Construção de Cessna!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
victor.bvieira
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Dez 01, 2014 2:06 pm
Localização: sao paulo

Construção de Cessna!

Mensagem por victor.bvieira »

Olá a todos,

Sou novo hobby, e apesar de varias e varias horas lendo post e mais posts, pesquisando a infernizando o único amigo que tenho que também é aeromodelista, resolvi vir aqui no fórum para tentar tirar algumas duvidas sobre como iniciar a construção de um Telemaster, pelas minhas pesquisas é o mais indicado para se aprender.

Depois dessa chorada introdução vamos aos fatos :)

Equipamentos, que um dia devem chegar (comprados na hooby Kink)
- 4 servos 9g
- ESC
- Motor Turnigy D3530/14 1100KV Brushless Outrunner Motor
- Helice APC 9x6 (ainda nao aprendi as difrenças, mas esta meu amigo Marcelo quem me indicou)
- Baterria Turnigy nano-tech 2200mah 3S 45~90C Lipo Pack
- Controle Turnigy 9X 9Ch Transmitter w/ Module & 8ch Receiver (Mode 2) (v2 Firmware)

Penso que de eletronica, adiqui tudo o que vou precisar.

Pois é, de nada adianta toda esta eletronica sem ter onde coloca-la e ai que a coisa complicou.

1º Dúvida, qual material usar para (eu sem pratica nenhuma) construir? Balsa, Depron, Isopor ou Pasta escolar (esse foi o material mais estranho que li no forum)?
Me ecomendaram isopor por eu ser iniciante e porque conseguiria facilmente concertar com fita adesiva, chiclete e sorte rs..

2º A planta, Achei diversas plantas de Telemaster nos post aqui no forum, cada uma com pequenas variações, não sei se estas plantas varias de acordo com o materio ou tanto faz? :se

3º Materiais denovo sim, rs... Eu anotei 3 post como referencia de telemastes
- http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70682
- http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50282&highlight=telemaster
- http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100607&highlight=
Cada um fornece varias fotos e instruções de como montar, em um dos post que li o autor recomendava depron de 3mm, 5mm, e isopor, nao lembro a medida. Legal ja sei os materias, mas uma perguntinha besta, qual pedaço do avião eu faço com cada materia ? :S


Desculpe pelo tamanho do post, ou se ele estiver fora de local dentro do forum, estou muito empolgado em montar o aeromodelo, mas preciso de algumas dicas que devem ser obvias para alguns mas para mim esta sendo dificil encontrar as respostas.

Obs. não quero comprar um kit pronto, pois quero realmente aprender a fazer e não apenas pilotar.

Agradeço a todos pelo seu tempo e paciencia
Abraços,
Victor
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Victor

Poderia te escrever um sem numero de linhas e mais linhas... mas ando aborrecido com o pessoal que está iniciando no hobby e não quer dicas, na verdade quer apoio para coisas erradas que estão convencidos a fazer no inicio. Espero que não seja o teu caso, pois bem, vamos lá:

Tentarei ser objetivo.

Como tu mesmo falou estás começando e não tem a menor intimidade com nada, materiais, colas, etc.

DICA: Não tenta começar a construir da planta, pelo menos não o primeiro aero, compra um kit de depron destes vendidos por patrocinadores do fórum ou mesmo os do ml. Eles vem cortados, em alguns casos completos, e tu terás o trabalho (aprendizado) de montar e com isso te familiarizar com a construção de um aeromodelo. São kits já consagrados que voam bem não tem problemas de projeto e não te causarão incômodos.

Feito isso, tu coloca a tua eletrônica, procura um instrutor pelo menos para os primeiros voos e aprende a voar.

Tira o pensamento ERRADO que tu já tem ou te colocaram na cabeça que aeromodelo de treinamento é feito para quebrar, NÂO!! eles assim como todos os outros são feitos para voar e se tu iniciar da forma CORRETA, com instrução, acompanhamento e capricho não quebrarás aeromodelo algum.

Quanto a plantas, no inicio esquece, monta e te diverte, aprende, voa e depois sim num segundo momento onde tu já tiver noções básicas de tudo, daí sim te aventura a construir um a partir da planta

Se quiseres podes entrar em contato.
victor.bvieira
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Dez 01, 2014 2:06 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por victor.bvieira »

[quote:7e514cb1c7="Douglas Lenz"]Victor

Poderia te escrever um sem numero de linhas e mais linhas... mas ando aborrecido com o pessoal que está iniciando no hobby e não quer dicas, na verdade quer apoio para coisas erradas que estão convencidos a fazer no inicio. Espero que não seja o teu caso, pois bem, vamos lá:

Tentarei ser objetivo.

Como tu mesmo falou estás começando e não tem a menor intimidade com nada, materiais, colas, etc.

DICA: Não tenta começar a construir da planta, pelo menos não o primeiro aero, compra um kit de depron destes vendidos por patrocinadores do fórum ou mesmo os do ml. Eles vem cortados, em alguns casos completos, e tu terás o trabalho (aprendizado) de montar e com isso te familiarizar com a construção de um aeromodelo. São kits já consagrados que voam bem não tem problemas de projeto e não te causarão incômodos.

Feito isso, tu coloca a tua eletrônica, procura um instrutor pelo menos para os primeiros voos e aprende a voar.

Tira o pensamento ERRADO que tu já tem ou te colocaram na cabeça que aeromodelo de treinamento é feito para quebrar, NÂO!! eles assim como todos os outros são feitos para voar e se tu iniciar da forma CORRETA, com instrução, acompanhamento e capricho não quebrarás aeromodelo algum.

Quanto a plantas, no inicio esquece, monta e te diverte, aprende, voa e depois sim num segundo momento onde tu já tiver noções básicas de tudo, daí sim te aventura a construir um a partir da planta

Se quiseres podes entrar em contato.[/quote:7e514cb1c7]


Bom dia Douglas, obrigado pela sua resposta, eu entendo esta sua impaciência, já participei de muitos forum e realmente encontrar pessoas que querem as coisas na mão é o que mais tem...
Tenho grande planos no Hobby tanto para mim quanto para meus filhos que estão adorando a ideia.

Vamos lá entendo que o "treinador" não é feito para quebrar, por favor me corrija se eu estiver errado. Mas ele ganha este nome pela sua estabilidade em voo, peso leve, possibilitando um voo a uma velocidade reduzida de forma a deixar uma maior margem para correções de percursos.

A ideia de construir e não comprar.
Pois bem eu cheguei a ver alguns modelos prontos no ML por R$ 60, R$ 70, a princípio me questionei, se eles comportaria todos os equipamentos eletrônicos, mas acredito que sim.

Por outro lado, por minha experiencia com encomendas internacionais, sei que minhas compras vão demorar uns 2 a 3 meses para chegar, como a ansiedade é grande, pensei em usar este tempo para conhecer a estrutura dos aeros, por isso parti para a linha de pesquisa de como fazer.

Entendo que ter um referencia de aero pronta ao alcance das mãos seja importante, mas o prazer de colocar no ar algo feito por você, acho que é infinitamente maior, ainda mais se puder ter a companhia de meus filhos participando junto.

Mais uma vez obrigado pelas dicas vou pensar nelas com carinho, provavelmente compre um pronto mas ainda assim pretendo construir um.

Abraços
Victor
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Esse Douglas é do bem, acredite nele.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Com todo respeito Victor,

você diz que leu várias e várias horas, mas não sabe que a fuselagem do avião é feito em Depron e a asa em P3? ou vice-versa?

Não existe uma teoria certa, cada um constrói com o que tem em mãos ou com o material que mais lhe agradar, muitos utilizam isopor de papelaria o P0 por não ter acesso a outros materiais, o que é relativamente besteira, pois existem zilhões de vendedores on-line que disponibilizam tudo que você precisar, mas o cara quer iniciar sem gastar...pois é, pra esses digo que estão no esporte errado!

Quanto a eletrônica, você disse que acha que é tudo que irá precisar???
Sabe de nada inocente...

Carregador e balanceador,
Bateria para o rádio,
Simulador (fundamental),
Motor super dimensionado para um telemaster...
ESC??
Sem contar outras miudezas para o termino da montagem...

Só uma pergunta, quando fez a compra?


Como você veio pedir "ajuda", tenha o bom senso e ouça os mais experientes e acate o conselho do Douglas, dentre todos os usuários do fórum, ele é o que mais contribui com os iniciantes.

Como ele disse, compre um kit para montar e seja feliz...
victor.bvieira
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Dez 01, 2014 2:06 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por victor.bvieira »

Boa tarde, Danx,

Sim entre as horas que li, vi modelos em que a asa era feita de P3 ou com depron(ocas) ou ate com P0 entalados. O que mais me deixou em duvida foi que em algumas construções são utilizadas espessuras diferentes para o corpo do avião, como não tinha especificação de onde fora usadas a espessuras diferentes isso me chamou a atenção.

Concordo plenamente com sua frase "Sabe de nada inocente... " se soube-se não estava pedindo auxilo.

O carregador eu comprei provavelmente supre dimensionado também mas foi o que me indicaram.
Balanceador, esta é nova (seria balanceador de carga ou os carregadores inteligente? )

ESC é o controlador de velocidade devo ter escrito errado novamente rs.. vou ver o nome certo.

A miudezas realmente não tenho ideia do que são, vi muitas montagem onde parte destas miudezas parecem ter sido fabricadas com materiais "reciclados"

Fiz a compra a 10 dias.

Desculpem se minhas palavras possa ter indicado outra coisa, mas em nenhum momento eu ignorei qualquer palavra do Douglas.

Tanto que vou comprar o Kit para montar... Mas isso impede que eu continue a pesquisa para construir um em paralelo?

Abraços,
Victor.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

Victor,

Acesse o canal da Hobby Brasil no youtube, os vídeos irão esclarecer 90% de suas dúvidas.

Abaixo o link com o vídeo de construção de um treinador, com todos os passos e materiais. Isso me ajudou muito..

https://www.youtube.com/watch?v=CZSK6fpw8XE

Ah! importante, não se esqueça do simulador..

Seja bem vindo ao hobby.
victor.bvieira
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Dez 01, 2014 2:06 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por victor.bvieira »

AIRJOE10, boa tarde,

Obrigado pela indicação vou assistir aos 18 videos ^^

Abraços,
Victor
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

Assista mesmo, não só a montagem. No canal deles tem outros que explicam sobre baterias, carregadores, rádios..tudo que precisa para ter uma boa noção para início. Só não fique maluco como fiquei no começo e salve todos os vídeos no celular e fique assistindo em tudo quanto é lugar, fila do banco, hora do almoço, esperando o filhote sair da escola..rsrsrsrs..espero que seja útil..
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

Ah!..uma coisa que me ajudou muito no começo foi ir até os locais onde a galera se encontra para voar. Um pouco de pesquisa e você vai encontrar diversos lugares espalhados por São Paulo. Experiência própria, sempre vai encontrar uns malas que se acham o Santos Dumont da vida com bastante dinheiro, ou pelo menos crédito, para comprar um rádio de 3 mil reais que vai esnobar seu equipa e falar que se não quer gastar esse hobby não é pra você, mas frente a frente a história é outra. Mas 99% são super receptivos como novos amigos e ajudam muito.
Responder