Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Diego Costa escreveu:(vai ser difícil, pois a fuselagem já está colada :lol: )


É, neste caso fica difícil mexer agora, vamos ver na pratica depois se, como esta, ele vai suportar bem... Como seus pousos devem ser tranquilos e precisos, tenho certeza não terá maiores problemas.. :twisted: :D

Diego Costa escreveu:NA asa vou adicionar mais dois pontos entre os dois que já estão colocados, ou talvez fazer uma peça única de um lado à outro (como a do para-brisa) Seria suficiente?


Se reparar no tutorial, resolvi esse problema apenas uma vareta colada na parte superior da asa onde "costurei" o pino inferior a essa vareta e tbm a vareta de reforço da asa, não que você deva desmanchar tudo e fazer assim, mas apenas como exemplo.




Diego Costa escreveu:Prendendo só o BA e o BF é suficiente, ou seria melhor prender a asa também pelas laterais (janelas)


Nem 8, nem 80... Lembre-se que em um aeromodelo o peso ou melhor, "a falta dele" é tudo... Quanto mais leve deixa-lo, mais sobra terá para colocar um setup mais potente como uma bateria maior por exemplo..
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:É, neste caso fica difícil mexer agora, vamos ver na pratica depois se, como esta, ele vai suportar bem... Como seus pousos devem ser tranquilos e precisos, tenho certeza não terá maiores problemas.. :twisted: :D


Se considerar o que faço no FMS com o Slowfly, to ferrado então hahahahaha

Mauri escreveu:Se reparar no tutorial, resolvi esse problema apenas uma vareta colada na parte superior da asa onde "costurei" o pino inferior a essa vareta e tbm a vareta de reforço da asa, não que você deva desmanchar tudo e fazer assim, mas apenas como exemplo.


Entendi, vou ver se reforço a parte de cima da asa e "costuro" com a parte de baixo ;)

Valeu pelas dicas, brother. Primeiro aero é tenso, errei algumas coisas e tive que utilizar maneiras pouco ortodoxas para resolver, mesmo seguindo o seu topico e o do Benites,me deparei com a falta de material e prática com montagem, e tive que improvisar. Se voar já tá ótimo, senão ainda tenho o Piper pra montar, deixo o Cessna pendurado no teto do quarto :lol:

Obrigado :)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

IPrimeira imagem: Soldas feitas, e acabamento com termocontrátil.
Segunda imagem: Componentes pré-organizados, mas podem mudar de posição dependendo do caso (como acertar o CG, por exemplo). No montante do motor tem uma abertura para ventilação, que também permite a passagem do ESC, ou seja, pra tirar o ESC tem que tirar o motor também, pelo menos até comprar conectores adequados.

Videozinho postado no Instagram (https://www.instagram.com/p/BVXf722gSlK/) mostrando Profundor, Leme e Motor funcionando, ainda falta o cabo Y pra terminar os ailerons, e o montante da asa (não sei se é o nome correto, é a haste que apóia a asa na fuselagem).

PS: Achei melhor já entelar o conjunto de estabilizadores antes de colar na fuselagem. Marquei com uma lapiseira fina antes de passar a fita, de modo a não "invadir" a área de contato do conjunto com a fuselagem e não atrapalhar a colagem.


Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Agora falta pouco!! Os montantes (escoras?) da asa estão prontos. Pesei meu Cessna com todos os componentes e, a princípio, está com 690g, sem contabilizar os horns/links dos ailerons, nem a entelagem/pintura (que ainda irei fazer).

Estou parecendo criança com "brinquedo" novo hahaha. Tô felizão aqui, mesmo com alguns reforços "desnecessários", e alguns improvisos, como o trem de pouso e montante da asa feitos com tiras de cano de PVC, o aeromodelo (ainda) não ultrapassou o limite de 750g que eu havia estabelecido como referencia. Na falta do que fazer fico taxiando com ele pelo chão da casa, mas mesmo que já estivesse pronto ainda me falta coragem de botar ele pra voar, vou ver se encontro algum aeromodelista mais experiente por aqui pra me ajudar no primeiro vôo :P

Ainda falta:

- Colocar os servos dos ailerons (fiz meu proprio cabo "Y") e linkar os ailerons.
- Colocar os imâs que irão prender o cowl (já encomendei).
- Dar uma geral com a lixa em todo o aero.
- Aplicar Liteplast e pintar (ou entelar).
- Acertar o CG.

Ainda estou na dúvida entre pintar ou entelar, por dois motivos: Não sou muito bom pra fazer entelagem (apanhei pacas pra entelar o conjunto de estabilizadores/profundor/leme), e não sei também se a fita vai aderir bem à Liteplast.



Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Muito bom até aqui Diego, procure não ultrapassar o limite máximo de peso final que vc estabeleceu para ele pois a sua motorização tem um empuxo de mais ou menos igual a isso, que da uma relação peso/empuxo de aprox. 1:1 o que já da para voar de boa, bom claro se tivesse um pouco mais de empuxo seria melhor ainda, pois ai daria para fazer umas manobras a mais, mas ficando assim ele voará com certeza!
O CG desse aero se encontra exatamente sobre a vareta de reforço da asa, com o bico levemente caído para frente, estará muito bem ajustado ok!

Acompanhando!

Abrs.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:Muito bom até aqui Diego, procure não ultrapassar o limite máximo de peso final que vc estabeleceu para ele (...)
O CG desse aero se encontra exatamente sobre a vareta de reforço da asa, com o bico levemente caído para frente, estará muito bem ajustado ok!

Acompanhando!

Abrs.


Valeu, Mauri :) Agora vai depender da minha mão pra aplicar a entelagem ou pintura, mas to confiante que não passará do peso previsto. E obrigado pela dica do CG, eu tava apanhando aqui com os calculos.

Fazendo as contas aqui o CG estava ficado entre 1~1,5cm à frente da vareta, tava arriscado o aero ficar com muito peso de nariz por conta disso, nesse ponto ele estava com CG "neutro", mas apoiando no ponto correto do CG já ficou com o nariz bem inclinado pra baixo (de qualquer forma seria melhor que peso de cauda). Depois da sua dica vi que o aero já tá bem proximo do CG correto, dá até pra jogar o receptor um pouco mais para trás.

O bom é que, sendo minha primeira montagem, acredito queos proximos sairão melhores, sem os erros que cometi no Cessna :lol:

Abração
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Atualizando:

Aparentemente o CG está correto, porém creio que precise inclinar o nariz um pouco mais pra baixo, quando instalar os imãs e fixar o cowl talvez já resolva, caso contrario vou colocar o receptor um pouco mais pra frente (pois a bateria já está praticamente "no limite" no nariz do aero). Talvez coloque algum lastro, mas só se for necessário.


https://www.youtube.com/watch?v=nw5pTE63I_Y
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder