Construção aeromodelo Caley T em fibra de vidro.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
jucão
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:00 pm
Localização: São Lourenço da Serra

Mensagem por jucão »

como voce faz o acabamento do bordo de ataque ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Alexandre, parabéns pela sua maneira de fazer os comandos de aileron para um único servo, são poucos atualmente que ainda fazem do modo correto como você fez.
Esse modo ainda é o mais seguro e efeicaz que existe para comandos de ailerons com apenas um servo.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

alexandre, este laminado de não é muito fino? oq vc achá de um de 1mm? estou pra construir um coiote da incoaer, e estou na duvida se uso laminado de 1mm ou cubro o isopor com tecido de fibra de vidro com resina epoxy..

o meu não vou usar entelagem nem adesivos vou pintar ele por inteiro.. sobre sua asa oque vc vai fazer pintar ou entelar?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2baf797d51="alexandreferreira"]Obrigado Laércio. Como vai ser um único servo, quero colocar um servo "decente" estou pensando em Servo Hitec Hs-325hb Standard ou futaba s3004 standard.[/quote:2baf797d51]

Usar um servo standard é o correto, pois não adianta olhar servos pelo peso como a maioria faz.
Temos visto muitos servos subdimensionados nos aeromodelos e lido também muitas reclamações de servos travando, servos queimando, servos tremendo, servos não centrando novamente tudo pelo subdimensionamento deles e não somente pela má qualidade dos mesmos.
Seu trabalho está muito bom e suas dicas de gabaritos para furação e ferramentas de fazer cavilhas, são ótimas.
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Mensagem por FlyHigh »

[quote:4e60e9fed9="alexandreferreira"]
[img:4e60e9fed9]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t31.0-8/10658718_1559051384307919_3064850419206269999_o.jpg[/img:4e60e9fed9][/quote:4e60e9fed9]

Alexandre, venho acompanhando sua construção e vejo que tem muita prática como construtor.
É muito interessante o ferramental que faz para trabalhar com segurança e eficiência, mostra profissionalismo.

Vendo a foto acima, notei que tem uma tico-tico de bancada. Estou em dúvida se compro uma dessas (Skill de 130W) ou uma serra fita.

Digo em dúvida, pois não sei se ela com os golpes que dá para o corte, não causaria problemas no corte de madeira mole, por exemplo.

Tenho tico-tico "de mão" e já tive problema cortando cavernas e nervuras de asas, que se "desbeiçaram" todas... mesmo usando serra de dentes pequeninos etc.

Sempre corto plywood de 2,7, 3,7 e compensado naval de 4mm. Balsa, de todas medidas, sempre da Tevel, quase sempre as comum, não "especial".

Se puder me dar sua opinião pessoal baseada em sua experiência, ficaria muito grato.

Parabéns e desejo sucesso no processo de construção e futuros ensaios em voo.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

então o unico problema é que não achei laminado maior.. os que achei é 90cm de comprimento por 10cm de largura.. vc sabe algum site que venda em largura maior?

outra coisa no estabilizador, vi que vc arredondou a vareta no bordo de ataque, como fez ? na lixa? abç.
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

Mensagem por John »

Amigos, acabo de receber uma dica quentíssima do Sávio de Contagem para quem vai construir asas chapadas. Procurem por laminado composto nas casas que trabalham com laminados de madeira. ainda não comprei mas ele disse que é mais leve mais fácil de trabalhar que os outros. Aceita a dobra do bordo de ataque sem problemas. Só ressaltou que ao ser cortada com estilete é preciso colocar fita crepe no local do corte e cortar em cima para que ela não estrague
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

Tá ficando muito bom o seu aeromodelo, tenho muita vontade de me aventurar com a fibra, só me falta tempo e espaço pra fazer isso.
Só uma pequena informação, a "bequilha dianteira" na verdade se chama triquilha.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Alexandre, esse pino da asa em Balsa me parece meio frágil.

Já fiz utilizando fibra de vidro uma vez e mesmo assim rompeu em voo. O pessoal da incoaer só usa um pino de alumínio e com pelo menos uns 10cm pra dentro da asa.

No mais o projeto está perfeito.
Avatar do usuário
marcos gonçalez
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 1:11 pm
Localização: são josé do rio preto

Mensagem por marcos gonçalez »

Caro amigo Alexandre Ferreira,
parabéns pela construção e pela paciência de registrar tudo com tantos detalhes.
Gostei muito da trefiladeira que fez para fazer o pino da asa.
Parabéns.
Responder