



Começa então aqui o início da montagem:



O primeiro passo é identificar e separar todas as peças que compõem a fuselagem do aero.




Aqui as partes já separadas.



Comecei então por colar as cavernas do fundo e do meio a base da fuselagem.



Partes coladas.



Passei cola de isopor nos pontos das duas partes a serem coladas.



Lateral colada.



Feito o mesmo processo com a outra lateral.



Aqui marquei a furação [b:0d6675218b]nos dois lados da fuselagem[/b:0d6675218b] para a passagem dos conduítes da lincagem.



Fiz um furo quase que paralelo a lateral para a passagem do conduíte, que no meu caso foram usados canudos de refrigerante.



Para quem optar por também usar canudos de refrigerante [b:0d6675218b]É essencial fazer um bom encaixe e colagem entre eles para que não se soltem dentro da fuselagem após fechada e durante o processo de lincagem [/b:0d6675218b], no meu caso alem de ter colado, também passei durex transparente entre eles para não correr o risco de soltura.



Conduítes passados e já colados.



Outra vista.



Saída de um dos lados dos conduítes.



Os dois reforços da fuselagem onde passará a vareta que irá prender a asa.



Colagem dos mesmos.





Antes de colar a tampa superior deve-se já fazer os furos para a passagem da vareta traseira que prenderá a asa.



Ponta traseira.



Colagem da mesma.



Tampa traseira da fuselagem.



Tampa traseira colada.



Aqui as longarinas internas que Irão dar o angulo correto a parede de fogo e por consequência também ao motor.



A meia lua identifica a longarina que deverá ser colada no lado interno esquerdo da fuselagem, olhando se de trás para frente.



Colagem das longarinas internas.





Caverna frontal.



Colagem da caverna frontal.





Laterais externas frontais.



Colagem das mesmas.



Ao colar, deixar nivelado o [b:0d6675218b]máximo possível[/b:0d6675218b] as partes superiores das duas peças.



Capô dianteiro.



Colagem do capô.





Peça colada.



Mesa dos servos.





Colocação da mesa dos servos na fuselagem.



Reforços da fuselagem.



Colagem dos mesmos.





Acerto do angulo na frente, feito com estilete.





Acabamento frontal.



Colagem e acerto da peça.







Parede de fogo que acompanha o kit.




Esse é o posicionamento padrão do montante para ser usado com o motor E-max 2822.



Se for usar Spinner, o motor deverá ter seu eixo cortado de modo que o adaptador fique encostado no bell do motor e por consequência o Spinner rente a frente da fuselagem (faça medições e testes antes com o adaptador e Spinner que dispõe para não ocorrer erros).



Ao colocar o montante, [b:38f6e05ac3]observar a furação dos parafusos que prendem o motor, um deles deverá estar posicionado para baixo, e o da parte superior não será usado[/b:38f6e05ac3]



Vista traseira da parede de fogo, procure não usar parafusos muito grandes, pois esses poderão vir a danificar a bateria de lipo.




[b:38f6e05ac3][color=blue:38f6e05ac3]Editado ->[/color:38f6e05ac3][/b:38f6e05ac3] Ver opção 8 fotos abaixo desta antes de colar a parede de fogo na fuselagem.


Colar a parede de fogo que acompanha o kit a fuselagem usando cola Epóxi.



Parede de fogo colada, aproveitei para substituir o parafuso Allen original por um com cabeça Philips que para mim é muito mais pratico e seguro.





Motor pré instalado para verificar sua inclinação na fuselagem.



Para acompanhar a inclinação lateral do Spinner foi necessário lixar um pouco o acabamento frontal em depron.



Colar também com cola Epóxi o suporte do trem de pouso que acompanha o kit.





Como uma opção, e para reforçar mais a frente do aero, pode-se usar o próprio contra corte do capô e encaixa-lo por dentro do mesmo, isso não acrescenta praticamente nada de peso e ainda da um bom preenchimento do espaço interno para que a bateria não fique solta dentro.



Corte 113mm da parte maior, passe um pouco de cola e encaixe pela tampa inferior, evidente que isso também poderá ser feito antes da fixação da parede de fogo.



E esta fixado.



Fuselagem entelada com fita durex branca larga, simples de fazer e com um bom acabamento.



Aqui as medidas aproximadas para a confecção do trem de pouso.



Para poder fixar os arames de aço de 2.5mm que acompanham o kit, foi marcado o centro do suporte e feito ao lado dois furos com uma broca de 2,5mm.



No caso, fixei usando cola Epóxi, mas também poderia ter usado travas caso as tivesse aqui...



PREPARAÇÃO, CORTE DA PARTE MÓVEL DO ESTABILIZADOR HORIZONTAL E ENTELAGEM.



Para evitar de deixar essa parede quadrada nos bordos dos estabilizadores nos meus aeros, eu sempre uso essa técnica de amassar as bordas deles na quina da mesa com uma caneta.



Com o auxilio das duas mãos (No caso estava tirando fotos apenas para ilustrar e usei uma) segure o estabilizador na quina da mesa e, ao mesmo tempo que vai apertando as pontas com a caneta, com a outra mão vá girando a peça de modo a fazer isso uniformemente em toda a borda, depois, um acabamento com uma lixa fina nas bordas sempre ajuda..



Faça o mesmo procedimento no outro lado da peça.



O resultado é uma afinamento da parede, melhorando o visual e também com certeza alguma coisa em termos de desempenho.





Para fazer o corte da parte móvel, é necessário [b:8b44cd47d5]ANTES[/b:8b44cd47d5] disso unir as partes com o arame de aço 2 mm que acompanha o kit.



Escolha qual vai ser o lado inferior da peça e com um lápis, faça uma marcação de leve no Depron.



Com o arame de aço já dobrado, coloque sobre a peça como mostra as fotos e faça a marcação.





Faça o sulco ou veio na peça de modo que o arame fique encaixado e rente no depron.



Cole o mesmo com cola Epóxi e espere secar completamente.



Depois, com o estilete corte onde foi feita aquela primeira marcação com o lápis e em seguida já faça o corte de 45° nesta agora parte móvel do estabilizador.



Aqui as Partes depois de coladas, destacada e já com o corte de 45°.



O mesmo procedimento deve ser feito para a colocação da vareta de reforço, fazer o sulco e depois colar com Epóxi.



Vareta de reforço já colada.



Aqui a primeira dobradiça na parte de cima, feita com fita transparente (Digo primeira porque quando entelar contarei como uma segunda dobradiça, o que da muita resistência ao conjunto.



E aqui a primeira dobradiça da parte inferior, também feita com fita transparente.



Aqui o começo da entelagem, eu prefiro sempre inciar pela parte de cima da peça e sempre de trás para frente, de modo que as fitas da frente se sobreponham nas de trás.



E como tenho as bordas arredondadas, eu posso cortar com uns 5mm a mais e dobrar para baixo esse excesso, conforme fotos abaixo.





Principalmente nas curvas deve-se sempre fazer vários e pequenos cortes para ajudar no acabamento nas bordas.





E aqui já entelando a parte inferior, (como já se dobrou os 5mm do lado de cima para baixo) no caso, é só virar a peça, cortar rente o excesso e pronto, estará fechada por completo a peça em suas bordas arredondadas.


[b:0602ea6329]Wanderval[/b:0602ea6329], [b:0602ea6329]Gilberto[/b:0602ea6329], [b:0602ea6329]Condor[/b:0602ea6329], [b:0602ea6329]Diego[/b:0602ea6329], [b:0602ea6329]Anderson[/b:0602ea6329] e [b:0602ea6329]Ricardo[/b:0602ea6329], Muito obrigado a todos pelo elogio.

A intenção realmente é de oferecer mais uma boa opção de compra de kit treinador para iniciantes de fácil montagem, com uma boa aparência, que voe bem e a um baixo custo, se objetivo esta sendo alcançado, fico muito feliz.


hesmesed,

A incidência é mínima para a direita (olhando o aero por trás) talvez só encaixando as partes sem colar como fez fique imperceptível, Mas não se preocupe, fiz um teste esses dias no meu com incidência zero e voou sem problema, só não poderá ter nenhuma incidência para a esquerda ok!

Qualquer duvida estou a disposição!

Abrs.

Mauri


Cotinuando..

[b:0602ea6329][color=blue:0602ea6329]ESTABILIZADOR VERTICAL[/color:0602ea6329][/b:0602ea6329]

O procedimento é exatamente o mesmo do horizontal.

Afinando as bordas.





Colocação da vareta de reforço com cola Epóxi.



Estabilizador entelado.



Aqui com a peça provisóriamente encaixada para marcar onde retirar a entelagem para poder passar cola.



Passar o estilete de leve para retirar o excesso.



Com as duas partes provisóriamente encaixadas para também demarcar onde retirar o excesso do estabilizador horizontal.



A dobradiça inferior do estabilizador vertical que poderá ser feita de chapa ou plastico flexível. (Fazer ranhuras de modo a epóxi grudar nesse material)



Demarcando onde irá ser colada a peça.



Colar a dobradiça com cola Epóxi primeiro na parte móvel do estabilizador vertical.



Com a dobradiça colada e seca, aplicar Epóxi na parte inferior do Estabilizador horizontal.



[b:0602ea6329]ANTES[/b:0602ea6329] que a cola seque, aplique cola em todos os pontos de contato do estab. vertical e também na dobradiça, encaixe todo o conjunto.







Encaixe todo o conjunto e antes que seque, retire o excesso de cola (caso tenha) com um pano com álcool e espere secar.



Conjunto depois de colado.



[b:592a3d1d0b][color=blue:592a3d1d0b]LINCAGEM E BEQUILHA TRASEIRA.[/color:592a3d1d0b][/b:592a3d1d0b]


Encaixe dos servos na mesa, os mesmos poderão ser apenas colados com Epóxi, porem, não é recomendado isso porque em caso de ter que trocá-los irá dificultar bastante, mas, na pressa de testar o protótipo, foi o que eu fiz.. :oops:



A maneira correta de fixá-los seria colar duas pequenas bases de madeira fina nos cantos e parafusar o servo a elas, conforme foto abaixo.



A lincagem é feita lixando a ponta da vareta de fibra de 1.8 mm de modo a encaixá-la bem fundo ao Nylon Clevis.





Peças unidas com cola CA.



Abertura foi feita próxima ao arame de aço para dar maior rigidez ao conjunto, para fixação do Horn.

[b:592a3d1d0b][color=blue:592a3d1d0b]E importante que os furos dos Horns fiquem na mesma linha entre as partes fixas e móveis dos estabilizadores e ailerons.[/color:592a3d1d0b][/b:592a3d1d0b]



Aplicação de cola Epóxi no vão antes do encaixe do Horn.



Horn encaixado e colado, [b:592a3d1d0b][color=blue:592a3d1d0b]repare o alinhamento entre o furo do Horn e a linha do estab. Horizontal, isso deve-se repetir tanto no estab. vertical como também nos Ailerons.[/color:592a3d1d0b][/b:592a3d1d0b]



Horn travado e colado.



Clevis encaixado ao Horn.



Furo de 2 mm que deve ser feito braço do servo para o encaixe da linkage Stopper.



Colocação da arruela.



Colocação da porca, ajuste a porca de modo que o conjunto possa girar, porem sem folgas, é [b:592a3d1d0b]Essencial[/b:592a3d1d0b] a aplicação de um trava rosca nessa porca sob risco de se soltar devido trepidação. uma pequena quantidade de CA aplicado com a ponta de um palito de dente já resolve.



Conjunto pronto para ser instalado no servo.



Conjunto montado e lincado, não é preciso lixar a vareta de 1.8 mm, pois seu encaixe é bem preciso no linkage Stopper.



Dobradura do arame de aço 1.3mm que acompanha o kit na roda da bequilha traseira.



Medidas aproximadas.



Veio feito para a colagem da bequilha a parte móvel do estabilizador.
Aqui mostra o porque de uma dobradiça resistente nesse ponto, para poder suportar as trepidações da bequilha e não forçar a parte móvel.



Conjunto todo colado com Epóxi, ficou bem firme.



ASA, ENTELAGEM E LINCAGEM.


Antes de colar as duas partes, cortar as pontas internas dos ailerons para o encaixe na fuselagem.



Medidas a serem cortadas.



Partes cortadas.



Unir as duas partes da asa com cola Epóxi e cortar as varetas nos tamanhos corretos da parte superior e inferior.



Passar cola PVA nos veios das varetas, [b:99474f35f0] e nos 2 lados da asa[/b:99474f35f0].



Com o auxilio de uma chave de fenda ir pressionando a vareta até o fundo.



Retirar o excesso da cola.



Resultado.



Geralmente, em asas com diedro, costuma a vareta superior querer "saltar" para fora do veio no centro.



A solução então é costurar uma a outra para que a de cima volte a posição correta.





Como a asa será fixada na fuselagem por intermédio de elásticos, é conveniente reforças as bordas onde os mesmos irão passar, colando no Bordo de Ataque um pedaço de vareta de 10 cm.
Faça um veio com o estilete, alargue com a própria vareta, passe cola PVA e a encaixe, de modo que a vareta fique rente a extremidade do B.A. e não afundada.



Vareta depois de encaixada e colada.



No Bordo de fuga, dois pedaços de madeira balsa fina ou até mesmo palito de sorvete deverão ser colados para reforçar a sua extremidade.





Importante deixar a asa secando por um bom tempo, pelo menos umas oito horas, para total colagem das varetas de reforço.

Depois disso, lixar toda a superfície da asa com uma lixa fina 220 para retirar as irregularidades, cuidado para não destacar o aileron durante esse processo.



Poderá também ser usada uma massa para corrigir o veio da vareta e as irregularidades do isopor, no caso usei a da Renner Multimassa Tapa-tudo, que é muito leve e boa.



Para preparar o isopor para uma boa entelagem eu costumo diluir em 50% de água, Cola PVA, passando uma ou duas mãos com pincel ou rolinho, espero secar, depois passo uma lixa fina 220 apenas para tirar a rugosidade da cola, após isso passo um pano úmido para tirar o pó deixado pela lixa e espero secar, ai a asa estará pronta para ser entelada.



Comece sempre por entelar a parte de cima da asa e (Caso for entelar com fita) de trás para frente, deixe uns 5 mm para fora no Bordo de fuga, no Bordo de ataque e também nas laterais para poder dobrar esse excedente para a parte inferior da asa.



Com a parte de cima da asa entelada e esta já servindo de dobradiça do aileron, vire-o para cima quebrando a fina camada que o segura e comece a entelar a asa por debaixo.





Aqui entelando a parte inferior do outro lado da asa.



O servo já instalado na asa, o Horn deverá ser colado com Epóxi.



Lincagem da asa pronta, usei um cabo Y para unir os dois servos.



A tampa foi fixada na frente com fita durex transparente, colei ela por fora na parede de fogo e por dentro do compartimento formando assim uma dobradiça.
Na parte de trás parafusei 2 braços de servos que todos temos de sobra para fazer as travas da tampa.



Aqui o compartimento como ficou, o esc deve ser fixado com velcro e bateria deve presa com uma cinta de velcro para não ocorrer de se soltar dentro e forçar a tampa de Depron.



Receptor foi fixado na lateral interna do aero.

Editado pela última vez por Mauri em Seg Jun 08, 2015 9:23 am, em um total de 2 vezes.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
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ricardovasc
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Mensagem por ricardovasc »

Um dia ainda terei um desses.
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Mensagem por Cesar-SP »

Muito legal Mauri , adoro modelos treinadores simples e bem construidos , domingo vou querer dar uma voadinha .

abs

Cesar-SP
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Mensagem por thi_cesar »

Mauri, parabéns pelo modelo..... lembra um pouco um estilo oldtimer e estes modelos sempre tem um voo sensacional!!

Abraço.

Thiago
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Florêncio
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treinador

Mensagem por Florêncio »

Mauri,boa tarde como sempre o maior capricho muito bem montado,deve ter um bom planeio com essa asas
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Mauri
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Mensagem por Mauri »

[quote:fbee17df85="ricardovasc"]Um dia ainda terei um desses.[/quote:fbee17df85]

Olá Ricardo,

Quando quiser ou puder é só entrar em contato ok!

Valeu mesmo pela dica lá no site!

Abrs.

Mauri

[quote:fbee17df85="Cesar-SP"]Muito legal Mauri , adoro modelos treinadores simples e bem construídos , domingo vou querer dar uma voadinha .

abs

Cesar-SP[/quote:fbee17df85]

Fala Cesar, tudo bem?

Aparece lá sim para bater-mos um papo e para você voar com o modelinho, será um prazer ok!

Abrs.

Mauri

[quote:fbee17df85="thi_cesar"]Mauri, parabéns pelo modelo..... lembra um pouco um estilo oldtimer e estes modelos sempre tem um voo sensacional!!

Abraço.

Thiago[/quote:fbee17df85]



Lembra mesmo Thiago, inclusive os arquivos de corte foram gerados baseados em uma das plantas do site www.outerzone.co.uk que tem muuitos Olds legais.

Valeu!

[quote:fbee17df85="Florêncio"]Mauri,boa tarde como sempre o maior capricho muito bem montado,deve ter um bom planeio com essa asas[/quote:fbee17df85]

Boa tarde Florêncio,

Bom, sou suspeito para falar.. A asa é praticamente a mesma do meu kit do Stick, que dizem voa muito bem, então, acho que tem tudo para dar certo, já voei com o protótipo e gostei bastante.

Valeu pelo elogio!

Abrs.

Mauri
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Mensagem por Mauri »

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Editado pela última vez por Mauri em Seg Jun 08, 2015 9:37 am, em um total de 1 vez.
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rodrigo carvalho santino
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Mensagem por rodrigo carvalho santino »

parabéns ao amigo mauri por mais uma obra de arte, este é nosso grande engenheiro tenho dois aeros desenvolvidos por ele os quais voam de forma excepcional, parabéns, agora espero que o senhor desenvolva mais um warbird para nós..... acompanhando!!!!!
Do elétrico ao glow passando pelo planador, adoro todos !!!!! oque importa é voar !!!!!
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Mauri
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Mensagem por Mauri »

Fala Rodrigão, Blz?

Deixa o Engenheiro saber disso kkkkkk

Pode esperar que vem um Wardbird ai que tenho certeza que você ira gostar muito ok!

Abrs.

Mauri
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Krizar
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Mensagem por Krizar »

Adorei o kit Mauri, já encomendei um pra mim. Agora é só esperar chegar e ser feliz!
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