Calmato Alpha 60 sports GP/EP - Montagem - versão EP

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Calmato Alpha 60 sports GP/EP - Montagem - versão EP

Mensagem por caioect »

Segue abaixo um descritivo da montagem do aeromodelo Calmato Alpha 60 sports na versão EP.

Modelo:

Ao abrir a caixa o modelo é composto pelos dois painéis da asa, o profundor, as duas partes da fuselagem com o leme já colado e os acessórios (4 baionetas, varetas para linkagem, tanque de combustível, montante GP, montante EP, trem de pouso, horns/parafusos, pino/junção da asa e carenagem). Uma analise das partes do modelo, permite verificar que o alinhamento na montagem da fuselagem é muito bem feito. Os painéis da asa são bem construídos sem indícios de empenagem.





A fuselagem tem a possibilidade de ser dividida em duas partes o que facilita o transporte. As duas partes da fuselagem são unidas através de três baionetas e presa uma a outra através por dois parafusos de náilon. Um dos tubos da baioneta estava solto (pouca cola). Os painéis da asa são unidos por uma baioneta de alumínio. Há uma pequena folga entre na baioneta e o tubo. De um modo geral o modelo foi projetado pensando na facilidade do transporte. É possível transportar facilmente num porta malas pequeno.





Por outro lado, a entelagem deixa bastante a desejar. O material utilizado não é termo-adesivo como monokote, oracover e etc., e sim com um filme adesivo equivalente ao vinil. O filme também não possui o mesmo brilho de um filme termoadesivo, é bem mais opaco. A entelagem é falha em alguns pontos na fuselagem. O filme tem uma junção na parte superior ao longo de toda fuselagem e do leme o que deixa visível uma fina listra branca. Alguns pontos ponta do profundor e leme até que são bem colados sem dobras. Os desenhos não são mais entelados e sim estampados o que alivia um pouco o peso já que os filmes adesivos normalmente são bem mais pesado que os filmes termo-adesivos.




As partes móveis (aileron, profundor e leme) já vem com as dobradiças instaladas, coladas e com pinos. O profundor e o leme chamou a atenção, já que as partes móveis estavam praticamente imóveis devido ao excesso de cola nas dobradiças.



O manual é bastante ilustrativo e objetivo. Não há necessidade do uso de cola o que facilita bastante a montagem. Entretanto, alguns pontos na fuselagem (berço do servo da bequilha), tubos das baionetas, e etc., exibem falhas na colagem. Estes pontos precisam de um pouco de cola.



O compartimento que acomoda a bateria (EP) ou o tanque de combustível (GP) é bem amplo, possui 220 x 76 x 70 mm (comp x larg x alt).






Especificações do modelo:

Envergadura: 180,0 cm
Corda: 33,7 cm
Área: 60,6 dm2
Comprimento: 160,0 cm
Peso: 3700 g GP e 3900 g EP
Carga allar: 61 g/dm2 GP e 64 g/dm2 EP


Antes de iniciar a montagem todas as peças do modelo foram pesadas:

Fuselagem (2 partes + 3 baionetas): 900 g
Asa (2 painéis + baioneta): 1058 g
Profundor: 144 g
trem de pouso + linkagem: 280 g
montante EP: 85 g
montante GP: 160 g

Total EP: 2467 g
Total GP: 2542 g

Sistema de Radio:

Servo (Hitec HS-485HB): 5x EP 225g; 6x GP 270g
receptor (Airtronics rx600): 10g
bateria do rx (pack NiMH eneloop 4,8 V 2000 mAh): 110g
Extensão de servo (2x 30 cm, 2x 50 cm, 3x 15 cm, 1x y): 63g

Total EP com radio: 2875 g
Total GP com radio: 2982 g

Montagem:

Primeiramente, retirei o excesso de cola das dobradiças com um estilete. Saiu muita cola do profundor e do leme. O aileron tinha menos cola para ser removida. Agora é possível movimentar as partes móveis sem qualquer obstrução.

Instalei os servos e fiz as linkagens seguindo as instruções do manual. Em seguida instalei o profundor na fuselagem usando 2 parafusos. Até que ficou bem firme. Vamos ver quanto tempo vai durar sem a necessidade de cola. Depois instalei o trem de pouso. Por ultimo instalei o rx e a bateria do rx.













O modelo foi montado na versão EP. Mas antes, segue abaixo algumas considerações sobre o sistema de propulsão indicada pelo importador (hobbyone) e pelo fabricante (Kyosho).

http://www.hobbyone.com.br/CalmatoAlpha60Sports.asp

http://kyoshoamerica.3dcartstores.com/C ... 22825.html

O site da Hobbyone informa que o modelo requer um motor elétrico classe 610-1200W, bateira LiPO 4s 5000 mAh (~500g) e hélice na faixa entre 12 x 6 e 14 x 8. O site também indica o conjunto Avionics ORI-66801 classe 50 (motor 4260 610kv 60A/1070W 297g, esc 70A 80g, hélice 12 x 8 e spinner).

http://www.teamorion.com/FlashPaper/201 ... 1.html#/10

Há uma informação no site da Hobbyone que não está muito clara. O termo classe 610 não está relacionado a potência mínima e sim ao kv de acordo com o conjunto sugerido que utiliza um motor de 610 kv.

A faixa de potência informada no manual indica um motor de 800 a 1200 W, com kv entre 600 e 650 e um pack de LiPo 5s 5000 mAh. O manual também sugere o mesmo conjunto Avionics.

Uma outra observação, o conjunto acompanha uma hélice 12 x 8 o que requer um pack de LiPO 5s para atingir a potencia minima necessária. Se for utilizado um pack de LiPO 4s será necessário utilizar uma hélice bem maior para atingir a potencia necessária ou substituir o motor por um com pelo menos 750 kv.

A utilização de um pack de LiPO 4s num modelo 60 que beira os 4 kg requer um certo cuidado com a escolha do motor que precisará trabalhar com alto consumo. Considerando uma relação potência/peso de 250 W/kg, a potência máxima deverá ficar em ~1000 W o que corresponde a um consumo de ~70 A, acima do limite de pico do motor sugerido. Como o motor suporta 60 A de pico, a potência máxima com este conjunto será limitada a 840 W, que fornece um a relação peso/potência de 220 W/kg que ainda é aceitável para um treinador, mas será um pouco baixa para um modelo esporte asa baixa.

A vantagem em utilizar um pack LiPO 5s (17.5V) seria a redução do consumo e aumento do tempo de vôo ou aumento da potência. Ao considerar os 250 W/kg, seria necessário 1000 W de potência máxima que corresponde a um consumo de 57 A, dentro do limite do motor do conjunto sugerido.

Escolha do Pack A123

A potência máxima ficará na casa dos 1000 W para manter a relação 250 W/kg. Com o valor da potência máxima é possível estimar o número de células A123 de 2300 mAh necessárias para um bom tempo de vôo. Tenho utilizado ~100 W/célula que geralmente fornecem ~7 min de vôo. Neste caso, serão necessários no mínimo 10 células de 2300 mAh. Estas células podem ser dispostas em duas configurações, um pack A123 10s 2300 mAh ou um pack A123 5s2p 4600 mAh.

Um pack A123 10s 2300 mAh (800g) possui 28 V de tensão de trabalho o que exige um ESC de alta voltagem (HV) e um motor de ~350 kv. O consumo máximo ficaria em torno de 36 A. Porém, um ESC HV e um motor de 300 kv eleva bastante o custo do sistema de propulsão.

Um pack A123 5s2p 4600 mAh (800g) possui 14 V de tensão de trabalho e é equivalente a um pack de LiPO 4s. Como o consumo máximo será elevado ~72 A, será necessário no mínimo um ESC de 80 A e um motor de ~750 kv que aceite 70 A contínuo. Não são muitos motores que aceitam este consumo, mas certamente será um sistema de propulsão com um custo mais baixo.

Outra possibilidade, seria aumentar o número de células para 12, o que reduz a potência necessária para ~85W/célula e aumenta o tempo de vôo para ~10 min. O mais adequado seria uma configuração A123 6s2p 4600 mAh 17 V (960g) que possui tensão de trabalho bem próxima a um pack de LiPO 5s 18 V. Neste caso o consumo máximo deverá ser 60 A o que requer um ESC 70A e um motor de ~600 kv que aceite bem 60 A/1000 W. O leque de opções é maior sem aumento significativo no custo do sistema de propulsão. Este deve ser o conjunto mais adequado ao modelo e está de acordo com a proposta do manual.

Para não ter erro instalei o pack A123 6s2p 4600 mAh no modelo (2 packs A123 6s 2300mAh em paralelo). Um dos packs 6s utilizado está bem velho, foi montado em 2008 e utilizado na conversão de um funfly 40. Depois usei o pack num Escapade 40 e agora vai para o Calmato 60. A vantagem dos packs A123 é a vida útil. Meus packs tem durado mais de 5 anos em uso semanal sobre carga de 5C (~10 A) e descarga de até 20 C (~50 A).

Funfly 40 - viewtopic.php?p=480613#p480613




Antes de instalar o segundo pack (2 packs A123 3s 2300 mAh), fiz um teste de carga no pack A123 6s2p 4600 mAh usando o carregador hyperion EOS 1420 20A/550W. Não é possível carregar os dois packs 6s em paralelo com balanceamento, mas é possível carregar os dois packs 6s em série com balanceamento, que resulta em um pack 12s. Mas para isso tive que fazer um cabo de balanceamento para conectar os dois packs 3s em série na porta B 6s do carregador. Feito isso, instalei o segundo pack, o ESC Himodel Professional series 80A e o motor Emax GT 4020/07 620 kv (60A/1410W).










Após instalar o sistema de propulsão (motor 320g, bateria 960g, esc 70g e hélice APC 14 x 7E 45g), o modelo pronto ficou com 4270 g, um pouco acima do previsto de 3900 g. Isso já era esperado pela utilização de um pack de 960g, que possui ~330 g a mais que um pack de LiPo 5s 5000 mAh (630g). Mesmo usando um pack mais pesado o modelo ainda ficou com um pouco de peso de cauda. O CG estava a 10.5 cm do bordo de ataque, no limite extremo da faixa 9.0 - 10.5 cm (29 - 32% da corda) recomendada pelo manual. Costumo deixar o CG em 25% da corda numa estreia para evitar sustos e depois vou atrasando. Neste caso os 25% ficariam em 7,7 cm do bordo de ataque. Primeiro tentei colocar o pack A123 o máximo possível para frente, mas não ajudou muito. Tentei mudar o ESC um pouco para frente, mas tive que voltar, pois ficava muito difícil de conectar no pack. O jeito foi acertar com chumbo. Coloquei 170 g de chumbo no montante do motor o que deslocou o CG para 8.5 cm do bordo de ataque (28 % da corda), um pouco fora da faixa do manual, mas ainda acima de 25% da corda. Feito isso, o modelo ficou com 4440 g o que elevou um pouco a carga alar para 73 g/dm2. Mas para um modelo desse porte o valor ainda é baixo. Analisando as dimensões de asa (envergadura e área) e peso, os valores correspondem mais para um modelo 0.90 do que um 0.60.



Peso (sem motor/esc/bateria): 2875 kg
Peso (sem bateria): 3310 kg
Peso (com bateria): 4270 g
Peso (com bateria + chumbo): 4440 g
Carga allar: 73 g/dm2

Testes do motor:

Antes do vôo testei o kv do motor que ficou em 665 kv @ 16.4 V, o que está um pouco acima do valor nominal de 620 kv. No site do fabricante tem uma tabela com a recomendação máxima para o motor Emax 4020/07. Ao usar um pack de LiPO 5s a recomendação máxima seria uma hélice APC 15 x 7E que confere um consumo de 60A. Sendo assim escolhi uma hélice menor APC 14 x 7E para evitar surpresas. O consumo máximo medido com o watts´up foi de 59 A/1016 W e rotação de 8300 rpm (tacômetro H9). Certamente a hélice APC 15 x 7 teria ultrapassado o limite informado. Mesmo no limite de corrente informado pelo fabricante, o motor permaneceu levemente morno durante todo o teste, com temperatura de ~38 C obtida com um termômetro IR. Provavelmente, o motor suporta um consumo mais elevado do que o informado. Os 1016 W obtidos estão dentro do esperado (800 - 1200W) e com uma relação potência/peso de 229 W/kg que é adequada a um modelo treinador.

http://www.yinyanmodel.com/En/ProductView.asp?ID=192

Após o teste do motor recarreguei o pack e notei uma diferença de carga entre os packs A123 6s 2300 mAh. O pack mais velho carregou 55 mAh a mais que o pack novo. Isso indica que o pack mais velho (células brancas) possui resistência interna menor do que o novo (células verdes). Isso foi comprovado ao carregar os packs separadamente, o pack velho apresentou 55 mOhms e o novo 68 mOhms. O pack velho está melhor que o novo. Esse pack novo ainda precisa ser amaciado.




Vôo de estreia:

Com o modelo na cabeceira da pista, acelerei lentamente para ganhar velocidade. Como estava mais pesado do que o previsto no manual, deixei o modelo correr bastante com toda potência antes de acionar o profundor. O modelo decolou suavemente e adquiriu altitude rapidamente. Reduzi a potência e continuei subindo para a trimagem. Foi necessário fazer a correção no aileron que estava com forte tendência de rolar para a direita e do profundor que estava com uma leve tendencia de descer em virtude do peso de nariz, o que é bom sinal. Será possível reduzir um pouco o chumbo. Em vôo nivelado foi possível reduzir ainda mais a potência. Mantém vôo nivelado com meia aceleração. O modelo é muito dócil, tem um vôo muito lento e praticamente não estola. As curvas podem ser feitas em baixa velocidade sem qualquer tendência de stall. Os rasantes em baixa velocidade mostram que o modelo voa no trilho e com segurança. Após 3 min de vôo fiz a curva em baixa altitude e vim para pouso. Notei que o modelo não perde velocidade fácil, mesmo em baixa altitude precisei tirar toda potência antes de chegar na pista. Próximo ao solo, segurei o profundor e o modelo não tocava o solo. Continuou descendo lentamente, mas com nariz para cima. Após percorrer mais da metade da pista, o modelo tocou de leve as rodas traseiras e depois as dianteiras. Foi um pouso perfeito. Trouxe o modelo para a cabeceira e fiz mais uma decolagem. Mesmo procedimento, deixei correr bastante antes de acionar o profundor. Na rampa de subida, já reduzi a potência. O modelo está com potência de sobra. Não precisa de toda potência para subir e menos ainda para vôo nivelado. Fiz um vôo em baixa altitude com várias curvas e rasantes em baixa velocidade. O modelo gruda na curva e não estola. Após 2 min vim para o pouso. Alinhei com a pista ainda em baixa altitude e tirei o motor. Desta vez ao chegar próximo ao solo segurei mais o profundor. O modelo percorreu um espaço maior com nariz para cima antes de tocar o solo. Mais um belo pouso.

Em solo, o motor estava frio. Abri o compartimento da bateria/ESC e pude notar que a bateria estava fria, porém, o ESC estava um pouco quente, 51 C. A refrigeração do ESC está ruim e precisa ser alterada. Na forma como está é bem provável que aqueça muito ao manter alta potência por um longo tempo.

Coloquei o pack para carregar e completou 1900 mAh, mas precisei completar 150 mAh no pack velho, que resultou num consumo de 2150 mAh, metade do pack (nominal 4600 mAh e 4300 mAh real). Ainda tinha carga para mais 5 min de vôo com segurança. Isso totaliza ~10 min de vôo com toda carga sem sobra para o pouso. É melhor pousar com 8 min por segurança.

Não cheguei a testar nenhuma manobra. Isso vai ficar para a próxima semana após corrigir a refrigeração do ESC, o que permitirá abusar um pouco mais da potência.

Mesmo sendo um asa baixa, o modelo é extremamente dócil. O sistema de propulsão proposto pelo manual é o suficiente para um vôo calmo e tranquilo que é o que se espera de um treinador.

Apesar de ser um modelo de maior porte, o custo até que é razoável, mas exige um sistema de carga potente ~10A/420W para efetuar cargas em 12 min.

Camato alpha 60 sports, R$ 980,00 - http://www.asaseases.com.br
Motor Emax GT 4020/07, R$ 225,00 - http://www.asaseletricas.com.br
ESC Himodel Professional Series, US$ 44,00 - http://www.himodel.com
célula A123 2300 mAh, US$ 12,00/cell (12x - US$ 144,00) - http://www.hobbyking.com
Receptor Airtronics rx600, R$ 208,00 - http://www.asaseletricas.com.br
Servo hitec HS785HB, US$ 17,00 (5x - US$ 85,00) - http://www.towerhobbies.com
célula NiMH sanyo eneloop, US$ 3,50/cell (4x - US$ 14,00) - http://www.ebay.com

Bons vôos,

Caio
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Calmato Alpha 60 sports GP/EP - Montagem - versão EP

Mensagem por Hidden »

Cara, show seu review!

Sou fã do calmato, um amigo tem um menor (classe 46) e sempre ficava de boca aberta nos pousos que ele fazia com ele, pelo visto na escala maior essa qualidade também fica mais evidente, eu tenho vontade de fazer um elétrico, mas no máximo o 46, o 60 já é muito pra mim, rsrsrs.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Calmato Alpha 60 sports GP/EP - Montagem - versão EP

Mensagem por caioect »

Valeu Hidden. Há um tempo atras fiz a conversão do calmato 40 sports que só vinha na versão glow. Eu gostava muito das decolagens do calmato, mesmo sendo um treinador asa baixa, a decolagem era show... lembrava muito um modelo escala. Os pousos também eram dóceis, mas demorei para pegar o jeito e sempre vinha com mais velocidade do que o necessário o que ocasionava em pousos boing-boing. Mas depois que pega o jeito o pouso fica perfeito.

viewtopic.php?t=59711

A versão nova calmato Alpha 40 sports GP/EP ficou mais prática, é só instalar a eletrônica e voar.

Quanto ao calmato 60, o pouso é um pouco mais dócil do que o 40, mas ainda mantem as mesmas características do irmão menor.

Abraços,

Caio
Responder