Primeiro Treinador

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
fa_rp
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Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

Bom dia pessoal,
É meu primeiro tópico e segundo aeromodelo em depron, o primeiro fiz um cessna da Hobbie Brasil.
Ainda não voei o cessna, pois fiquei com receio sobre os detalhes da planta que foram discutidos aqui no fórum referente a incidência das asas.
Bom, partindo disso resolvi projetar um modelo com base em uma planta do scout aqui do forum e seguindo todas a dicas encontradas aqui, hoje conclui parcialmente a planta e gostaria de uma opinião sobre o projeto e sugestões de melhorias para só depois iniciar a construção.
pretendo colocar trem de pouso triciclo.
Primeiramente farei em depron, depois farei em balsa.
Segue a planta em PDF

https://drive.google.com/file/d/0Bz7Fgbh8ok6rYVVMSE4zYjRJY1U/view

Desde de já, muito obrigado.
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Wesley_Sniper
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por Wesley_Sniper »

Em minha opinião, a fuselagem dele poderia ser mais estreito...
:D
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LaercioLMB
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por LaercioLMB »

Primeira coisa que inclusive está na seção artigos do e-voo, a medida do momento de nariz é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a corda da asa tem 20 cm, o momento de nariz do aeromodelo tem que ter 20 cm também. Essa medida é feita medindo do bordo de ataque da asa até a hélice do modelo.
Momento de cauda do aeromodelo é entre 1,5 a 1,7 X a corda da asa que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Se a corda da asa é de 20 cm, a medida do momento de cauda deverá ficar entre 20 X 1,5 = 30 cm e 20 X 1,7 = 34 cm.
O comprimento total da fuselagem deve ser de 75% da envergadura do modelo.
A envergadura é entre 5 a 7 vezes a corda da asa, sendo 5X a mais indicada para um modelo treinador, pois irá dar a asa maior capacidade de sustentação em relação ao tamanho do aeromodelo.

Exemplo.
Corda de 20 cm, a envergadura ideal para o treinador é de 20 X 5 = 100 cm e a fuselagem em 75% da envergadura é de 100 X 0,75 = 75 cm.
Momento de nariz 20 cm, mais a corda de 20 cm são 40 cm, mais o momento de cauda de 30 cm, são 70 cm, ficou então somente 5 cm de estabilizador, pouco mesmo.
Então temos que diminuir a corda da asa e manter a envergadura.

100 : 6 = 16,6 cm, vamos arredondar para 17 cm.
17 cm de momento de nariz, mais 17 cm de corda teremos 34 cm, mais 1,5 X a corda teremos 17 X 1,5 = 25,5, arredondamos para 26 cm que somados aos 34, teremos 60 cm, o que nos sobraria 15 cm até o final da fuselagem, contando com o profundor junto, o que nos dá uma boa área de estabilizador e profundor, restando apenas calcular qual a área que o estabilizador terá que ter para fazer o trabalho na qual foi destinado.
O estabilizador tem que ter em torno de 22% da área da asa, contando com o profundor junto e dando uma corda de 10 cm no estabilizador e 5 cm no profundor, nos resta agora procurar a envergadura do estabilizador para chegar a 22% da área da asa.


Se quer projetar um modelo, tem que saber tudo isso e mais um pouco, pois projetar utilizando medidas que acham serem ideias, terá 50% de chances de dar certo, ou seja, os outros 50% podem ser tempo perdido que poderiam ser utilizados calculando as medidas ideais.

A fuselagem do seu "projeto" está com apenas 66% da envergadura, ou seja, momento de cauda muito curto e certamente momento de nariz curto também o que deixará o aeromodelo mais arisco em arfagem, nada recomendado para quem está iniciando.
A fuselagem pode atingir até 100% da envergadura, mas nesse caso teremos que cuidar com o peso de cauda e o estabilizador terá que ter um perfil também para ajudar a cauda a não cair ou colocar muito lastro no nariz para deixar o CG em torno de 25%.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

LaercioLMB escreveu:Primeira coisa que inclusive está na seção artigos do e-voo, a medida do momento de nariz é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a corda da asa tem 20 cm, o momento de nariz do aeromodelo tem que ter 20 cm também. Essa medida é feita medindo do bordo de ataque da asa até a hélice do modelo.
Momento de cauda do aeromodelo é entre 1,5 a 1,7 X a corda da asa que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Se a corda da asa é de 20 cm, a medida do momento de cauda deverá ficar entre 20 X 1,5 = 30 cm e 20 X 1,7 = 34 cm.
O comprimento total da fuselagem deve ser de 75% da envergadura do modelo.
A envergadura é entre 5 a 7 vezes a corda da asa, sendo 5X a mais indicada para um modelo treinador, pois irá dar a asa maior capacidade de sustentação em relação ao tamanho do aeromodelo.

Exemplo.
Corda de 20 cm, a envergadura ideal para o treinador é de 20 X 5 = 100 cm e a fuselagem em 75% da envergadura é de 100 X 0,75 = 75 cm.
Momento de nariz 20 cm, mais a corda de 20 cm são 40 cm, mais o momento de cauda de 30 cm, são 70 cm, ficou então somente 5 cm de estabilizador, pouco mesmo.
Então temos que diminuir a corda da asa e manter a envergadura.

100 : 6 = 16,6 cm, vamos arredondar para 17 cm.
17 cm de momento de nariz, mais 17 cm de corda teremos 34 cm, mais 1,5 X a corda teremos 17 X 1,5 = 25,5, arredondamos para 26 cm que somados aos 34, teremos 60 cm, o que nos sobraria 15 cm até o final da fuselagem, contando com o profundor junto, o que nos dá uma boa área de estabilizador e profundor, restando apenas calcular qual a área que o estabilizador terá que ter para fazer o trabalho na qual foi destinado.
O estabilizador tem que ter em torno de 22% da área da asa, contando com o profundor junto e dando uma corda de 10 cm no estabilizador e 5 cm no profundor, nos resta agora procurar a envergadura do estabilizador para chegar a 22% da área da asa.


Se quer projetar um modelo, tem que saber tudo isso e mais um pouco, pois projetar utilizando medidas que acham serem ideias, terá 50% de chances de dar certo, ou seja, os outros 50% podem ser tempo perdido que poderiam ser utilizados calculando as medidas ideais.

A fuselagem do seu "projeto" está com apenas 66% da envergadura, ou seja, momento de cauda muito curto e certamente momento de nariz curto também o que deixará o aeromodelo mais arisco em arfagem, nada recomendado para quem está iniciando.
A fuselagem pode atingir até 100% da envergadura, mas nesse caso teremos que cuidar com o peso de cauda e o estabilizador terá que ter um perfil também para ajudar a cauda a não cair ou colocar muito lastro no nariz para deixar o CG em torno de 25%.


Bom dia Laercio,

Primeiramente obrigado pelas dicas, irei revisar tudo e depois posto o resultado.
só para constar segui estes exemplos:

abraço
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Corazza
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por Corazza »

fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »



Bom dia Corazza,

segui as proporções que estão neste blog mesmo
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LaercioLMB
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por LaercioLMB »

A envergadura que utilizei foi só exemplo.
Como a envergadura do seu é de 1260 mm, a corda deverá ficar entre 1260 : 7 = 180 mm e 1260 : 5 = 252 mm.
Como está com 210 mm, está com 1260 : 210 = 6 vezes a corda, nada mau.
1260 X 0,75 = 945 mm de comprimento.
Momento de nariz a 210 mm, mais a corda a 210 mm, dá 420 mm, mais o momento de cauda em 1.5X, dá 210 X 1,5 = 315 mm mais 420 mm = 735 mm - 945 mm = 210 mm de corda do estabilizador com o profundor.
Resta agora a você calcular tudo até chegar as medidas ideias e ter um ótimo modelo.

1260 mm de envergadura total, - 120 mm de fuselagem, te dá uma envergadura útil de 1260 - 120 = 1140 mm e uma área de asa de 1140 mm X 210 mm = 239400 mm² que dividido por 10000, terá 239400 : 10000 = 23,94 dm² (decímetros quadrados).
Seu aeromodelo pode ter tranquilamente 800 g de peso final para voo.
800 : 23,94 = 33,41 g/dm².
Um motor ideal para esse treinador, deverá ter em torno de 0,20 W por g, ou seja, 0,20 X 800 = 160 W de potência do motor e por aí vai.

Mas não esqueça que o momento de nariz de 210 mm é do bordo de ataque da asa até a hélice e não na frente da fuselagem, pois a hélice vai mais além da fuselagem.
No seu caso a hélice pode avançar um pouco mais?
Pode, vai te facilitar no ajuste do CG e não será problema para o voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

LaercioLMB escreveu:A envergadura que utilizei foi só exemplo.
Como a envergadura do seu é de 1260 mm, a corda deverá ficar entre 1260 : 7 = 180 mm e 1260 : 5 = 252 mm.
Como está com 210 mm, está com 1260 : 210 = 6 vezes a corda, nada mau.
1260 X 0,75 = 945 mm de comprimento.
Momento de nariz a 210 mm, mais a corda a 210 mm, dá 420 mm, mais o momento de cauda em 1.5X, dá 210 X 1,5 = 315 mm mais 420 mm = 735 mm - 945 mm = 210 mm de corda do estabilizador com o profundor.
Resta agora a você calcular tudo até chegar as medidas ideias e ter um ótimo modelo.

1260 mm de envergadura total, - 120 mm de fuselagem, te dá uma envergadura útil de 1260 - 120 = 1140 mm e uma área de asa de 1140 mm X 210 mm = 239400 mm² que dividido por 10000, terá 239400 : 10000 = 23,94 dm² (decímetros quadrados).
Seu aeromodelo pode ter tranquilamente 800 g de peso final para voo.
800 : 23,94 = 33,41 g/dm².
Um motor ideal para esse treinador, deverá ter em torno de 0,20 W por g, ou seja, 0,20 X 800 = 160 W de potência do motor e por aí vai.

Mas não esqueça que o momento de nariz de 210 mm é do bordo de ataque da asa até a hélice e não na frente da fuselagem, pois a hélice vai mais além da fuselagem.
No seu caso a hélice pode avançar um pouco mais?
Pode, vai te facilitar no ajuste do CG e não será problema para o voo.


Laercio muito obrigado pela aula, irei calcular novamente o comprimento e adequar o projeto.
sobre a largura da fuselagem pensei em reduzir para 10cm oque acha? eu quero um treinador com cara de escala entende.
sobre o peso pensei em finalizar com 1000g e o motor que tenho tem 313 W de potencia, a bateria uma 3s 2200mha.
fa_rp
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por fa_rp »

Wesley_Sniper escreveu:Em minha opinião, a fuselagem dele poderia ser mais estreito...


Obrigado Wesley_Sniper, estou considerando sua dica no projeto
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LaercioLMB
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Re: Primeiro Treinador

Mensagem por LaercioLMB »

Pode reduzir até a 8 cm, isso irá diminuir o arrasto e aumentar a sustentação das asas.
Eu também gosto de escala, mas as vezes temos que adequar melhor as coisas para obtermos um melhor rendimento.
Pode ficar com 12 cm de largura? Pode, mas com 10 ou 8 será melhor, já que continuará a ter um bom espaço interno no aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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