Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Wander Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
Localização: Ibaté-SP

Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por Wander Lima »

Boa noite pessoal, estarei postando a construção já iniciada de um Cessna 182 Trainner usando uma planta bem simples que acompanha uma serie de 28 videos tutoriais explicando a montagem do avião. Meu objetivo, além de poder compartilhar a construção, é trocar ideia e estar aberto a sugestão de membros mais experientes para conseguir o melhor resultado!

Aqui vai algumas fotos da montagem desde do inicio até o momento:

Recortando os moldes:

Inicio da colagem:












Tentando dobrar o depron para se adequar a curva da fuselagem, nesta parte estou enfrentando problemas!


Tentei usar secador de cabelo mas a temperatura não é suficiente, sei que o certo é usar soprador mas não disponho do mesmo, também não quero ficar criando vincos para fragilizar a peça de depron e torná-lo maleável pois penso que possa fragilizar a instalação do motor. Alguém teria alguma opção alternativa?


Na parte da colagem, usei alfinetes para assegurar a colagem correta, porém, usando cola araldite hobby descobri o quanto esta cola é forte, fui remover os alfinetes hoje e metade deles a cabeça do alfinete se separou do corpo que ficou preso na fuselagem, alguma ideia de como posso remover? se eu forçar muito quebro o avião!

Estou aberto a sugestão e ideias para complementar esta construção, agradeço a ajuda de todos!
Humildade vem na frente da honra!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por LaercioLMB »

Eu costumo pegar os alfinetes com um alicate e torço eles antes de puxar, como se fossem parafusos, assim eles soltam da cola e posso puxar.
Mas um detalhe, se empurrou os alfinetes com as partes afastadas e deixou os alfinetes entrarem com cola no isopor, não tira mais, vai rasgar o isopor ou depron e terá que cortar eles com um disco de corte de uma mini retífica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por franciscotargino »

Pra curvar essa parte da frente ,passe fina na parte de dentro e fora da peça,e pode curvar sem medo que nao quebra.
Avatar do usuário
Wander Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
Localização: Ibaté-SP

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por Wander Lima »

LaercioLMB escreveu:Eu costumo pegar os alfinetes com um alicate e torço eles antes de puxar, como se fossem parafusos, assim eles soltam da cola e posso puxar.
Mas um detalhe, se empurrou os alfinetes com as partes afastadas e deixou os alfinetes entrarem com cola no isopor, não tira mais, vai rasgar o isopor ou depron e terá que cortar eles com um disco de corte de uma mini retífica.


Tem problema eu deixar os alfinetes que não saíram na fuselagem? Nem pensei em girar eles antes de puxar, obrigado pela dica!

franciscotargino escreveu:Pra curvar essa parte da frente ,passe fina na parte de dentro e fora da peça,e pode curvar sem medo que nao quebra.


Poderia explicar melhor? Não entendi o termo fina! Obrigado pela atenção!
Humildade vem na frente da honra!
Avatar do usuário
Wander Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
Localização: Ibaté-SP

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por Wander Lima »

Updates...

Consegui remover os alfinetes com a dica do LaercioLMB, obrigado!
Dobrei o depron usando o calor do meu fogão :D







Agora preciso achar algum tipo de massa para dar acabamento no depron, alisar e depois entelar! Vocês saberiam me dizer que massa eu poderia usar?
Humildade vem na frente da honra!
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por franciscotargino »

Poderia explicar melhor? Não entendi o termo fina! Obrigado pela atenção

Desculpa, esse corretor de celular mata a escrita, e nao prestei atenção ...

Pra curvar depron uso fita de "embalagem transparente "passo dos dois lado da peça, com isso nao quebra.
Jeiferson
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mai 11, 2017 8:17 pm
Localização: Sao Carlos

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por Jeiferson »

Pessoal, alguém tem alguma sugestão de como posso dar acabamento no depron, ele ficou meio irregular e gostaria de saber se existe alguma massa para min passar e lixar depois para pintar? aguardo...
"Grandes avanços partem de grandes absurdos"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por LaercioLMB »

Existe, liteplast.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Existe, liteplast.


Grande, Laercio. Aproveitando o ensejo do assunto, surgiu uma dúvida. Se usar Liteplast e alguma tinta que não ataque o isopor, o resultado final pode deixar o aero mais leve se comparado com entelagem com fita? Ou depende mais "da mão" de quem aplica?
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 Trainner - Meu Primeiro Avião

Mensagem por LaercioLMB »

Depende da mão de quem aplica.
A massa é muito leve mesmo, mas a tinta tem muito peso e se não souber aplicar, fica muito pesado só em tinta, pois tem que ser aplicada a tinta em spray ou pistola, bem de vele até fechar a pintura, sem exagerar na tinta e deixar grossa a ponto de escorrer ou ficar pesado demais.
Imagine um tubo de spray com 750 ml que são aproximados 750 g e se gastar todo o tubo de spray o que não é difícil, já tem uns 750 g só de tinta no modelo.
Gastando meio tubo, são uns 375 g só de tinta. Isso sem contar o fundo primer que para pintar com spray ou pistola tem que ter um fundo primer para deixar a pintura melhor.
O fundo primer pesa mais que a tinta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder