Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
As fotos estão ficando invertidas, alguém sabe me dizer o motivo ? no meu notebook elas estão corretas, ao postarem, elas ficam de cabeça para baixo...
Aguardo ajuda...
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“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
― Santos Dumont
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Algumas fotos do processo de ontem.
Instalei a parede de fogo, a roda dianteira com eixo para comando do servo,
e sistema para abrir a parte do motor,
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Para linkagem, o pessoal dos aero aqui da minha cidade, me falaram sobre a vareta de solda de aço inoxidável, gostei da ideia e resolvi aderir. É resistente pra sua função, e eu paguei R$ 0,60 em cada uma.
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Estou com a seguinte dúvida,
O posicionamento do trem de pouso (duas rodas), está no local certo ? Um amigo me disse que talvez seria necessária chegá-lo uns 4 cm para frente, mas o motivo não soube explicar...
O que pode interferir esse posicionamento se o CG estiver correto ?
O posicionamento do trem de pouso (duas rodas), está no local certo ? Um amigo me disse que talvez seria necessária chegá-lo uns 4 cm para frente, mas o motivo não soube explicar...
O que pode interferir esse posicionamento se o CG estiver correto ?
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
O trem de pouso do tipo tricilclo, tem que ficar pouca coisa atrás do CG do modelo para não dificultar a decolagem.
Por que dificultar?
É como se fosse uma alavanca (olha a física aqui de novo) atuando na fuselagem.
Se o trem de pouso ficar muito atrás em relação ao CG, dificultará o aeromodelo levantar o nariz na decolagem, pois para levantar o nariz para sair do chão, precisará fazer mais força já que o peso aumentou em relação ao ponto do trem de pouso.
Imagine da seguinte forma;
Coloque o trem de pouso exatamente no CG do modelo e tente levantar o nariz, verá que o mínimo toque a cauda irá cair.
Agora vá afastando de meio em meio centímetro o trem de pouso em direção a cauda e faça o teste novamente de levantar o nariz do modelo, verá que a cada meio centímetro ficará mais difícil de levantar o nariz do modelo e é isso que irá acontecer na decolagem, trem de pouso muito atrás do CG irá dificultar a decolagem e se o trem de pouso ficar no CG, ficará difícil de manter o nariz do modelo no chão e taxiar na pista.
O trem de pouso normalmente fica na posição da metade da corda da asa já que na maioria das vezes o CG fica a 1/3 da corda, assim não terá dificuldades na decolagem e nem o nariz muito fácil de sair do chão, atrapalhando o taxiamento na pista.
PS: O trem de pouso eu falo do eixo das rodas, pois dependendo do tipo do suporte, a fixação dele poderá ser em outra parte da fuselagem, desde que o eixo das rodas fique na metade da corda da asa.
Por que dificultar?
É como se fosse uma alavanca (olha a física aqui de novo) atuando na fuselagem.
Se o trem de pouso ficar muito atrás em relação ao CG, dificultará o aeromodelo levantar o nariz na decolagem, pois para levantar o nariz para sair do chão, precisará fazer mais força já que o peso aumentou em relação ao ponto do trem de pouso.
Imagine da seguinte forma;
Coloque o trem de pouso exatamente no CG do modelo e tente levantar o nariz, verá que o mínimo toque a cauda irá cair.
Agora vá afastando de meio em meio centímetro o trem de pouso em direção a cauda e faça o teste novamente de levantar o nariz do modelo, verá que a cada meio centímetro ficará mais difícil de levantar o nariz do modelo e é isso que irá acontecer na decolagem, trem de pouso muito atrás do CG irá dificultar a decolagem e se o trem de pouso ficar no CG, ficará difícil de manter o nariz do modelo no chão e taxiar na pista.
O trem de pouso normalmente fica na posição da metade da corda da asa já que na maioria das vezes o CG fica a 1/3 da corda, assim não terá dificuldades na decolagem e nem o nariz muito fácil de sair do chão, atrapalhando o taxiamento na pista.
PS: O trem de pouso eu falo do eixo das rodas, pois dependendo do tipo do suporte, a fixação dele poderá ser em outra parte da fuselagem, desde que o eixo das rodas fique na metade da corda da asa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Muito Obrigado pela dica Laercio, vou realizar os testes e jaja posto mais novidades...
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Parabéns, está ficando muito bom, eu mesmo fiz 2 e ficaram ótimos.
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Obrigado, hoje posto mais fotos da asa, e dos detalhes... Faltando apenas bateria para voo.
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
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- Farleytufao
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Re: Primeira Construção - CESSNA 182 - DEPRON 5mm
Bacana o Aero! ficou muito bom! só recomendo criar uma entrada para refrigerar o motor e os equipamentos do aero e uma saída para o ar quente poder escapar! um abraço!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
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Basicamente isso...
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