Calmato Trainer Isopor

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Calmato Trainer Isopor

Mensagem por Andre Mauricio »

Boa tarde,

Eu estava afastado do hobby há alguns anos mas senti falta de estar neste meio, então resolvi voltar à prática. Há quem diga que voar é como andar de bicicleta: nunca se esquece; mas eu prefiro não arriscar e vou recomeçar do zero com um treinadorzão. Na verdade quase do zero, já que vou começar com um modelo um pouco maior que os treinadores elétricos "tradicionais".
Estou concluindo a construção de um Calmato asa alta com 140cm de envergadura, feito com aquilo que há de mais moderno na engenharia aeronáutica: P3, depron e fita adesiva. Faltam ailerons, alguns detalhes de entelagem e minha dúvida: eletrônica.

De início, a eletrônica será:
E-MAX 2822 + APC 8x4 ou 9X5
ESC 20A
Lipo 3s 2200mAh
4x Servos 9g

Minhas dúvidas são se o 2822 com 8x4 levaria bem esse modelo ou se terei que usar a 9x5, e se os servos 9g não sofreriam muito.
Informações que encontrei:
8x4 - 690g empuxo - consumo 10A
9x5 - 858g empuxo - consumo 15A

Asa ainda sem os ailerons:


Uma certa folga no horn do profundor, dá pra resolver fácil se der algum problema:


Leme em situação semelhante:


Optei por fixar a asa por parafusos. De início tentei com os tradicionais elásticos, mas o número de elásticos necessários para deixar a asa firme no seu lugar faziam com que seus suportes começassem a rasgar o isopor da fuselagem.


Detalhe para minha burrice/falta de atenção ao fazer o assoalho do modelo. Ficou bem torto, mas não comprometeu no alinhamento empenagem-asas.


Sustentação não vai faltar.


No atual estado ele está com 444g e estimo a eletrônica em aproximadamente 260g; somando, seriam 704g. Aproximando a conta com o peso estimado de pequenas coisas que faltam (ailerons e sua linkagem, detalhes de entelagem, parafusos do motor, etc), o modelo pronto deve ficar com mais ou menos 730g.



Mais uma coisa... Alguns anos atrás tinha um pessoal que voava aos sábados e domingos de manhã na praia de Charitas, em Niterói. Alguém sabe se ainda tem gente que voa lá? Era o melhor local que eu conhecia.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
GilBarros
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 1:20 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calmato Trainer Isopor

Mensagem por GilBarros »

Voar até vai, mais vai exigir um pouco do motor se fizer um voo em escala vai dar!
luuisgomes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 10:23 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Calmato Trainer Isopor

Mensagem por luuisgomes »

Meu 2822 não dá esse empuxo todo ,na prática por exemplo com hélice 8x4 consigo no maximo 500 gr de empuxo , já usei hélice 8x4 , 8x6 SF , 9x5 HD em um Ugly Stick de 1 mt de envergadura e 550 gramas , achei o seguinte
8x4 , a mais econômica, pouco empuxo e lento
8x6 , a mais rápida e com bom empuxo
9x5 , melhor empuxo , velocidade mediana , meio gastona
Minha preferida 8x6
Uso uma batera 1000mha zippy dura ums 12 minutos , seu modelo vai exigir uma bateria maior indico uma de 1500 ou 1800 mha de 2200 acho exagero muito peso e a autonomia não aumenta muito
SYMAS107G/v911/V912
Avatar do usuário
Maylon Costa
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Abr 15, 2016 3:05 pm
Localização: SANTA MARIA DO PARÁ

Re: Calmato Trainer Isopor

Mensagem por Maylon Costa »

Dica por experiência própria, o motor (dys 2830 1000kv usando uma hélice 9x6) com uma bateria 1500mah dependendo da sua construção pode ser uma solução viável, pois não será desperdício de potencia e nem fraco de mais e sim um meio termo na situação. Fiz isso e uso essa eletrônica no meu ugli stick e acredite ele pode chegar dependendo do voo e do aero até 30min de voo.
Responder