Spitfire Depron 1200mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Andre Mauricio »

Bom dia, galera. Há alguns meses, depois de alguns anos de "idas e vindas" retornei ao hobby. Tô voando um Telemaster em depron, mas já tenho um Stick em stand-by esperando a lenha do titular da função. Tinha uns materiais sobrando e decidi construir algo mais desafiador de voar.

Antes de adentar na construção, gostaria de ressaltar aqui a importância dos fóruns. Quase tudo o que sei sobre aeromodelismo hoje, aprendi nos fóruns, anos atrás. Mas parece que hoje as pessoas "abandonaram" essa forma de comunicação; atualmente há muito mais publicações em outras plataformas como YouTube, Instagram, Facebook (já caindo em desuso também). São, sem dúvida, excelentes plataformas, mas nenhuma delas possibilita o aprofundamento dos conhecimentos e discussões que conseguimos nos fóruns. Acho que deveríamos reocupar esse espaço de compartilhamento de ideias e conhecimentos, pelo bem do próprio hobby. Mas deixando de chorar pitangas, vamos ao que interessa.

Será um Spitfire baseado na planta de um MK IX, mas de maneira alguma se propõe a ser um modelo escala. Terá 1.200mm de envergadura. A fuselagem terá alguns "remendos" porque vou usar o depron que sobrou do meu Stick, mas as asas serão mais caprichadas.

Poderia adaptar a planta digitalmente e ter algo bem feito e que poderia ser reproduzido várias vezes. Mas à mão é muito mais rápido...



Comecei pela parede de fogo e pelo cowl. MDF não é a madeira mais leve, muito menos a mais resistente, mas para a aplicação ela "dá pro gasto". Não ficou tão pesada, e suporta bem o esforço ao qual será submetida.









Depois de um trabalho de estilete e lixa, ficou razoável.



Poderia ser mais leve, mas pesar pouco mais que um servo não é absurdo.



Esqueci de tirar fotos do processo de corte das cavernas e laterais da fuselagem, mas não tem muito segredo. Por hora é só esse "caixote", sem muita cara de Spitfire.





Depron não é lá um material muito maleável. Ô treco quebradiço. Nunca gostei de fazer nada arredondado com esse material, mas tudo tem jeito.



A sobra de material é pra dar uma folga e evitar retrabalho. Depois de colado, é só cortar o que estiver sobressalente.



Nunca gostei de servo pendurado pra fora do avião. Então vamos daquela solução clássica dos canudinhos e mesa de servos.





O residente de enfermagem trabalha 60h/semana. Então já adianto que não será uma construção rápida. kkk
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Wagner Aoki
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 10:45 pm
Localização: Sampa - SP

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Wagner Aoki »

Muito bom! Gosto de fazer aeros c/ deprom. Acompanhando... :wink:
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Pitu »

Muito legal !! Onde consigo essa planta? Estou com umas folhas de depron de 5mm esperando para construir um aero. Gosto muito de warbird
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Andre Mauricio »

Pitu escreveu:Muito legal !! Onde consigo essa planta? Estou com umas folhas de depron de 5mm esperando para construir um aero. Gosto muito de warbird


Eu usei essa planta como base. Não tenho ela em melhor resolução, mas se for copiar da tela pro papel, é tranquilo.


Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Andre Mauricio »

Faltou depron, e não quis cortar a folha que vou usar para fazer as asas. Então tive que improvisar com algumas bandejas. Fica bem feio, mas a entelagem cobre com facilidade.

Vi essa técnica de construção anos atrás no RC Groups. É bem mais pesada do que simplesmente curvar o depron, ou fazer com P3, mas permite uma estrutura muito mais rígida, o que é importante nessas regiões de apoio das asas e parede de fogo.





Feito o acabamento com estilete e lixa, fica razoável.


A fuselagem parece torta, mas a foto teve alguma distorção com luz/sombra.


Assim como não gosto de servo pendurado pra fora da fuselagem, também não gosto de asa presa por elástico. A alternativa mais simples é fixar por parafusos.



Tá começando a ganhar cara de avião. O que mais me agrada é que, aparentemente, terei bastante espaço interno para trabalhar. Não terei um ESC imprensado e sem ventilação, e não terei muitas restrições de tamanho de bateria.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Pitu »

Valeu !!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Andre Mauricio »

Então galera, fiquei meio sem tempo e não consegui detalhar muito bem a construção. Pois bem, o avião já está pronto! hahaha Mas registrei algumas partes do processo.

Dei início às asas, meio no estilo FliteTest, mas um pouco mais elaboradas. Longarinas de depron (duas chapas de 5mm coladas uma à outra), com nervuras de 5mm e a cobertura é de depron 2mm. Ficou bem resistente, e me surpreendeu por não torcer. Não é uma asa com extrema resistência, mas é o suficiente para o estilo de voo que pretendo. O perfil é assimétrico, com um diedro considerável, quero um avião mais nervoso que um treinador, mas nada muito fora da casinha...



Entelei com restos de contact que tinha em casa, ficou meio papagaiado, parecendo uma prancha de surf. Mas pelo menos facilita a visualização no céu. O acabamento não é primoroso, ainda faltam alguns detalhes, mas está pronto para voar.




O canopy é simplesmente um pedaço de garrafa de coca 2l.


Eletrônica:
Motor: Um Turnigy de 1.000 KV, não lembro exatamente o modelo, só abrindo o avião pra olhar de novo
Hélice: 10x5 estilo APC
ESC: HobbyWing 40A
Bateria: Lion Power 2.200mAh 40C
Servos: 4x Turnigy de 9g
RX: Orange (Protocolo DSM2)
TX: DX6i

O avião ficou com 810g com a bateria de 2.200 embarcada. Para um warbird de 1.200mm de envergadura, é razoável.

(o ImageShack está diminuindo a qualidade e distorcendo algumas fotos, não sei o que tá rolando)
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Andre Mauricio »

OFF: Vacilei e tive um acidente com a hélice, tive um corte na mão, mas nada muito grave. Nunca entendi porque a Spektrum colocou um botão para a função de Throttle Cut, que precisa ser pressionado continuamente para funcionar (falha de projeto?). Mas para evitar novos sustos, resolvi trocar o botão de Throttle Cut por uma chave liga-desliga.

Aproveitei que abri o rádio para trocar duas chaves que estavam quebradas (consegui um belo desconto na hora de comprar o rádio por conta do defeito, e cada chave nova saiu por menos de R$ 5,00).


O botão era maior que a porca da chave, então ficou essa coisa horrorosa, mas logo logo coloco uma arruela para disfarçar um pouco.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por brunobragantine »

Andre Mauricio escreveu:OFF: Vacilei e tive um acidente com a hélice, tive um corte na mão, mas nada muito grave. Nunca entendi porque a Spektrum colocou um botão para a função de Throttle Cut, que precisa ser pressionado continuamente para funcionar (falha de projeto?). Mas para evitar novos sustos, resolvi trocar o botão de Throttle Cut por uma chave liga-desliga.



Eu não entendi a relação entre o throttle cut e o acidente, em motores elétricos o stick totalmente para baixo deve desligar o motor, e a chave de Throttle Cut é desse modo pois esse recurso é utilizado em motores a combustão onde esse botão quando acionado fecha totalmente o carburador cortando o motor.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Spitfire Depron 1200mm

Mensagem por Andre Mauricio »

brunobragantine escreveu:
Andre Mauricio escreveu:OFF: Vacilei e tive um acidente com a hélice, tive um corte na mão, mas nada muito grave. Nunca entendi porque a Spektrum colocou um botão para a função de Throttle Cut, que precisa ser pressionado continuamente para funcionar (falha de projeto?). Mas para evitar novos sustos, resolvi trocar o botão de Throttle Cut por uma chave liga-desliga.



Eu não entendi a relação entre o throttle cut e o acidente, em motores elétricos o stick totalmente para baixo deve desligar o motor, e a chave de Throttle Cut é desse modo pois esse recurso é utilizado em motores a combustão onde esse botão quando acionado fecha totalmente o carburador cortando o motor.


O throttle cut inibe a ação do stick de aceleração, é muito usado pra evitar acidentes com helis.
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder