Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Aeh galera, o kit pra montar o Piper J3 chegou dia 29/05, e estou muito ansioso pra iniciar a montagem :D

Agora, com o aero em mãos, poderei pegar as medidas pra calcular tudo o que preciso: peso, carga alar, quais servos utilizar, qual motorização/esc/helice usar, enfim. Vai demorar um pouco pra concluir a montagem, as contas estão um pouco apertadas esse mês, mas aos poucos vou dando forma ao aero :mrgreen:

Incluí o Cessna aqui tbm pra não criar 2 tópicos, vai demorar um pouco pra terminar o Piper, então vou piorizar o Cessna pra usar como "trainer" enquanto monto o Piper :-P

Criticas, dicas, sugestões e opiniões sempre serão bem vindas :D

Piper J3 1600mm



Cessna 182 1200mm


Editado pela última vez por Diego Costa em Sex Jun 05, 2015 12:21 pm, em um total de 3 vezes.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Kit Mauri - Piper J3 - Envergadura 160cm

Mensagem por Wesley_Sniper »

Vá com calma... que tudo ira sair nos conformes!

Dicas sobre a construção, eu já comentei em outro tópico o que acho... todos os dias aprendemos algo novo, é só pesquisar!
:D
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kit Mauri - Piper J3 - Envergadura 160cm

Mensagem por Diego Costa »

Wesley_Sniper escreveu:Vá com calma... que tudo ira sair nos conformes!

Dicas sobre a construção, eu já comentei em outro tópico o que acho... todos os dias aprendemos algo novo, é só pesquisar!


Calma serei obrigado a ter, meu bolso me limita hahaha. Vou seguir as dicas do pessoal com cuidado :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Claudinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:37 pm
Localização: Pedreiras/MA

Re: Kit Mauri - Piper J3 - Envergadura 160cm

Mensagem por Claudinez »

Acompanhando.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Kit Mauri - Piper J3 - Envergadura 160cm

Mensagem por Mauri »

Olá Diego,

Uma dica que acho fundamental especialmente para o caso desse kit são os reforços que devem ser colocados nos estabilizadores da cauda, não por receio de Flutter nessas partes, pois, pelo modelo, a propósta e intenção é ter um voo tipo escala, ou seja tranquilo e lento, mas sim, para a resistência dessas partes, pelo tamanho do aero, então recomendo fortemente a colocação de não apenas uma, mas de duas varetas de fibra de vidro na parte inferior do estabilizador horizontal, por dentro o depron, e de uma vareta pelo menos no estabilizador vertical, conforme ilustrações abaixo:




Tenha uma boa montagem!

Abrs.
Mauri
http://www.proaeromodelos.com.br
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kit Mauri - Piper J3 - Envergadura 160cm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:Olá Diego,

Uma dica que acho fundamental especialmente para o caso desse kit são os reforços que devem ser colocados nos estabilizadores da cauda, não por receio de Flutter nessas partes, pois, pelo modelo, a propósta e intenção é ter um voo tipo escala, ou seja tranquilo e lento, mas sim, para a resistência dessas partes, pelo tamanho do aero, então recomendo fortemente a colocação de não apenas uma, mas de duas varetas de fibra de vidro na parte inferior do estabilizador horizontal, por dentro o depron, e de uma vareta pelo menos no estabilizador vertical, conforme ilustrações abaixo:


Tenha uma boa montagem!

Abrs.
Mauri
http://www.proaeromodelos.com.br


Oi Mauri. Grato pela sugestão :-)

Não sei se é excesso de preocupação minha, mas a principio pensei mesmo em fazer alguns reforços, embora eu saiba que alguns são "desnecessários", por exemplo, adicionar mais 1 par de varetas de fibra no meio da asa (uma em cima e outra embaixo), entre as duas que já vieram com os cortes predefinidos.

Pensei em reforçar o aileron com pelo menos 1 pedaço de vareta tbm, pelo menos no local onde fixarei o horn. Seria exagero?

Atualizando:

- Adquirido Cessna 182 1200mm. Vou pagar hoje, creio que chegará ainda essa semana :D
- Adquirido balança de precisão SF400 (de 1g à 10Kg). Tava precisando, a padaria aqui do lado se negou em fazer a pesagem, e eu não tinha nenhuma balança :mrgreen:
- Encontrei aqui perto de casa um pessoal que trabalha com instalação de vidros/box, eles tem um tipo de "cantoneira" de aluminio que, pelo que vi, é bem leve e resistente, creio que dará pra usar como trem de pouso tanto no Piper como no Cessna. :P

Já estou me programando pra adquirir o restante dos itens necessários. Preciso ainda sanar algumas duvidas, mas creio que hoje já vou conseguir adiantar algumas coisas na montagem do Piper :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Por que ao invés de encherem de varetas que não tem a eficácia que se espera, não fazem como o original é?
Stays que podem serem feitos com vareta de fibra mesmo, coladas nos estabilizadores e na deriva que são a melhor opção.
Se fossem duas varetas uma em cima da outra, até funcionariam, mas somente uma, irá envergar e vibrar da mesma maneira.
Se fosse simples assim, os aviões não precisariam dos stays na cauda, uma longarina reforçada serviria.

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Por que ao invés de encherem de varetas que não tem a eficácia que se espera, não fazem como o original é?
Stays que podem serem feitos com vareta de fibra mesmo, coladas nos estabilizadores e na deriva que são a melhor opção.
Se fossem duas varetas uma em cima da outra, até funcionariam, mas somente uma, irá envergar e vibrar da mesma maneira.
Se fosse simples assim, os aviões não precisariam dos stays na cauda, uma longarina reforçada serviria.



Lembro que li uma sugestão sua sobre isso em outro topico, Laercio. Do jeito que sou preocupado com a resistencia, é bem capaz que eu faça as duas coisas: longarina + stay, vou acabar deixando o aero com 3kg só de "reforço" :P

Aliás, agradeço pela observação, tenho pesquisado muitas imagens em relação ao Piper, porém com vistas à parte estética, ainda não tinha me atentado à questão do stay na cauda.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Aeromodelo não é tanque de guerra e por tanto, não precisa e nem pode ser indestrutível, só te dará peso morto sem utilidade nenhuma.
REforços em demasia nunca ajudarão muito a não ser diminuir o seu tempo de voo e aumentar a velocidade de pouso o que não é nada agradável.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

É justamente essa minha preocupação Laércio. Conforme forem surgindo dúvidas procurarei ajuda aqui no forum, e estou vendo vários topicos de montagem pra ir assimilando informações. Como mencionei no outro tópico, não vou entrar na paranóia de querer um aero enorme com peso de um Pardal, mas tbm não quero um aero cheio de peso morto parecendo uma "tampa de privada com motor e hélice" (sei que sair do chão não significa "voar" necessariamente).

Ficarei atento às dicas e sugestões que já me passaram :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder