Sun Shade - para-sol em balsa / Projeto e construção / VIDEO

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Sun Shade - para-sol em balsa / Projeto e construção / VIDEO

Mensagempor Sun Shade » 26 Jan 2014 11:55

Tópico dedicado ao desenvolvimento e construção de um novo modelo.

Será um modelo para-sol, para motorização elétrica, com voo lento e dócil.
Trem de pouso convencional, com bequilha traseira comandável.

Primeira publicação: Asa

Envergadura: 1440 mm
Corda: 240 mm
Aileron: 40 mm
Perfil: NACA 2412
CG: 33%
Área Alar {aprox.}: 31.9 dm²
Enflexamento: 3 graus cada painel

[img:fa1a19accb]http://imageshack.com/a/img21/3431/3ix8.jpg[/img:fa1a19accb]

Colocando a mão na massa: os gabaritos para o corte e pareamento das nervuras está pronto, feitos com compensado comum.

Serão:
14 nervuras de 1.5 mm
3 nervuras de 3.2 mm

[img:fa1a19accb]http://imageshack.com/a/img819/8849/kcw7.jpg[/img:fa1a19accb]

Espero ter tempo pra terminar e levar este moelo para o FESBRAER deste ano!

Até as próximas publicações!
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Mensagempor FABIORICARDO » 27 Jan 2014 23:35

Acompanhando e aprendendo deste projeto.

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Mensagempor Sun Shade » 31 Jan 2014 11:38

Obrigado [b:e1e024b08d]FABIORICARDO[/b:e1e024b08d], continue acompanhando. Espero que goste!

------------------------------------------------------------------------

Segue a construção da asa. Fiquei surpreso em ver a planta impressa e com o tamanho que terá este aero, que meus cálcuos estejam corretos e que a motorização que tenho aqui seja suficiente para "tocar"o bichinho.....

[img:e1e024b08d]http://imageshack.com/a/img844/4016/qkdt8.jpg[/img:e1e024b08d]
[img:e1e024b08d]http://imageshack.com/a/img691/2791/xpx2.jpg[/img:e1e024b08d]
[img:e1e024b08d]http://imageshack.com/a/img577/6216/vh6d.jpg[/img:e1e024b08d]

Material - Balsa

4 varetas 6x6 mm - longarinas
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
2 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [14]
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3]
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Mensagempor Alvaro Sala » 31 Jan 2014 11:42

Também vou acompanhar. Qual o peso final estimado?

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Mensagempor Sun Shade » 31 Jan 2014 11:50

Grande [b:25c1e05123]Mestre Álvaro Sala[/b:25c1e05123], como estou feliz de "vê-lo"por aqui! Penso que pronto para voo terá entre 1400g e 1500g. Minha meta são os 1400g, veremos....

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Mensagempor Sun Shade » 02 Fev 2014 23:59

Gostaria que os mais habituados e experientes com construções em balsa me guiassem nesta questão do [b:b85f2e3796]peso estimado[/b:b85f2e3796].

Pretendo que o aero fique com 1400 a 1500g, como respondi ao colega Álvaro Sala.

Devo estar utilizando umas baterias 3S de 2650mA e um motor 3536 de 1000kv.

Está dentro da realidade ou estou muito "fora da casinha?

-------------------------------------------------------------------

Chapeado central, parte de cima:
[img:b85f2e3796]http://imageshack.com/a/img845/8298/zb3t.jpg[/img:b85f2e3796]

Detalhe das "orelhinhas" que fixarão a asa aos montantes centrais, com parafusos de 3mm:
[img:b85f2e3796]http://imageshack.com/a/img401/6576/vfcp.jpg[/img:b85f2e3796]
[img:b85f2e3796]http://imageshack.com/a/img198/5035/crlx.jpg[/img:b85f2e3796]

Montantes centrais:
[img:b85f2e3796]http://imageshack.com/a/img850/423/aql3.jpg[/img:b85f2e3796]


-------------------------------------------------------------------

Material - Madeira

4 varetas 6x6 mm - longarinas
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
3 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [14], chapeado
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3]
Compensado de 4 mm para os montantes centrais, "orelhinhas" de fixação, gabarito dos perfis
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Mensagempor RodrigoB » 03 Fev 2014 09:51

Bom dia Sun Shade, estou acompanhando sua construção, e gostaria de alertar sobre um detalhe. Na foto onde demonstra as peças em compensando que irão servir para fixar o montante, asa/fuselagem, percebe-se que colou essas peças em nervuras feitas de balsa. Não seria prudente fazer, somente essas nervuras, em compensado? Dado a envergadura do modelo, essa área deve ter um tratamento especial quanto a resistência.
Parabéns pelo projeto e construção!

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Mensagempor Sun Shade » 07 Fev 2014 07:21

[quote:7dd2f6c1f7="RodrigoB"]Bom dia Sun Shade, estou acompanhando sua construção, e gostaria de alertar sobre um detalhe. Na foto onde demonstra as peças em compensando que irão servir para fixar o montante, asa/fuselagem, percebe-se que colou essas peças em nervuras feitas de balsa. Não seria prudente fazer, somente essas nervuras, em compensado? Dado a envergadura do modelo, essa área deve ter um tratamento especial quanto a resistência.
Parabéns pelo projeto e construção![/quote:7dd2f6c1f7]

Obrigado [b:7dd2f6c1f7]RodrigoB[/b:7dd2f6c1f7] pela participação, preocupado com seu comentário adicionei mais uma nervura de cada lado das "orelhinhas" e com o chapeado completo vai ser suficiente (espero :?). Que a asa não bata no chão durante as aterragens.....

Ainda percebam que utilizei restos de bordo de fuga (8x6 mm) para fazer o suporte para os servos e unir defintivamente os painéis. Servos Corona ou HK 929MG.

[img:7dd2f6c1f7]http://imageshack.com/a/img703/3377/983i.jpg[/img:7dd2f6c1f7]

Teste de como vão ser adaptados os montantes centrais. A asa ainda será chapeada por baixo.

[img:7dd2f6c1f7]http://imageshack.com/a/img833/7294/gfn5.jpg[/img:7dd2f6c1f7]

"Blind nuts" para M3, serão os suportes dos estais junto a asa.

[img:7dd2f6c1f7]http://imageshack.com/a/img191/2553/u14f.jpg[/img:7dd2f6c1f7]


[img:7dd2f6c1f7]http://imageshack.com/a/img191/3637/q6lb.jpg[/img:7dd2f6c1f7]
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Mensagempor Sun Shade » 10 Fev 2014 18:38

Segue a construção. Espero que as fotos falem por si só, mas havendo alguma dúvida ficarei feliz em ajudar.....

Servos no local, parte central inferior chapeada. Vou deixar um compartimento para esconder o "Y". Contatos travados com fio dental! :D :D :D :D
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img853/1016/4y6l.jpg[/img:c1bef3d797]
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img191/1755/c9ap.jpg[/img:c1bef3d797]

Detalhe de como vão ser os montantes centrais:
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img849/2857/kr95.jpg[/img:c1bef3d797]
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img542/520/zlvq.jpg[/img:c1bef3d797]

Detalhe dos parafusos para fixação dos estais:
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img833/5018/bcfm.jpg[/img:c1bef3d797]

Construção das pontas das asas:
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img546/1500/5xd2.jpg[/img:c1bef3d797]
[img:c1bef3d797]http://imageshack.com/a/img841/3423/mvj7.jpg[/img:c1bef3d797]

-------------------------------------------------------------------

Material - Madeira

4 varetas 6x6 mm - longarinas
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
5 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [16], chapeado
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3]
Compensado de 4 mm para os montantes centrais, "orelhinhas" de fixação, gabarito dos perfis

Material - Outros

2 servos 929MG HK
1 conetor "Y" para os AILERONS
4 blind nuts M3
8 parafusos M3
4 parafusos pequenos de servos - rosca soberba (tampa do "Y")
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Mensagempor Alvaro Sala » 10 Fev 2014 21:04

[quote:cfea0fe0be="Sun Shade"]Gostaria que os mais habituados e experientes com construções em balsa me guiassem nesta questão do [b:cfea0fe0be]peso estimado[/b:cfea0fe0be].
Pretendo que o aero fique com 1400 a 1500g, como respondi ao colega Álvaro Sala.
Devo estar utilizando umas baterias 3S de 2650mA e um motor 3536 de 1000kv.
Está dentro da realidade ou estou muito "fora da casinha?[/quote:cfea0fe0be]

Considerando seu primeiro post: Envergadura 144 Cm e corda 24 Cm, teremos 34,56 Dm² de área de asa. Eu ficaria numa carga alar de 30g/Dm³, o que deixaria o peso total na casa de 1Kg.

Concordo com o Rodrigo sobre as nervuras que vão apoiar os montantes do parasol. Certamente esse é o ponto de maior esforço estrutural das asas.

Tenho feito asas de balsa bem reforçadas com 1m de envergadura pesando na faixa de 50g. Acho fácil fazer essa sua asa com umas 200g e a construção total do modelo sem eletrônica com umas 700g.

Sou uma negação em eletrônica mas pela descrição da bateria que você pretende usar parece sobrara potência.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor bigode voador » 10 Fev 2014 22:13

Sun Shade
Beleza sua construção parabens
ET nas nervuras as escritas me parecem ser letras de medico sera que estou enganado????
um forte abraço do bigode voador

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Mensagempor RodrigoB » 11 Fev 2014 16:54

[quote:59cd5d174d="Alvaro Sala"]Tenho feito asas de balsa bem reforçadas com 1m de envergadura pesando na faixa de 50g. Acho fácil fazer essa sua asa com umas 200g e a construção total do modelo sem eletrônica com umas 700g.[/quote:59cd5d174d]

Mestre Alvaro... 1 metro de asa, 50 gramas e bem reforçada!!!? :shock:
Está passando laquê da esposa para a resistência não é? rsrs
Brincadeiras a parte, se existe alguém que consiga 50gr em uma asa de 1 metro, deixando a mesma reforçada, é você.. :)
É uma pena que em Londrina, não exista alguém que pratique voo livre.. fico acompanhando a seção do fórum sobre a modalidade, construções, etc, e fico de boca aberta com o que fazem.. :D
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

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Mensagempor Alvaro Sala » 11 Fev 2014 19:46

Valeu Rodrigo mas não sou mestre de nada. Quase tudo que eu sei fazer está publicado por aqui.
Mas o tópico é do Sun Shade, a construção está muito boa, o modelo promete e estou curioso com o peso dessa asa.
Até o momento está pesando quanto? Parece que vai chegar nas 200g no final?

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Mensagempor Sun Shade » 11 Fev 2014 22:12

[quote:a1026739c5="Alvaro Sala"]Considerando seu primeiro post: Envergadura 144 Cm e corda 24 Cm, teremos 34,56 Dm² de área de asa. [b:a1026739c5]Eu ficaria numa carga alar de 30g/Dm²[/b:a1026739c5], o que deixaria o peso total na casa de 1Kg.

Concordo com o Rodrigo sobre as nervuras que vão apoiar os montantes do parasol. Certamente esse é o ponto de maior esforço estrutural das asas.[/quote:a1026739c5]

[quote:a1026739c5="Sun Shade (em 26.01.14)"]Envergadura: 1440 mm
Corda: 240 mm
Aileron: 40 mm
Perfil: NACA 2412
CG: 33%
[b:a1026739c5]Área Alar {aprox.}: 31.9 dm²[/b:a1026739c5]
Enflexamento: 3 graus cada painel[/quote:a1026739c5]

Essa área de 31.9 dm² foi calculada pelo AutoCad, e é menor por descontar a área perdida com o arredondamento das pontas e a parte central que não conta com os ailerons.

Minha meta é de um modelo mais pesado, com carga alar de 40 a 50 g/dm², isso levando em conta que modelos treinadores tem voo calmo e dócil, que é o que pretendo. Daí que publiquei previamente peso final de 1400 a 1500 g......

O Mutinga , que tem sido amplamente difundido neste fórum tem 48 g/dm²:

[img:a1026739c5]http://i.imgur.com/8uoE2sY.jpg[/img:a1026739c5]

[size=18:a1026739c5][b:a1026739c5]O peso da asa até o momento é de 299 gramas[/b:a1026739c5][/size:a1026739c5] - faltando as dobradiças, acabamento das pontas das asas, lincagem e entelagem :( :( :( :(

Onde foi que errei? Longarinas deveriam mesmo ser de 6x6 mm? Bordo de fuga 6x8 mm? Bordo de ataque de 8x8 mm (mas depois de lixados ficam bem menores)? Chapeado com 1.5 mm? Servos 929 MG são pesados? Blind nuts, parafusos, "Y"? Não sei dizer onde emagrecer as coisas....

A cola foi bastante comedida e utilizei CA e PVA, ainda não foi uma gota de Epoxi.

Para que todos saibam estou utilizando balsa [b:a1026739c5]comum[/b:a1026739c5] da Tevel :( :( :( :( :( Seria aí meu problema?

De qualquer modo não me parece que esteja fugindo muito de construções em balsa , pelo que extraí dos manuais da [b:a1026739c5]"Great Planes"[/b:a1026739c5] e da [b:a1026739c5]"Top Flight"[/b:a1026739c5]. Estes fabricantes costumam informar o peso final esperado e a área alar. Pelo que pude ver os modelos mais calmos de treinadores motorizados têm em torno de 50 g/dm² ?!?!?

--------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado[b:a1026739c5] Álvaro[/b:a1026739c5] e [b:a1026739c5]Bigode Voador[/b:a1026739c5] pelos elogios, eles me incentivam a continuar caprichando, mesmo que preocupado com o peso final :(
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Mensagempor RodrigoB » 12 Fev 2014 00:00

Sun Shade, o peso está muito legal, pela envergadura e pela qualidade dos componentes selecionados. Sobre a balsa ser a comum, economizaria quanto? Umas 50 gramas se fosse de outra qualidade? Você perdeu um pouco no peso, mas ganhou na resistência da asa.
A construção está ótima e muito limpa, e pelo andar da carruagem, acredito que conseguirá ficar abaixo do peso final que publicou. O modelo tem tudo para ter um excelente voo.. :)

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Mensagempor Mauri » 12 Fev 2014 08:30

Eu adoro Aeros no estilo Para-sol como este que projetou e esta construindo de uma forma muito limpa, pretendo também em breve construir um mod. Fokker D8 para mim.

Legal ter seguido as dicas dos amigos sobre o reforço a mais na estrutura da asa, elas foram precisas e tem fundamento.

A Setup que irá utilizar não deve ultrapassar de 700 grs, se o aero ficar também por volta disso, terá conseguido a sua pretensão do peso final de 1400 grs, se por acaso passar um pouco disso, não se preocupe, irá voar bem do mesmo jeito.

Parabéns!

Acompanhado!

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Mensagempor Jose Gomes » 13 Fev 2014 18:06

[b:d1b6029885]Caro Sun Shade,[/b:d1b6029885]

Eu não tenho nada a acrescentar, a sua construção está de encher os olhos :lol:, e agora que virei cupim de vez, só penso em Balsa :lol: :lol: :lol:, inclusive por este motivo, deixei de participar do Fórum, mas agora estou de volta.

Por favor, se possível, poderia me informar onde compra Blind nuts M3 ?, já comprei M4 na HK, mas quando chegaram, notei que a rosca não era métrica como dizia no anuncio. :? :?

Abraços!

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Mensagempor Sun Shade » 14 Fev 2014 23:48

[quote:260f0e23fa="bigode voador (em 10.02.14)"]Sun Shade
Beleza sua construção parabens
ET nas nervuras as escritas me parecem ser [b:260f0e23fa]letras de medico[/b:260f0e23fa] sera que estou enganado????[/quote:260f0e23fa]

Vamos deixar as questões pessoais de lado e focar no aeromodelismo, mas até que eu achei minha letra decente.... E você me vem com essa de [b:260f0e23fa]letra de médico[/b:260f0e23fa]????

Essa doeu :evil: :evil: :evil: :evil:

Vou fazer um pouco de caligrafia quando não estiver construindo, rsrsrsrsrsrsrs 8) 8) 8) 8)

--------------------------------------------------------------

Obrigado [b:260f0e23fa]Mauri[/b:260f0e23fa], [b:260f0e23fa]RodrigoB[/b:260f0e23fa] e [b:260f0e23fa]Jose Gomes[/b:260f0e23fa] pelos elogios e palavras de incentivo - de qualquer modo, dicas, críticas e sugestões são sempre bem vindas!!!

--------------------------------------------------------------

Caro [b:260f0e23fa]Jose Gomes[/b:260f0e23fa], sempre comprei blind nuts, tanto M3 e M4 na HK, sem problemas até o momento. Sei que eles tem também porcas do sistema imperial ....

--------------------------------------------------------------

Seguem mais fotos da construção:

Ailerons prontos:

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img703/9762/3mki.jpg[/img:260f0e23fa]

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img594/4066/lxpa.jpg[/img:260f0e23fa]

Ponta da asa colada e com acabamento para receber a entelagem, feito com balsa de 1.5 mm:

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img203/3664/m042.jpg[/img:260f0e23fa]

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img607/2653/nnsg.jpg[/img:260f0e23fa]

Asa quase pronta, desse jeito, faltando linkagem e horns, está com 320 g.

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img811/2932/aeft.jpg[/img:260f0e23fa]

Adoro este detalha, pois abaixo deste gap dos ailerons é que ficará o cockpit!!!! :D :D :D :D

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img854/7514/yjy4.jpg[/img:260f0e23fa]

[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img35/2233/ai5h.jpg[/img:260f0e23fa]

--------------------------------------------------------------

Material - Madeira

6 varetas 6x6 mm - longarinas e ailerons
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
6 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [16], chapeado, ailerons e pontas das asas
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3], pontas das asas
Compensado de 4 mm para os montantes centrais, "orelhinhas" de fixação, gabarito dos perfis

Material - Outros

2 servos 929MG HK
1 conetor "Y" para os AILERONS
4 blind nuts M3
8 parafusos M3
4 parafusos pequenos de servos - rosca soberba (tampa do "Y")
8 CA hinges (dobradiças)
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Mensagempor Sun Shade » 20 Fev 2014 23:08

Agora está uma correria danada, mas continuo firme, construíndo todo dia um pouquinho!

Seguem as fotos:

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img829/9358/cphh.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img35/999/39o6.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img593/3268/k0fm.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img600/9123/pp0a.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img69/9435/lxpw.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img203/8223/o8qr.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img585/9028/d57l.jpg[/img:b37b5dd4de]

[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img547/4800/64c9.jpg[/img:b37b5dd4de]
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Mensagempor RodrigoB » 21 Fev 2014 00:49

Sun Shade, está ficando ótimo! Fiquei curioso com a espessura da balsa que utilizou na fuselagem, achei tão fina... pode ser ilusão das fotos mas fiquei com uma pulga atrás da orelha.. por isso a minha pergunta... particularmente eu reforçaria a estrutura da fuselagem onde será instalado o trem de pouso...
Gostei muito da montagem da asa, ficou bem reforçada e muito bem construída. Parabéns pela construção, e continuo acompanhando. :)

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Mensagempor Alvares » 21 Fev 2014 17:07

nossa, ta ficando ótimo, estou acompanhando e aprendendo aqui hein! parabéns

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Sun Shade
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Mensagempor Sun Shade » 27 Fev 2014 12:15

Obrigado [b:d20e23b324]RodrigoB[/b:d20e23b324] e [b:d20e23b324]Alvares[/b:d20e23b324] pelas palavras de incentivo!

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[quote:d20e23b324="RodrigoB (em 21.02.14)"]Sun Shade, está ficando ótimo! Fiquei curioso com a espessura da balsa que utilizou na fuselagem, achei tão fina... pode ser ilusão das fotos mas fiquei com uma pulga atrás da orelha.. por isso a minha pergunta... [/quote:d20e23b324]

Muito bem observado e perguntado!!! Eu usava rotineiramente balsa de 3.2 mm (1/8') nas laterais das fuselagens. Ocorre que Sr. Élcio Schuermann, conceituado aeromodelista, construtor e escalista ( http://www.elciomodel.com ), vendo uma construção minha, de um Piper J3 de 1600 mm, criticou a espessura da balsa utilizada, e me disse que só usava esta espessura em modelos gasolina de 35 a 50 cc! [b:d20e23b324]Foi ai que passei a usar 2.4 mm (3/32'), respondendo sua pergunta! PS.: e sempre que olho pra ela, me parece fina também!!!! [/b:d20e23b324] :D :D :D

[quote:d20e23b324="RodrigoB (em 21.02.14)"]particularmente [b:d20e23b324]eu reforçaria[/b:d20e23b324] a estrutura da fuselagem onde será instalado o trem de pouso...[/quote:d20e23b324]

[color=red:d20e23b324][size=18:d20e23b324]Você, eu e toda a torcida do Corinthias e Flamengo juntas!!!!![/size:d20e23b324][/color:d20e23b324] Desculpe-me, não resisti!!!!!! :D :D :D

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Área do trem de pouso:
[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/tremdepouso1_zpsc4cc90c8.jpg[/img:d20e23b324]

[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/tremdepouso2_zpsfd6ff6e1.jpg[/img:d20e23b324]

[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/tremdepouso3_zps83210eb1.jpg[/img:d20e23b324]

Trem de pouso feito com cano de PVC para esgoto:
[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/tremdepouso4_zps7a8bb7dd.jpg[/img:d20e23b324]

Compartimento de servos e receptor:
[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca10_zpsda2d939d.jpg[/img:d20e23b324]

[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca11_zps026b6d56.jpg[/img:d20e23b324]

Compartimento da bateria:
[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca09_zpsc49b50e1.jpg[/img:d20e23b324]

Fechamento da cauda e mais treliças:
[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca12_zps660e00a5.jpg[/img:d20e23b324]

Cockpit:
[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca14_zpsea98ee17.jpg[/img:d20e23b324]

[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca13_zpsdd9270bd.jpg[/img:d20e23b324]

[img:d20e23b324]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/fuseca15_zps231eb2be.jpg[/img:d20e23b324]

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Material - Madeira

6 varetas 6x6 mm - longarinas e ailerons
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
7 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [16], chapeado, ailerons e pontas das asas, chapeado cockpit
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3], pontas das asas
2 chapas de 2.4 x 100 x 900 mm - fuselagem

Compensado de 4 mm para os montantes centrais, "orelhinhas" de fixação, gabarito dos perfis, cavernas, trem de pouso, parede de fogo e compartimento de baterias

Material - Outros

1 motor Turnigy 3536/08 de 1000 kV
2 servos 929MG HK - ailerons
2 servos Corona 939MG - profundor e leme
1 extensão de servo para os AILERONS
1 conetor "Y" para os AILERONS
4 blind nuts M3
12 parafusos M3
4 parafusos pequenos de servos - rosca soberba (tampa do "Y")
8 CA hinges (dobradiças)
Aprender, Ensinar, e Praticar Muito Aeromodelismo!

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RodrigoB
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Mensagempor RodrigoB » 27 Fev 2014 12:46

Sun Shade... vou gritar: "HERESIA" !!!! Um modelo desse, com essas linhas, pode-se afirmar, "clássicas", "tipo vintage", com trem de pouso "A LA EXTRA" em cano de pvc? NÃO!
Monta um em aço piano homem! Caprichou em tudo e vai economizar no danado do trem??? rsrsrsrs e quando digo economizar não é dinheiro... e sim na mão de obra!!!!
Desculpe mas não me contive... rsrsrs

Acompanhandoooo.

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Sun Shade
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Mensagempor Sun Shade » 03 Mar 2014 11:52

[quote:2db9993e98="RodrigoB"]Sun Shade... vou gritar: "HERESIA" !!!! Um modelo desse, com essas linhas, pode-se afirmar, "clássicas", "tipo vintage", com trem de pouso "A LA EXTRA" em cano de pvc? NÃO!
Monta um em aço piano homem! Caprichou em tudo e vai economizar no danado do trem??? rsrsrsrs e quando digo economizar não é dinheiro... e sim na mão de obra!!!!
Desculpe mas não me contive... rsrsrs

Acompanhandoooo.[/quote:2db9993e98]

Agora está pronto e eu até que gostei do jeitão do danado. Na verdade não tive muita sorte em adquirir aço de qualidade para trem de pouso..... Por isso desanimei e parto sempre para a solução mais fácil......

Mais algumas fotos:

[img:2db9993e98]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/Cortedasnervura3_zpsbc2713cf.jpg[/img:2db9993e98]

[img:2db9993e98]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/empenagem2_zps298436bb.jpg[/img:2db9993e98]

[img:2db9993e98]http://i1348.photobucket.com/albums/p723/Randal_Oliveira/empenagem1_zps0c196eb0.jpg[/img:2db9993e98]
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Papalegua
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Mensagempor Papalegua » 03 Mar 2014 12:30

Material para fazer trem de pouso?
Aço mola e não tem outro.
Raios de motos, arames de soldas elétricas, sejam quais forem, nunca serão bons mesmo, pois a função de um trem de pouso é amortecer os impactos sem deformar e qualquer arame que pode ser dobrado e não retorna a posição anterior, é perda de tempo usar.
Aço mola como o próprio nome já diz, é um aço utilizado para se fazer molas e se dobramos ele, ele volta a posição anterior e não existem trens de pouso melhores do que os feitos com aço mola.
Esse abaixo seria um digno do seu aeromodelo, feito com aço mola e revestido com madeira balsa.
Não precisa ser exatamente igual, mas já deve dar uma ideia.
é uma heresia mesmo investir tanto talento na construção e morrer na praia justo em algo bem simples, o trem de pouso.
Anexos
Hannibal 2.jpg
Hannibal 2.jpg (31.13 KiB) Exibido 4211 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.


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