Extra 300 funfly
- highlander
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- Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
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[quote:bccebdb148="highlander"]Viu, não seria mais adequado colocar dois servos no profundor? Levando em conta o servo que vai usar no leme, apena um desse tamanho pro profundor, pode ser que falte...[/quote:bccebdb148]
Boa noite amigo,
na verdade eu já utilizei esse mesmo servo em outro extra com um profundor de mesma dimensão e de voo mais rápido do que este, portanto acredito que ele dê conta do recado. Apesar de pequeno ele é bem robusto, mas de qualquer forma eu não descarto a possibilidade de utilizar dois servos, obrigado pela observação.
Pra fazer algo seguro, vou medir o torque máximo que ele desenvolve e medir a força necessária para defletir o profundor por completo com a força do vento a 80Km/h, com estes dados poderei fazer uma boa avaliação.
Logo que eu fizer os teste vou postar os resultados aqui.
um abraço!
Boa noite amigo,
na verdade eu já utilizei esse mesmo servo em outro extra com um profundor de mesma dimensão e de voo mais rápido do que este, portanto acredito que ele dê conta do recado. Apesar de pequeno ele é bem robusto, mas de qualquer forma eu não descarto a possibilidade de utilizar dois servos, obrigado pela observação.
Pra fazer algo seguro, vou medir o torque máximo que ele desenvolve e medir a força necessária para defletir o profundor por completo com a força do vento a 80Km/h, com estes dados poderei fazer uma boa avaliação.
Logo que eu fizer os teste vou postar os resultados aqui.
um abraço!
[quote:5d39d51544="highlander"][/quote:5d39d51544]
Acabei de realizar o teste!!!
Medi o torque que o servo está desenvolvendo no ponto em que está linkado, medi a força necessária pra defletir o profundor ao máximo na velocidade de 60 km/h.
Eu queria ter medido a pelo menos 80 km/h mas eu estava fazendo a medição com a fuselagem pra fora da janela do carro, segurando uma balança e tentando equilibrar tudo pra que o avião não saísse voando, por isso achei melhor ficar nos 60km/h. Mesmo assim obtive resultados que respondem a questão.
OBS: é claro que não era eu que estava dirigindo enquanto eu fazia isso, hehe.
Resultados:
-Torque do servo: 800g (me decepcionei bastante, eu achava que daria pelo menos 1,3kg, mesmo estando no furo mais externo)
- Força necessária para defletir o produndor ao máximo(60km/h) : 350g
Conclusões:
- o servinho dá conta do recado.
Considerando que esse modelo está sendo feito para um voo em baixa velocidade (duvido que ultrapasse os 80km/h) e que o teste foi feito para a máxima deflexão do profundor, creio que não haverá problema algum.
Pela evolução da força necessária conforme a velocidade aumentava não creio que ela ultrapasse os 600 - 650g para máxima deflexão na velocidade de 80km/h, oque está dentro das limitações do servo.
Depois do teste fiquei até achando que o servo STD no leme é um exagero total! hehe
Acabei de realizar o teste!!!
Medi o torque que o servo está desenvolvendo no ponto em que está linkado, medi a força necessária pra defletir o profundor ao máximo na velocidade de 60 km/h.
Eu queria ter medido a pelo menos 80 km/h mas eu estava fazendo a medição com a fuselagem pra fora da janela do carro, segurando uma balança e tentando equilibrar tudo pra que o avião não saísse voando, por isso achei melhor ficar nos 60km/h. Mesmo assim obtive resultados que respondem a questão.
OBS: é claro que não era eu que estava dirigindo enquanto eu fazia isso, hehe.
Resultados:
-Torque do servo: 800g (me decepcionei bastante, eu achava que daria pelo menos 1,3kg, mesmo estando no furo mais externo)
- Força necessária para defletir o produndor ao máximo(60km/h) : 350g
Conclusões:
- o servinho dá conta do recado.
Considerando que esse modelo está sendo feito para um voo em baixa velocidade (duvido que ultrapasse os 80km/h) e que o teste foi feito para a máxima deflexão do profundor, creio que não haverá problema algum.
Pela evolução da força necessária conforme a velocidade aumentava não creio que ela ultrapasse os 600 - 650g para máxima deflexão na velocidade de 80km/h, oque está dentro das limitações do servo.
Depois do teste fiquei até achando que o servo STD no leme é um exagero total! hehe
Re: Extra 300 funfly
Desenterrando o tópico.
Fiquei muito tempo sem poder dar continuidade ao projeto, porém, recentemente concluí o funfly e ele até já voou (vou tentar filmar neste fim de semana e postar o vídeo)
O resultado final foi um aero com EXATAMENTE as características que eu buscava e eu fiquei bastante feliz com isso, pois (com exceção do desenho lateral da fuselagem) parti do zero neste projeto.
Ele pode ser dócil como um treinador e ao mesmo tempo voa 3D. Considero este um excelente aero pra quem quer aprender a voar 3D (meu caso )
O teste em voo foi feito somente com bateria 3s por enquanto, mas mesmo assim ele já era capaz de ficar pendurado no Hover com pouco mais de meio motor, com a 4s creio que deva ficar no "meio motor", que é o que eu desejo.
Devido ao raio enorme do bordo de ataque, o perfil não estola fácil! Ele é capaz de voar beeeeem lento sem voar "bobo" e também não altera tanto seu comportamento com ganho de velocidade. Ficou bastante preciso.
A asa ficou MUITO leve e muito robusta! A fuselagem também ficou MUITO leve, porém não muito robusta. Antes do voo, uma das minhas preocupações era o flutter no leme e profundor, porém, ambos resistiram bem.
Infelizmente acabei utilizando (temporariamente) o trem de pouso de PVC, que fica pesado demais e acaba deslocando um pouco o CG para baixo, o que já pude ver no voo que criou uma tendencia de desequilibrá-lo no roll.
Peso final: 1450 g
Carga alar: 37g/dm²
Empuxo: 3000g
Asas cortadas e coladas, faltando entelagem:
Asa já entelada e fixada:
Fiquei muito tempo sem poder dar continuidade ao projeto, porém, recentemente concluí o funfly e ele até já voou (vou tentar filmar neste fim de semana e postar o vídeo)
O resultado final foi um aero com EXATAMENTE as características que eu buscava e eu fiquei bastante feliz com isso, pois (com exceção do desenho lateral da fuselagem) parti do zero neste projeto.
Ele pode ser dócil como um treinador e ao mesmo tempo voa 3D. Considero este um excelente aero pra quem quer aprender a voar 3D (meu caso )
O teste em voo foi feito somente com bateria 3s por enquanto, mas mesmo assim ele já era capaz de ficar pendurado no Hover com pouco mais de meio motor, com a 4s creio que deva ficar no "meio motor", que é o que eu desejo.
Devido ao raio enorme do bordo de ataque, o perfil não estola fácil! Ele é capaz de voar beeeeem lento sem voar "bobo" e também não altera tanto seu comportamento com ganho de velocidade. Ficou bastante preciso.
A asa ficou MUITO leve e muito robusta! A fuselagem também ficou MUITO leve, porém não muito robusta. Antes do voo, uma das minhas preocupações era o flutter no leme e profundor, porém, ambos resistiram bem.
Infelizmente acabei utilizando (temporariamente) o trem de pouso de PVC, que fica pesado demais e acaba deslocando um pouco o CG para baixo, o que já pude ver no voo que criou uma tendencia de desequilibrá-lo no roll.
Peso final: 1450 g
Carga alar: 37g/dm²
Empuxo: 3000g
Asas cortadas e coladas, faltando entelagem:
Asa já entelada e fixada:
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Re: Extra 300 funfly
Estou com um problema parecido construí um que também ficou muito ruim. Aguardando video dele voando.
- alissongc2000
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Re: Extra 300 funfly
Não sei porque as fotos das asas não estão abrindo aqui... se der posta o video do aero voando. Quantos mha é esta basteria que vc usou e quantos mha é a de 4s que pretende usar ? vlw
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)