Construção aeromodelo Caley T em fibra de vidro.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Diego Goecking
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Ago 28, 2014 10:44 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Diego Goecking »

Esse modelo não ficará pesado não??
Diego Goecking
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Use gelcoat para fazer a forma, te ajudará muito no acabamento e principalmente a desenformar depois.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Alexandre

Para iniciar a fôrma use o laranja.

Não esquecendo de encerar bem o plug e usar o desmoldante.

Está ficando ESPETACULAR. Não vejo a hora de sair a primeira fuselagem.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Boa noite Alexandre,

excelente trabalho amigo, tudo parar ser um excelente aeromodelo...

muito cuidado na escolha do Gelcoat, o laranja é para o model e o branco é para dar um fina camada no plug antes de iniciar o processo de laminação da peça, cuidado também no processo de aplicação do geocoat laranja sobre a peça, em muitos casos o uso excessivo de aerosil deixa algumas bolhas de ar dentro do plug, sempre camadas finas, nem muito sólida, nem muito líquida...

vi que ainda não deu acabamento na entrada de ar do cowl, siga esse processo e terá um excelente acabamento, eu não utilizei a fibra de vidro para o plug, fiz esse processo direto com massa plastica, mas o interessante é entelar o molde a ser trabalhado, eu utilizei vinil mesmo, ficou muito bom.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1138961&page=5

grande abraço e acompanhando!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1a243ec6e0="alexandreferreira"][quote:1a243ec6e0="LaercioLMB"]Use gelcoat para fazer a forma, te ajudará muito no acabamento e principalmente a desenformar depois.[/quote:1a243ec6e0]Qual o que você se refere, aquele em forma liquida, e que geralmente é branco? Ou o mais grosso, que tem nas cores laranja, ou preto?[/quote:1a243ec6e0]

O mais grosso laranja, dá um ótimo acabamento.
Use cera desmoldante e como será o primeiro molde, encere com o desmoldante pelo menos umas 10 vezes, aplicando uma demão, deixe secar um pouco, faça o polimento, aplique outra demão e por aí vai até a décima demão, polindo sempre entre as demãos.
A peça ou plug desmoldará com uma facilidade incrível.
Essa dica vale para todo molde novo, depois basta uma demão de cera entre cada peça e pronto.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Sobre qual gelcoat usar, isso não importa muito, vai mais da qualidade do plug, da qualidade da forma e principalmente de como irá encerar com o desmoldante, isso sim é fundamental, pois a cera desmoldante forma uma camada bem fina que pensamos não existir, mas existe sim e vi isso quando encerei uma chapa de vidro para fazer uma chapa de fibra de vidro na qual a chapa de fibra tinha que ficar muito lisinha mesmo e para não fazer uma forma, laminei a fibra de vidro em cima de uma chapa de vidro de 8 mm.
O vidro ficou opaco, não mais transparente como antes e quando não precisei mais dele, fui limpar, tive bastante trabalho em raspar toda a cera desmoldando com uma lâmina de estilete e vi que se formou ali uma camada que parecia não existir, mas existia, tanto é que o vidro não ficou mais transparente como antes devido a fina camada de cera que mesmo polida, não permitia mais a transparência total do vidro.
Sobre não discordar de mim, sou humano e posso errar também, por isso, as ideias de outros são sempre muito importantes que inclusive, podem também me abrir novas ideias.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Alexande,

Só gostaria de alertar para quem futuramente venha a ler o tópico, que, tem o gelcoat para moldes, no caso o laranja (para molde) e o branco (para peça), que também é basicamente vendido para a mesma finalidade, mas são para utilizações distintas (erro que muitos vendedores cometem)... o branco que no qual eu utilizo é para aplicação antes da laminação da fibra, depois da forma pronta, quando me refiro a laminação é já extraindo aeromodelos da forma.

O gelcoat laranja vai atender bem sua necessidade... compro sempre com a redelease, vendedor atencioso e sabe o que está vendendo...

Mais importante ainda é o processo do desmoldante, conforme o Laercio disse, perdi um trabalho de um mês, pois o vendedor me recomendou e me vendeu um desmondante que me fez perder o trabalho...
Avatar do usuário
Godoy.Teles
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Out 15, 2012 11:34 pm
Localização: Alta Floresta/MT

Mensagem por Godoy.Teles »

Alexandre, você está de parabéns! É tão prazeroso ver construções muito bem feitas, se preocupando com detalhes, realmente é uma obra prima. Parabéns!
Avatar do usuário
marcos gonçalez
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 1:11 pm
Localização: são josé do rio preto

Mensagem por marcos gonçalez »

[quote:2d7d69d14c="henrique_sc"]alexandre vou te dar uma dica que aprendi com latoeiro , quando se passa o prime e voce esta com dificuldades para achar irregularidades, a dica é : pinte o modelo com tinta depois do prime, e pode lixar ate tirar a tinta. note que com essa pintura, aonde tiver irregularidades, a tinta ira pegar e na hora de lixar nao saira, ficando a tinta aonde tem irregularidade.[/quote:2d7d69d14c]

Essa técnica é sem dúvida eficaz.
Muitos mestres em pintura automotiva fazem assim, senão todos!
Já vi alguns usarem tintas mais baratas que tem sobrando na oficina, mas tem o inconveniente de demorar a secar.
Outros usam spray de secagem rápida, 20 reais não é tão caro se o objetivo é buscar a quase perfeição.
Ótima dica essa do amigo Henrique_sc.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Alexandre, tudo o que o Laercio citou com relação ao Geo coat é realmente muito importante. O uso de uma boa cera na hora de preparar o molde evita muitos problemas no momento de retirar a forma. O pessoal tem utilizado muito a tec grease que parece ser facil de encontrar.

Tudo o que vc precisa para laminar este modelo vc acha no site da Redelease, inclusive o Gelcoat molde laranja.
Responder