Primeiro Treinador

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

Boa tarde pessoal,

Conclui as alterações no projeto, segue o modelo final em pdf.

Eu agradeço a todos que já colaboraram e os que ainda iram colaborar com o projeto.

Vejam se ficou legal, pretendo começa-lo o mais breve possível.

https://drive.google.com/file/d/0Bz7Fgb ... sp=sharing
jucão
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por jucão »

mas o momento de cauda não deve ser de 2 a 3 vezes a corda?
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LaercioLMB
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por LaercioLMB »

jucão escreveu:mas o momento de cauda não deve ser de 2 a 3 vezes a corda?



Não, tanto é que fala que o momento de cauda é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Eu já ouvi gente falando isso e sinceramente, não sei de onde eles tiraram isso, pois está bem claro isso até na seção artigos do e-voo mesmo.


Proporções gerais

Para que um avião seja estável e voe bem normalmente ele segue um conjunto de proporções aproximadas. Nem sempre é obrigatório seguí-las à risca para que o projeto seja bem-sucedido, mas serve como um guia geral.

Comprimento: o comprimento de um avião normalmente fica entre 70% e 100% da envergadura. Menos do que isto e as asas parecerão exageradamente grandes, mais do que isto geralmente a fuselagem fica pesada demais.

Corda da asa: é possível fazer modelos minúsculos, mas não errar muito na construção do primeiro treinador e não criar algo muito arisco, um bom ponto de partida é que a corda não seja menor do que 15cm.

Distância entre asa e cauda: Para ser estável e suave nos comandos é sempre bom que a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador seja de no mínimo 1,5 vezes a corda da asa. Isto ajuda a cauda a exercer sua função de manter a trajetória reta.

Alongamento (proporção entre envergadura e corda): Embora aviões grandes tenham muitas vezes envergadura de 10 vezes a corda (comerciais e leves) ou até 30 vezes a corda (planadores de alto desempenho), para aeromodelos é difícil estruturar uma asa tão longa e estreita. Como regra geral, para treinadores um alongamento em torno de 5 a 7 vai bem (isto é, envergadura de aproximadamente 5 vezes a 7 vezes a corda). Para planaadores, pode ser um pouco maior, diminuindo-se a corda próximo às pontas para diminuir o arrasto.

Ao lado está um exemplo de um avião que por tanto em escala cheia quanto como aeromodelo costuma ser um bom treinador, o Cessna 172.

Supondo uma envergadura no modelo de 1,2m, o comprimento fica em 90cm (75% da envergadura), a corda na raiz é de 18cm, na ponta é de 13cm.

A área do estabilizador fica em 391cm², o que dá 22% da área da asa que é de 1782cm², uma boa proporção.

Adicionalmente, a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador é de generosos 31cm, o que dá 1,7 vezes a corda na raiz da asa, um ótimo valor.

Está lá, preto no branco.

artigos/aviao/

E se quiser mais links com essas medidas, eu te arrumo mais.


Vamos supor o exemplo do link onde diz que a corda é de 18 cm e o momento de cauda é de 31 cm e lá diz claramente 1,7 x a corda.
Vamos colocar a 2X a corda que teremos 36. 5 cm a mais é um bocado e se colocarmos 3X então, serão 54 cm, nem contando com o estabilizador e profundor junto, 54 cm é muita coisa.
Talvez para os modelos que tenham a fuselagem a 100% da envergadura seja esses 2 X a 3 X, mas para treinadores não e o caso aqui é um aeromodelo treinador.
Cada tipo de aeromodelo tem suas proporções ideias, não é um padrão para todos e a imagem de um Cessna 182 do link, foi só para deixar o assunto bonito, pois se colocasse uma imagem de um Stick, certamente não agradaria muita gente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Rondoni
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por Rondoni »

Baita aula hein Laércio,

Obrigado!!!
jucão
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por jucão »

de 2 a 3 vezes a corda acredito e ja vi em algumas ilustrações é do bordo de fuga da asa até o profundor . ja a medida de 1,5 da corda que o Laércio mencionou é do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador horizontal.
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fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

Bom dia pessoal!

Retomando o tópico com algumas fotos da construção no ponto que esta agora.
fiz uma camada de cola + água para selar e aderir melhor o vinil, adicionei um pouco de tinta acrílica só para ficar fácil de ver as falhas.
estou gostando bastante do resultado e fiquei na duvida se aplico massa tapa tudo ou se faço uma camada de papel kraft com água + cola, oque vocês acham?

Comentem ai pessoal, pois quero apreender mais e mais para construir em balsa.

abração
Fabio
Unindo as partes
Unindo as partes
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Firewall, suporte do trem de pouso e reforços
Firewall, suporte do trem de pouso e reforços
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Vista traseira
Vista traseira
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Vista lateral sem cowl
Vista lateral sem cowl
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Lateral com cowl
Lateral com cowl
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fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

Ué pessoal, esta tão ruim assim que nem merece uma sugestão ou critica?

Só pra atualizar, passei massa tapa-tudo e comecei a entelagem com vinil imprimax, logo posto fotos.

sobre a fixação da asa eu não gosto de elásticos mas baseado nos posts do fórum é a melhor opção para um primeiro modelo treinador.

Uma duvida aos construtores mais experientes, quero começar um modelo escala em balsa, mesmo que não possa voa-lo no inicio, mais pelo prazer de construir um escala. Existe algum modelo ou planta mais fácil, que possa ser construída por um iniciante em trabalhos com balsa?

sobre o manuseio de ferramentas pra mim é tranquilo, as vezes incarno o MacGyver.

valew pessoal
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LaercioLMB
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por LaercioLMB »

jucão escreveu:de 2 a 3 vezes a corda acredito e ja vi em algumas ilustrações é do bordo de fuga da asa até o profundor . ja a medida de 1,5 da corda que o Laércio mencionou é do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador horizontal.


LaercioLMB escreveu:
Vamos supor o exemplo do link onde diz que a corda é de 18 cm e o momento de cauda é de 31 cm e lá diz claramente 1,7 x a corda.
Vamos colocar a 2X a corda que teremos 36. 5 cm a mais é um bocado e se colocarmos 3X então, serão 54 cm, nem contando com o estabilizador e profundor junto, 54 cm é muita coisa.
Talvez para os modelos que tenham a fuselagem a 100% da envergadura seja esses 2 X a 3 X, mas para treinadores não e o caso aqui é um aeromodelo treinador.
Cada tipo de aeromodelo tem suas proporções ideias, não é um padrão para todos e a imagem de um Cessna 182 do link, foi só para deixar o assunto bonito, pois se colocasse uma imagem de um Stick, certamente não agradaria muita gente.



Está bem claro que nem contando até a ponta do profundor 3X a corda não é cabível. 2X já é muito.

Os padrões existem para isso, facilitar, mas no momento em que as pessoas criam padrões por conta própria, acabam deixando outros usuários confusos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

Bom dia Pessoal,

Só para não deixar o tópico morto, segue as fotos de como o modelo esta no momento, para terminar falta apenas instalar o conjunto de calda e a asa.
Amanhã iniciarei o corte da asa e sua finalização.

Espero que gostem

obrigado a todos que postaram sugestões.
Anexos
Montado como esta
Montado como esta
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Eletrônica Instalada
Eletrônica Instalada
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Corazza
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por Corazza »

Está bem caprichado!

Em Ribs está voando onde? Qdo vou pra lá costumo voar no Recreio Internacional
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