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Enviado: Qui Dez 05, 2019 8:45 pm
por Patrickabelo
Agora a parte mais teórica.
o aero ficou muito pesado,me surpreendi e muito com isso.
870g com tudo instalado menos a bateria,que pesa entre 165 a 170g, o que leva ao peso de decolagem pra 1040g.

Enviado: Qui Dez 05, 2019 9:10 pm
por Patrickabelo
Sabendo o peso,fui atrás da área alar e da carga alar.
110cm de envergadura,18cm de corda contando os flaps,já que são embutidos na asa,e 14cm nas pontas.
Usando uma calculadora de carga Alar,cheguei nas informações:
Corda Média: 160mm
Superfície total: 16dm2
Carga alar: 65g/dm2 ou seja,a cada quadrado de 10cm de lado na asa,que seria 16 desses,ira sustentar,teoricamente,65g pelo q entendi.
Pra quem quiser fazer sem a calculadora é assim:
Área da asa: envergadura em cm X corda da asa em cm(no caso da minha asa é corda media,já que a raiz tem uma medida e a ponta tem uma menor) = área total em cm.
Área / 100(decímetro) = Área em dm2
Peso do aero / Área em dm2 = Carga alar em g/dm2
Nessa conta,na calculadora,não levei em conta os 10cm em que a asa vai fixa em cima do aero,ou seja,100 cm de envergadura útil,que realmente vai gerar sustentação.

Enviado: Qui Dez 05, 2019 9:32 pm
por Patrickabelo
Sabendo isso,coloquei os dados no Rc calc pra analisar os parâmetros de voo com esse tipo asa e peso.
Sei que isso é meio que comer por cima,pois são muitas as variáveis como aerodinâmica do modelo,densidade do ar,temperatura....
mas é uma base que ajuda muito,eu pelo menos estou levando ela como base.
No Rc Calc obtive os dados:
Velocidade de Stall = 33,6 KM/h
Velocidade de planeio = 34,8 KM/h
Velocidade segura = 44,4 KM/h
não entendi a opção ''velocidade de calculo'' no programa,como alterar essa opção ,não muda as demais ,deixei em ''1''
Considerando ''velocidade segura'' como o mínimo aceitável de velocidade,resta procurar um motor+hélice que me dê uma velocidade acima disso.
Decidi não usar o 2822,pois é um motor velho de guerra,já não esta na sua melhor eficiência,gera ruídos e vibrações,e isso aumenta o consumo.

Enviado: Qui Dez 05, 2019 10:08 pm
por Patrickabelo
Procurando informações sobre motores,encontrei Esse Emax XA2212 disponível em 3 versões de KV,como preciso de velocidade,optei pelo de 1400KV.
Pesquisei sobre esse motor,vi algumas pessoas falando muito bem dele,da eficiência e consumo.
A Emax caprichou nesse motor.
Resolvi compra-lo.
Eu fiquei muito impressionado com a qualidade do motor,que é lindo.
O enrolamento dele é muito bem feito e parece ser um motor bem resistente e é esteticamente muito bem trabalhado.
Ele tem uma tabela que ajuda muito,apesar de não se poder confiar tanto assim.
Sabendo que eu vou usar uma hélice 8'' pra seguir a escala e porque não cabe uma maior,já que ira raspar o chão,esse motor,pelo que diz a tabela pode ser o que eu espero dele.
Não levei em conta empuxo,pois não irei precisar de mais de 1kg de empuxo,preciso que o motor gire uma hélice 8'' rápido e me dê uma velocidade de pelo menos 60KM/h,levando em consideração que 44,4 KM/h seria a velocidade mínima,que,mesmo voando,será apenas uma velocidade de aproximação ,não velocidade de voo de cruzeiro.
A tabela aparentemente me da o RPM real com Aquela hélice testada,pois 1400kv x 12v = 16.800 RPM(sem a hélice) e na tabela me da 12020 RPM a 12v com 8x4 APC.

Enviado: Qui Dez 05, 2019 10:14 pm
por Patrickabelo
A tabela mostra dados com hélice APC e irei usar aquelas laranjas tipo GWS,como to aguardando uma lipo 2200 mah 3s chegar,fiz um teste com uma 1500mah 2s que tenho aqui e obtive esses resultados:

Enviado: Qui Dez 05, 2019 10:27 pm
por Patrickabelo
Agora vou catando os detalhes ate a bateria chegar,ai farei os testes e vou num local ver se vai voar.
adquirir 1 bateria somente,só pra complementar os testes,tudo estando ok,vou estar fazendo aquisição de mais 2 .

Enviado: Qui Dez 05, 2019 10:30 pm
por Patrickabelo
Amanha vou colocar o vídeo de teste dos comandos.

Enviado: Sex Dez 06, 2019 8:49 pm
por Patrickabelo
Os testes de comandos e configuração dos flaps.


https://youtu.be/WevOcTi0uAo

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Enviado: Ter Dez 10, 2019 11:11 am
por dtox
Olá. Você sabia que não precisa de um motor com torque com o mesmo peso do seu avião né? A menos que seja um voo 3d e você queira fazer torque roll rsrsrs

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Enviado: Ter Dez 10, 2019 11:16 am
por dtox