Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por hermesed »

Gostei!!!
Poderia disponibilizar a planta 3 vistas? Estou procurando na net e não achei...
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por JeanCS »

Opa fala Laércio,
Não precisa se desculpar! Eu estou aqui pra aprender. Imaginei que a carga alar devia estar próxima de 40 g/dm2. Mas parece que interpolar o valor da corda entre hipóteses
tão distantes (14% e 20%) é um chute alto. Entre as cargas alares que você calculou há uma diferença de mais de 40%.
Não se preocupe que sei calcular, afinal sou professor de engenharia em uma universidade federal a muitos anos.
Medir também tem esse sentido, olha só:
medir
verbo
1.
transitivo direto e intransitivo
determinar ou avaliar por meio de instrumento ou utensílio de medida, ou algo us. como padrão; mensurar (tb. fig.).
"m. uma área com trena"
2.
transitivo direto
avaliar aproximadamente; calcular.
"m. um tamanho com os olhos"
Fonte: https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=medir

De qualquer forma, obrigado por estimar isso pra mim! Vendo a proporção no olhômetro da figura deve ser por aí mesmo, vlw.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por LaercioLMB »

Jean, parabéns pela sua educação e principalmente cmpreensão, pois muitos aqui soltam as patas por menos que isso.
De fato, a diferença em porcentagem não é próxima, mas nota-se que a carga alar altera entre 30 e 42 gramas por dm² o que deixa esse modelo quase no limite se contar os 42 gramas como carga alar máxima para um modelo de somente 1 metro de envergadura.
Se ele chegasse próximo aos 50 g/dm² aí sim o voo seria mais crítico, pois necessitaria de mais velocidade para poder voar bem o que se notaria bem no vídeo a alta velocidade de voo para um modelo pequeno.


PS: Você como professor deve saber o quão sem conhecimentos andam os atuais universitários, não todos, mas em maioria sim e as coisas que escrevem ou deduzem e recém formados que cometem cada gafe (para não dizer outra coisa) em projetos.


PS2: Como transitivo indireto tens razão e olhando proporções nos dá mesmo muitas informações para deduzirmos aproximadamente um valor como você imaginou algo próximo a 40 g/dm² de carga alar.
É que eu trabalho na área da engenharia e cálculos para mim são sempre com 4 casas depois da vírgula.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por JeanCS »

Sério mesmo? Tem cara que se aborrece? Você perde um tempo com um cara que nem conhece, calcula por interpolação linear (vulgar média), mostra e explica...Putz! É muita sensibilidade...

PS: Se tirar o celular da mão dos alunos, já melhora 90%, e se você reclamar os caras só faltam te bater.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por Jacimar »

LaercioLMB escreveu:
. . .

Dá para ver no vídeo que o voo não é muito lento o que nos permite ter uma média de carga alar.

. . .




Boa noite prezados ! Laércio, mais uma vez aproveitando sua sapiência e paciência, com os dados de construção - muito bacana por sinal - calculei usando uma regra pratica que a velocidade de stall seria de aproximadamente 20 Km/h, no vídeo ele decola muito fácil/rápido, tenho um aero similar em dimensões e uso 4 vezes mais pista, será que estou acelerando pouco ou que ? obrigado !

a fórmula que usei foi essa :

stall speed = 3.7 * square root of wing loading

speed in mph
wing loading in oz/sqft
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por LaercioLMB »

É, usando a corda de 20 cm, teremos uma velocidade de estal em torno de 20 km/h mesmo.
Sobre a decolagem, o correto é sim acelerar gradativamente para evitar o torque do motor e aeromodelo saindo pelo lado da pista, mas se acelerarmos devgar demais, precisaremos sim de mais pista.
Eu no caso quando decolo um aeromodelo que tenho, preciso de uns 8 metros de pista, pois deixo ele correr e alçar voo sozinho, sem cabrar e o deixo continuar subindo gradativamente e isso ocorre com aproximadadamente 60% do motor ou pouca coisa mais já que com 50% do motor é uma velocidade em que ele se mantém em voo reto e não sairia da pista assim.
Pode o conjunto motor hélice que você escolheu, gerar uma velocidade mais baixa e o aeromodelo atingir a velocidade ideal com mais de 75% do motor, pois velocidade e empuxo não são sempre os mesmos indicados em uma classificação de motor, ou seja, se um motor diz dar 1200 g de empuxo, não significa que esse empuxo será com qualquer hélice e com qualquer bateria, tem uma configuração única que atinge esse empuxo máximo, porém nem sempre é o ideal para o motor funcionar bem já que em alguns casos esse empuxo máximo especificado em um motor é atingido com uma hélice que muitas vezes ultrapassa os limites do motor e você terá esse desempenho por poucos segundos, mas os vendedores colocam esse máximo já que o motor atingiu isso, mas não falam por quanto tempo ele mantém isso.
Eu costumo calcular uma velocidade segura de voo e com base nisso, calcular uma velocidade gerada por uma hélice que atinja o esperado pelo modelo com 50% do motor e uso um tacômetro para medir o RPM estático e dessa forma calcular pelo rpm e passo da hélice, a velocidade alcançada.
Lògico que esse teste estático o motor estará forçando mais que em voo o que me dará um rpm ligeiramente inferior, mas se o resultado obtido nesse teste estático for satisfatório, certamente em voo ele não irá me decepcionar.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Ter Ago 01, 2017 10:19 pm, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por Jacimar »

Mais uma vez muito obrigado ! vou fazer uns cálculos, meu tacômetro foi atropelado infelizmente . . . abraço !
Avatar do usuário
Darlandumas
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 7:49 pm
Localização: Limeira

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por Darlandumas »

As medidas detalhadas são:
envergadura 1000 mm
corda 170mm
comprimento 650 mm
estabilizador horizontal env. 340 mm, corda 120
estabilizador vertical, altura 170 mm
peso total pronto pra voo 606 g
hélice 8x4
carga alar 36 g/dm²

Levando em consideração meu estilo de pilotagem e pouca pratica em pilotar, posso afirma que o modelo não está em uma configuração crítica, polo menos na prática.
Além de apreciar o voo escala e não saber fazer acrobacias, tenho uma tendência grande em ser econômico no acelerador. Eu teimo em não usar toda potência na decolagem e
também acelero gradativamente, gosto de uma rampa de subida mais suave, quando consigo! Como podem ver no vídeo ele decola curto sem toda potência do motor. Não sei a quantos porcento
usei de aceleração em cruzeiro, devido essa tendência em economizar energia provavelmente entre 60 e 70%, achei dócil, estável e vem manso para pouso. Outra observação é que costumo desligar o motor só quando o modelo toca o chão. Desacelero apenas o suficiente pra ele perder altitude o mais gradativamente possível. Gosto de sentir a sustentação pelas asas sem depender tanto do motor. No dia do voo pouco vento, quase nada, talvez isso provoque mais velocidade.
O modelo está com uma tendência em levantar o nariz ao comandar aileron pra esquerda, não descobrir o porque. Não sei se dar pra notar mais o uso do leme durante o voo foi mais constante
do que eu costumo usar, isso justamente devido a esse probleminha com o aileron, e até que gostei, realmente facilita o pouso.
Avatar do usuário
Darlandumas
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 7:49 pm
Localização: Limeira

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por Darlandumas »

hermesed escreveu:Gostei!!!
Poderia disponibilizar a planta 3 vistas? Estou procurando na net e não achei...



Cara, realmente na net também não encontrei, eu usei um desenho minúsculo que vem naquelas revistas de ensaios aéreos, até um pouco fora de escala inclusive. Eu fui calculando a ampliação e desenhei direto no isopor. Mesmo que eu scaneasse pra vc da revista, não sei se daria pra vc aproveitar o resultado, iria ficar distorcido eu acho.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Pelican 500br, isopor, 1metro de envergadura(fotos,vídeo)

Mensagem por Jacimar »

Darlandumas escreveu:As medidas detalhadas são:
envergadura 1000 mm
corda 170mm
comprimento 650 mm
estabilizador horizontal env. 340 mm, corda 120
estabilizador vertical, altura 170 mm
peso total pronto pra voo 606 g
hélice 8x4
carga alar 36 g/dm²

Levando em consideração meu estilo de pilotagem e pouca pratica em pilotar, posso afirma que o modelo não está em uma configuração crítica, polo menos na prática.
Além de apreciar o voo escala e não saber fazer acrobacias, tenho uma tendência grande em ser econômico no acelerador. Eu teimo em não usar toda potência na decolagem e
também acelero gradativamente, gosto de uma rampa de subida mais suave, quando consigo! Como podem ver no vídeo ele decola curto sem toda potência do motor. Não sei a quantos porcento
usei de aceleração em cruzeiro, devido essa tendência em economizar energia provavelmente entre 60 e 70%, achei dócil, estável e vem manso para pouso. Outra observação é que costumo desligar o motor só quando o modelo toca o chão. Desacelero apenas o suficiente pra ele perder altitude o mais gradativamente possível. Gosto de sentir a sustentação pelas asas sem depender tanto do motor. No dia do voo pouco vento, quase nada, talvez isso provoque mais velocidade.
O modelo está com uma tendência em levantar o nariz ao comandar aileron pra esquerda, não descobrir o porque. Não sei se dar pra notar mais o uso do leme durante o voo foi mais constante
do que eu costumo usar, isso justamente devido a esse probleminha com o aileron, e até que gostei, realmente facilita o pouso.



Bom dia prezado ! obrigado pelas informações, muito bacana a construção e o voo, daqui uns tempos o seu pequeno copiloto vai estar no comando ! :D forte abraço !
Responder