Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Olá a todos, abro este tópico para compartilhar a minha construção de um Cessna 182 com 2,20m de envergadura. Aceito sugestões e críticas que possam tornar a construção e o resultado final melhor.
Após construir alguns modelos com envergadura compatível com baterias 3S 2200mAh, resolvi partir para um Giant. A escolha do Cessna 182 é pela sua aparência, que eu gosto muito. O modelo está sendo feito em isopor P2 de 15mm, e terá os devidos reforços. Também estudo o melhor material para laminar tanto a fuselagem como a asa, de forma que o modelo dure bem e não sofra com esbarrões que provocam falhas no isopor, e também possibilitando um melhor acabamento e pintura. Ando pensando em fibra de vidro com resina epóxi ou lâminação com alguma madeira.
Dados do modelo:
-Envergadura: 2,20m
-Comprimento: Aprox. 1,70m
-Material: Isopor/Madeira/Fibra
-Pintura com aerógrafo
-Bateria pretendida 4 células
-Eletrônica a definir
Após construir alguns modelos com envergadura compatível com baterias 3S 2200mAh, resolvi partir para um Giant. A escolha do Cessna 182 é pela sua aparência, que eu gosto muito. O modelo está sendo feito em isopor P2 de 15mm, e terá os devidos reforços. Também estudo o melhor material para laminar tanto a fuselagem como a asa, de forma que o modelo dure bem e não sofra com esbarrões que provocam falhas no isopor, e também possibilitando um melhor acabamento e pintura. Ando pensando em fibra de vidro com resina epóxi ou lâminação com alguma madeira.
Dados do modelo:
-Envergadura: 2,20m
-Comprimento: Aprox. 1,70m
-Material: Isopor/Madeira/Fibra
-Pintura com aerógrafo
-Bateria pretendida 4 células
-Eletrônica a definir
Re: Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Depois de um tempo venho atualizar o tópico que abri neste fórum. O motivo da falta de atualizações foram problemas com minha conta aqui do EVOO que demoraram para ser resolvidos, mas que finalmente se foram.
Durante esse meio tempo, entre a abertura do tópico e o momento atual, muitas mudanças foram feitas no projeto. O projeto em si também está bem lento, mas sempre prezando o capricho.
Não penso mais em chapear toda a estrutura do avião, me limitando apenas à locais mais críticos como bordos de ataque, laterais de estabilizadores, cowl, etc.
Também não penso mais em pintar, já que não será chapeado. O mais prático até o momento me parece mesmo entelar com vinil.
Iniciarei a seguir a postagem de algumas fotos.
Lembro que sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado!
Durante esse meio tempo, entre a abertura do tópico e o momento atual, muitas mudanças foram feitas no projeto. O projeto em si também está bem lento, mas sempre prezando o capricho.
Não penso mais em chapear toda a estrutura do avião, me limitando apenas à locais mais críticos como bordos de ataque, laterais de estabilizadores, cowl, etc.
Também não penso mais em pintar, já que não será chapeado. O mais prático até o momento me parece mesmo entelar com vinil.
Iniciarei a seguir a postagem de algumas fotos.
Lembro que sugestões são sempre bem vindas.
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- membro
- Mensagens: 44
- Registrado em: Qui Jul 16, 2015 11:02 am
- Localização: São Paulo
Re: Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Hummmm, mais um Giant sendo preparado para cortar os céus kkkkk.
Mesmo sendo asas baionetadas pra mim seria um problema o transporte, pois tenho um Celtinha kkkkk.
Sem querer te atrapalhar na construção, bora ver o Ceesnão 'nos alto'
Abraços
Mesmo sendo asas baionetadas pra mim seria um problema o transporte, pois tenho um Celtinha kkkkk.
Sem querer te atrapalhar na construção, bora ver o Ceesnão 'nos alto'
Abraços
Re: Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Estive pensando em utilizar esse cowl como molde para um cowl em garrafa pet.
Ou então chapeá-lo com algo, como fibra de vidro.
O que me sugerem?
Re: Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Olá a todos!
Há uns dias atrás passei num ferro-velho com meu pai e encontramos materiais perfeitos para a baioneta e o trem de pouso. Para a baioneta, será um tubo de alumínio de guarda-sol desmontado, bastante resistente, será mais que o suficiente já que o modelo também possui tirantes nas asas. Para o trem de pouso, pegamos um alumínio de 2mm de espessura. Seguem fotos do trem de pouso já construído.
Há uns dias atrás passei num ferro-velho com meu pai e encontramos materiais perfeitos para a baioneta e o trem de pouso. Para a baioneta, será um tubo de alumínio de guarda-sol desmontado, bastante resistente, será mais que o suficiente já que o modelo também possui tirantes nas asas. Para o trem de pouso, pegamos um alumínio de 2mm de espessura. Seguem fotos do trem de pouso já construído.
- Anexos
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- Trens montados.
- Cessna_28.jpg (12.61 KiB) Exibido 11498 vezes
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- Trens montados.
- Cessna_27.jpg (12.53 KiB) Exibido 11498 vezes
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- Trens prontos.
- Cessna_26.jpg (25.21 KiB) Exibido 11498 vezes
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- Confeccionando o trem de pouso.
- Cessna_25.jpg (33.92 KiB) Exibido 11498 vezes
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- Tubo da baioneta e a chapa para o trem de pouso.
- Cessna_24.jpg (26.8 KiB) Exibido 11498 vezes
Re: Cessna 182 Giant - Isopor/Madeira/Fibra
Nesta etapa, fiz os detalhes frisados no profundor em tiras de depron e entelei com vinil branco. Também colei o horn de comando no profundor, reforçando com uma volta de um arame fino e jogando araldite por cima. Por fim, colei o profundor ao estabilizador utilizando dobradiças de nylon. Seguem fotos:
- Anexos
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- Estabilizador horizontal pronto para ser colado à fuselagem.
- Cessna_31.jpg (14.32 KiB) Exibido 11494 vezes
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- Horn de comando do profundor.
- Cessna_30.jpg (13.29 KiB) Exibido 11494 vezes
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- Fazendo os detalhes no profundor.
- Cessna_29.jpg (14.82 KiB) Exibido 11494 vezes