SU-47 Berkut da Lanxiang - CHEGOU, mas taxou muito!!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 27 Jun 2014 09:17

Dando um "pitaco" aqui também:

É sabido que sistemas EDF tem uma linha muito tênue entre alto desempenho e desempenho insuficiente, então como o amigo Humberto alertou acima, não acredite cegamente nas especificações do fabricante, obviamente as EDFs necessitam estar 100% balanceadas e faça testes de bancada para confirmar se serão suficientes ou não, 1S a mais ou a menos na bateria poderá fazer toda a diferença.

Abraços e boa sorte, realmente é um jato muito lindo.

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 27 Jun 2014 10:00

Nunca voei jatos, mas tenho aeros que utilizam EDF, e realmente, independente do peso, se não tiver velocidade não voam mesmo, podem até estar voando mas, se perder velocidade, tu já houve aquela musica de funk "chão chão chão chão chão"

humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: 19 Fev 2009 17:05
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagempor humbertomelo » 27 Jun 2014 10:22

O jato é lindão... mas hoje seria a minha ultima escolha, na verdade não escolheria. Tem N jatos bons para voar, para que eu vou escolher um que vai cair em 10 segundos...só pelo desafio? nahh... Voar jatos é quase uma arte, tem que se dedicar, treinar e gostar de velocidade, e ter um jato dócil no inicio da "carreira" é muito, mas MUITO importante. Como já passei por quase todos os tipos de jatos, sei bem o estou falando, hoje não escolho o projeto só porque é bonito, mas peso tudo antes de começar... o custo de uma boa montagem de um jato como o SU-47 é muito alto, e o risco é muito alto também... como o meu dindin não nasce em arvore, tenho que pensar em ter um jato para voar por muito tempo. Por exemplo, meu mirage é dócil, estável, voa rápido, vou a vários eventos com ele, eletronica super simples, é um jato da alegria vai e volta, kkkk. O Su-47 é do tipo só vai...

Em uma das decolagens iniciais em um Su-47 estava tudo ok, CG, configurações de elevons, tudo, mas tudo ok.... na decolagem fez um roll e caiu de nariz...já era, um jato com 2 edf, 2 speeds, lipo grande, 14 servos, tonelada de fiação é a receita para o caos...kkkkk
Humberto Melo

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 27 Jun 2014 10:27

[quote:0fc1ed244a="humbertomelo"]Não é preconceito.... é conceito, já testado, comprovado em 3 SU-47. Bateria leve com jato grande, não dá certo. O GRANDE problema aqui não é empuxo, vc pode ter 4kg de empuxo mas sem velocidade o seu jato não voa...

A lipos de 6s é realmente o minimo do mínimo para voar...se vc não quer acreditar tudo bem... não vou insistir. Ter uma lipo de 6s não é so pela "potência"... como já disse precisamos de alta rotação e alta velocidade do fluxo de ar dentro do duto, e o peso é o ideal para o CG do SU-47, tem vários videos do SU-47 entrando em stall é so procurar no youtube.

E para que mesmo que vc quer economizar peso em um jato?

Esquece promessas de empuxo dos sites...se promete 1,5kg tira pelo menos 0,5kg assim que você coloca dentro do jato...

Você não tem potência extra...na verdade com esse setup de 4s é menos do que vc precisa...acredite se quiser...kkkkk

Controlador em jatos RC é desnecessário em alta velocidade já estabiliza o voo... não precisa de nada a mais. O povo cai com o su-47 só porque tenta voar sem velocidade e com CG atrasado.[/quote:0fc1ed244a]

Cara, agora sim vc me convenceu, era isso que eu precisava ler... Beleza, entendi...
Então esse setup suporta no máximo baterias 5S. Eu não confio nenhum pouco no setup da bananahobby, achei meio milagrosa a informação do site deles. Ja na castle eu confio mais, pelo menos eu considero uma marca de ponta.

Com uma bateria 5S, vc acha que esse setup fica mais interessante?

[url]http://rc-castle.com/shop/product_info.php?cPath=70_245&products_id=2907[/url]

Se não, teria alguma sugestão de propulsão?

Na HK não encontrei baterias que suportem a taxa de descarga de 80A, aceito criticas e sugestões...

Concordo sobre as quedas acontecerem em baixa velocidade, esse jato é bem critico, tem que voar londe da velocidade estol se não perde o controle facil!!! agora entendi melhor sua posição sobre o assunto... Eu pensei numa pequena modificação aerodinamica pra evitar um pouco dessa perda de controle, mas nada de mais ainda. Não sei o quanto funciona bem para aeromodelos. Mas antes acho que preciso voar, para depois pensar em refinar. Uma coisa que o SU-47 real tem e nao existe no aeromodelo é a presença de slat na parte mais próxima da raiz. Isso faz com que o estol na asa aconteça primeiro na raiz e o avião nao sofra tanto com a falta de controle. E não duvido que ainda tenha um controle ativo de manobra nessa parada ai. Da pra ver isso na nessa foto:

[img:0fc1ed244a]http://tomcat85.free.fr/su-47-2.jpg[/img:0fc1ed244a]

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 27 Jun 2014 10:42

[quote:8e10ffb603="humbertomelo"]O jato é lindão... mas hoje seria a minha ultima escolha, na verdade não escolheria. Tem N jatos bons para voar, para que eu vou escolher um que vai cair em 10 segundos...só pelo desafio? nahh... Voar jatos é quase uma arte, tem que se dedicar, treinar e gostar de velocidade, e ter um jato dócil no inicio da "carreira" é muito, mas MUITO importante. Como já passei por quase todos os tipos de jatos, sei bem o estou falando, hoje não escolho o projeto só porque é bonito, mas peso tudo antes de começar... o custo de uma boa montagem de um jato como o SU-47 é muito alto, e o risco é muito alto também... como o meu dindin não nasce em arvore, tenho que pensar em ter um jato para voar por muito tempo. Por exemplo, meu mirage é dócil, estável, voa rápido, vou a vários eventos com ele, eletronica super simples, é um jato da alegria vai e volta, kkkk. O Su-47 é do tipo só vai...

Em uma das decolagens iniciais em um Su-47 estava tudo ok, CG, configurações de elevons, tudo, mas tudo ok.... na decolagem fez um roll e caiu de nariz...já era, um jato com 2 edf, 2 speeds, lipo grande, 14 servos, tonelada de fiação é a receita para o caos...kkkkk[/quote:8e10ffb603]

Eu concordo novamente, obvio que não sou novo no hobby né!!! Não faria um loucura se não estivesse disposto a tentar solucionar os problemas antes. Eis o motivo de até pedir algumas dicas aqui no evoo.

Esse modelo traumatizou muita gente. Mas é de longe o meu preferido. Não falo apenas como hobista, mas como engenheiro mecânico especializado em aeronáutica. Esse modelo pode até ser ruim, o que o torna bom para mim. Pois o que quero mesmo, mais para frente, quando tiver tempo (leia-se $$$$) fazer um SU-47 do meu jeito, um avião complexo que voe que nem o seu Mirage. Why not? E tentar baratear a coisa mais pra frente como aeromodelo usando processos de fabricação criativos. Primeiro quero voar este, entender como ele reage, e o que pode ser mudado. Eu ja anotei diversas dicas aqui suas Humberto, que enriqueceram bem aqui. Mas tenho outras ideias malucas que podem ser aplicadas ao meu mestrado como disse. Ai quem vai pagar o modelo é a universidade mesmo (Ai ja são outros 500), que seria desenvolver sistemas de controle basicos em aeronaves críticas de alta velocidade (Vide o Gripen chegando ai para a Embraer e Akaer).

Mas o foco aqui é aeromodelismo. Quero enfatizar isso aqui.

Só uma pergunta, o que vc mudaria no projeto da LXHM? Peso? CG? Estrutura? Geometria de algo? Jogava aquele paraquedas nojento no lixo?

humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: 19 Fev 2009 17:05
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagempor humbertomelo » 27 Jun 2014 14:20

O design estrutural das asas é discutível não tem quase nada, ou melhor só tem isopor e uma pecinha de plastico mequetrefe na junção das asas.

O peso para um aero deste tamanho é razoável.

O CG do SU-47 é brabo, tem que ser mais adiantado do que esta no projeto, se seguir as orientações do fabricante, esborracha antes de começar a voar...

A estrutura é boa, é bem travada embora não tenha nada sólido (carbono,fibra) no sentido longitudinal...

Meio complicado mudar a geometria de algo tão instável.... Jatos FSW são brabos.

Paraqueda=Lixo (Já abriu em voo, quase deu M... só não deu porque o tranco foi tão forte que arrebentou a linha)


Eu prefiro uma ferrari, mas tenho um palio....kkkk
Humberto Melo

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 04 Jul 2014 14:23

Boa tarde galera.

Eu ainda tenho uma teimosia forte a respeito do plane:

O peso final.

Sei que é um avião de velocidade, mas o peso final vai ser um cara que pode culminar no fracasso do projeto.

Os trens de pouso novos foram comprados, consegui um ganho de 50g neles.
Vou retirar o paraquedas e servo do paraquedas, -20g na conta...

A bateria é que vai ser o problema, estou estudando as 5S e melhores possibilidades.

Pesquisei as seguintes baterias:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16500[/url]

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16495[/url]

[url]http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXAJHE&P=7[/url]

[url]http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXAJHA&P=7[/url]

As baterias da Tower parecem tops, tanto pelo peso quanto pelo desempenho, mas o preço desanima qualquer um... As da HK são acecíveis, acho que vou começar pela de 4500Mah...

[img:a23c83a73d]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Z45005S-45C.jpg[/img:a23c83a73d]

Vacilei nas fotos, preciso tirar umas com a balança para poder mostrar como vai indo o projeto...

abraço a todos...


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes