Piper J3 Cub
- LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub
3° independe da envergadura..
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- brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub
LaercioLMB escreveu:3° independe da envergadura..
Isso sim, o ângulo não varia com o comprimento da asa, (é um triângulo retângulo onde a asa é hipotenusa)
Mas agora tô quebrando a cabeça pra entender como chegar nos 3° a partir dos valores fornecidos pelos manuais da Piper...
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Re: Piper J3 Cub
Bom, eu costumo usar o autocad para essas coisas. Vou supor que as asas do seu modelo sejam retas nas pontas, ou seja, sem afinarem pra o centro, já que eu não tenho a planta. Encostando um lado das asas sobre uma mesa e deduzindo que as asas tenham a deflexão exatamente no centro, a outra extremidade da asa terá que ficar a 5 cm de altura da mesa.
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Re: Piper J3 Cub
Entendido, esse procedimento pra determinar o diedro no aeromodelo eu estava ciente como funciona, também uso CAD pra fazer essas coisas, na falta dele um triangulo retângulo e relações de seno e cosseno resolvem...
Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:
Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:
aproximadamente 1,5º4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
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Re: Piper J3 Cub
Beleza, conseguimos nos entender.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
Mas que bom que conseguimos nos entender e você captou o que eu tentava falar.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
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Re: Piper J3 Cub
Realmente as vezes mensagens escritas nos confundem de dificultam expressar uma ideia que verbalmente seria fácil... Bem tudo esclarecido o diedro será utilizado. Logo mais algumas atualizações, não to postando pois to selando todas as peças ainda.
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Re: Piper J3 Cub
Boa noite. Está ficando show o modelo, bela construção, ainda mais por usar esse método de entelagem!
Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
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Re: Piper J3 Cub
Dando sequência, entelei o conjunto de cauda, agora até que tive bons resultados, mudei um pouco a técnica, nas áreas de curvas que era o grande problema to usando uma tira só para a curva sobrepondo o tecido, não sei como vai ficar o resultado final, mas é muito mais gostoso e fácil de trabalhar que com termo adesivos. Ainda falta passar o ferro quente para esticar a tela.
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Re: Piper J3 Cub
GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Está ficando show o modelo, bela construção, ainda mais por usar esse método de entelagem!
Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
Boa noite! olha ainda não finalizei nenhuma peça totalmente e esqueci de pesar as peças antes de aplicar seladora e dope, hoje antes de entelar pesei um profundor que já estava selado e com dope aplicado, após a entelgem ele ficou 5 gramas mais pesado, mas ainda tem que fechar a trama com dope diluído aplicar primer, pintura e verniz.
Eu levei em consideração o seguinte, o modelo com madeira selada e dope aplicado tava pesando 2,4kg, o Piper nessa escala tem uma área molhada aproximada (de forma grosseira) de 1,5m², to usando tecido de 75g/m² então o tecido pra ele todo vai pesar por volta de 113 gramas, se a cada etapa da pintura eu adicionar mais essa massa equivalente ao tecido (primer 113g + tinta 113g+ verniz 113g) da um total de 453g de entelagem e um peso final de 2,8kg que para um piper que tem uma grande área de asa não será problema. Só para comparação o Piper j3 .46 da Phenix tem 2150mm de envergadura e pesa entre 3,6 e 4kg, o da Hangar 9, 3 a 3,4kg com envergadura de 2032mm
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Re: Piper J3 Cub
Boa comparações, estou fazendo um PA - 18, modelo bem parecido, 1,80 de Envergadura, hoje retirei todo o ChinaKote e vou fazer a entelagem com Dope e tela como o seu.
Vou acompanhar ansiosamente sua construção!
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