montagem sunbird da hobbyking, meu primeiro kit de balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

montagem sunbird da hobbyking, meu primeiro kit de balsa

Mensagem por mauemmel »

Fala ae galera do e-voo, depois de postar algumas construções em depron e de ter feito vários outros aeros de isopor / depron sem postar, resolvi dar um passo adiante e começar a mexer com balsa.

Criei coragem, vendi uma bike que estava parada e comprei dois kits cortados à laser, um sunbird da hobbyking e um cauré da artemoderna (patrocinador do e-voo).

Vou iniciar pela montagem do sunbird, pois ja tenho quase toda a eletrônica necessária. Além disso não achei nenhuma postagem de construção desse modelo aqui no e-voo.

Hoje criei coragem e aproveitei umas janelas de aula seguidas para colar as primeiras peças.

Usei cola branca para os reforços da fuselagem pq a minha amarela não estava em condições de uso, vou comprar um tubo grande amanhã e parto para ela.

Alias, qual a diferença da cola branca (escolar) para a amarela?

ABS
Anexos
2014-09-02 16.04.35.jpg
2014-09-02 16.04.35.jpg (34.73 KiB) Exibido 3136 vezes
2014-09-02 16.04.26.jpg
2014-09-02 16.04.26.jpg (37.85 KiB) Exibido 9099 vezes
2014-09-02 16.04.11.jpg
2014-09-02 16.04.11.jpg (36.53 KiB) Exibido 3136 vezes
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: montagem sunbird da hobbyking, meu primeiro kit de balsa

Mensagem por sdbruder »

[quote:8293f223a6="mauemmel"]Alias, qual a diferença da cola branca (escolar) para a amarela?
ABS[/quote:8293f223a6]

Corante :p
WingLib || Elevon também é asa! || ACCA (Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos) Sócio 004
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não é não... A cola amarela "de marceneiro" tem mais viscosidade, seca mais rápido e tem mais aderência.
Antes de entrar e colocar algo que depois vá ser tomado como informação tenha certeza do que escreve.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

[quote:a906edf3e3="Marco Antonio"]Não é não... A cola amarela "de marceneiro" tem mais viscosidade, seca mais rápido e tem mais aderência.
Antes de entrar e colocar algo que depois vá ser tomado como informação tenha certeza do que escreve.[/quote:a906edf3e3]

As duas não são PVA + água? Qual a diferença, concentração apenas (além do corante)?
WingLib || Elevon também é asa! || ACCA (Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos) Sócio 004
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:a6c28d963e="sdbruder"][quote:a6c28d963e="Marco Antonio"]Não é não... A cola amarela "de marceneiro" tem mais viscosidade, seca mais rápido e tem mais aderência.
Antes de entrar e colocar algo que depois vá ser tomado como informação tenha certeza do que escreve.[/quote:a6c28d963e]

As duas não são PVA + água? Qual a diferença, concentração apenas (além do corante)?[/quote:a6c28d963e]

Já fiz um extenso artigo aqui sobre isso. Estou dizendo que cola "de marceneiro" é diferente!!! A "cola branca" demora mais pra secar e mesmo depois de seca é solúvel em água. Não vou ficar discutindo!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

discussão à parte, fiz essa colagem até agora com a cola branca, não pretendo voar na chuva ou ambientes molhados.
vou ter algum problema????
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Se não molhar não tem problema algum. Mas essa cola não é a ideal se for levado em conta que ela tem mais contras do que prós a favor dela, até mesmo por ser concebida inclusive para uso escolar/infantil. Dê preferência para a cola "de marceneiro". Além de secar mais rápido como disse o Marco, o produto em si é mais confiável por ser concebido para uso profissional.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Obrigado marinho. Ja comprei a amarela. Não acho aqe as partes que usei a branca possam ser problemáticas ja que são superfícies grandes (assoalho e varetas de reforço da fuselagem. A parte de cima da empenagem ja esta com cola de marceneiro e achei melhor trabalhar com ela.
Hoje finalizei a montagem da fuselagem e montei os estabilizadores. Depois posto as fotos. To sem eletricidade aqui em casa desde a meia noite dw ontem.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

novo progresso...

ontem, sem eletricidade em casa, dediquei minha tarde ao sunbird (enquanto esperava em vão o retorno da eletricidade)

montei os estabilizadores, a tampa para bateria, descobri que colei a mesa de servos errado (colei por cima do reforço e deveria estar por baixo), cortei ela fora e fiz outra com compensado que tenho aqui em casa (3mm).
na fuselagem falta só a tampa frontal e a parede de fogo, que vou fazer depois de instalar o motor (encomendei na terça na hobbyking), ou seja daqui a uns dois meses, com sorte.

uma grande dificuldade na montagem da empenagem é que não existe um plano de construção para montar as peças em cima e colar tudo certinho, ai eu fiz um, do jeito que esta nas fotos...
Anexos
tirei uma vareta de balsa dessa placa, que é a que vieram as peças para montar os estabilizadores, para fazer a treliça do estabilizador vertical, uma vergonha que não tenha vindo ja cortada com o kit
tirei uma vareta de balsa dessa placa, que é a que vieram as peças para montar os estabilizadores, para fazer a treliça do estabilizador vertical, uma vergonha que não tenha vindo ja cortada com o kit
2014-09-03 16.50.38.jpg (36.67 KiB) Exibido 8677 vezes
varetas ja cortadas para a treliça do est. vertical
varetas ja cortadas para a treliça do est. vertical
2014-09-03 16.50.29.jpg (35.07 KiB) Exibido 8677 vezes
peças que vieram para o estabilizador vertical, a treliça é por conta do comprador...
peças que vieram para o estabilizador vertical, a treliça é por conta do comprador...
2014-09-03 16.50.23.jpg (35.75 KiB) Exibido 8677 vezes
estabilizador horizontal montado e colado sobre o plano que eu desenhei
estabilizador horizontal montado e colado sobre o plano que eu desenhei
2014-09-03 16.13.59.jpg (36.06 KiB) Exibido 8677 vezes
plano desenhado no papel.
plano desenhado no papel.
2014-09-03 16.00.37.jpg (33.56 KiB) Exibido 8677 vezes
peças da empenagem montadas sobre papel sulfite e circuladas com caneta para formar um plano de montagem e facilitar o processo para que não fique torto.
peças da empenagem montadas sobre papel sulfite e circuladas com caneta para formar um plano de montagem e facilitar o processo para que não fique torto.
2014-09-03 15.58.51.jpg (35.85 KiB) Exibido 8677 vezes
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

ufa, finalmente consegui sentar para postar as atualizações na montagem.
no domingo montei meia asa, descobri um problema grave mas de simples solução no kit.
uma das peças do kit esta cortada em escala errada, o que inviabiliza a montagem do kit, não sei o nome tecnico, mas é a "longarina" do bordo de fuga que se liga ao aileron, ela veio menor que todo o resto da asa, fotografei isso. A solução fou fortar uma tira da mesma peça de balsa onde estava essa longarina e refazer os furos para encaixe das nervuras.

comecei colando as longarinas de compensado nas junções de diedro da ponta da asa (epoxi), deixei a central por ultimo, e ai montei as nervuras sobre as longarinas (PVA amarela).

estou usando praticamente só a PVA amarela, seca rapido e da ótima aderencia, sem deixar a balsa dura...
Anexos
asa direita pronta , falta a longarina frontal que vou fazer com uma chapa de balsa que tenho aqui em casa, ai faço uma peça só, se usar a do kit terei que fazer duas partes.
asa direita pronta , falta a longarina frontal que vou fazer com uma chapa de balsa que tenho aqui em casa, ai faço uma peça só, se usar a do kit terei que fazer duas partes.
2014-09-07 23.59.00.jpg (29.04 KiB) Exibido 8484 vezes
parte central da asa direita
parte central da asa direita
2014-09-07 23.59.21.jpg (29.22 KiB) Exibido 8484 vezes
ponta direirta pronta (só falta lixar a ponta)
ponta direirta pronta (só falta lixar a ponta)
2014-09-07 17.23.31.jpg (31.25 KiB) Exibido 8484 vezes
todo lado direito e longarina esquerda ja colada
todo lado direito e longarina esquerda ja colada
2014-09-07 17.03.37.jpg (36.44 KiB) Exibido 8484 vezes
peça em escala errada, peça de onde ala foi cortada e longarina substituta ja colada no lugar.
peça em escala errada, peça de onde ala foi cortada e longarina substituta ja colada no lugar.
2014-09-07 17.00.41.jpg (33.46 KiB) Exibido 8484 vezes
colando as shear webs
colando as shear webs
2014-09-07 17.00.22.jpg (37.72 KiB) Exibido 8484 vezes
Responder