Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

ef.lopes
membro

Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagempor ef.lopes » 16 Abr 2016 09:50

Fala galera, tenho 3 aeros 1 K-shot, 1 Cessna e 1 Piper, todos asa alta. Estão resolvi construir um asa baixa com materiais alternativos, pq na minha cidade não encontro depron.
Encontrei em uma loja de móveis e eletro isopor de geladeira então peguei e cortei com resitência de chuveiro para fazer a fuselagem e isopor de papelaria para fazer a asa o leme, profundor e ailerons estou fazendo de bandeja de bolo.
Como estou fazendo sem planta, apenas baseando em medidas de outros aeros e também a peças de isopor são estreitas empaquei nessa etapa da construção e por isso gostaria de opiniões para ver qual a melhor forma de fazer a cabine do aero, gostaria de faze ela removível para ter acesso ao interior para colocar a bateria e regular a lincagem.
Segue anexo fotos do projeto.
Aero asa baixa 1 Mt de asa
fuselagem 0,70 cm
Não consegui postar fotos, então fiz um video da construção, para vocês terem uma ideia de como esta ficando e dar opiniões de como fazer a Cabine.

https://youtu.be/xLUo2Ntwyhk

LaercioLMB
membro

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagempor LaercioLMB » 16 Abr 2016 11:04

O nariz está muito longo.
Proporções é de a distância da hélice até o bordo de ataque da asa, a mesma medida da corda da asa.
A envergadura é de 5x a 7x a corda da asa.
Como tem 1 metro de envergadura, 1 : 5 = 0,20m ou 20 cm e 1 : 7 = 0,14m ou 14 cm.
Arredondei resultado para facilitar.
A corda da asa de um metro de envergadura deverá ficar entre 14 cm e 20 cm.
Pouca corda, maior carga alar e com isso, maior a velocidade de estol. Mais corda, menor a carga alar e menor a velocidade de estol.
Não se faz um aeromodelo no eu acho que assim está bom, terá mais problemas do que alegrias.
Fuselagem 70 cm significa 70% da envergadura o que significa que terá um modelo mais arisco em arfagem, o bom é de 75 % em diante, podendo ir até 100% dependendo do modelo o que no seu caso, 80% estaria ótimo, ou seja, fuselagem com 80 cm.
Só 10 cm?
Mas faz muita diferença.
Tem material para ver isso na seção artigos aqui do fórum e pode ver medidas e propoções lá para não ter problemas com o seu aeromodelo.
Editado pela última vez por LaercioLMB em 16 Abr 2016 12:45, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

ef.lopes
membro

Mensagempor ef.lopes » 16 Abr 2016 11:49

Da ponta do bico até o bordo de ataque da 19 cm, essas medidas eu segui de outro aeromodelo SKYLINE AMB, que peguei aqui no forum, e são basicamente as mesmas.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 16 Abr 2016 15:39

Você que sabe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

hermesed
membro

Mensagempor hermesed » 17 Abr 2016 21:35

asa com diedro negativo???
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 17 Abr 2016 21:46

Tambem voa com diedro negativo...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 18 Abr 2016 00:43

John-Henrique escreveu:Tambem voa com diedro negativo...

E a estabilidade onde fica?
Está se baseando no AN226?

Olha ele voando, cadê aquele diedro negativo que tinha quando ele estava parado?

Todos já devem ter visto as asas dos aviões comerciais quando decolam, se curvam muito para cima e isso é perfeitamente normal e para isso é que o AN226 foi feito daquela forma, para compensar essa flexibilidade que tem nas asas e elas não ficarem muito inclinadas para cima já que é um cargueiro de grande porte.
No aeromodelo as asas não são flexíveis e se manterão com essa inclinação negativa e dificultará muito o equilíbrio em voo.

_fgp_
membro

Mensagempor _fgp_ » 18 Abr 2016 08:05

Fiz um aeromodelo sem planta, seguindo achometro... Ficou "simpático", mas teria sido melhor aproveitado e vida mais longa, como um simples aviãzinho nas mãos dos meus sobrinhos, e não como aeromodelo.

ef.lopes
membro

Mensagempor ef.lopes » 18 Abr 2016 11:04

skylineprojeto.gif
skylineprojeto.gif (13.45 KiB) Exibido 8029 vezes

Encontrei essa planta será mais ou menos isso, qto a asa está apenas colada no meio sem as varetas de reforço.
Fiz um canopi, estou terminando assim que estiver pronto posto mais fotos.
Obrigado pelas dicas.

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 18 Abr 2016 14:20

Depois posta um vídeo do vôo, se possível.
Ricardo Jorge

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 18 Abr 2016 14:46

@ LAERCIO
Na verdade nem lembrava desse cargueiro, me lembrei foi do harrier https://www.youtube.com/watch?v=rCSAXixGeSo&ebc , mas no caso deste imagino que o diedro negativo tem finalidade nas manobras em que ele precisa fazer curvas acentuadas voando praticamente de lado, contra a força G causa o efeito de diedro positivo (acho que dá pra entender melhor no video) deste aqui https://www.youtube.com/watch?v=3VFZaKowFNs&ebc

Não vou ficar discutindo, mas, enfim, voa... ;-)

Já em aeromodelo, tenho quase certeza de que tinha visto um no RC Groups, mas vou te contar, é só querer achar um tópico especifico que nunca consigo encontrar.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 18 Abr 2016 15:19

Isso é fato, sempre que queremos mostrar algo, os links somem. Já acostumei com isso.
Eu não disse que não voava, só alertei para os contras.

crique
membro

Mensagempor crique » 19 Abr 2016 07:31

Já li em algum lugar que o anedro desses aviões gigantes tem função de reduzir a estabilidade lateral, visto que o grande peso por eles transportado causa um importante efeito pêndulo. Não fosse o anedro, os ailerons dessas aeronaves teria pouca eficiência.

http://evoo.com.br/viewtopic.php?t=154721

O anedro dos aviões de caça buscam aumentar a manobrabilidade desse tipo de aeronave reduzindo sua estabilidade. São usados equipamentos eletrônicos para manter artificialmente seu equilíbrio.

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 19 Abr 2016 09:15

O A7 Corsair II ( e o A8 Crusader) também tinham anedro. Montei um A7 desenhado pelo Rich Uravich nos anos 90. Era um caos para pilotar. Durou 2 voos...
Ricardo Jorge

crique
membro

Mensagempor crique » 19 Abr 2016 10:28

Outro que tem anedro é o F 104 Starfighter (vulgo fazedor de viúvas). Jato muito bonito mas que deve ser o terror com aqueles tocos de asas apontando para baixo kkkk, embora já tenha assistido a vídeos desses aeros voando muito bem.

ef.lopes
membro

Mensagempor ef.lopes » 05 Mai 2016 08:35

Bom dia, estou terminando meu aero asa baixa, mas não estou conseguindo postar fotos dele aqui no site, e estou com uma duvida de como fazer a lincagem do aero, os servos vão dentro do aero com trem de pouso dianteiro lincado com o leme para taxiar na pista, mas estou com dificuldades, alguém teria uma foto ou vídeo de como faço esse lincagem? Não queria colocar os servos pelo lado de fora. Obrigado.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Mai 2016 10:09

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 05 Mai 2016 15:17

LaercioLMB escreveu:
John-Henrique escreveu:Tambem voa com diedro negativo...

E a estabilidade onde fica?
Está se baseando no AN226?

Olha ele voando, cadê aquele diedro negativo que tinha quando ele estava parado?

Todos já devem ter visto as asas dos aviões comerciais quando decolam, se curvam muito para cima e isso é perfeitamente normal e para isso é que o AN226 foi feito daquela forma, para compensar essa flexibilidade que tem nas asas e elas não ficarem muito inclinadas para cima já que é um cargueiro de grande porte.
No aeromodelo as asas não são flexíveis e se manterão com essa inclinação negativa e dificultará muito o equilíbrio em voo.

Os anos se passam, e as coisas não mudam por aqui. Muita teoria, discussão fora do contexto de escala, e por ai vai. rsss

A única coisa que muda em um aeromodelo com anedro, é que ele vai ficar arisco (ágil) nas rolagens e manso de tudo no dorso....

Desculpe Laercio, mas não guentei! Espero que entenda a brincadeira. Abraço

https://www.youtube.com/watch?v=nCekBDiqedc
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 06 Mai 2016 00:54

Tens o direito de contestar.
Asas não são flexíveis?
Em aeromodelos não devido a escala bem reduzida e até em aviões leves de pequeno porte, agora se viaja de avião, observe as asas dele quando for decolar, mas preste muita atenção e diga depois se não são flexíveis.

Agora me diga uma coisa, em que trecho eu disse que asa asas de um aeromodelo são flexíveis?
Mostre!

De fato, anedro só deixará o aeromodelo mais arisco em rolagem, mas em aeromodelo o que menos se deseja é que seja arisco concorda?
Quem realmente sabe pilotar, pilota até tijolo com asas, desde que esse respeite pelo menos o básico de uma construção, pois do contrário, o que era para ser alegria será só tormento.
Fica de cada um seguir as dicas ou não, mas cabe a todos alertar dos possíveis problemas em certas ocasiões, pois elogio não faz nenhum modelo voar bem, por melhor que seja a construção.
Agora também me diga se em algum momento eu disse que não voaria?

Concorda ou não concorda?
Não é obrigado a concordar mesmo, tens suas ideias, só ajude mais

_fgp_
membro

Mensagempor _fgp_ » 06 Mai 2016 07:55

Asas de aviões (grandes, pelo menos) são flexíveis, e muito flexíveis.

Quem já voou e olhou pela janela, com um mínimo de turbulência, deve ter notado a movimentação da asa.

SE não me engano, a flexibilidade de uma asa pode chegar a 3m, até o ponto de rompimento.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 06 Mai 2016 11:04

Laercio,

Fiz o comentário e a brincadeira com o amigo, só para fazer uma correção sobre o comentário que negritei acima.

Um aeromodelo com anedro, voa tão bem quanto um com diedro, o que muda somente é a característica de rolagem e voo no dorso...

Usar ou não usar, vai da característica do projeto, aviões do tipo caça por exemplo, usam e são altamente acrobáticos.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 07 Mai 2016 02:02

alexandre lopes escreveu:Laercio,

Fiz o comentário e a brincadeira com o amigo, só para fazer uma correção sobre o comentário que negritei acima.

Um aeromodelo com anedro, voa tão bem quanto um com diedro, o que muda somente é a característica de rolagem e voo no dorso...

Usar ou não usar, vai da característica do projeto, aviões do tipo caça por exemplo, usam e são altamente acrobáticos.

Eu entendi o que você falou, só frisei para que não tivesse alguma dúvida sobre o que você falou.
Vai de cada um fazer o que achar melhor, mas dado o aviso foi e ele saberá o que esperar do voo.

ef.lopes
membro

Mensagempor ef.lopes » 12 Mai 2016 11:46

Depois de dias de trabalho, esta ficando assim o aero, não esta definitivo alguns adesivos são de testes o canopi não esta fixado assim como os trem de pouso, foram fixados apenas para ajustar o CG.
Amanhã chega meu tx se funcionar meu controle final de semana vou fazer o voou e posto o video.
20160505_164105.jpg
20160505_164105.jpg (23.57 KiB) Exibido 7223 vezes
Anexos
20160512_104031.jpg
20160512_104031.jpg (18.21 KiB) Exibido 7223 vezes
20160511_150117.jpg
20160511_150117.jpg (21.17 KiB) Exibido 7223 vezes

_fgp_
membro

Mensagempor _fgp_ » 18 Mai 2016 08:01

Siga com o projeto, faça o vôo e nos conte o resultado.

Acho interessante desenvolver um projeto "no olho".

Visualmente, me parece que teu aero está "quadrado", parece que a fuselagem e asa estão com mesmo tamanho, pode ser apenas impressão pelas fotos.

ef.lopes
membro

Mensagempor ef.lopes » 21 Mai 2016 13:03

Esse é o resultado final. :D :D :D

Ele tem 0,75 de fuselagem e 1 mt de asa, outro problema é não ser material próprio, estou usando forma de bolo, isopor de papelaria e de geladeira.
Hoje se der tudo certo vou fazer o voou inaugural vou ver se consigo filmar e posto aqui.
[imagem][/imagem]
Anexos
20160521_114204.jpg
20160521_114204.jpg (19.17 KiB) Exibido 7062 vezes
20160521_114137.jpg
20160521_114137.jpg (19.92 KiB) Exibido 7062 vezes
20160521_114102.jpg
20160521_114102.jpg (20.99 KiB) Exibido 7062 vezes

Voltar para “Construções”