Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

O drive calc tem atualizações, no meu tem praticamente todos os motores que tem aqui no Brasil para vender.
Se o seu drivecalc não está atualizando sozinho quando abre, dê permissão a ele no firewall do windows para ele poder atualizar sozinho, mas dá para atualizar no site http://www.drivecalc.de

Ele atualiza motor, esc, hélice e bateria.


Detalhe, abri o meu drivecalc agora e mandei ele abrir como administrador e ele fez a atualização automática.
Execute o seu drivecalc como administrador sempre para ele atualizar sempre que tiver algo novo, assim você terá uma lista enorme de motores, esc, hélices e baterias de várias maras e modelos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Entendi. No meu caso é o eCalc que altera a lista, creio que por ser pago ele restringe o acesso e não disponibiliza todos os motores ao mesmo tempo. Vou ver pelo DriveCalc o que rola.

O motor que mencionei é o Emax MT3510 600Kv, com peso em torno de 102g (contra 70g de um GT2215-09), mas em compensaçao foi o que me deu melhores resultados em teoria (na prática pode ser diferente). Apenas confirmando, o "teste" foi feito com LiPo 3s 3700mAh 30C, Esc 30C, GWS 9x7 Tripá, e peso médio do aero RTF de 650g, com os seguintes resultados:

Autonomia de vôo prevista: 42 minutos
Potencia elétrica: 76,4W
Temperatura: 34°C
Peso-Empuxo: 0,97:1
Velocidade de passo: 63Km/H

PS: Me desculpem, agora que reparei que devia ter postado isso no outro topico, sobre Helice Bipá vs Tripá, se algum administrador/moderador puder mover as mensagens pra lá ficarei grato.

Imagem grande http://i.imgur.com/g5Jzt4n.png
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Você está usando motores super potentes para esse modelo.
Se vai pesar 700 g, um emax 2822 daria conta do recado e até mesmo um 2215 20 daria conta, motores bem mais leves, consomem menos e te deixam mais tempo de voo com uma bateria 2500 ou 2800 mA sem precisar usar baterias muito pesadas.
Chega um ponto em que bateria maior só te dá peso e mais nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Então, Laércio, todos os dias tenho mesclado diversas configurações de baterias, esc's e motores, alternando também o peso do aeromodelo entre 650 e 750g, e de acordo com o que haviam me falado antes (sobre motores com menor Kv com helices tripá), foquei nos motores com menos de 1200Kv.

Aliás, usando o MT3510 + Lipo 3S 3700mAh, parece ter ficado melhor que usando bateria 2s 3700mAh + Emax CF2822. Posso ter deixado algo passar despercebido, ou estar com uma percepção equivocada.

MT3510: Imagem grande: http://i.imgur.com/Fy99kA8.png
CF2822: Imagem grande: http://i.imgur.com/92PPnAw.png

Conforme uma dica que você me deu anteriormente:

Diego Costa escreveu:Fiz o que sugeriu, alterando as seguintes especificações:

Estava assim:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 40A
Bateria Lipo 3s 3700mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

E ficou assim:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 30A
Bateria Lipo 2s 4200mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

As diferenças de resultados obtidas foram:

Potencia Elétrica: Caiu de 320W para 94W
Carga caiu de 7,7C para 3,1C
Peso-Empuxo caiu de 2,19:1 para 0,96:1
Velocidade de passo caiu de 103Km/h para 69Km/h

Em contrapartida:
Temperatura caiu de 52°C para 37°C
Autonomia prevista de vôo (média) aumentou de 18,5 minutos para 25,7 minutos.


O que notei é que com motores de maior Kv, usando uma 2s, as vezes o peso-empuxo e velocidade de passo ficam muito baixos, e se colocar uma 3s os valores sobem absurdamente, principalmente aquela mensagem que mencionei:

"O fluxo de ar na pá da hélice vai estolar. Portanto o empuxo estático e a corrente máxima não serão alcançados. Em solo, você medirá *Empuxo de estol* como máximo."
"- 7.3km/h / 4.5mph - acima desta velocidade aerodinâmica, o estol na pá do propulsor desaparecerá."

Por esse motivo talvez eu esteja "superdimensionando" o motor, mas pelo fato de realizar os testes com uma Tripá 9x7 a diferença de resultados entre motores diferentes, bem como a utilização de Lipo 2s ou 3s, dá uma diferença enorme no resultado final. Então estou buscando configurações que mantenham os resultados proximos do que foi obtido com a configuração destacada em negrito na citação acima (com GT2820-06).

PS: Tem também o problema do eCalc mudar a lista de componentes disponiveis, então no momento do teste com o MT3510 busquei baterias de até 30C, entre 2200 e 4000mAh, alternando o numero de células, e a "única" disponivel foi essa de 3700mAh, por isso tenho utilizado o eCalc todos os dias, pra ver se surgem possibilidades de configuração que não estavam disponiveis antes.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Acredito que você esteja se deixando levar pelo empuxo.
Se o seu modelo pesar 750 g, poderá ter um empuxo de 750 x 0,45 = 337,5 g para voar muito bem.
Tem que ver no 4rccalc que velocidade suas asas e peso precisam para voar bem.

Primeiro insura os dados no rccalc para saber que velocidade seu modelo precisa.
Vamos supor que o rccalc te de uma velocidade ótima de 42 km/h, sendo assim, todos os testes que voce fizer no drive calc e te der velocidade acima de 50 km/h e empuxo acima de 400 g estará muito ótimo.

Mas não esqueça que se colocar uma bateria de 380 g, terá que contar esse peso para o voo final.

O empuxo correto para esse tipo de modelo é no mínimo 33% ou 1/3 do peso total. Sendo assim, se tiver 750 g o empuxo mínimo teria que ser 750 x 0,33 = 247,5 g.
Te dei uma boa margem em 337,5 e mais ainda em acima de 400 g, por tanto, não se desespere com empuxo igual ou maior que o peso do modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Agora estou entendendo melhor. De fato estava me deixando levar pelo empuxo, ainda mais que "graficamente falando" o eCalc mostra que relação peso-empuxo abaixo de 0,80:1 começa a entrar na "zona amarela", dando a entender que não seria uma relação muito boa. Vou tentar cruzar os dados de ambos, talvez consiga um setup que fique no "meio termo", sem faltar e nem sobrar.

Aproveitando pra tirar outra dúvida: muito se fala sobre "reforço excessivo" onde não há necessidade. Pois bem, lendo topicos sobre construção de aeros "Sticks", me lembro de ter visto alguem fazer horns com cartão de crédito, mas imaginei que dependendo do caso a força do ar no leme/aileron/profundor poderia fazer a peça rasgar o iopor/depron. Seria um reforço desnecessario aplicar dois pequenos pedaços de vareta de fibra de vidro, uma em cima e outra embaixo na região onde o horn ficará preso?

Estou lendo bastante os topicos sobre construções em geral, mas tenho cisma que meu excesso de cuidados com os reforços acabe me tendenciando a cometer esse tipo de erro.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Colocar ou não as varetas não vai fazer diferença, pois se os horns de cartão rasgarem o lemew e o profundor, não serão as varetas que irão evitar isso.
Para você entender o que é arrasto, que é o que a maioria acho que não entende.
Arrasto é a resistência que o aeromodelo tem para vencer a barreira do ar.
Faça um teste com a sua mão fora da janela do carro com ele andando.
Abra a mão com os dedos juntos e deixa a palma da mão contra o vento.
Verá que tem uma força do vento querendo empurrar a sua mão para trás.
Agora aponte todos os dedos para frente e veja que o ar não tem mais tanta força para empurrar a sua mão para trás.
Isso é por que você diminuiu o arrasto que a sua mão estava tendo contra o vento com a palma voltada para a frente.
O mesmo acontece com os aeromodelos, se a aerodinâmica deles for ruim, terão mais resistência em passar pelo ar, mas ao jogar o aeromodelo você sente o ar empurrando ela para trás?
Se você sair correndo com o aeromodelo na mão só sentirá uma leve pressão do ar sobre o modelo e essa leve pressão é o arrasto dele e o empuxo do motor só tem que vender esse arrasto, mais nada.
O que faz o aeromodelo sair do chão são as asas e não o empuxo do motor, pois se fosse o empuxo, pra que ter asas? Poderia ter somente os estabilizadores para o modelo seguir em linha reta igual flexa e poderia fazer as curvas somente com o leme.
Para que as asas então se é o empuxo que faz o modelo voar?
Para você ver como muitos fazem as coisas com bases erradas.
Você acha que um 747 tem empuxo naquelas turbinas igual ou maior que o peso total do avião?
Então por que ele voa?
Por que as turbinas tem empuxo superior ao arrasto do avião e gera velocidade suficiente para que as asas gerem sustentação superior ao peso total do avião.


Eu não uso o e-calc por causa disso, muita informação contraditória.
Uso mais o drive calc que a meu ver, é mais preciso e confiável.
Ele te dá informações e você é que analisa os resultados e compara com o seu modelo, ele não te sugere nada para não te dar falsa resposta.
O e-calc sabe exatamente que modelo você está usando?
Cada tipo de modelo tem especificações diferentes de voo e um caça escala tem características de voo bem diferentes de um treinador asa alta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Eu não uso o e-calc por causa disso, muita informação contraditória.
Uso mais o drive calc que a meu ver, é mais preciso e confiável.
Ele te dá informações e você é que analisa os resultados e compara com o seu modelo, ele não te sugere nada para não te dar falsa resposta.
O e-calc sabe exatamente que modelo você está usando?
Cada tipo de modelo tem especificações diferentes de voo e um caça escala tem características de voo bem diferentes de um treinador asa alta.


Obrigado pela paciencia em explicar tudo isso, Laércio, adoro suas aulas hahaha

Falando especificamente sobre o que destaquei de seu post acima, foi exatamente o que notei no eCalc. Você mencionou que, pra um aero de 750g de peso total, um empuxo de + ou - 340g ja seria suficiente, enquanto no eCalc essa informação é tida como "satisfatória" (ou menos). E mais: de acordo com o RCCalc, utilizando os dados do meu Cessna, mostra a Velocidade de Stall em 24Km/H, Velocidade de Planeio em 28Km/H, e Velocidade Segura de 35Km/H.

Isso calculando com peso médio do aero em 700g, corda média de 19cm, Area da Asa em 20,9dm², e Carga Alar em 33,5g/dm². Inclusive esses numeros batem com os obtidos nos calculos feitos através do artigo sobre Asas aqui do site.

Mas usar esses mesmos dados no eCalc mostra uma situação bem divergente, por exemplo, a velocidade "segura" do aeromodelo no RCCalc é 35Km/H, enquanto no eCalc uma velocidade de 58Km/H é tida como "inadequada", mesmo estando 66% acima da Velocidade Segura. Já percebi que nada é tão "simples" quanto pareçe, embora não seja nenhum bicho de sete cabeças, vou ter que estudar mais um bocado pra não botar o projeto por água abaixo.

Sobre o reforço no horn, pensei da seguinte forma: abrir um pequeno sulco em cima e embaixo do aileron/profundor, inserir o horn na posição, e inserir as varetas nesses sulcos transpassando o horn, travanco-o no local (de modo a distribuir o ponto de contato do horn com o isopor que receberá o esforço pelo movimento). Seria um equívoco, ou mesmo exagero, de minha parte?

Na imagem abaixo, Preto é o "Horn", amarelo é a vareta, e azul o aileron/profundor.

PS: Na visão por cima o risco azul no "meio" do aileron ficou exagerado, seria o sulco onde a vareta ficaria, mas não farei desse jeito indo de ponta à ponta, e sim apenas um sulco de +/-3cm, o suficiente para acomodar a vareta apenas.

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Note que no rcccalc você coloca o tipo de perfil usado na asa, tem que aproximar o número de reynolds com o número da polar.
Logo que selecionar uma polar, os reynolds irão aparecer e te dar opções. coloque o número de reynolds o mais perto da polar e verá que vai mudar dados e novamente procure polar e reynolds o mais próximo um do outro até que não tenha mais opções, isso você muda umas 3 vezes no máximo.
O e-calc sequer te pede perfil de asa?
Então baseado em que ele vai te dar velocidade?
Eles devem usar uma constante para isso, mas cada tipo de perfil tem velocidade de voo diferente e para dar mais perfis para o rccalc, procurte na internet por airfoil.dat que são tipos de perfil que poderão ser colocados no rccalc para te dar mais opçoes de escolha e os airfoil.dat você salva na pasta airfoil do rccalc e pronto.
Poxa, você foi o primeiro que viu que dados não batiam e correu atrás para saber o motivo. A maioria insere dados e que se dane de onde vem os resultados, mostrou, tá certo.
Na internet temos que aprender a filtrar o que encontramos e já vi muita calculadora de CG dando informação errada e o pior, gente afirmando que não importa o tamanho e proporções da fuselagem, o CG vai ficar a 1/3 da corda da asa e pronto, que se dane o resto.
Discutir como com gente assim?
Se o cara me provar com cálculos de CG e CP, incluindo FC (força de cauda para baixo) que o CG de todas as asas fica a 1/3 da corda eu fico quieto e aceito a aula, afinal, também estou aprendendo, fora isso, só lamento.


Sobre o reforço da vareta, é eficaz sim, mas tem que ver quanto de força o horn com cartão irá suportar.
O bom é fazer um horn e com ele fixado em algo firme como se estivesse no leme, puxar algo com 2 kg. Se não entortar, vai aguentar o tranco, caso contrário, não use.
A força do ar sobre as supefícies de comando de leme e prondor, incluindo ailerons, dependendo da área de comendo e da velocidade do modelo, pode passar de 2 kg facilmente. e para isso existe um cálculo de pressão sobre esses comandos para se escolher o servo correto, pois servos de 9g não são universais como a maioria prega aqui que em qualquer modelo, servo de 9 g está ótimo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Bom dia, Laércio.

De fato, pesquisando topicos antigos sobre calculo do CG já vi algumas debates meio "acalorados" sobre o assunto, e muita informação equivocada também, inclusive isso me gerou algumas duvidas, que perguntarei mais abaixo. Sobre a utilização dos servos 9g, talvez utilize no Cessna, mas no Piper que é maior (e consequentemente tem maior área de comando) ja fico meio cabreiro, mesmo que ele tenha um vôo mais lento.

Quanto a utilizar cartão de crédito como horn, abandonei a idéia, ele é bem maleavel, tem muito "movimento lateral", mesmo que não rasgue o isopor/depron tem o risco de o proprio horn quebrar, então melhor fazer direito e não "improvisar" rsrsrs

Minha duvida sobre o CG é o seguinte. O Cessna tem duas seções em cada semi-asa, sendo da "raíz" até metade da asa o formato retangular, e da metade até a ponta formato trapézio. Li que nesses casos o CG deve ser calculado pela corda média. A calculadora de Carga Alar, do artigo sobre Asas, pede pra inserir a corda da raíz (21,5cm) e da ponta (16cm), e utilizando esses numeros me informa uma média simples de 18,8cm de corda.

Para o Cessna é correto fazer essa media simples? Ou devo calcular a corda da seção trapezoidal de outro modo, para depois calcular a corda média da semi-asa?

Não sei se entendi direito, mas tenho essa duvida pelo seguinte motivo:

Corda na Raíz: 21,5cm
Corda na Ponta: 16cm
Corda média (21,5 + 16cm) / 2 = 18,75

Ou

Corda na primeira seção: 21,5
Corda segunda seção: (21,5 + 16) / 2 = 18,75
Corda média: (21,5 + 18,75) / 2 = 20,12cm

Sendo assim, qual seria o calculo adequado a se utilizar nesse caso? Ou ambos estão incorretos?

PS: O RCCalc só permite colocar numeros inteiros no campo "Corda Média", então tenho feito os calculos nele arredondando a corda média pra 19cm, que fica no meio termo dentre os dois calculos acima. Isso me gerou duvidas também quanto ao calculo da Área Alar. Descontei os 10cm que ficam sobre a fuselagem e portanto não contabilizam na área alar, mas tenho duvidas se devo contabilizar ou não a area do estabilizador horizontal.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder