Como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor

Mensagempor Kemp » 07 Jan 2015 11:53

Fala pessoal.

Estava um tempo sumido do e-voo, mas vou voltar a postar algumas coisas em 2015.

Dica de como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor.
Fio de NiCr com fonte 12v. Temperatura mínima para o corte.
Perfil MH 60 cortado em chapa de zinco (calha)
O tipo de asa e enflechamento são opcionais.


[yt]kB6ns3I96b8[/yt]
Anexos
Asa cortada.jpg
Resultado
Asa cortada.jpg (27.01 KiB) Exibido 7789 vezes
Avatar novo.jpg
Avatar novo.jpg (11.42 KiB) Exibido 7808 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 07 Jan 2015 12:02

Mais dicas de como cortar asa com fio quente.

https://www.youtube.com/watch?v=EFv3P4Mjoio&list=UUMgP9YOXm5ynMdfHywus6bQ

https://www.youtube.com/watch?v=0zU0n12ELUc&list=UUMgP9YOXm5ynMdfHywus6bQ
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: 15 Mai 2011 18:01
Localização: São Paulo

Mensagempor Neoconker » 07 Jan 2015 14:28

Kemp, muito bacana. qual o número/espessura do fio que devo comprar?

Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: 11 Abr 2014 16:21
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagempor AIRJOE10 » 07 Jan 2015 15:18

Kemp..que material você utiliza para fazer o molde que aparece no vídeo?

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 07 Jan 2015 20:44

[quote:15ae275d14="Neoconker"]Kemp, muito bacana. qual o número/espessura do fio que devo comprar?[/quote:15ae275d14]

Esse é de 0,33mm.
Tem gente que usa fio de cerca elétrica, corda de violão, fio de pesca, etc.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 07 Jan 2015 20:45

[quote:3eb7c429a1="AIRJOE10"]Kemp..que material você utiliza para fazer o molde que aparece no vídeo?[/quote:3eb7c429a1]

Perfil MH 60 cortado em chapa de zinco (calha)
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: 24 Jul 2006 17:03
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagempor Guilherme Ch » 09 Jan 2015 23:43

O embarrigamento no fio fica bem aparente na asa, talvez se fazer mais devagar aplicando menos pressão no fio fique melhor, ou aumentando a temperatura.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jan 2015 11:01

[quote:3fed72b102="Guilherme Ch"]O embarrigamento no fio fica bem aparente na asa, talvez se fazer mais devagar aplicando menos pressão no fio fique melhor, ou aumentando a temperatura.[/quote:3fed72b102]

É, aquela barriga que forma no fio não é uma boa, por isso é que temperatura ajustável é muito melhor, pois temos como procurar a melhor temperatura para o corte sair perfeito mesmo, pois está longe de ser 100% dessa maneira.







Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 10 Jan 2015 11:31

[quote:d8609b58a6="Guilherme Ch"]O embarrigamento no fio fica bem aparente na asa, talvez se fazer mais devagar aplicando menos pressão no fio fique melhor, ou aumentando a temperatura.[/quote:d8609b58a6]

Sim, mas foi a melhor forma que encontrei de deixar o corte bem liso. Se eu esquentar mais o fio ou passar o isopor mais lentamente, a ponta da asa que é menor vai acabar ficando toda marcada. Já fiz diversos testes e pro corte manual esse foi a maneira que deu o melhor resultado.
As marcas na asa só são visíveis contra o reflexo da luz, mas o isopor fica perfeitamente liso.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jan 2015 12:28

Kemp, eu notei que quando o fio sai do molde na bordo de ataque da asa, a barriga existente no fio, deforma um pouco o bordo de ataque da asa.
Deu para ver bem no vídeo quando você virava a asa na câmera.







Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 10 Jan 2015 17:19

[quote:2610a9233e="LaercioLMB"]Kemp, eu notei que quando o fio sai do molde na bordo de ataque da asa, a barriga existente no fio, deforma um pouco o bordo de ataque da asa.
Deu para ver bem no vídeo quando você virava a asa na câmera.



Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga[/quote:2610a9233e]

Sim, mas isso foi caquinha que fiz.
Se você notar, quando eu começo avançar com isopor eu já vou girando pra que o bordo de ataque fique paralelo ao fio antes de terminar o corte. Depois eu vou reduzindo a velocidade pra dar tempo da barriga do fio sumir.
No vídeo, além de eu não ter dado o tempo certo para o fio, o fio do lado da raiz terminou o corte antes do lado da ponta e por isso ficou com essa falha.
O problema é que não é fácil cortar asas trapezoidais manualmente, principalmente se a diferença de tamanho da corda da raiz da ponta e a raiz da corda for grande. Com enflechamento ainda agrava a situação.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jan 2015 18:08

Eu sei disso, mas com o calor correto, não forma aquela barriga no fio.
Use talco sobre a mesma para diminuir o atrito da chapa de isopor com a mesa, mas mesmo assim se o fio estiver mais frio do que deveria, sempre as pontas do fio vão sair antes do que o centro e haverá problemas no bordo de ataque.
O que você pode fazer para ajustar a temperatura, é usar garras tipo jacaré nos fios e ir colocando as garras mais perto de 1 em 1 centímetro ou até menos, que isso irá mudando a temperatura do fio.
Demora, mas uma hora você pega o ponto ideal tanto da temperatura quanto do avanço, pois vi que você empurra muito rápido mesmo a chapa contra o fio e isso fará formar barriga no fio sempre.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 10 Jan 2015 19:03

[quote:a6414424d6="LaercioLMB"]Eu sei disso, mas com o calor correto, não forma aquela barriga no fio.
Use talco sobre a mesma para diminuir o atrito da chapa de isopor com a mesa, mas mesmo assim se o fio estiver mais frio do que deveria, sempre as pontas do fio vão sair antes do que o centro e haverá problemas no bordo de ataque.
O que você pode fazer para ajustar a temperatura, é usar garras tipo jacaré nos fios e ir colocando as garras mais perto de 1 em 1 centímetro ou até menos, que isso irá mudando a temperatura do fio.
Demora, mas uma hora você pega o ponto ideal tanto da temperatura quanto do avanço, pois vi que você empurra muito rápido mesmo a chapa contra o fio e isso fará formar barriga no fio sempre.[/quote:a6414424d6]

Sim. Minha mesa tem controle de temperatura do fio.
É só avançar isopor mais devagar que não vai fazer a barriga no fio. O problema é o tamanho das cordas. Tem que correto muito de um lado em quanto o outro avança devagar, mas com o fio mais quente esse devagar no lado da ponta vai marcar o isopor. O corte na ponda da asa ficará um lixo.
Num corte automático dá pra aquecer mais o fio, pois não ocorrerão as travadinhas do fio enroscando no perfil, mesmo que este esteja bem liso.
A dica do talco eu gostei.
Já cortou alguma asa Zagi manualmente?
Anexos
Corte lixo 001.jpg
Marcas do fio quente no isopor
Corte lixo 001.jpg (6.53 KiB) Exibido 7372 vezes
Corte lixo 002.jpg
Marcas do fio quente no isopor
Corte lixo 002.jpg (6.2 KiB) Exibido 7372 vezes
Corte lixo 003.jpg
Marcas do fio quente no isopor
Corte lixo 003.jpg (8.14 KiB) Exibido 7372 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jan 2015 22:31

Só com arco e não fixo na mesa como você fez.
O arco te permite pressionar só o suficiente sobre o molde do perfil, fixo na mesa a pressão do fio sobre o molde se torna muito grande e é por isso que ocorrem as travadinhas.
Coloque a chapa na mesa, coloque algo pesado em cima da chapa, como umas duas ou 4 listas telefônicas e use um arco de corte que terá muito mais controle sobre o corte do que empurrando a chapa na mesa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 10 Jan 2015 22:47

[quote:9fe928d41f="LaercioLMB"]Só com arco e não fixo na mesa como você fez.
O arco te permite pressionar só o suficiente sobre o molde do perfil, fixo na mesa a pressão do fio sobre o molde se torna muito grande e é por isso que ocorrem as travadinhas.
Coloque a chapa na mesa, coloque algo pesado em cima da chapa, como umas duas ou 4 listas telefônicas e use um arco de corte que terá muito mais controle sobre o corte do que empurrando a chapa na mesa.[/quote:9fe928d41f]

Sim. Eu também faço assim com o arco manual, mas pra quem nunca cortou acredito que com o fio fixo seja mais fácil.
No outro vídeo que coloquei no começo do tópico o corte foi feito assim.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 11 Jan 2015 00:26

Eu não acho vantagem do arame fixo na mesa pelo motivo que já citei, força o arame a subir nos moldes e isso causa aquelas travadinhas indesejadas.
Eu prefiro um corte rápido e macio do que um lento e com riscos, mas tem que pegar prática nisso.
Mas vai de cada um.

Sobre a pergunta que você fez antes sobre cortar zagi, não, nunca cortei zagi, mas já cortei asa trapezoidal que praticamente é a mesma coisa, um lado tem que ir mais rápido do que o outro e encontrar a temperatura certa demora, pois até a temperatura do ambiente interfere.
Janelas abertas com brisas são um tormento para corte com fio quente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 11 Jan 2015 04:39

Me desculpe, mas o corte de uma asa trapezoidal estilo asa de tucano, extra ou outros modelos com pouco enflechamento é muito mais fácil e não chega nem perto de ser praticamente a mesma coisa que o corte de uma Zagi.
Tente cortar uma Zagi de 100cm com 26cm de corda na raiz, 13cm de corda na ponta e enflechamento de 26cm usando a sua técnica com o arco na mão e depois poste o resultado.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 11 Jan 2015 11:14

Coloque na seguinte situação.
Deixe a asa de forma que o centro da raiz e o centro da ponta permaneçam na mesma linha em relação ao fio quente, verá que o enflechamento não existe mais, passou a ser um asa trapezoidal comum e a raiz terá somente uma inclinação para dentro da asa e ficará mais fácil de cortar tanto para iniciar o corte quanto para finalizar o mesmo.
Por isso é que eu prefiro deixar a chapa fixa na mesa ao invés de mover a chapa no fio quente.


Mas como eu disse antes, cada um, cada um.
Eu não gosto de zagis, não me agradam, por isso não faço zagi.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 12 Jan 2015 10:37

No título do tópico diz "sem desperdiçar isopor"
Arco na mão requer mais habilidade e se não tiver a tal habilidade vai estragar o corte.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13699
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagempor LaercioLMB » 12 Jan 2015 11:09

[quote:54d93d5786="Kemp"]No título do tópico diz "sem desperdiçar isopor"
Arco na mão requer mais habilidade e se não tiver a tal habilidade vai estragar o corte.[/quote:54d93d5786]

Nisso você está certo.

Antes de qualquer coisa, quero te parabenizar pela sua paciência e compreensão em não levar como ofensa o que te disse e trocarmos ideias sem nenhuma discussão.


Abraço e boa semana.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: 10 Nov 2007 10:52
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagempor Kemp » 13 Jan 2015 11:05

Ok.
Anexos
Joinha.jpg
Joinha.jpg (14.59 KiB) Exibido 7111 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes