Construção aeromodelo Caley T em fibra de vidro.
- LaercioLMB
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- henrique_sc
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alexandre vou te dar uma dica que aprendi com latoeiro , quando se passa o prime e voce esta com dificuldades para achar irregularidades, a dica é : pinte o modelo com tinta depois do prime, e pode lixar ate tirar a tinta. note que com essa pintura, aonde tiver irregularidades, a tinta ira pegar e na hora de lixar nao saira, ficando a tinta aonde tem irregularidade.
- LaercioLMB
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[quote:f2bfdea438="henrique_sc"]alexandre vou te dar uma dica que aprendi com latoeiro , quando se passa o prime e voce esta com dificuldades para achar irregularidades, a dica é : pinte o modelo com tinta depois do prime, e pode lixar ate tirar a tinta. note que com essa pintura, aonde tiver irregularidades, a tinta ira pegar e na hora de lixar nao saira, ficando a tinta aonde tem irregularidade.[/quote:f2bfdea438]
Para isso eu aplico com a pistola, a massa rápida diluída, pois o primer é cinza e a massa rápida um cinza bem escuro e onde fica a massa rápida é onde tinha a irregularidade.
Usar da tinta para procurar por falhas acaba saindo caro e a massa rápida é justamente para fechar falhas muito pequenas e o primer por si só já é uma massa rápida diluída, mas uso a cinza escuro para ter certeza de que não tem mais falhas mesmo.
Ao aplicar o primer, ele durante alguns segundos, tem um brilho e esse brilho nos ajuda a ver imperfeições, mas temos que ser rápidos em olhar os reflexos da luz sobre a superfície, pois assim que ele perde o brilho, cabe a lixa para nos mostrar.
Isso tudo sem contar que lixar a massa e o primer é muito mais rápido e perfeito do que lixar a tinta, que por ter densidade diferente, permite que a lixa tire mais da massa e do primer do que da tinta.
Para isso eu aplico com a pistola, a massa rápida diluída, pois o primer é cinza e a massa rápida um cinza bem escuro e onde fica a massa rápida é onde tinha a irregularidade.
Usar da tinta para procurar por falhas acaba saindo caro e a massa rápida é justamente para fechar falhas muito pequenas e o primer por si só já é uma massa rápida diluída, mas uso a cinza escuro para ter certeza de que não tem mais falhas mesmo.
Ao aplicar o primer, ele durante alguns segundos, tem um brilho e esse brilho nos ajuda a ver imperfeições, mas temos que ser rápidos em olhar os reflexos da luz sobre a superfície, pois assim que ele perde o brilho, cabe a lixa para nos mostrar.
Isso tudo sem contar que lixar a massa e o primer é muito mais rápido e perfeito do que lixar a tinta, que por ter densidade diferente, permite que a lixa tire mais da massa e do primer do que da tinta.
- LaercioLMB
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- LaercioLMB
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- Douglas Lenz
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Boa noite Alexandre,
excelente trabalho amigo, tudo parar ser um excelente aeromodelo...
muito cuidado na escolha do Gelcoat, o laranja é para o model e o branco é para dar um fina camada no plug antes de iniciar o processo de laminação da peça, cuidado também no processo de aplicação do geocoat laranja sobre a peça, em muitos casos o uso excessivo de aerosil deixa algumas bolhas de ar dentro do plug, sempre camadas finas, nem muito sólida, nem muito líquida...
vi que ainda não deu acabamento na entrada de ar do cowl, siga esse processo e terá um excelente acabamento, eu não utilizei a fibra de vidro para o plug, fiz esse processo direto com massa plastica, mas o interessante é entelar o molde a ser trabalhado, eu utilizei vinil mesmo, ficou muito bom.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1138961&page=5
grande abraço e acompanhando!!!
excelente trabalho amigo, tudo parar ser um excelente aeromodelo...
muito cuidado na escolha do Gelcoat, o laranja é para o model e o branco é para dar um fina camada no plug antes de iniciar o processo de laminação da peça, cuidado também no processo de aplicação do geocoat laranja sobre a peça, em muitos casos o uso excessivo de aerosil deixa algumas bolhas de ar dentro do plug, sempre camadas finas, nem muito sólida, nem muito líquida...
vi que ainda não deu acabamento na entrada de ar do cowl, siga esse processo e terá um excelente acabamento, eu não utilizei a fibra de vidro para o plug, fiz esse processo direto com massa plastica, mas o interessante é entelar o molde a ser trabalhado, eu utilizei vinil mesmo, ficou muito bom.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1138961&page=5
grande abraço e acompanhando!!!
- LaercioLMB
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[quote:1a243ec6e0="alexandreferreira"][quote:1a243ec6e0="LaercioLMB"]Use gelcoat para fazer a forma, te ajudará muito no acabamento e principalmente a desenformar depois.[/quote:1a243ec6e0]Qual o que você se refere, aquele em forma liquida, e que geralmente é branco? Ou o mais grosso, que tem nas cores laranja, ou preto?[/quote:1a243ec6e0]
O mais grosso laranja, dá um ótimo acabamento.
Use cera desmoldante e como será o primeiro molde, encere com o desmoldante pelo menos umas 10 vezes, aplicando uma demão, deixe secar um pouco, faça o polimento, aplique outra demão e por aí vai até a décima demão, polindo sempre entre as demãos.
A peça ou plug desmoldará com uma facilidade incrível.
Essa dica vale para todo molde novo, depois basta uma demão de cera entre cada peça e pronto.
O mais grosso laranja, dá um ótimo acabamento.
Use cera desmoldante e como será o primeiro molde, encere com o desmoldante pelo menos umas 10 vezes, aplicando uma demão, deixe secar um pouco, faça o polimento, aplique outra demão e por aí vai até a décima demão, polindo sempre entre as demãos.
A peça ou plug desmoldará com uma facilidade incrível.
Essa dica vale para todo molde novo, depois basta uma demão de cera entre cada peça e pronto.