Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
GuilhermeLeal
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.



Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado também em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.


Então Guilherme também dei uma olhada e percebi isso nos kits famosos, de inicio eu tinha como objetivo um peso de 3,1kg pronto para voar, mas como falta a tinta e mais os peso do tanque cheio ( coisa de umas 270g a 300g) creio que ficará próximo aos 3,5kg pronto pra voo

LaercioLMB escreveu: Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.


Realmente, quando entrei no e-voo em 2013 me lembro bem dessa corrida por modelos super leves, mas como pontuou é uma visão errônea, afinal quanto mais leve menor sua inércia e qualquer ventinho desestabilizará o voo, lembro quando voei combustão pela primeira vez, um voo estável, firme, totalmente diferente dos elétricos que pilotava, obviamente que era só adicionar lastro nos elétricos ou aumentar baterias. enfim...
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Perfeito. É isso mesmo, podemos sempre compensar o lastro com a bateria o que aumenta a autonomia de voo. Só que em aeromodelos de grande porte como o seu, leve demais o deixará frágil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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fmarcelo
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por fmarcelo »

Uma bela construção. Parabéns!
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

fmarcelo escreveu:Uma bela construção. Parabéns!


Obrigado fmarcelo :D
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Mais algum progresso na construção, da até vergonha postar essa parte quando olho o trabalho do Charles no Ximango :roll: :lol:

Bem como vou tirar apenas uma peça para o cowl fiz as formas de forma muito simples com apenas uma camada de fibra, assim elas ficaram flexíveis e facilitaram muito a desmoldagem

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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Para a fixação do cowl optei por fazer como no avião real utilizando travas do tipo R, foram colados tubinhos de caneta para funcionarem como pino onde vão as travas, para evitar a degradação da fibra do cowl com a vibração coloquei uma anel feito com mangueira de combustível no furo de fixação do cowl, funcionando como um amortecedor, o conjunto ficou bem firme mas permite uma leve movimentação como o desejado, as travas foram feitas com alicate de bico redondo, arame para bijuteria

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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

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Anexos
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leonardo de barros
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por leonardo de barros »

Gostei bastante da solução para a fixação do cowl, vou usar no Piper que estou construindo.
Voltando ao Hobby!!!
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