Extra 300 funfly

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

[quote:0c2ec4615f="sharkman_br"]Tá ficando mto bom!! Parabéns pelo trabalho!

Abraços,
Shark![/quote:0c2ec4615f]

Obrigado amigo!!

Espero que voe, hehe!
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Viu, não seria mais adequado colocar dois servos no profundor? Levando em conta o servo que vai usar no leme, apena um desse tamanho pro profundor, pode ser que falte...
Silvino
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 3:18 pm
Localização: Lençois Paulista, SP

Mensagem por Silvino »

Ta ficando show de bola, acompanhando.....
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

[quote:bccebdb148="highlander"]Viu, não seria mais adequado colocar dois servos no profundor? Levando em conta o servo que vai usar no leme, apena um desse tamanho pro profundor, pode ser que falte...[/quote:bccebdb148]

Boa noite amigo,

na verdade eu já utilizei esse mesmo servo em outro extra com um profundor de mesma dimensão e de voo mais rápido do que este, portanto acredito que ele dê conta do recado. Apesar de pequeno ele é bem robusto, mas de qualquer forma eu não descarto a possibilidade de utilizar dois servos, obrigado pela observação.
Pra fazer algo seguro, vou medir o torque máximo que ele desenvolve e medir a força necessária para defletir o profundor por completo com a força do vento a 80Km/h, com estes dados poderei fazer uma boa avaliação.

Logo que eu fizer os teste vou postar os resultados aqui.

um abraço!
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

[quote:fa6ae7b954="Silvino"]Ta ficando show de bola, acompanhando.....[/quote:fa6ae7b954]

Muito obrigado, amigo!!
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

[quote:5d39d51544="highlander"][/quote:5d39d51544]

Acabei de realizar o teste!!!

Medi o torque que o servo está desenvolvendo no ponto em que está linkado, medi a força necessária pra defletir o profundor ao máximo na velocidade de 60 km/h.
Eu queria ter medido a pelo menos 80 km/h mas eu estava fazendo a medição com a fuselagem pra fora da janela do carro, segurando uma balança e tentando equilibrar tudo pra que o avião não saísse voando, por isso achei melhor ficar nos 60km/h. Mesmo assim obtive resultados que respondem a questão.

OBS: é claro que não era eu que estava dirigindo enquanto eu fazia isso, hehe.

Resultados:

-Torque do servo: 800g (me decepcionei bastante, eu achava que daria pelo menos 1,3kg, mesmo estando no furo mais externo)

- Força necessária para defletir o produndor ao máximo(60km/h) : 350g

Conclusões:

- o servinho dá conta do recado.

Considerando que esse modelo está sendo feito para um voo em baixa velocidade (duvido que ultrapasse os 80km/h) e que o teste foi feito para a máxima deflexão do profundor, creio que não haverá problema algum.
Pela evolução da força necessária conforme a velocidade aumentava não creio que ela ultrapasse os 600 - 650g para máxima deflexão na velocidade de 80km/h, oque está dentro das limitações do servo.

Depois do teste fiquei até achando que o servo STD no leme é um exagero total! hehe
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Re: Extra 300 funfly

Mensagem por Morellif1 »

Desenterrando o tópico.

Fiquei muito tempo sem poder dar continuidade ao projeto, porém, recentemente concluí o funfly e ele até já voou (vou tentar filmar neste fim de semana e postar o vídeo)

O resultado final foi um aero com EXATAMENTE as características que eu buscava e eu fiquei bastante feliz com isso, pois (com exceção do desenho lateral da fuselagem) parti do zero neste projeto.
Ele pode ser dócil como um treinador e ao mesmo tempo voa 3D. Considero este um excelente aero pra quem quer aprender a voar 3D (meu caso :D :D )

O teste em voo foi feito somente com bateria 3s por enquanto, mas mesmo assim ele já era capaz de ficar pendurado no Hover com pouco mais de meio motor, com a 4s creio que deva ficar no "meio motor", que é o que eu desejo.

Devido ao raio enorme do bordo de ataque, o perfil não estola fácil! Ele é capaz de voar beeeeem lento sem voar "bobo" e também não altera tanto seu comportamento com ganho de velocidade. Ficou bastante preciso.

A asa ficou MUITO leve e muito robusta! A fuselagem também ficou MUITO leve, porém não muito robusta. Antes do voo, uma das minhas preocupações era o flutter no leme e profundor, porém, ambos resistiram bem.

Infelizmente acabei utilizando (temporariamente) o trem de pouso de PVC, que fica pesado demais e acaba deslocando um pouco o CG para baixo, o que já pude ver no voo que criou uma tendencia de desequilibrá-lo no roll.

Peso final: 1450 g
Carga alar: 37g/dm²
Empuxo: 3000g

Asas cortadas e coladas, faltando entelagem:


Asa já entelada e fixada:
moialc1210
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Sáb Set 21, 2013 9:14 am
Localização: Divinópolis/MG

Re: Extra 300 funfly

Mensagem por moialc1210 »

Estou com um problema parecido construí um que também ficou muito ruim. Aguardando video dele voando.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Extra 300 funfly

Mensagem por alissongc2000 »

Não sei porque as fotos das asas não estão abrindo aqui... se der posta o video do aero voando. Quantos mha é esta basteria que vc usou e quantos mha é a de 4s que pretende usar ? vlw
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder