Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Gerson B. escreveu:
brunobragantine escreveu:Fiz também a porta lateral, a ideia inicial tempos atrás era utilizar ímãs presos na porta e na fuselagem porem os ímãs acabaram ficando na minha outra casa, vim meio as pressas por causa dessa pandemia pra casa dos meus pais no sitio e não lembrei de traze-los. Enfim optei por fazer um mecanismo com maçaneta pra trancar a porta.

Parabéns Bruno
Lindo trabalho.
Gostei do sistema de travas da porta.
Um dica para o sistema que criou é colocar aqueles tubinhos plásticoa ( tipo haste de cotonete) para que o arame de fechamento corra dentro dele para evitar o cizalhamento da balsa com a vibração do motor glow. Tanto nas beiradas da porta como no ponto de fechamento da fuselagem.
Parabéns . Está ficando lindo


Eu coloquei a mola por causa da vibraçao mas nem me passou pela cabeça que isso que tu pontuou poderia acontecer, anotado aqui e vou colocar sim. Muito Obrigado pela dica :wink:
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Me surgiram algumas duvidas no processo de acabamento, eu preciso passar dope no tecido nas áreas onde ele esta colado na madeira ou só nas áreas "vazadas" ?
meu dope também esta acabando é possível substituir ele por seladora ? vi em um tópico que eles são basicamente a mesma coisa sendo que a seladora tem algumas cargas e aditivos,

posso pintar com tinta PU sobre primer a base de nitrocelulose (que pelo que li é o primer universal) ? ou tem de usar o sistema todo PU?
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Seladora pelo pouco que sei, tem que ser diluída, mas não sei qual o solvente que a dilui. Sobre o PU, ele não se dá bem com primer universal, mas cuide que tinta pesa e se descuidar, terá peso só de tinta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

LaercioLMB escreveu:Seladora pelo pouco que sei, tem que ser diluída, mas não sei qual o solvente que a dilui. Sobre o PU, ele não se dá bem com primer universal, mas cuide que tinta pesa e se descuidar, terá peso só de tinta.


Laercio a seladora usa thinner como diluente, um thinner especifico para nitrocelulose. Obrigado pela informação sobre o primer e a tinta PU, só tenho primer universal em casa mas vou providenciar o PU. vou tentar aplicar bem pouco primer e tinta sempre cuidando.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
GuilhermeLeal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
Localização: Navegantes,SC

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Se passa dope diluído 50% em todo o avião para selar bem, pelas pesquisas que fiz, se usar tinta automotiva Duco, que tá na base de 40 reais 900ml, não precisa de primer, pois já é a base de nitrocelulose.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

GuilhermeLeal escreveu:Se passa dope diluído 50% em todo o avião para selar bem, pelas pesquisas que fiz, se usar tinta automotiva Duco, que tá na base de 40 reais 900ml, não precisa de primer, pois já é a base de nitrocelulose.


Realmente Guilherme, pesquisando cheguei as mesmas conclusões, porem a pintura duco vai precisar de verniz pra proteger do combustível, já a PU dispensa o verniz, mas ai vai necessitar do primer, não tem muita escapatória ou é primer e PU ou Duco e verniz kkkk acredito que essa ultima opção fique mais leve pelo fato do verniz ser bem menos denso que o primer.

Pelo que andei pesquisando também em fóruns principalmente de restauração de carros antigos o pessoal tem preferido PU por ser de mais fácil aplicação, resistência a químicos e brilho mais duradouro que a duco
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
GuilhermeLeal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
Localização: Navegantes,SC

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Poise, são opções a se analizar, no meu caso vou optar pela Duco, não vejo problema em usar o Verniz, aproveitando para passar o verniz após colocar os decalcs, aí já reforça tudo no seu lugar.

Tinta e verniz aplicado com pistola. E também pelo fato da secagem da Duco ser mais rápido
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

GuilhermeLeal escreveu:...aproveitando para passar o verniz após colocar os decalcs, aí já reforça tudo no seu lugar...


pois é, eu to pensando nisso também, os decalcs precisam de verniz por cima se não vão soltar tudo com o óleo do combustível...
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Para o verniz ancorar bem nos decalques, passe bombril bem de leve sobre os decalques, a fim de criar pontos de ancoragem. Aprendi isso quando pintei a minha rural 4X4 e colei os adesivos 4X4 na carroceria dela e me sugeriram fazer isso. Fiz e deu muito certo, nunca desbotaram os adesivos e nunca descolaram.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

LaercioLMB escreveu:Para o verniz ancorar bem nos decalques, passe bombril bem de leve sobre os decalques, a fim de criar pontos de ancoragem. Aprendi isso quando pintei a minha rural 4X4 e colei os adesivos 4X4 na carroceria dela e me sugeriram fazer isso. Fiz e deu muito certo, nunca desbotaram os adesivos e nunca descolaram.


Dica anotada, muito obrigado!
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder