Ugly Stick 1300mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Ugly Stick 1300mm

Mensagem por Andre Mauricio »

Fala galera, beleza? Este é um post para os amantes do MELHOR PROJETO DE AEROMODELO DA HISTÓRIA. Alguns acham feio, outros acham lindo. Ame ou odeie a aparência, mas deve concordar que o Ugly Stick voa MUITO!

Estava com dois aeros aqui, um Spitfire 1200mm e um Stick 1300mm, ambos em depron, e estava incomodado porque eram NOJENTOS. Aviões simples, de bom voo, mas com uma aparência horrorosa, cara de brinquedão de gente relaxada. Tinha que fazer alguma coisa mais apresentável. Meu favorito, de longe, era meu Stick, e era o mais "magoado". Foi a vítima da vez, cedeu sua eletrônica ao sucessor.

Fuselagem em depron 5mm, asa em depron 2mm, tudo com reforços de balsa. Utilizei duas folhas de depron 2mm (sobrou bastante material) para as asas, uma folha de depron 5mm para a fuselagem (sobrou um pouco de material), e uma chapa de balsa 1000 x 100 x 3mm. A entelagem foi feita em papel contact (preto e vermelho) e fita adesiva (branca).

São 4 servos 9g daqueles azuis, um ESC 30A aquele amarelo super comum, um motor 2212 1.000KV com uma hélice 10x5, e baterias 3s de 2.200 mAh e 3.300 mAh. Exatamente a eletrônica que utilizava no antecessor, que voava nivelado com pouco menos de 50% de motor. O conjunto ESC/bateria descia levemente morno, depois do primeiro voo descia frio.

Utilizei a mesma planta para os dois, mas no novo fiz uma fuselagem um pouco mais estreita, utilizei um perfil de asa mais fino (ainda assimétrico), e deixei sem diedro. Vai ser um treinadorzão, mas espero que seja mais "respondão", principalmente em rolagem. O stick antigo simplesmente não fazia roll, não importava a velocidade, ou a amplitude de comando, com um diedro tão acentuado o efeito pêndulo deixava o avião muito "bobão".

Sempre tem alguém pra pedir planta, inclusive já pediram lá no meu instagram. Pô, galera, é um STICK. Se não achar a planta de um Stick na internet, tem alguma coisa errada com você.

Roubei a ideia de entelagem de um stick da Flying Circus (e meu Tractor 25 tá chegando! :D )



Bastante contraste no dorso.



Comparado com o antigo, melhorou.



O dorso dessa asa antiga era uma nojeira. A emenda da asa era feita com durex, acreditem. E o stick nunca bateu asa! Meu guerreirinho.



Também dei atenção ao acabamento da fuselagem. Nada de asa presa por elásticos, um capô decente, e os reforços de balsa me deram mais espaço interno, apesar da fuselagem mais estreita.



Bastante espaço interno para trabalhar. Destaco o trilho para bateria, com fixação por tiras de velcro. Facilita muito o trabalho, juntamente com o capô, que sai por inteiro. Essa fiação motor/ESC tá me incomodando, preciso bolar um jeito de fixar ela na parede da fuselagem.





A fiação, em geral, me incomoda bastante. Nada que comprometa a operação do avião, mas tá feio, dá pra melhorar.



Alarguei as cabeças dos parafusos com antigos anéis de centralização de hélice. Consigo remover o capô sem precisar de chave, muita facilidade pra trocar a bateria no campo.



O trem de pouso foi herdado do antigo Stick. Feito com raios de bicicleta aro 29, cobri com depron 2mm e entelei.



Já fiz muita roda de EVA e chinelo velho, já usei muita rodinha daquela colorida. Só que agora não abro mão de rodas "decentes". E não falo de ótimas rodas como as DU-BRO, uso rodas simples, mas com uma boa aparência. Isso muda a cada do avião! Ah, uso rodas grandes porque gosto muito de pista de grama...



Um problema do stick antigo (e acho que crônico dos aviões com trem convencional) era a bequilha traseira. O avião tinha um raio de curva grande, a bequilha não respondia bem no solo. Nesse novo avião "estiquei" um pouco a bequilha e nos testes de solo que fiz, melhorou bastante o taxi do avião.



E é isso. Assim, que tiver um tempo, vou pra pista fazer a estreia.

Com exceção da balsa, que utilizei somente como reforço estrutural, os materiais utilizados nos dois aviões foram os mesmos. Depron, papel contact, cola de isopor, epoxi... Mas os resultados foram consideravelmente diferentes. Obviamente que o material utilizado impacta no resultado; é muito difícil conseguir num avião de isopor/depron, o mesmo acabamento que conseguimos em aviões de balsa/fibra. Mas é possível sim conseguir um bom acabamento com materiais mais simples. Vai mais do capricho do modelista do que do material utilizado.

Mas se tu quiser também fazer um avião feio só pra voar logo, tá tudo em casa. Eu mesmo já fiz muito avião horroroso que voava muito bem :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder